domingo, 7 de agosto de 2011

Você quer ir ao Japão de graça?



  Ao caro leitor
  
  Você gosta da cultura japonesa?

  Sim! ?
   
  Você gostaria de ir ao Japão um dia?

  Sim! ?

  Você tem grana para ir ao Japão?

  Não! ?

  Não se preocupe com grana. Há jeito de você ir ao Japão de graça. Aliás, você vai ganhar grana morando no Japão!!
  
  Eis as bolsas de estudo do governo japonês.

  Vou explicar um pouco para quem não sabe a respeito.

  O governo japonês oferece bolsa de estudo para estudantes estrangeiros que moram no exterior.

  O objetivo principal deste programa é formar estrangeiros simpatizantes em relação ao Japão nos quatros cantos do mundo. Sim. O intercâmbio cultural e profissional é um dos motivos também.

  Enfim, para brasileiros que querem estudar no Japão, é um programa maravilhosa, ne?

  Este programa oferece várias modalidades.       
  1. Escola Técnica
  2. Graduação
  3. Pesquisa
  4. Cursos profissionalizantes
  5. Treinamento de Professores
  6. Cultura e Língua Japonesa
  7.  Mestrado e Doutorado
   Cada modalidade exige pré-requisito diferente dos candidatos. Tanto a duração do curso quanto o conteúdo do curso é diferente e o valor da bolsa também varia.

  Portanto, queria que você verificasse os detalhes no site oficial.


  A bolsa na modalidade de Mestrado e Doutorado é mais fácil de conseguir entre as outras, pois não exige proficiência de língua japonesa apesar de ter prova de japonês na seleção. O que foi exigido bastante na seleção é proficiência de inglês.

  Aliás, o que pesa mais na seleção será seguintes itens.·          
  • Notas altas nas provas escritas da sue área
  • Entrevista  ( Capacidade de se adaptar a sociedade japonesa e determinação )
  A nota das prova de proficiência é a coisa menos importante na hora de seleção.

  Entretanto, quem vai fazer mestrado no Japão vai estudar japonês durante o primeiro ano, recebendo bolsa no valor de cerca de 3 mil reais, com o qual dá para sobreviver lá. O pior é que é obrigado passar no nível 1 da prova de proficiência da língua japonesa no final do primeiro ano. Caso não passe por acaso, você precisará voltar ao Brasil.

  Isso quer dizer que conhecimento de língua japonesa ajudaria candidato tanto na hora de prova de seleção quanto após a aprovação.

  Ou seja, conhecimento a mais não te faz mal. Muito pelo contrário,não há conhecimento inútil no nossa sociedade. É o conhecimento que nos diferencia das outras pessoas no mercado de trabalho tão competido hoje em dia.

  Até agora eu dei aula particular de japonês para 4 alunos brasileiros que estavam prestes a ir ao Japão após a aprovação.

  Cirurgião, Dentista, Oftalmologista e Estilista.Todos eram bastante inteligentes, o que justificaria aprovação para bolsa de estudo.

   Espero que eles contribuam tanto para a sociedade brasileira quanto para a sociedade japonesa!

  Assim eu me sinto gratificante.

  ;)
Comentários
15 Comentários

15 comentários:

Anônimo disse...

Pena que já acabou o prazo :/
rs

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário.
Mas,vai ter outra seleção no ano que vem.
Você pode se preparar até lá.
;)

Liziane Zimmer disse...

Olá Takeuchi-san!

Eu reamente gostaria de ter essa oportunidade, mas dessas modalidades acho que a que melhor se encaixa para mim é a de treinamento para professores (sou professora de História). Eu pretendo fazer pós graduação em Antropologia Social,mas o assunto não se encaixa muito no contexto do Japão. O problema é que não dá para ser agora, pois eu tenho apenas uma ano e meio de experiência e ainda não falo inglês, mas acho que começo a aprender ainda este ano. Quanto a entrevista para adaptação acho que não terei grandes problemas, pois este é um dos meus objetivos: aprender a cultura e o comportamento da sociedde Japonesa.

Aila Lima disse...

Adorei o post, eu sou graduada em jornalismo e estou me especializando em rádio e tv. Tenho estudado japonês em casa, por enquanto, mas pretendo ter um(a) sensei em breve para poder praticar a conversação etc.
Pretendo ir ao Japão fazer mestrado em 2012 ou 2013. Muito obrigada pelas informações.

Lady Baginski disse...

Adorei a informação... Seu blog é ótimo no geral xD

Eu tenho facilidade com falar idiomas diferentes, mas ainda me assusto com o kanji porque nunca entendi direito... Talvez se eu aprender até o fim da minha graduação eu possa fazer alguma coisa lá no futuro, a cultura de lá é linda *-*

Nah* disse...

Simplismente perfeito!
Ñ sei explicar o pq, mas tenho profundo interesse no japão, na cultura japonesa, enfim, acho tudo tão belo e atraente ♥...
Tenho estudado a lingua japonesa sozinha (consegui ate uns livros) pra quem sabe um dia ir pra lá =D (sonhar é bom...)

Yuki disse...

Obrigado pelos comentários.
Como eu cresci no Japão, eu não tenho interesses pelo Japão.
Eu sempre tive interesses pelas outras culturas.
Como eu moro no Brasil agora, eu acabo comparando a cultura brasileira à cultura japonesa.
O que está em jogo não é qual é melhor ou pior.
Saber outra cultura e aprender a refletir sobre nosso modo de enxergar o mundo é uma graça e tanto.
;)

miyuki みゆき disse...

amei o blog! valeu pela dica estou muito animada para tentar ano que vem

Nilton disse...

Infelizmente, nao tem ensino medio ne? >A< meu sonho era fazer o Ensino Medio no Japao mas parece ser mesmo impossivel... bom, pelo menos eu vou poder tentar uma universidade japonesa daqui a 2 anos. o/

jeh disse...

oii gostaria de saber quando sera a proxima seleção ,quero ir ao Japão para estudar a cultura e lingua do país! ;)

Douglas Henrique disse...

Oi, Eu comecei a estudar japonês vai fazer 1 ano, Eu queria muito poder ir pra lá, estudar em alguma universidade japonesa, Eu acho que eu conseguiria passar na seleção e no teste de proficiência, ainda tenho muito que aprender, é claro, mas gostaria de ir pra lá o mais rápido possível, quando eu terminar o ensino médio, gosto muito da Língua, da cultura, daqui a uns 3 anos eu acho que vou pra lá, se eu ganhasse essas bolsas de estudo seria muito bom pra min.

Unknown disse...

Oi, Eu comecei a estudar japonês vai fazer 1 ano, Eu queria muito poder ir pra lá, estudar em alguma universidade japonesa, Eu acho que eu conseguiria passar na seleção e no teste de proficiência, ainda tenho muito que aprender, é claro, mas gostaria de ir pra lá o mais rápido possível, quando eu terminar o ensino médio, gosto muito da Língua, da cultura, daqui a uns 3 anos eu acho que vou pra lá, se eu ganhasse essas bolsas de estudo seria muito bom pra min.

Unknown disse...

Oi, Eu comecei a estudar japonês vai fazer 1 ano, Eu queria muito poder ir pra lá, estudar em alguma universidade japonesa, Eu acho que eu conseguiria passar na seleção e no teste de proficiência, ainda tenho muito que aprender, é claro, mas gostaria de ir pra lá o mais rápido possível, quando eu terminar o ensino médio, gosto muito da Língua, da cultura, daqui a uns 3 anos eu acho que vou pra lá, se eu ganhasse essas bolsas de estudo seria muito bom pra min.

Unknown disse...

Oi, Eu comecei a estudar japonês vai fazer 1 ano, Eu queria muito poder ir pra lá, estudar em alguma universidade japonesa, Eu acho que eu conseguiria passar na seleção e no teste de proficiência, ainda tenho muito que aprender, é claro, mas gostaria de ir pra lá o mais rápido possível, quando eu terminar o ensino médio, gosto muito da Língua, da cultura, daqui a uns 3 anos eu acho que vou pra lá, se eu ganhasse essas bolsas de estudo seria muito bom pra min.

Unknown disse...

Sempre quis ir ao japão para estudar artes (mangá) lingua e cultura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics