sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Os brasileiros são mais ricos do que os japoneses!?


  Ao caro leitor

  590 iens ( cerca de 12 reais ).

  Você sabe o que este valor significa????

  Os Brasileiros acha que os japoneses são ricos,ne?

  Porem, isso não é verdade.

  Vou lhe revelar o que este valor (12 reais) significa.


  12 reais é uma média de valor gasto por um salariado para almoço.

  O que você achou?? Achou caro ou barato?

  No restaurante onde eu frequentava até há pouco meses, os brasileiros pagavam mais de 15 reais para almoço de bufe livre com um refri.

  Ou seja, os brasileiros gastam mais do que os japoneses para almoço.

  Sim. Como certeza, há restaurantes populares no bairro industrial ou comercial, onde você pode  fazer refeição por um pouco menos de 10 reais, aqui em Porto Alegre.

  Mesmo assim, a diferença é pouca.

  Pelo este fato, podemos chegar as seguintes conclusões.

  • Simplesmente os brasileiros são mais ricos do que os japoneses......
  • Ou os brasileiros exageram os gastos para almoço
  • Ou os japoneses são extremamente econômicos.... 

  Enfim, pelo menos podemos dizer que os japoneses não são mais ricos como os brasileiros imaginam.

  Bom. Eu vou dar outro dado interessante para você.

  Trata-se do valor média da mesada do salariado japonês.

  Sim. O marido salariado recebe mesada da sua esposa, pois quem administra dinheiro da casa é esposa normalmente no Japão. ( A mesada não é coisa de criança lá )

  Aliás, o marido se diz “Syujin” em japonês enquanto o prisioneiro se diz “Syuujin” em japonês. A diferença da pronúncia entre o marido e o prisioneiro é pouca em japonês. Aí eu sempre brinco com isso na aula de japonês, dizendo que a diferença do significado também é pouca....risos

  Voltando ao assunto, segundo o levantamento feito para salariados de faixa etária entre 20 e 60 anos residente no Japão pela Shinsei Financial Co.Ltd, o valor média da mesada é de 45,600 iens ( equivalente acerca de 912 reais ).

  Você achou bastante???

  Na verdade, o marido japonês tem que tirar o dinheiro desta mesada para almoçar no dia a dia e pode gastar o que sobrou à vontade.

  Aí eles gastam mesadinha tanto para sair com colegas quanto para comprar o que eles gostam....

  Agora sacou a diferença entre o marido ( Syujin ) e o prisioneiro ( Syuujin ),ne?

  Fazer o papel de marido no Japão não é fácil no Japão......risos

  ;)
Comentários
21 Comentários

21 comentários:

Roger TM disse...

Você esqueceu de levar em consideração o fator da desigualdade social no Brasil. O Japão esteve em 11º lugar na classificação do IDH de 2010 enquanto o Brasil esteve em 73º. Se pegar a classificação de renda média do mesmo ano, o Japão esteve em 22º e o Brasil em 75º. Na média, o japonês é mais rico e ganha mais que o brasileiro de acordo com as estatísticas. O problema do Brasil é a classe média, que ao invés de lutar contra a desigualdade social, prefere ceder à vaidade e se encher de dívidas só para parecer mais rica do que é.

Anônimo disse...

Que perspectiva infantilizada (Espero que seja por imaturidade que por ignorância). É cultural no japão o trabalhador comer comida que leva de casa, independente do nível social. Se o Roberto Justos e o Silvio Santos comessem comida de casa, eu gastar 10 reais para almoçar não me fará mais rico que eles.

Anônimo disse...

Fazer o papel de marido no Japão não é fácil no Japão......

Bom. Você ainda acha que os japoneses são mais ricos do que os japoneses???

;)

VictorHugo disse...

Pelo jeito você dá aula de japonês. Bela escolha, continue fazendo isso, por que este texto meu amigo, ta ruim de mais. Nada com nada, e no final pergunta: "Você ainda acha que os japoneses são mais ricos do que os japoneses?" que raio de perguntas é esta? Qual japones ta sobrando ai?
Li com vontade de aprender alguns fatos interessantes, perdi meu tempo!

Anônimo disse...

pessoal deixem comentarios construtivo ou interessante para o dono do site pois assim pode melhorar porem so reclamar não adianta.

Anônimo disse...

nossa q ridiculo a sua visao....conheco gente q sao ricos e gastam menos de 10 reais para comer...isso faz a pessoa pobre? ...uma vez tava vendo jo soares, o cara veio com um carro FOX da volks....isso faz ele ser mais pobre do q um cara q tem um corolla? lol...
oq eu sei é q a maioria das pessoas q tem grana sao as mais muquiranas(mao de vaca)...enquanto akeles q recebem pouco gastam oq nao tem e ficam cheios de divida, ai qndo a pessoa recebe o salario do mes seguinte, a metade ja foi pra pagar oq estava devendo..

Anônimo disse...

Pô, o Brasil é um pais em desenvolvimento, imposto aqui é absurdo. Olha o preço da gasolina, do automovel, da carne.. Essa grana toda vai p/ desenvolver o país (dinheiro mal administrado eu sei) e o Japão é um país desenvolvido.

Agente paga caro não pq o país é mais rico q o Japão, é pq o imposto aqui é alto.

Anônimo disse...

Mesmo a carne de boi q lá é caro, e vem da Austrália pq no Japão num tem pasto, é suave. Sábado mesmo falei com um amigo q tá no japão e disse q fez um churras lá e comprou picanha. Disse q pagou aproximadamente 15 dólares, com o dólar a 1,60, dá 24 reais o kg da picanha no Japão.

Ele me perguntou qto custava aqui no Brasil, eu disse q depende, q tinha visto na promoção essa semana e custava 24 reais. Mas q geralmente é uns 35 reais, e se for importada argentina ou maturada é mais cara.

E tem um amigo dele q trabalha em um frigorifico e falou q vem os frangos daqui do Brasil na caixa grande da Sadia e eles tranferem nas embalagens menores da empresa de lá td escrito em japonês. E mesmo assim o preço não difere tanto quanto aqui.

Imposto aqui quebra as pernas, era para ser mto mais barato no Brasil.

Yuki disse...

Obrigado pelos comentários.
O Brasil é país muito mais rico do que o Japão.
O problema está na má distribuição dos bens, o que resluta na maior diferença social do mundo...
:(

Marlon disse...

Amigo, desculpa, mas seu post está balizado em quesitos que não determinam se um povo é mais rico que o outro.
Procure informações de IDH, taxa de crescimento do país, taxa de natalidade, de estudos da população, níveis tecnológicos, empregabilidade, renda média.
Em primeiro lugar o Japão é um país Desenvolvido, enquanto o Brasil luta pra ser.
Antes de criar um post desse sem informações consistentes, procure ler e pesquisar.

Anônimo disse...

q poest sem sentido nem fundamentos,eu morei la e posso dar um exemplo basico um refrigerante ou suco de latinha la custa 100 ienes um refri aqui custa 3,50 ,sendo q o salario de um operario la e 240 mil ienes da ums 5 mil reais,um salario de operario aqui n chega nm a mil direito,não é o primero post q leio desse blog sem fundamento algum qta besta melhor escrever algo descente do q inventar coisas amigo

Rodrigo disse...

Se comentasse que o texto está uma bosta, estaria insultando o excremento. Faça um favor aos brasileiros alfabetizados e utilize apenas o japonês para se comunicar daqui pra frente. =)

mimi disse...

Eu adoro seu blog, continue postando mesmo com essas críticas na maioria não construtivas, esse povo da internet não sabe usar de educação para discutir sobre algo que não concordam, abraços =^.^=

Thiemi disse...

A vocês que criticaram o post: Aprendam a escrever direito, só sei que li um "descente" em uma das críticas. Algo como o sujo falando do mal lavado.
Tenho origem japonesa, e entendo o ponto de vista do autor. Acredito que pelas críticas vocês não intepretaram, muito menos leram direito a postagem. Ele quis fazer um comparação bem humorada e não exata, porque todo mundo está cansado de saber que o japão tem uma educação, uma distribuição de renda e um IDH melhor. QUALQUER TOPEIRA SABE ISSO!
Alguns preços hoje em dia equiparam-se, o REAL hoje é uma moeda mais forte com maior poder aquisitivo no exterior. Podemos ver como ficou fácil viajar pro exterior pra classe média. Hoje temos uma classe média maior e mais rica. Portanto a comparação é apenas um ponto de vista LIGHT, de que talvez o Japão não é tudo isso que imaginamos por aqui. E se vocês não notaram o autor, ele próprio deve ser japonês(realmente japonês), só pela forma como estruturou algumas frases. O Japão é sim uma nação desenvolvida, com melhores índices, mas hoje a qualidade de vida da classe média brasileira melhorou muito, e talvez este seja o ponto de vista do autor!

Acho infundada todas as críticas, além de ser o mesmo blah blah de sempre. Pior que escrever algo ruim é criticar superficialmente e explicar o óbvio, o que todo mundo sabe: o Japão é menos desigual, melhor idh, mais educado e blah blah blah...

Anônimo disse...

Se você não gostou do post apenas guarde para si, e poupe os demais de desses comentários maldosos e infelizes.

Liziane Zimmer disse...

Takeuchi san!
Não dê bola para esse pessoal aí. São típicos brasileiros que reclamam de tudo mas não ajudam a melhorar em nada, seu blog é muito bacana sim. E você tocou em um ponto chave: O Brasil é um País rico, mas investe mal, a renda é mal distribuída, e o desvio de dinheiro público muito grande. Além disso falta saber estabelecer prioridades nos investimentos. Isso é que faz o nosso IDH ficar lá em baixo.
Gambatte!!

Yuki disse...

Mimi,Thiemi,Liziane!
Obrigado pelo apoio.
Acho que o que Thiemi escreveu foi realmente o que eu queria dizer com este post.
Bom.
Eu agradeço por quem críticou também
do meu fundo do coração.
Porque esses críticas me faz crescer.
Só que vou lhe informar que apagarei comentário, tipo "morre" "burro"etc.
Porque isso não é nada costrutivo.
Portanto, pode me criticar à vontade!!
;)

Roger disse...

Parabéns e obrigado por oportunizar-nos uma maior proximidade com a cultura japonesa e com o cotidiano do japonês comum. É sempre um deleite poder recorrer ao seu blog e encontrar tópicos curiosos, divertidos e úteis que só fazem ampliar a visão estreita que temos desta grande nação.
Peço desculpas pelas críticas maldosas exaradas por alguns colegas internautas e que não refletem, verdadeiramente, o que a maioria dos frequentadores pensa a respeito desta página.
Fraterno abraço.

Beck disse...

Difícil de acreditar. Conheço a Europa e Estados Unidos e posso afirmar que no Brasil se come melhor e por muito menos que se paga lá. No Japão não deve ser diferente.

marcelo disse...

O CARA DESTE DESTE POST MALUCO!!! TENHO NACIONALIDADE JAPONESA E BRASILEIRA E VIVO A 20ANOS EM TOKYO,MINHA FAMÍLIA PATERNA É NATIVA DO JAPÃO....MEUS AMIGOS DESSE POST LHES GARANTO QUE O BRASILEIRO NÃO TEM UM DÉCIMO DA QUALIDADE DE VIDA DE UM JAPONÊS TANTO EM :(SAÚDE,EDUCAÇÃO,VESTUÁRIO(GUCCI,VUITTON,ARMANI,CAVALLI ETC..) E CARROS DE LUXO,RESTAURANTES REFINADOS ..SÓ EM RESTAURANTES EM TOKYO HÁ 144MIL EM PARIS HÁ APENAS 22MIL...UMA FAMÍLA DE CLASSE BAIXA HOMEN-MULHER NÃO GANHA MENOS DE 10MIL REAIS MENSAIS....ME DIGA COMO É AI NO BRASIL??? -SAÚDE PÚBLICA
-OS CARROS?
-VESTUÁRIO?
-EDUCAÇÃO PUBLICA?
-A RENDA DA CLASSE POBRE?? (625 REAIS)
MESMO EM CRISE,TSUNAMI E TERREMOTO O JAPÃO É MUITO MELHOR PRA SE VIVER DO QUE O BRASIL EM TERMOS SOCIAIS-ECONÔMICOS E POLÍTICOS! FALAR QUE O BRASILEIRO VIVE MELHOR É UMA INGENUIDADE TOLA...O MESMO QUE COMPARAR UMA FERRARI COM O FUSQUINHA 69!!!

darkest disse...

adorei a 'mesadinha', rsrs. mas homem n importa da onde é, sempre se dá mal..rsrs, nao sei pq vcs mulheres reclamam tanto..rsr, mesadinha!! rsrs sensacional

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics