segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Você sabe utilizar o banheiro no Japão!?



  Ao caro leitor
   
  Você sabe o que é a foto acima???
   
  Sim. É o banheiro de estilo japonês chamado de “WASHIKI- TOIRE”.
   
  Então, sabe como utilizá-lo??
   
  Vou lhe explicar com calma.


  Muitos estrangeiros que nunca tinham visto ficam sem jeito quando entrar no banheiro deste tipo, pois fica difícil de imaginar como é que usa este tipo de banheiro.....
   
  Antigamente nós encontrávamos com este estilo de banheiro em muitos lugares tais como banheiro público na estação de trem, na escola, no shopping e até na casa residencial.
   
  A casa do meu avô tinha este estilo de banheiro. Aliás, o dele era o modelo mais antigo do que “WASHIKI-TOIRE”.
   
  O formato era mesmo. Entretanto, não usava água para descarga.
   
  Ou seja, fazer “aquilo” no buraco e deu. ;)

  A profundidade do buraco era de quase 2 metros. Como eu era criança na época, eu me lembro de que tinha muito medo de usar banheiro na casa da avô, pois se eu caísse sem quer, ficaria impossível de sair do buraco sem ajuda.
   
  Aliás, como eu era medroso, tinha medo  de que algum monstro podia pegar o meu pé do buraco quando eu estava fazendo “meu trabalho”. Portanto, não ia ao banheiro à noite sozinho de jeito nenhum.
   
  Na época, um carro especializado para recolher “trabalhos” circulava pela região periodicamente, o que espalhava cheiro horrível pelo bairro.
   
  Bom. Vou explicar como utilizar o banheiro de estilo japonês com foto a seguir.


  Como a foto acima mostra, você precisará sentar dessa forma. Depois de terminar “seu trabalho”, basta empurrar uma barra na sua frente para baixo. Desta forma, água vai levar "seu trabalho" e  pronto. Missão comprida. 
  
  O segredo para realizar seu trabalho com sucesso é não sentar na posição contrária. ;)
   
  Quando eu vim ao Brasil há 13 anos pela primeira vez, o que eu me surpreendi com o banheiro brasileiro foi o fato de que não podia colocar papel higiênico no vaso. Como eu não sabia no início, acabei fazendo descarga com papel higiênico no vaso.
   
  E custou a aceitar o habito de colocar papel higiênico usado no lixo ao lado do vaso......
   
  Entretanto, eu me acostumei com tempo. Quando eu fui passear pelo Japão,acabei procurando lixo para colocar papel higiênico.....rs,rs
  
  Ainda existe “ WASHIKI-TOIRE” no Japão. Porém, está em extinção que nem onça aqui no Brasil. Por isso mesmo,  há até orientação na escola sobre o uso dele para geração nova que não conhece.
  
  Enfim, o banheiro de estilo ocidental ( YOSHIKI-TOIRE) está tomando conta no mundo de banheiro lá na sociedade japonesa.

  
  Aliás, o atual é tão moderno que fica difícil de usar também.

  Uma vez, quando eu terminei o meu trabalho, eu levantei o meu bumbum para limpá-lo com papel higiênico. Aí o banheiro interpretou que eu já terminei tudo e fez descarga antes que eu jogar o papel higiênico usado no vaso.....
  
  Bah! Eu fiquei assustado com reação do banheiro na hora.
  
  Fazer tudo automático também não é bom,ne?

  Nós precisamos fazer o que é necessário. Senão, nós não somos mais gente.

  ;)

Comentários
39 Comentários

39 comentários:

Moita disse...

Jogar papel higiênico no vaso faz com que ele fique entupido, o ideal é jogar ele em um cesto de lixo próprio.

Anônimo disse...

Olá, eu morei no japão e aqui no brasil ainda continuo jogando o papel no vaso pelo menos em casa, se o encanamento é bom dá pra jogar socegado o papel e dar descarga :)além de ser mais higiênico, não deixa o banheiro com mal cheiro.

Anônimo disse...

pessoas que não conhece os habitos de outors páis tem que informado aqui no japão o papel higienico é jogado dentro do vaso sanitario porque o papel efeito para ser dissolvido na agua da privado depois de jogado nela os papeis higienicos são biodegrável se desmancha na agua voce nem persebe não e como no brasil que muito anti-higienico jogar o papel cheio de bosta na lata de lixo ..coisa feia passar na rua é ver um cachorro com a boca cheia de merda de papel higienico ..ECÁH QUE NOJO

Ingrid disse...

ta mas tipo... tem que tirar a calça toda né??? senão como vai se acomodar??

e nos dias de bebedeira, cair é facinho, pra frente ou pra tras

Yuki disse...

Obrigado pelos comentários.
Na verdade, o banheiro de estilo japonês é mais higênico, pois não tem contato com o vaso.
Portanto, há gente que prefere o estilo japonês.
;)

Anônimo disse...

quando olhei a imagem pensei, cadê o lixo???
rsrsrs

Anônimo disse...

Na verdade eu acho o antigo muito mais natural que o modelo ocidental, além de mais higiênico por não ter contato com o vaso sanitário.

Bruna disse...

Eu viajei para China em abril, e lá eles também tem esse tipo de banheiro hehe, mas normalmente tem os dois tipos de vasos nos banheiros.. mas fui em um restaurante que só tinha desse estilo mesmo, tive que segurar o xixi pq nao ia usar isso dai kkk.. na viagem parei em Dubai, e foi a primeira vez que vi esse estilo, levei um susto! Mas por sorte no aeroporto existiam os dois tipos! Hehe

Lica disse...

Algo que eu nunca entendi sobre esse banheiro estilo oriental: E se a pessoa tem um problema de coluna e não pode se abaixar?!

Mas eu entendo perfeitamente que esse modo seja mais higiênico. Inclusive, a maioria das pessoas não se senta em banheiro público aqui no Brasil. Aí fica aquele malabarismo ridículo pra não encostar no vaso e nem sujá-lo (é fácil ver que as pessoas não são muito boas neste último).

Mas eu pergunto, tu que conhece os dois modelos, qual acha melhor?

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário.
Eu prefiro o banheiro ocidental cantanto que o lugar onde a gente se senta no banheiro esteja limpo, pois é mais confortável.
Caso contrário, eu não usaria nenhum dos dois estilos.
;)

Anônimo disse...

"Fazer tudo automático também não é bom,ne?

Nós precisamos fazer o que é necessário. Senão, nós não somos mais gente."

Nuss, pensamento de gente que ainda não evoluiu. hauahau

Anônimo disse...

hahaha totalmente.. volta pra pré-historia dino.

falo mesmo disse...

cara...
tá interessante, mas aqui no Brasil tb tem banheiro assim.
akeles banheiros de beira de estrada, em restaurantes e postos...

é assim também, tem que agachar.
é menos comum, mas tem tb, não é exclusividade oriental.

tb nao vou ficar estudando a história e origem da louça sanitária!

hehehehe!
abraços!

Liziane Zimmer disse...

Olá Takeuchi-san!

Eu nunca tive a oportunidade de conhecer este tipo de privada, mas certamente gostaria de experimentar. Eu só não sei se conseguiria fazer o trabalho sem sujar a roupa!!!kkkk

Renato disse...

Aqui na minha casa usamos o chuveirinho, aquele com mangueira para se limpar depois, o papel higiênico é só pra secar depois, desse jeito é muito mais higiênico, pois ao invés de limpar a gente lava, por acaso antes de almoçar você lava ou limpa a mão com papel? por que então não fazer o mesmo com o c.....?
hehehehehehhhe

Anônimo disse...

Yukipoa先生, こんにちは!

はじめまして, 私はミリアンです。どうぞよろしく!

Amei o seu post: mostra um pouco da cultura do seu lindo país. Sou estudante do idioma e da cultura japonesa, e a cada dia que passa fico mais facinada. Amo o Japão, mesmo não sendo descendente, e gosto de saber mais sobre o ele. Em breve estarei morando lá. =D

Sobre os dois anôimos que te criticaram, não dê ouvidos, são dois brasileiros que não tem a ilustre educação japonêsa. São pessoas mal resolvidas com a vida.

Um grande abraço.

さようなら!

Obs: rebloguei seu post no meu site, mas dei todas as referências.

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário,Miriam.
Aprender a língua é melhor maneira para compreender melhor a cultura daquele país.
Bom estudo!
;)

Anônimo disse...

CARACA!QUE MUITO LOKO!!!

Unknown disse...

Ai, ri muito de você com medo de cair no vaso ou de ter um monstro lá. XD
Quando eu era pequena eu tinha o mesmo medo, eu imaginava que poderia ter uma baleia ou um tubarão pra morder minha bunda qdo sentasse no vaso. Huahisdhasiudhaisdh.

Aliki disse...

O engraçado dos banheiros no estilo japonês é a sensação que ele causa em pessoas medrosas como eu. Depois que a minha vó me contou sobre Toire No Hanako Chan (escrevi certo?) nunca mais consegui usar o banheiro da casa dela à noite.

Cristina disse...

Tambem resido no Japao e os dois tipos de privadas sao utilizadas mesmos em shoppings...nos chamamos esse de agachar de "motoquinha" :p

Marie Brune disse...

Fui só eu que ri do eufemismo "trabalho"?
uahauhaakkkkkhuahau!!

Marcio disse...

Muito legal o post :)
Bah pra mim que vou muita vezes ao banheiro por dia me interessou muito esse assunto. Mas, sabem essa privada japonesa não me pareceu cômoda, é porque eu sou muito alto, e tive um problema no joelho, e imaginei caindo hahahaha.
Abração!

押田 ~龙 disse...

Hum hduadsu então o que tinha na casa do seu parente era uma patente (como chama no Brasil)shdusa tem na casa do meu avo no Br e tmbm tem na casa da minha tia aqui no Jp hehe eu tmbm tinha medo de ir na do meu avo no Brasil, o da tia daqui e menos medonho. Sabe brasileiros que vem p ca costumam chamar o washikitoire de motoquinha e convenhamos na placa do bonequinho ali parece hehe. Quanto a melhor acho que os 2 são bons, mas uma coisa que prefiro aqui no Japão principalmente para mulheres que muitas não sentam no vaso ai no Br pela sujeira e que aqui sempre tem papel e alcool p passar no assento c certeza se eu abrisse um comercio ai eu levaria esse costume. E o washikitoire e ótimo p isso e tmbm e um modo antigo que facilita p fazer o *trabalho* sem prejudicar as pregas hehe comprovado cientificamente caso fique curioso em pesquisar...

Anônimo disse...

No Uuruguay e na Argentina os banheiros, mesmo com vasos sanitários, não usam lixeiras e é só jogar o papel p/ dentro do vaso.

É mais higiênico e não fica cheiro. Em minha casa testei e deu certo, desde então nunca mais usei a lixeira.

Miyaneo disse...

Ahh!! Minha escola tinha esse banheiro quando eu estudava no Japão HSUASUAHUSHUSHHSUSHAUSHUSH
E como eu era menina, usava saia e era prático... não sei os meninos XD

darkest disse...

ri muito com o "trabalho", rsrs.
é sempre bom aprender coisas novas, seu blog é um show!

Marcos Massuda disse...

Sou homem, usei 3 anos esse tipo de privada e odeio isso!
Até hoje não sei como faz pra usar isso sem me incomodar com a calça e sem me sujar.
Eu abaixo as calças na posição certa e pra fazer xixi é difícil pra caramba, pois a calça fica na frente e o jato acabe pegando nela. Só se fizer xixi antes de abaixar, mas mesmo assim sai um pouco de xixi na hora que esta fazendo força. Ou se não tem que tirar as calças. Coisa horrível. A calça também fica encostando naquela parte da frente da privada, muito chato isso.
Se tiver com diarreia é pior ainda, pois não tem a proteção que a privada ocidental tem para a explosão que faz. Ai tem que ficar limpando as bordas da privada de chão.
Pra mim essa privada japonesa é um pesadelo.

Mika disse...

Se me permite posso te corrigir num detalhe rápido ok! O senhor colocou "Missão comprida." bem, nesse caso o "comprida" está errado porque comprida com "o" vem comprimento, o certo seria "cumprida".

Aline disse...

Que pesadelo! Quando eu era criança a escola fazia undokai num campo de futebol que só tinha banheiro assim e eu nunca conseguia usar. Acabava segurando xixi o dia inteiro! Péssimo hábito.

Anônimo disse...

esses banheiros em estilo japones e bem estranho kkkkkkkkkkk prefiro o ocidental mesmo kkkkkkk

luis disse...

Ainda bem que aqui no Japão há vários lugares públicos onde os banheiros são sempre limpos, ao contrário do
Brasil. Sempre que estou na rua procuro os shopping centers, Home centers, pachinko, lojas de eletrônicos... Os das lojas de conveniência, apesar de serem bem mais numerosos, normalmente são sujos.

Frederico disse...

Sou brasileiro e viajando pelo Japão, eu torcia para não encontrar este tipo de vaso washiki. Em pontos turisticos, e em cidade menores, ainda encontra-se bastante. Passei a usar o do hotel, ou da estação, antes de me aventurar para longe. Mas, quando não tem jeito, a solução é tirar a parte de baixo da roupa (calçados, calça, etc). Duro mesmo é para quem tem problemas nos joelhos ou nas costas. Ai é quase impossível.

Anônimo disse...

Olá, eu reparei q nas duas fotos, existem 2 rolos de papeis higiênicos, não compreendi o motivo, no Brasil costuma-se apenas utilizar 1, vc sabe me explicar ? obrigado >.< By: Will

Anônimo disse...

Yukipoa, eu também lembro de ter lido sobre que fazer as necessidades agachado é melhor para a saúde, pois abre o "canal" todo para o "trabalho" sair todo (risos). E que fazendo sentado, esse "canal" não se abre totalmente, não deixando tudo sair, podendo causar algumas doenças. Só não lembro se era muito raro acontecer ou não, mas creio que não, né? Haha.
Eu faria nesse agachado, não vejo muito mal, para pessoas que tem uma saúde em dia e não tem problema em agachar kkkkk é mais higiênico, não teria preconceito de fazer.

Anônimo disse...

Acho esse tipo de banheiro realmente mais prático em certos pontos e higiênico, sou um homem mas não pude deixar de pensar nas mulheres "naqueles dias".
Como elas fazem aí no Japão? Deve ficar muito desconfortável nesse quesito, trocar o absorvente e tal.
Poderia tirar minha dúvida?

Anônimo disse...

Pra não entupir o ideal é usar papel que próprio para vaso, ele desmancha na água. O papel comum entope o encanamento. Se o encanamento é bom (novo) uma dia acaba por entupir.

myza disse...

Eu acho o jeito mais correto ,principalmente na hora de fazer o número 2 pois assim sai com mais felicidade evitando depois um monte de problemas futuros ...

Unknown disse...

Me informa onde comprar o kit completo como esse ou mais moderno aqui no Brasil

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics