terça-feira, 9 de agosto de 2011

Brasileiros têm vergonhas de cantar Karaokê!??



  Ao caro leitor

  Você gosta de Karaokê??
  
  Os japoneses são tímidos em geral. Eu sou bem japonês neste aspecto. No entanto, muitos japoneses adoram Karaokê.

  Aliás, há gente que muda até sua personalidade quando pegar microfone no Karaokê. ;)

  Por outro lado, não parece ter muitos brasileiros que adoram karaokê apesar de ser povo bem alegre e solto em geral......o que eu acho estranho.


  Eu também não gostava de karaokê até aos 18 anos. Entretanto, quando eu fui uma festa no qual reuniram os amigos da época do ensino fundamental, tive oportunidade de cantar Karaokê.

  Na verdade, eu não queria cantar em frente de muitas pessoas, pois tinha muita vergonha e nem tinha auto-confiança sobre canção. Porém, criando coragem, eu cantei uma música do B´z.

  Depois que eu terminei de cantar e fui sentar no sofá, uma amiga minha ao meu lado elogiou  a minha apresentação. Como eu nunca fui elogiado sobre minha canção, eu fiquei super feliz e contente.

  Aliás, foi naquele momento que eu gostei do Karaokê na minha vida.

  Depois disso, eu comecei a frequentar Karaokê Box onde você pode cantar Karaokê no lugar fechado e estreito à vontade.

  Quando eu estudava na universidade, eu e o melhor amigo meu íamos ao Karaokê Box duas vezes por semana para treinar músicas novas. Como nós íamos no horário de almoço, nós gastavamos apenas 10 reais para curtir por uma hora.

  A universidade onde eu estudava localizava-se no interior do Japão,50 km do tokyo. Portanto, não tinha nada de lazer além de karaokê e boliche.....

  Era uma vida muito mais saudável comparando com as vidas dos universitários de tokyo. ;)

  Bom.

  Como eu adoro Karaokê, eu realizei um evento de karaokê na PUC-RS algumas vezes, onde eu dou aula de japonês há 10 anos. No entanto, eu permiti os alunos cantarem só músicas japonesas no evento, pois a intenção era incentivar a aprendizagem de japonês.

  Segue a foto tirado no primeiro evento de Karaokê.


  No início, ninguém queria cantar por causa da vergonha. Portanto, eu cantei primeiro só para quebrar nervosismo dos participantes e indicava o próximo cantor, pois ninguém se candidatava.

  Com o passar do tempo, muitos alunos começaram a cantar com sua própria vontade sem minha indicação. Ou seja, foram perdendo vergonha gradativamente.

  Tinham alunos que não queriam cantar de jeito nenhum apesar da minha cobrança. No entanto, quem gostava de cantar cantava 3,4 músicas.

  O que é bom no karaokê é curtir cantando música, soltando a voz e a alma.....

  A sociedade japonesa é uma sociedade que cobra muito. Portanto, os japoneses vivem com muitos estress no dia a dia.

  Nós precisamos se livrar dos compromissos do dia a dia para conseguir relaxar e levar nossa vida adiante. Para tanto, os japoneses adoram cantar. Porque nós podemos esquecer coisas ruins da vida cantando....

  Karaokê é uma cultura e tanto para o povo japonês.

  Karaokê pode ser mesma coisa que carnaval para o povo brasileiro.

  Que tal cantar Karaokê??

  ;)
Comentários
6 Comentários

6 comentários:

Liziane Zimmer disse...

Oi Takechi-san! Faz tempo que não comento seus posts andei um poco sumida!

Esse é um ótimo tema. Eu também sou bastante timida em relação a fazer algumas coisas em público, e cantar é uma delas. Já tive a oportunidade de cantar em karaokes em festas de família, e é assim mesmo, no começo a gente fica com muita vergonha mas depois se empolga e sai cantando tudo!

押田 ~龙 disse...

hehe E interessante o post reparei que karaoke faz o povo japonês mostrar o outro lado mesmo XD um lado mais despojado que eu desconhecia tem muita gente que vai sozinha. Eu tinha vergonha de cantar na frente do outros no BR, mas cantava em casa em sala fechada onde so vc e pessoas bem próximas estão ai perde a vergonha.
Normalmente o pessoal não vai em karaoke ai pelo constrangimento de cantar uma musica em frente a outros e ser zoado por não cantar bem, ou errar a letra essa brincadeira e zoação toda que vc reparou ser tipica faz com que muitos se tornem tímidos.

Hugo disse...

Infelizmenet as vezes que eu ia nos karaoke box do Brasil não tinha muita novidades. Eu assino um site de karaoke pela net, custa quase 1000 ienes por mês, mas tenho desconto, então sai uns 700 ienes.
Os videos são em resolução 640x480, mas ta bom, tem sempre músicas recentes e antigas, maioria com furigana.

Anônimo disse...

siiiiiiiiim!

Vanessa disse...

Bom, eu amo cantar! Canto muitas músicas, mesmo que minha voz não seja lá uma coisa linda de se ouvir! Cantei muitos karaokês na vida, devo ter feito meus amigos chorarem de tristeza, rsrs... Acho que a música liberta, sensei. A música é a forma que encontramos de exprimir o que não conseguimos falar. A música para mim, é a língua do coração. Por isso que eu acredito que os japoneses, por mais tímidos que sejam, amam esse momento no Karokê: é quando finalmente, podem cantar o que sentem

Anônimo disse...

Eu nao acho que todos os brasileiros nao gostam de karaôke, pois teve um brasileiro que foi campeao de karaôke lá no japão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics