segunda-feira, 27 de junho de 2011

Quais imagens os japoneses têm sobre o Brasil!??


  Aos caros leitores

  Hoje vou tratar um assunto meio delicado.

  Gostaria de que não sentisse ofendida pelo que vou escrever agora.

  Eis as imagens do Brasil pelos japoneses.

  Antes de mais nada, gostaria lhes de dizer que os preconceitos surgem por falta de infomações ou informações deformadas.

Ou seja, um povo mal informado, influencidado pela grande mídia como TV, poderia ser considerado como vítima. Entretanto, isso não justificaria inocência dele, pois hoje em dia as pessoas podem correr atrás das informações corretas por meio de uma ferramenta eficaz :Internet.

Então, vamos falar sobre quais imagens os japoneses têm em relação ao Brasil.

1.  Todos os brasileiros adoram futebol e sabem jogar futebol muito bem.

  Como o Brasil é reconhecido como pais de futebol mundialmente, os japoneses também pensam que todos os brasileiros praticam este esporte e sabem jogar muito bem.

  Falando em futebol, eu começei a jogar futebol aos 11 anos na escola, quando um manga chamado de super campeões se popularizou no Japão. Como tinha um personagem brasileiro chamado de Roberto treinou a protagonista Tsubasa e tratava muito sobre futebol brasileira no manga, eu consegui reconhecer o Brasil como um pais que fica outro lado do Japão.

  Voltando no assunto, depois que eu vim ao Brasil, fiquei sabendo que nem todos os brasileiros gostam de futebol e sabem jogar futebol, diferente do que os japoneses pensam.

  Sim. O esporte mais preferido pelo brasileiro é futebol sem dúvida. No entanto, isso não significa que todos os brasileiros adoram futebol que nem todos os japoneses não sabem lutar artes marciais tais como judo,karate e kendou,etc.

2.    Todos os brasileiros adoram Carnaval e dança.

  Como TV japonesa transmite uma parte do Carnaval do Rio de Janeiro e os japonesas assistem muitos brasileiros dançando com muitas alegrias e alguns quase nuas no programa, eles acabam pensando que todos os brasileiros adoram Carnaval e dança.

  No entanto, eu já conheci vários brasileiros que detestam o Carnaval, entre meus alunos e os conhecidos.

  Ou seja, o Carnaval em si não é bem aceito pelo todo povo brasileiro.Há até brasileiros que são contra o Carnaval justificando que o pais não cresce porque nada funciona direito até que o Carnaval terminar no Brasil.

3.    Todos os brasileiros adoram Bossa Nova.

  Há japoneses que curtem muito Bossa Nova. Há muitos bares chiques ou supermercados, nos quais tocam músicas de Bossa Nova,principalmente Garota de Ipanema. Ou seja, Bossa Nova é bastante reconhecida pelo povo japonês.Como Bossa Nova surgiu no Brasil,os japoneses acham que muitos brasileiros adoram Bossa Nova.

  No entanto, eu percebi que estava enganado sobre isso. Porque Bossa Nova é apenas um estilo de música entre os vários para brasileiro.

  Aliás, quem gosta de Bossa Nova é minoria na minha impressão, contário do que os japoneses pensam. A maioria gosta de Rock e Pop,etc.

4.    Não tem raça branca no Brasil.

  Apesar de ter muitos brasileiros de descendência japonesa no Japão hoje em dia, os jogadores brasileiros que jogam no campeonato japonês de futebol, seriam as primeiras imagens dos brasileiros que os japoneses pensam.

  Como a maioria dos jogadores brasileiros é negra ou morena, os japoneses acabam conculindo que não existe raça branca no Brasil, o que não é verdade....

5.    Não existem cidades modernas no Brasil.

  O que se passa sobre o Brasil na programa de TV japonesa é apénas 3 coisas.

  A natureza no Amazonas, futebol e carnaval.

  Dfícilmente passa a imagens da cidade São Paulo no programa de TV japonesa.

  Sendo assim, seria muito difícil um japonês imaginar como é que é a vida cotidiana dos brasileiros, baseado em poucas informações adquiridas pela televisão. 

  Em consequência disso,os japoneses podem até achar que os brasileiros moram no meio do mato e levam a vida selvagem.

  No entanto, este tipo de preconceito se cria até entre os brasileiros baseado nas informaçoes passadas sobre o Japão pelas mídias brasileiras.

  Aproveitando a ocasião, vou lhes informar que não existe Ninjya, samurai hoje em dia e nem tem costume de Harakiri.....risos....

  Quem já conheceu o Japão deve saber se o Japão não era o Japão que vocês imaginava através do TV brasileira, eu acho.

  Enfim, eu acredito que o Copa do Mundo em 2014 e Jogos de Olimipíadas no Rio de Janeiro em 2016 serão ótimas oportunidades para mostrar como é que é a realidade no Brasil para todas as pessoas do mundo, inclusive os japoneses.

  Eu gostaria de ser intermediário que transmite informações corretas entre dois povos.

  ;)
Comentários
51 Comentários

51 comentários:

Julia-Sama disse...

Creio que não so no japão, e sim em todo o mundo tenha esse tipo de imagem. Afinal, é apenas isso que vendemos la para fora. Diversão, futebol,indios, carnaval e mulheres semi nuas (semi?)

Por isso tenho orgulho de ser gaúcha, somos um pais a parte =)

Alias, gostaria muito de saber, por que você escolheu morar aqui em POA?

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário.
Acho que eu escolhi Porto Alegre porque é a cidade mais europeu do Brasil, além de não ter tantos japoneses.
;)

Liziane Zimmer disse...

A Júlia tem razão Yuki, essa é a imagem que o Brasil vende lá fora, e saiba que tem muito brasileiro que não se identifica nessa imagem. Eu por exemplo não gosto de Carnaval, nem de samba. Tem razão Porto Alegre não tem tanto japonês, mas temos uma colônia japonesa no interior e também um templo Budista. Você conhece o Templo? Aliás, desculpe a grosseria, mas você é Budista ou Xintoista?

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário.
Cada pessoa tem sua característica.
Por isso, nem sempre aquela imagem não se encaixa no perfil de uma pessoa.
Eu não sou muito seguidor de religião.
Ou seja,não sou Budisita nem Xintoista.
;)

Julia-Sama disse...

Só para completar, como disse a Liziane (^^) Também não gosto de carnaval, sou otaku e gosto de rock mas também gosto das musicas e da tradição do meu rio grande do sul. E um dia pretendo ir no templo budista no interior.

Também não sigo uma religião, acredito em Deus e isso basta!

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário.
Cada um tem seu gosto.
Apesar de ser japonês, eu não como sashimi, peixe cru,pois não sinto sabor...
;)

Anônimo disse...

Sou daqui do paraná e não gosto de samba, carnaval é só um feriado para mim e mais nada, também não gosto de samba, sou muito fã do rock and roll. E também acho que enquanto as pessoas não tiverem informações de verdade o que cada lugar sempre teremos e sempre vão ter impressões e pensamentos errados.
(só para dizer aqui no paraná há muitas famílias japonesas).

@danielsilva1986 disse...

isso não é nada, tem japoneses que pensam que nós andamos de elefante, e que no Brasil todo mundo anda pelado é lamentável porque o país não faz nada para mudar essa imagem.

Anônimo disse...

HAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHHA

SUL DO BRASIL UM PAÍS A PARTE?!??!

SE LIGA!
Se não fosse o Sudeste,mais precisamente SÃO PAULO,o resto do Brasil não seria nada,apenas pobreza.

Valhallan disse...

Oi, seu blog está ótimo, mostrando um pouco da cultura japonesa para nós, brasileiros.
Eu queria dizer também que não gosto de carnaval e nem de bossa nova.
E eu também gostaria de dizer que essa "impressão" não existe apenas por parte de de extrangeiros, mas também entre os próprios brasileiros, em relção ao interior do Brasil.
Moro em Goiânia e é muitas vezes discriminada para o resto do Brasil, achando que aqui só tem fazendas e nada mais.
Gostaria de dizer que aqui é uma cidade como as outras.
Valeu pelo seu post e gostaria de dizer que aqui em Goiânia existe muito influência de Japoneses, como exemplo os nomes das ruas e etc.
Abraços e continue assim.

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário,Danilo.
Até entres os povos brsileiros tem preconceitos!
É interessante,ne?
;)

Anônimo disse...

eu sou do rio de janeiro, não gosto do carnaval, nem samba porem gosto um pouco de bossa nova porem não é minha preferencia, sabe como e dificil um carioca que não gosta de praia, carnaval, samba e futebol ...risos
porem nós existimos

e sobre o comentario do nosso amigo paulista, infelizmente a pessoas que realmente acreditam nisso pois são paulo é o maior polo comercial( não unico) e tambem temos cariocas que tambem falam de mais das belas do rio de janeiro por ser um dos maiores pontos turísticos do pais junto do nordeste e o sul

Marcos disse...

O seu Blog é excelente Yuki.
Acabei de descobrir navegando na net e já to gostando demais.
Fico orgulhoso em saber que um japonês escolheu o Brasil pra morar, apesar de tantos problemas. Na verdade, problema a gente sempre vai encontrar em qualquer parte do mundo, mas na minha opinião, eu vejo isso como algo que deve ser colocado na balança, uma questão de sacrifícios, entende ? Como residente no Japão ha mais de 5 anos, posso dizer como é ter condições financeiras pra fazer um passeio por exemplo, mas não ter tempo por causa da carga horária elevada. Enquanto que no Brasil eu poderia ter tempo, mas seria cauteloso ao sair de casa com medo da insegurança; medo esse que eu praticamente nunca senti aqui. Além é claro, da boa educação do povo japonês que é reconhecida no mundo todo. Isso tudo sem falar na dificuldade que é aprender uma língua tão diferente tanto na fala como na escrita. Eu digo isso porque o meu Nihongo não chega aos pés do seu português.
Enfim, como pode ver, o meu comentário não tem nada a ver com a matéria (risos). É mais como uma mensagem do que um comentário, de alguém que deseja todo sucesso e que você goste cada dia mais daí ;)

Antes que eu me esqueça, você nasceu em que província ? Faz 3 anos que eu moro em Saitama.

Eduardo disse...

muito legal o post, e na verdade a maioria do brasileiros gosta de sertanejo, samba ou funk, outros mais de rock e pop e a minoria em bossa nova e mpb

Thiago disse...

Parabéns pelo blog, eu estou vendo tudo que já escreveu e nesse tive que postar.

Primeiramente o senhor está num lugar de primeiro mundo que é o Sul e infelizmente não dá pra basear o nosso Brasil por ai, eu morei 25 anos no sul e sai pra conhecer o resto do Pais e atualmente estou morando em Mato Grosso do Sul e enfrentei dificuldades praticamente como se tivesse saido do pais ao vim morar aqui.

Vamos lá, o povo daqui e de vários outros lugares Gosta de Sertanejo, Funk e pagode, na verdade acho que isso é praticamente em todo o Brasil, o povo daqui fala errado e não tenta aprender o certo, não falo de sutaque mais sim de erro mesmo, posso citar que eles comem muitos "s" dos plurais.

São amantes de carnavais e submissos as TVs brasileiras sendo assim a informação real e de importância vai a zero.

Isso que na teoria eu moro numa cidade que é exemplo de Ecoturismo mundial, Bonito - MS, as cidades aos arredores me dão calafrios ao pensar em morar lá.

O povo é "bão" como eles falam aqui, são educados na medida deles, infelizmente eles puxaram muito aos paulistas ao achismo e aos Cariocas pelo comodismo e marrento como são, aonde tudo é eles, eles que fazem melhores churrascos, que fazem o verdadeiro chimarrão, o verdadeiro sertanejo, o verdadeiro pão de queijo e assim vai... deles mesmo acho que não tem nada.

E um povo que como conhecem poucas escolhas e não estudam ou não pensam em outras possibilidades, são clássicos moldados Brasileiros de pouca cultura, Votam no PT, torcem pro Corinthians ou pro Flamengo, ouvem musicas da moda mercenária e amantes do carnaval.

PERA, eu não digo que votar pro PT, ou se tu conhece a história do Flamengo ou do Corinthians (do corinthians não tem desculpa, o time nem história tem heheheh) e gosta e torce pra ele seja errado ou gostar de uma música que não faz sentido seja o fim do mundo, o carnaval não tem como qualificar porque só traz coisas ruins pra esse povo, só que te SE VOCÊ SABE o porque faz isso tudo bem... mais o povo daqui não sabe o PORQUE das coisas e nasce, cresce e morre tudo igual... as cidades em volta estão morrendo porque o povo daqui só sabe ser empregado e enriquecer os fazedeiros que nem aqui moram... Aqui mesmo se for ver toos os proprietários de lojas são de fora os daqui são tudo funcionário de alguém que saiu de longe e venho montar riquezas em cima dos calombos os outros...

Enfim... o Sr. não conhece o Brasil de verdade e sinceramente espero que nem conheça...

O Sul merecia ser um pais a parte sim, não por se melhor, mais sim por ser completamente diferente e mais direcionado...

Enfim, desculpe o desabafo, abraços.

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário,Thiago!
Mora em Bonito??
Eu fui lá uma vez há 12 anos com meus amigos japoneses.
Eu pousei numa pousada cuja dona era casal japonês.
Foi bonito mesmo.
;)

Thiago disse...

Se eu não me engano eles fecharam a pousada e abriram um loja de calçados.

Pelo menos é o único casal de japonês que conheço por aqui...

Novamente parabéns pelo blog.

E se não se importar, o que achou sobre Bonito, quando venho pra cá? Concorda ou discorda do que eu disse?

Yuki disse...

Oi,Thiago!
Como eu fui aí como turista, não tinha contato com brasileiros da região.
Portanto, não posso dizer nada a respeito das pessoas.
Naquela época, como eu ainda não entendia português, nem podia comparar um com outro.
Acredito que agora eu posso notar regionalismo.
;)

Bruna Motta disse...

Hehehe é ASSIM MESMO.

Quando eu fui ao Japão, as pessoas tinham CERTEZA de 3 Coisas:

1. De que eu sabia jogar futbol ( tenho 19 anos e até hj nçao nei ¬¬)

2. De que eu sabia SAMBAR e cantar musicas realaciodadas com samba. (Eu não sei e nem tenho vontade de aprender...)

3. De que eu andava Pelada, no meio do mato, e que eu estava chocada com o spredios de lá ¬¬ . (Eu moro a 10m do Centro de São Paulo, mais agitada e com mais predios do que aqui impossivel).


É a realidade -.-....Tomara que 2014 e 2016 mude esta imagem...PLESASE!!!!



OBS: 98% DOS PAÍSES PENSAM ISSO DO PENSAM ISSO DO BRASIL.

Anônimo disse...

Eu sou brasileira e nordestina.Nós nordestinos sofremos um enorme preconceito! A mídia é uma das principais responsáveis da imagem do Brasil, nordeste, sudeste, sul...
Eu não gosto de samba, forró, odeio o fato de pensarem que aqui só tem mato e odeio mais ainda o fato de certas regiões do nosso própio Brasil serem tão preconceituosas.Pior que sofrer generalizações lá fora, é sofrer bem aqui ;]

Anônimo disse...

"Julia-Sama disse...
Creio que não so no japão, e sim em todo o mundo tenha esse tipo de imagem. Afinal, é apenas isso que vendemos la para fora. Diversão, futebol,indios, carnaval e mulheres semi nuas (semi?)

Por isso tenho orgulho de ser gaúcha, somos um pais a parte =)"

bote ridícula nessa Julia viu..
Onde já se viu: somos um país a parte.
Pois esse "país a parte" é que o Brasil inteiro conhece como o povo que só trabalha com agricultura, fazendo queijo e vinho. Vocês sim que vivem no mato. Vai procurar uma tonelada de roupa pra lavar! ridícula!

HST disse...

Ja ia comentar que isso e o mesmo que acontece no Norte do Brasil em relaçao ao resto do pais, somos vitimas de preconceitos identico ao relatado Japao/Brasil.
ai vem a Julia e diz isso "que esta em um pais a parte" e da mais uma prova disso.

Carlos: disse...

Sem samurais!!!ohh que pena.....muito bom seu post!!

Cássia disse...

Ótima postagem!

Uma das coisa que detesto no Brasil é carnaval, um investimento mal aplicado deturpando os valores morais. Sou revoltada com meu País por ver tanto descasos no que se diz respeito a EDUCAÇÃO e SAÚDE.

O que percebo todos os dias é que o BRASIL tem perdido sua identidade, valoriza o que ñ é pra ser valorizado...
Brasileiros parecem bonequinhos de marionete nas mãos dos seus governantes.
Desculpa o desabafo...

Mais uma das razões do Brasil está sendo visto dessa maneira, pq não há consideração dos nossos representantes que vendem nossa imagem de forma negativa.

Parabéns pelo seu trabalho!
*_*

Cmterio disse...

Meu deus, vocês se preocupam demais com as coisas, porra olha os Estados Unidos todos pensam que lá só tem gordo e tecnologia e extremamente a favor da guerra.

Não entendo o que o pessoal do sul esta reclamando, se auto-proclaman a Europa do Brasil, agora eu me pergunto quem disse que ser europeu é bom ? Educação ?
Olha fui a europa e os franceses são extremamentes grossos, e os alemaes são extremamentes frios assim como os russos. Os unicos que gostei foram os Holandeses e os Portugueses.

A Midia destaca o carnaval, é claro a maioria das pessoas adoram, entre outras coisas. a maioria dos americanos adoram fast food por isso temos a imagem de que são todos gordos, o que não é, são apressados e grossos.

Bruno Roxo disse...

Que tristeza em Julia?
Somos um país a parte? larga essa, independente de onde vc nascer, se for estado do Brasil, é brasileiro, e pronto D: embora eu seja paulista, também discordo do comentário do outro paulista, cada estado tem sua importância dentro do país, quanto aos preconceitos ao nordeste, os maiores escritores do Brasil saíram de lá, temos que pensar mais como BRASILEIROS, e não como Paulista, carioca , mineiro e etc D: Yukipoa, muitas pessoas pensam que somos todos negros ahahaha, isso é normal, eu mesmo sou branco, minha mãe é filha de alemã e meu pai de português, quase ninguém sabe que falamos português, sempre nos retratam como se fossemos falantes da língua espanhola, japoneses sabem que aqui em São Paulo há muitos nipônicos? aqui na região central ou nas regiões próximas às estações de metrô da linha azul vc vê mais japoneses do que pessoas de origem ocidentais, eu mesmo não gosto de carnaval e fiquei surpreso pelo gosto dos japoneses por bossa nova, aqui há pessoas que não sabem nem ao menos o que é isso hahahaha e como disse a Bruna, aqui há muitos prédios, muitos mesmo, São Paulo não tem mais pra onde crescer =x e realmente, como disse o Cmterio, alemães são extremamente frios =/

Juli Watanabe disse...

Olha só vou dizer duas coisas, é claroo que existe raça branca no Brasil, eu pelo menos sou dessa raça.
Existe muitas cidades modernas no Brasil, São paulo é uma delas. :)
Você tem morar mais tempo no Brasil em vez de falar bobagens Japones... Sabe a imagem que eu tenho dos japoneses? Sem querer ofender, mas acho todos metidos, orgulhosos e preconceituosos. E você é a prova em carne viva disto.

Maicon disse...

Bossa Nova kkkkkkk. nao conheço ningem q curti iso. rsrsrsrrs

Anônimo disse...

Excelente post. Gosto muito do seu jeito de ser.
Infelizmente, só estive 02 vezes no Japão. Assim que der, volto voando.
Admiro o Japão. Fico feliz com a tua estadia, em Porto Alegre, com o teu conhecimento, experiência, aprendizado e possibilidade de transmitir aos alunos a lingua japonesa e as peculariades da vida em lugares direntes.
Não sou ligada em futebol, tenho outras opções de esportes que me interessam mais, não gosto de carnaval, bossa nova, novelas, nasci na cidade, caucasiana, gosto de ouvir e ler sobre diversos e diferentes assuntos.

Edgar disse...

Muito bom saber como os estrangeiros pensam sobre o Brasil.
Normal, pois essa é a imagem que exportamos. Não me sinto ofendido pois não sou assim XD
Triste os comentários desses gaúchos separatistas, mas não vou entrar muito nesse assunto...
Sou um Yonsei do interior de São Paulo e venho acompanhando seu blog recentemente.
Quando tiver tempo, teria como escrever sobre a indústria de TI do Japão assim como seu artigo da indústria de Animes? rs
Thanks

Bruno disse...

Puxa vida,
O yuki falando que preconceitos devem acabar, e o que a gente lê nos comentários é a maior enxurrada de preconceitos do pior tipo: de brasileiro para com Brasileiro. Vergonha!

Unknown disse...

Mas é a pura realidade...

Infelizemente os que não gostam de futebol, carnaval, bossa nova, samba etc. Respondem pela maioria..
Hum.. vc esqueceu de mencionar dorobo hehehehe..

Dahta disse...

Nossa lendo esse post eu me recordei de uma cena de quando eu trabalhava no Japão.
Certa vez eu mostrei uma revista de carros do Brasil para uma senhora japonesa, sabe o que ela disse?? "Esses carros não são do Brasil, são da America (Eua)..risos...ou seja, o post mostra como a maioria dos japoneses acham como é o Brasil.
Assim como eu também achava que o Japão seria muito diferente quando eu cheguei lá.

Anônimo disse...

Gostei muito do seu post, e tenho que concordar: Infelizmente é isso que nós exportamos. O impressionante é ver como um post que fala sobre por fim ao preconceito pode ter comentários tão preconceituosos de brasileiros para brasileiros!
Gente falando que o sul é um "país a parte"? Que sem SP o Brasil só teria pobreza? Pra começo de conversa, sem o resto do Brasil é que SP teria encalhado, visto que a grande maioria da população é de migrantes de outras regiões, principalmente do nordeste. Quanto ao comentário do "país a parte", fiquei sem palavras diante de tamanha imbecilidade!
No mais, parabéns pelo blog!

Sam disse...

Olá Yuki!

Essa questão do preconceito da imagem brasileira é meio triste, mas a verdade é que o próprio Brasil reforça muito essa imagem de país do carnaval, futebol, e amazônia.

Por o Brasil ser um país muito grande, acho que o mais interessante seria recolher aspectos culturais de cada região e dar espaço para cada uma nas representações do país. O foco parece estar sempre sobre o Rio de Janeiro, as praias, mulheres, futebol e carnaval. Mas também há a cultura nordestina, mineira, paraense, que acho bem diferenciadas. Muitas vezes o brasileiro não conhece em plenitude o próprio país.

Talvez eu chocaria chegando no Japão pois:
1. não dou a mínima pra futebol e não jogo bem, haha
2. não dou a mínima pro carnaval também. gosto de dança, mas só dentro do meu quarto e não sei sambar nem um pouco! xD
3. conheci alguns japoneses intercambistas na minha universidade e as únicas músicas que conheciam daqui eram Garota de Ipanema e uma outra! xD. Acho que o mais lógico seria o gênero musical brasileiro mais conhecido ser a MPB, mas tudo bem. Quase não escuto Bossa Nova, nem tenho nenhuma música ou cd do estilo no computador! Nem é por não gostar, até gosto bastante, por que será que não ouço mais? xD Ouço música japonesa mais que qualquer outra de uns tempos pra cá, haha!

Anônimo disse...

oi yuki, Eu sou a Helena-chan conheci seu blog hoje e concordo plenamente também sou de Porto Alegre e eu não gosto de carnaval, adoro ver anime mais sei que o japão não é feito só disso,A imagem que é PASSADA do Brasil é lamentavel.

Anônimo disse...

Eu sou descendente de japones e moro no Amazonas, eu acho um absurdo pensarem que aqui só tem indio,tem varias descendencias, coreanos, chineses, arabes, libaneses, espanhois, portugueses e assim vai, na verdade nao aparece somente o Amazonas e sim o norte todo! Se bem que aqui é mais divulgado, agora a respeito do carnaval e samba, eu odeio, falando a mais, aqui no Amazonas existem duas colonias japonesas fora os que moram na cidade, aqui nao é so mato, é bem urbanizado :)
Representando o Amazonas e os japoneses do mesmo.

Mika-chan~*

João disse...

Como alguns comentaram, o pior não é os estrangeiros terem um imagem distorcida, mas o proprios brasileiros. Muitos não conhecem nem as diferentes regiões do país e já falam mal. O sudeste se acham o centro do país, os sul c(como comentaram, se acham um país a parte), o centro-oeste não é só fazenda, muitos acham o norte como uma região desabitada e nordeste como o "cancêr" do País. Mas não é bem assim, todas cidades possuem seus grandes centros urbanos, sua cultura local, suas riquesas e suas dificuldades. Então antes de mudar a imagem do lá fora, primeiros devemos corrigir a realidade aqui dentro do Brasil.

Anônimo disse...

Tambem sou Gaucha e apressio muito nossa cultura e as musicas tradicionalistas. Sao Paulo eh o polo econominco do Pais, isso todos sabem, mas eh um lugar muito violento, aqui no RS nao eh assim. Quanto a imagem que os Japoneses tem do Brasil realmente eh lamentavel, acham q todos andam pelados aqui, pois assistem ao carnaval onde as mulheres desfilam totalmente nuas :/
Eles ficam chocados com a violencia q tem aqui no Brasil, pois la no Japao nem a policia anda com arma de fogo, enquanto aqui os bandidos andam com metralhadoras e outras armas.
A cultura desses dois povos eh muito diferente, incomparavel na verdade.

Neko bluepaty wolf disse...

Amei seu blog ; D. Apesar de morar em São Luís, eu não consigo gostar da cultura Brasileira, talvez por sair pouco e nunca ter viajado para outro Estado, eu tenha o mesmo ponto de vista dos japoneses que nunca vieram para o Brasil. Realmente, eu não me encaixo em nada na imagem que criaram do Brasil xD imagina eu gostar de Bossa Nova, todo mundo da minha vizinhança não gosta, mas não temos preconceito com quem gosta ^-^ sempre quis ir ao Japão, pena que tó sem tempo e dinheiro pra isso.Eu queria que os japoneses não tivessem esse tipo de imagem do Japão D8 já tive momentos desagradáveis com japoneses por conta disso T_T

João Paulo Borges disse...

Acho que todos temos nossos estereótipos, a TV ajuda sim, mas algumas coisas nos ajudam a ver outra realidade.
Sobre Bossa Nova, eu acho que é o mesmo motivo pelo qual os japoneses não gostam tanto mais de Enka ou Minyo, porque a cultura pop veio e engoliu as coisas mais tradicionais.
Com o centenário da imigração japonesa no Brasil, em 2008, apareceram vários exemplos disso, como o dorama ハルとナツ 届かなかった手紙 que foi exibido pela rede Bandeirantes, se não me engano. De lá para cá, tem surgido filmes que falam do contato Brasil-Japão e acho que tem servido para acabar com esse tipo de pensamento.
Ano passado eu apareci em um programa da FujiTV chamado Mr. Sunday junto de outros brasileiros, o programa falava sobre a influência da cultura pop de lá por aqui e mostrou muito de São Paulo. Teve também o vídeo abaixo, da vencedora de um dos concursos de animeké do Brasil se apresentando em um programa oriental. Eu assisti à performance dela no ano em que ganhou e achei muito legal terem feito este convite, porque foi um merecido primeiro lugar!

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=LavdYPGzuoQ

Henriques Braga disse...

"Ninjas não existem". Perdeu a noção do perigo, Yukipoa?

Mão sabe que posso te matar em questão de segundos?

Você nunca viu um ninja. Porque, se tivesse visto um ninja, você não estaria vivo pra contar.

Hahahahahahahahahaha (gargalhada das trevas)

Cuidado ao zombar dos ninjas:

http://www.youtube.com/watch?v=jgwCJ_1Uh58

Lima disse...

Como foi citado num comentário acima, é estranho como as vezes quando você muda sua localidade começa a ver diferenças que nem imaginava. Eu sou de Vitoria ES e me mudei recentemente pra Brasilia. A ideia que eu tinha daqui é completamente diferente da realidade. Eu achava que por ser a capital, aqui seria tudo mais organizado, mas vejo que na realidade tudo é baseado no caos, principalmente o transporte e os demais serviços públicos. Agora percebo como o serviço publico do ES é bom. Se dentro do meu próprio país eu já me surpreendo com muita coisa, imagino como deve ser estranho pra quem vem de outro país...

Lima disse...

Eu não gosto de samba e pagode, tenho vergonha do funk brasileiro, aprecio a Bossa e Heavy Metal, entre outros estilos. Carnaval só tem a utilidade de entreter turistas em minha opinião... A festa de Parintins do "Bumba Meu Boi" me parece bem mais interessante. Ainda sobre isso, me recordo de um grupo americano, chamado "The Queens of stone age" que veio tocar no Brasil e se envolveu numa confusão que levantou uma questão interessante: O baixista Nick Oliveri, resolveu entrar no palco completamente nu, e por isso foi detido por atentado ao pudor. Quando questionado sobre o que o levou a entrar assim no palco, Nick respondeu que achou que fosse normal andar pelado por aqui, por que o que ele via sobre o carnaval daqui era exatamente isso. E na real, eu acho que ele estava certo.

Marina disse...


O próprio Brasileiro desconhece seu território e grande parte nem procura obter conhecimento acerca disso,acabam se precipitando escrevendo bobagens desconhecidas, rejeita e até mesmo tem vergonha de si,se rebaixa e vangloria a cultura imperialista( pelo menos os indígenas são autênticos). Infelizmente, o Mundo e os Brasileiros conhecem o Brasil através da mídia,é preciso ir além, Ler o Brasil. É lamentável,ver que existem pessoas em plena "Era da informação" com mente tão atrasada.

Anônimo disse...

Infelizmente é essa a imagem que o Brasil passa para o resto do mundo. Apesar de que aqui tenha muitas coisas interessantes, como as festas de São João, as cidades coloniais de Minas Gerais e a Serra Gaúcha, praticamente quase nada é conhecido lá fora.
Sugiro agora uma matéria semelhante a essa, só que ao contrário: quais as imagens que os brasileiros têm sobre o Japão.

Rômulo disse...

Antes de conhecer, achava que o Japão era futurista demais, algo beirando fora da realidade ou coisa do tipo...

Mas nem. Me surpreendi em ver que por exemplo, alguns dos trens de metrô mais novos de Recife são mais modernos que o de Nagoya e que o padrão de taxi japonês é um modelinho bem retrô da Toyota. :P

Anônimo disse...

Gaúchos e gaúchas p vc me pareceu ser a versão "barata" para se sentir na europa.
Desculpa,mas o q vc escreveu foi uma tentativa frustrada(ao meu ver)de mostrar o Brasil de verdade.
Preconceituoso camuflado de bom cidadão como todo típico japonês.

Unknown disse...

O país pode fazer td pra mudar a imagem que tem. Mas o que a mídia quiser passar, ela VAI passar. E na boa, isso pra mim é desleixo puro! Se a pessoa for um pouco mais interessada e menos preguiçosa, tem como ela obter informações por outros meios mais eficazes que a TV. Como foi dito no post, nada justifica a inocência dos japoneses.

Unknown disse...

O fato de a maioria dos japoneses pensar que o Brasil é só mato é uma pena, mesmo. Até porque, nós, brasileiros, somos obrigados a aprender na escola sobre a história do Japão e que esse é um país desenvolvido e que produz tecnologia (o que não aconteceria se só houvesse samurais, haha). Além disso, a mídia brasileira sempre mostra o Japão como sendo um país de onde vem um monte de aparelhos tecnológicos e outros recursos. Não achamos que ninjas existem mais por lá.

Anônimo disse...

E você precisa de aulas de interpretação de texto :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics