domingo, 19 de junho de 2011

Empregada no Japão recebe 5376 reais por mês?!


  Aos caros leitores

  Desde que eu cheguei no Brasil há 13 anos,eu já conheci muitos brasileiros que tinham empregadas em casa.

  O que me surpreendeu foi o fato de que a maioria das pessoas que tinham empregadas em casas não era de classe alta, mas era de classe média.

  No Japão, quem tem empregada em casa é considerado como uma familia super rica.

  Por isso mesmo, eu não consigo acreditar nesse hábito brasileiro de contratar empregadas em casa.

  Pensando bem a respeito, este sistema está funcionando aqui, porque a sociedade brasileira é uma sociedade que tem desigualdade social extremamente grande. Aliás, o Brasil começou sua história com a escravidão desde o descobrimento por Cabral.

  Eu sei que a grande maioria das empregadas recebe 1 ou 2 salário mínimo.Ou seja, os trabalhos delas não são desvalorizados na sociedade brasileira como deveria ser. Eu acredito que seria quase impossível passar a vida digna só com um salário mínimo.

  Quem faz este tipo de trabalho não tem escolaridade alta, o que justificaria os salários baixos delas. Eu entendo este raciocínio completamente e não estou defendendo elas como se fosse gente boa. No entanto, o que eu queria dizer é diminuir esta diferença social tão grande para que todo mundo consiga viver mais ou menos bem, o que resultaria em segurança pública boa.

  Assim todas as pessoas podem viver sem se preoupar com assaltos, roubos na rua.

  Só para vocês se refletirem a respeito, vou lhes apresentar uma outra realidade sobre como é contratar empregada no Japão. Normalmente quem quer contratar uma empregada arruma uma empregada atravé da agência especializada nisso.

  Vou lhes mostrar o salário de uma empregada na tabela a seguir.

Forma de trabalho
Valor pago à empregada
8 horas de trabalho por dia
9600 iens ( 192 reais )
7 horas de trabalho por dia
9100 ines ( 182 reais )
6 horas de trabalho por dia
8400 iens (168 reais )
Entre 3 e 5 horas de trabalho por dia
1500 iens por hora
2 horas de trabalho por dia
1700 iens por hora
10 horas ( hospedar-se na casa )
15000 iens ( 300 reais )
Trabalhar à noite
14000 iens ( 280 reais )

  Então, quanto quem contratar empregada precisará pagar para agência?

  Vamos ver um exemplo a seguir.
 
Descrição do custo : 7 dias trabalhando 8 horas por dia
O salário da empregada         
192 reais × 7 dias =  1344 reais
O custo de transporte             
16 reais × 7 dias   =   112 reais *
Comissão (10.5% do salário)
141.12 reais
Taxa
13.4 reais
Total
1610.52 reais
                  * Este valor varia

  Ou seja, quem contratou deve pagar 1610.52 reais no total e a empregada receberá 1344 reais trabalhando 8 horas durante 7 dias...

  O que vocês acharam?

  Caso contratante queira 1 mês de serviço, quem contrata empregada precisará desembolsar 6442.08 reais e a empregada receberá 5376 reais de salário...

  Só para vocês terem uma idéia, vou lhes informar que o salário médio do recém-formado foi de 197000 iens ( 3940 reais ), segundo o levantamento feito em 2010.

  Uma empregada, que só tem segundo grau completo normalmente, pode ganhar mais do que um funcionário de uma empresa que tem terceiro grau completo..

  Na verdade, este tipo de fenômeno acontece com outras profissões tais como operários na fábrica, trabalhadores na área civil, motoristas de caminhões,etc.

  Esses trabalhos citados acima são considerados como trabalhos muito duros pelos japoneses. Portanto, ninguém quer prestar este tipo de trabalho, o que dificultaria a recrutação de trabalhadores para tais funções. No entanto, como os trabalhos são indispensáveis, alguém deve fazer de qualquer maneira.

  Por isso, o dono do negócio nas tais áreas precisará aumentar o salário com o objetivo de recrutar as pessoas de qualquer jeito.

  Se o salário da empregada for 5376 reais no Brasil, muitos brasileiros correiam atrás deste trabalho.....

  Deu para entender porque a empregada é coisa de super rico no Japão,ne?

  ;)
 
Comentários
8 Comentários

8 comentários:

By Fernandes disse...

gostei do post. muito interessante parabéns! visite-me em http://brasiluniversodigital.blogspot.com/

Julia-Sama disse...

Empregada aqui é trabalho para mulheres pobres que na maioria das vezes são exploradas por seus patroes. É algo super comum trabalhar um dia todo numa casa por 30, 50 reais.

É super facil encontrar uma empregada "baratinha" por aqui...

Anônimo disse...

Imagina! Uma diarista aqui na minha cidade nao sai por menos de 80,00!
Isso sem precisar cozinhar... Só lavar, passar e arrumar a casa!
Ainda mais com tantas reportagens mostrando que elas estao em falta... agora q vão enfiar a faca!

Anônimo disse...

Mas o custo d evida lá é mais alto do que aqui no Brasil, então não sei se devemos considerar a parte financeira...o problema é o desrespeito, como está no texto, empregada lá é considerada da família...

raquel disse...

"No entanto, o que eu queria dizer é diminuir esta diferença social tão grande para que todo mundo consiga viver mais ou menos bem, o que resultaria em segurança pública boa"

ah claro, é muito fácil mesmo. vamos começar por você, doe metade do seu dinheiro para insituições filantrópicas, que tal?

nobody important disse...

No Japão as empregadas recebem aproximadamente esse valor, mas, você deve levar em consideração tambem que o custo de vida la é alto.
Qualquer trabalhador de classe baixa no Japão (operários, empregadas, etc) recebem aproximadamente isso.

Anônimo disse...

Quanto é a carga horaria de um operario da construção civil no japão? qual o salario?

abraços

Anônimo disse...

Infelizmente no mundo prevalesse o rótulo!. No Japão ou no Brasil, ou onde quer que fora, necessário evoluir e pensar que a profissão adotada, nada mais é que uma aptidão ou meio de subsistência com o qual as pessoas sobrevivem.
O ganho da empregada doméstica japonesa faz jus ao "status" econômico japonês diferente do trabalhador doméstico no Brasil. Mas a autora deve entender que muitos outros profissionais no Brasil recebem 1, 2, 3, 4... salários mínimos no Brasil (advogados; médicos; funcionários públicos; carpinteiros e inclusive o trabalhador doméstico), e do ponto de vista social, todos esses trabalhadores deveriam receber o mesmo parâmetro salarial, fazendo-se assim uma sociedade mais justa!, aqui, no Japão ou onde quer que seja, anônimo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics