quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Porque crianças brasileiras não brincam com insetos!?


  Ao caro leitor

  Que tipo de brincadeira você fazia quando era criança?

  Futebol, Pega-pega, Pular corda??? Ou vídeo game???

  Eu fazia tudo que eu citei acima. Contudo, eu fazia outro tipo de brincadeira.

  Eu brincava com insetos.


  Quando conto isso aos meus alunos durante aula, eles ficam boquiabertos e me olham como se fosse uma pessoa que vive na floresta.

  Na verdade, quase todos os alunos meus nem pegaram insetos reais com próprias mãos, apesar de que eles mesmos devem morar na floresta do ponto de vista de japonês em geral baseado no preconceito criado pelas mídias japonesas.

  Eu morava em uma cidade pequena, mais ou menos 50 km distante de Tóquio.

  50 km é uma distância curta aqui no Brasil. Entretanto, no Japão 50 km vai fazer toda diferença.

  Perto do meu bairro residencial, tinha todas as naturezas tais como bosque, rio, arrozal.

  Portanto, durante férias de verão, eu entrava na floresta junto com o meu amigo às 4, 5 horas da manhã, quando ainda estava escuro, apesar de ter medo de me encontrar com fantasma..

  Achando uma árvore específica que o inseto gostava, a gente chutava o tronco bem forte. Aí caiam vários tipos de inseto inclusive minhoca, o que nós dávamos nojos!!!

  Os insetos que a gente estava procurando chamavam-se Kabutomuchi e Kuwagata como mostro a seguir.




  Já viu em algum lugar???? Será que tem no Brasil?

  Tinha dia em que a gente conseguia mais de20 Kabutomushi e Kuwagata em só uma manhã!! Depois desta pequena aventura, a gente levava esses insetos para a escola e os mostrava às colegas com baita orgulho.

  Ás vezes  a gente brincava fazendo dois insetos lutarem um ao outro dentro do área determinada. O inseto que conseguia empurrar outro inseto para fora da área era vencedor nesta luta.

  Como eu já sou adulto, eu tenho horror de esses insetos agora. Aliás, eu odeio barata!!

  Contudo, na época, eu adorava Kabutomushi e Kuwagata e nem tinha medo.

  Que pena que as crianças brasileiras não brincam com insetos. Bom. Na verdade, as crianças japonesas  também não brincam com insetos hoje em dia.

  Eu acredito que o contato com insetos na infância é bem importante para o desenvolvimento do ser humano.

  Criar bicho no jogo de POKEMON não vai fazer criança crescer como pessoa......

  Por último, vou lhe mostrar Kuwagata mais caro do Japão.


  O nome dele é Ookuwagata.

  O preço deste inseto varia de 2800 iens  ( 56 reais ) até 50000 iens ( 1000 reais ) conforme o tamanho.

  É caríssimo, ne? Deu vontade de procurá-lo para conseguir grana??

  Porém, este raça vive na região determinada e é muito difícil de achá-lo. Eu nunca achei ele na minha vida....

 

 
Comentários
21 Comentários

21 comentários:

Anônimo disse...

acho que o ocidente em geral aprende desde de pequeno que insetos são sujos ou que transmitem doenças por causa das baratas e por esse motivo não temos costumes de mexer com insetos

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário.
No Japão, não ensinaram que insetos são sujos pelo meno na minha época.
Não tinha essa visão até agora.
;)

Anônimo disse...

Os garotos em grande maioria ate brincam.

Mas, os insetos daqui são diferentes do japao, maior variedade, etcetc

Engracado que no oriente ate as meninas entram na brincadeira. La nao tem tipo gincana escolar sobre isto?

Anônimo disse...

eu sempre fui dessa excessão na escola, sempreaparecia com um inseto diferente, desde lagarta a outros mais interessantes como o 'acrocinus longimanus' a famoso besouro da figueira, nossa isso dava o que falar eu adorava eles, geralmente as lagartas que levava era de mariposas e deixava com alimento até virar casulo e elas nascerem rrs...sempre gostei, esse contato com a natureza faz a pessoa ter um pensamento mais sereno e amigavel ^^...seu blog é ótimo

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário,Jean!
É bom saber que há brasileiro que gostava de brincar com insetos na infância.
Eu acho isso além do normal.
;)

Liziane Zimmer disse...

Ahhh Takeuchi san!

Quando eu era criança brincava muito com um insetinho chamado tatu bolinha. Era um cascudinho bem pequeno que virava uma bolinha ao menor sinal de perigo. Tambem gostava de brincar com borboletas. E catar minhocas no quintal de casa. Qando meus irmãos iam pescar era eu quem pegava as minhocas para eles.
Nossa! Obrigada por me lembrar dessa éoca muito egalda minha infância!

Julia-Sama disse...

Pessoalmente nunca tive medo de insetos (acho que porque minha casa é de madeira, tem uma aranha em cada parede...) mas sempre aprendi des de pequena que eram perigosos, transmitiam doenças, eram sujos e etc.

Mas eu não conto! eu fui criada na frente da tv =/

Gika disse...

Quando eu estava no jardim de infância, peguei uma borboleta e levei ela para a escola. Ela morreu, fiquei muito triste!
Eu, mesmo sendo menina, sempre brinquei com insetos (não todos os tipos é claro, meu pai fazia questão de me ensinar quais eu podia e quais eu não podia brincar).
Como o pátio da casa onde cresci era grande e bem arborizado, eu passava muito mais tempo subindo em árvores e rolando na grama com meus cachorros do que na frente da televisão! Acho que isso me fez muito bem.
Só saliento que eu ODEIO aranhas! (até porque uma das mais venenosas, feias e agressivas aranhas que existem tem aqui no Brasil, é a aranha Armadeira. Você pode estar a 5 metros de distância dela e não ter feito nada que se ela te ver vai vir correndo te atacar!)
Só para te deixar mais atento quanto a isso no Brasil (a não ser que você more acima do 3o. andar de um prédio).
Desculpe pelo tamanho do comentário! Me empolguei.
Abraço!

Yuki disse...

Obrigado pela sua história.
Eu não gostava da aranha já na infância.
Imagine agora.
Procuro cuidar dela para eu não ficar ferido...
;)

Rai Alexandre disse...

Eu também brincava com o tatu-bolinha!
Me lembro que quando tinham na escola,eu corria atrás de alguns(minha escola tem muitas árvores)e as meninas começavam a correr como se fosse um alien na minha mão D:
Minha irmã também brincava,foi a única menina a não ter medo dele que eu vi.Me lembro de uma vez que um tatu se fechou,eu tentei abrir e ele simplesmente morreu!

Bruna Schefer disse...

Ah, eu fui uma criança feliz! *-*
Sempre brinquei com insetos, ficava o dia todo procurando eles para depois fazer competições com os meus primos ^^ Lembro que fazia até corrida com caracóis... nunca tive nojo ou medo. Aliás, tinha vezes que catava minhocas para assustar as outras meninas! HUAHUAHUAHUA

押田 ~龙 disse...

Acho que depende da geração que vc esta lidando quando pergunta. Eu brinquei com insetos (so p constar sexo feminino) adorava sapos também ja peguei vários, lagartixas eram minhas preferidas p observar gostava de olhar a barriguinha dos sapos e lagartixas por ser transparente. Adorava mexer na terra e pegar minhocas formigas hehe as cortadeiras eu pegava aquelas que estavam carregando aquelas folhas duas vezes maior que elas e elas ficavam penduradas na folha não soltavam o alimento. Hoje em dia ainda sim depende onde eu morei ai em POA ainda tem crianças que brincam assim por ter muita natureza, mas também tem aquelas que acredito ser mais e mais comum hj que são criadas mais com TV e vídeo game.
Acho que uma coisa que vc não vai encontrar pelo menos tao cedo no Brasil vai ser PADRÃO COMPORTAMENTAL pq ai tudo influi desde classe social educação, estado e as respectivas descendências que querendo ou não ainda estão bem presentes no povo.

nino disse...

aqui no Brasil, quando eu era bem pequeno as crianças tinha mania de pegar esse inseto aqui (fêmea da formiga saúva):
www.veleirovirtual.com/wp-content/uploads/2008/02/tanajura.jpg


algumas pessoas comem isso, eu nunca brinquei nem nunca comi, mas conheci pessoas que comiam e ficavam pegando isso na rua.

depois que eu cresci nunca mais vi esse inseto.

Sero disse...

Ainda bem que vivi num lugar que tinha árvores e bastante grama e terra durante a infância. Brinquei bastante com tatu-bolas, hahaha, minhocas também, adorava caçar elas na terra.

Cromagnon disse...

Existe até competição televisionada no japão né? eu assisti algumas lutas de besouros pela internet, daria um otimo jogo de apostas!

Unknown disse...

Adorei este post, meu filho vai fazer 8 anos e o tema da festa será insetos, vou contratar uma estudante de biologia pra mostrar alguns insetos pra criançada.

Anônimo disse...

Eu brincava eu acho kkk mas não e bem comum vocÊ ver isso kk ate por que quando meu pai ou minha mãe via eu brincando vinha e matava o tadinho do bixinho e eu ia chorar kkkk eu ainda apanhava pra num ficar mais brincando,

Djalma disse...

Isso depende da região. Aqui na região amazônica, os meninos gostam de brincam com gafanhotos gigantes.
Amigo, parabéns pelo blog.

Anônimo disse...

Mesmo sendo menina adorava brincar com insetos. Eu costumava fazer casinhas e cidades para os tatus-bolas e adorava caçar borboletas e grilos (claro, eu nunca matava). Quando mais velha (com uns 12 anos) eu costumava assustar as amigas (e garotos) com insetos, pois era a única que pegava eles sem problemas.

Unknown disse...

Isso eu não tenho o que reclamar sempre brinquei com insetos desde moscas até aranhas ^_^

Anônimo disse...

Isso explica porque no medabots Metabee é um kabutomushi e Rokusho um kuwagata e eles brigam o tempo todohttp://anmtv.xpg.uol.com.br/medabots-assista-ao-trailer-do-jogo-para-nintendo-3ds/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics