quarta-feira, 22 de junho de 2011

Porque os brasileiros têm vergonha de tomar banho em SENTOU???


  Aos caros leitores

  Vocês conhecem OFURO?

  Acredito que OFURO é bastante conhecido pelos brasileiros hoje em dia, graças aos esforços dos imigrantes japonesas desde que os primeiros imigrantes japoneses desembarcaram no porto de Santos em 1908.

  OFURO é uma banheira, que é um utensílio doméstico construído para as pessoas tomarem banho como cuidado de higiene.

  Há OFURO na maioria das casa japonesa hoje em dia.Porque os japoneses adoram tomar banho nesse OFURO todos os dias.

  Quando eu vim ao Brasil pela primeira vez, eu senti muita falta de OFURO, pois só tinha chuveiro no apartamento onde eu morei.

  Até tinha banheiras em algumas casas dos brasileiros.No entanto,eles não usavam estas banheiras como OFURO.Quer dizer, não encheiam banheiras com água quente para eles entrarem nelas com o objetivo de esquentar os corpos, o que relaxaria os corpos das pessoas.

  Pelo que eu observei, OFURO é considerado como coisa de ricos aqui no Brasil, diferente da situação no Japão, que é um utensílio doméstico indispensável para todo povo japonês independente das classes.

  Falando em OFURO, não posso deixar de tratar sobre banheira pública (SENTOU) e água termais  (ONSEN).


  SENTOU é um lugar público onde muitas pessoas tomam banhos juntos. Antigamente tinham muitos SENTOU em todos os cantos do Japão. Porém, como muitos japoneses têm OFURO em suas prórias casas, não precisaram ir ao SENTOU mais para tomar banho. Portanto,o número deste estabelecimento está diminuindo cada vez mais.


  ONSEN também é um lugar público onde muitas pessoas tomam banhos junto que nem SENTOU. No entanto, água do ONSEN é da água natural que saiu da terra. Aliás, 80 % do território japonês é serra e têm bastante vulcões no Japão.

  Até há pouco tempo, quem gostava de ir ao hotel onde tinha ONSEN natural foi pessoa de terceira idade. No entanto, hoje em dia, muitos casais jovens passam fim de semana ou feriadão pousando nos hoteis onde tem ONSEN, com o objetivo de relaxar e descansar.

  Quem toma banho tem que entrar pelado tanto no SENTOU quanto no ONSEN. Eu já perguntei várias vezes aos meus alunos brasileiros se queriam tomar banhos lá e a maioria deles responderam que não, pois tinham vergonha de entrar pelados.

  Então, eu expliquei que podiam cobrir partes importantes do corpo com toalhas e precisavam tirar toalhas só quando entrarem na banheira. Mesmo assim, eles não queriam....

  A minha dúvida é seguinte.

  Há muitos brasileiros correndo sem camisetas no parque e muitas brasileiras de biquini  mostrando quase todo corpo nas praias. Além disso, já ouviu falar que há praia onde todoas as pessoas tomam banho pelados em Santa Catarina, apesar de não ter conhecido lá ainda.

  Porque eles não têm vergonhas de mostrar o corpo quase pelado na praia e têm vergonha de entrar no SENTOU ou ONSEN ,onde todos são obrigado a ficar pelados?

  Na verade, ninguém está prestando atenção ao ninguêm lá, pois o objetivo é lavar o corpo, relaxar e apreciar a paisagem dentro da natureza.

  Por último, vou lhes informar que existe ONSEN misto (Konyoku), onde homem e mulher tomam banhos juntos. Infelizmente eu nunca fui....

  No entanto, dizem que lá só há mulheres acima de 70 anos.....risos....

  Caros leitores, vocês tomariam banhos em ONSEN ou em SENTOU? ? ? ? ? ? ? ?

  ;)

Comentários
24 Comentários

24 comentários:

Anônimo disse...

Muito bacana o blog e gostei desse post sobre SENTOU.
Eu já ouvi falar muito sobre isso graças aos mangás.
Sendo sincero, eu não gosto de andar por aí sem camisa como a maioria dos brasileiros. Afinal, se é pra ter vergonha da ausência de roupas, eu faço isso da maneira correta.
Mas com relação ao povo brasileiro em geral, acho que eles não sentem vergonha de tomar banho em SENTOU, acredito que seja uma colisão de cultura, ou seja, estranhar aquilo que é diferente. Desde muito antigamente a humanidade tem isso e por muito tempo deve permanecer dessa forma.
Espero que goste do comentário.

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário.
Pois é.Nos acabamos adquirindo costumes e pensamentos durante o crescimento. E é difícil de livrar desses e aceitar outros cotumes e pensamentos.
Talvez seja por isso que os brasileiros não conseguim tomar banho em SENTOU.
;)

Liziane Zimmer disse...

Oi Yuki!

É verdade! Eu via muito em mangás os personagens tomando banho em casa sentado em um banquinho...isso também é sentou? Bem aqui no Brasil, existem lugares coletivos de banho como nos ginásios de esportes, tanto para homens como para mulhers, mas eu nunca passei por essa experiência.
Quanto ao Ofuro, como ele é algo trazido do estrangeiro e não é qualquer pessoa que pode ter uma banheira em casa por que uma banheira é cara e gasta muita água, ela só é usada por pesoas com um poder aquisitvo mais alto. Aqui Ofuro para nós tem o mesmo significado para vocês, mas não é de uso diário, é como um tratamento de beleza oferecidos principalmente em spas e estéticas de tratamento de beleza. Ela é diferenciada, justamente por não fazer parte da nossa cultura.
Abraços!

Yuki disse...

Oi,Liziane!
Obrigado pelo comentário.
A banheira que está instalado em casa não é SENTOU mas OFURO.
Há OFURO no qual oferece hidromassagem.
Assim, dá para se relaxar em casa.
:)

Anônimo disse...

Olha, eu teria sim coragem de tomar banho pelado com outras pessoas, sem problemas. Mas acho que não daria certo pois eu tenho uma doença que atrapalha a circulação do sangue em meu corpo. Portanto, se meu pênis ficar duro por um instante que seja, ele incha de uma maneira incrível. Isso fica assustador pois meu pênis já é naturalmente muito comprido e grosso, quanto mais inchado ele fica MUITO enorme e cheio de edemas. Eu não gostaria de assustar as pessoas em um local público dessa maneira. ;)

Julia-Sama disse...

Hehe como eu li em outros comentários, eu também tenho muita vergonha, eu nem uso saia...

Mas realmente acho que é por que seria muito sexualizado. Aqui, as pessoas tem a mente muito suja, e corpos desnudos são sinonimo de... vocÊ sabe...

E as pessoas que não tem essa mente são consideradas... Trouxas! Brasill....Brasil.....

Anônimo disse...

e muito dificil não ser malicioso no brasil infelizmente e é exatamente o que nos atrapalha em assunto de se soltar tipo cantar em publico ou tomar banho coletivo

tubs cedar disse...

Ofuro is best to the bath tubs or hot tubs to Japaneses share with Swimming pool or big group or people together bath and enjoy with together bath. They have lot's of effort and enjoy to their life with lot's of entertainment. It is blog image are give good inspiration to always happy.....

hot tubs

Aila Lima disse...

O problema é o costume, creio que no Brasil tomar banho seja algo muito íntimo para compartilharmos com outra pessoa. Diferente dos japoneses em que olhar tudo bem, mas tocar é ofensivo (no caso de beijar ou fazer outras coisas em público) aqui ver é outras pessoas peladas seria atentado ao pudor, creio q pela mentalidade podermos nos tocar em público.
Em questão a Santa Catarina poder tomar banho pelado, seria as praias de nudismo em que as pessoas são desprovidas de qualquer vergonha de mostrar o corpo e sabem respeitar os limites, essas praias tem em várias partes do Brasil.
para mim ainda não sei se conseguiria tomar banho público, talvez no onsen, mas não no ofuro.

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário,Lima!
Se brasileiros não tiverem problema de ficar pelada na pria de nudismo, porque os brasileiros têm vergonha do ofuro???
Não entendo muito esse raciocínio.
;(

Anônimo disse...

Possivelmente, quem frequenta praia de nudismo não teria problemas com SENTOU. Porém os nudistas são minoria nas praias brasileiras.
A impressão que tenho, é que os banhos japoneses são rituais e demandam tempo. Os banhos brasileiros são apenas para higiene, o que pode ser feito melhor com água corrente(chuveiro) do que boiando na própria sujeira (ofuro)

Anônimo disse...

Sem palavras...gostei muito do blog! e já estou a mais de 1 hora no blog lendo suas postagens,até agora não consegui parar de ler rsrsrsr, quando penso que terminei de ler...Mais uma postagem me chama a atenção.Bom ainda vou continuar lendo so não sei que horas! \õ/ \õ/...
Minha vista ja ta cansada...rindoo

Leonardo Araújo

Anônimo disse...

olha, adorei o seu blog, e realmente eu morro de vergonha nessa parte,(hihi), mas eu tenho ate vergonha de entrar de biquíni da piscina, imagina eu , entrando de um tipo de shorts, eu sou meio assim, não gosto de ficar me mostrando, sou bem simplória nessa parte.Mas gostei mesmo do seu blog, assim eu consigo ver como e o japão.
Anna M.

Jéssica S.M disse...

Ah eu teria vergonha!
Mas se fosse só de mulher eu acho que iria sim,ms de toalha antes!
Mas isso é de mim, tenho vergonha até de ir a praia, e não é por causa do corpo, é vergonha de ficar nua mesmo.

Unknown disse...

É normal a maioria dos brasileiros sentirem vergonha(por que existem muitos sem vergonha por aí ;D). O principal motivo é o impacto que as diferenças causam nas pessoas..Não só o brasileiro como muitíssimas outras nações tem uma visão maliciosa com respeito a tudo, até os "defeitos" mais triviais que possam existir é motivo para ser "zuado". Se você é gordo, muito magro, tem uma mancha em um lugar diferente, tem pênis ou seios menores que os de outrem, deformidades quais queres, além de a possibilidade de ter recebido uma educação recatada que proíba a exibição do corpo. Tudo isso impede que um brasileiro entre numa banheira com os demais. No meu caso eu tenho recato1

Anônimo disse...

Nunca entraria em sentou nem em só de mulheres pior ainda em misto. Tai algo que acho que nunca entender do Japão. Isso é algo que além de recato considero extremamente intimo e de questão de privacidade mesmo. Alguém me convidado para algo assim consideraria uma ofensa. E não, não vou me banhar ns praia como grande parte dos brasileiros.

nino disse...

olá!

eu nunca andei sem camisa pelas ruas, mas quando eu tinha 10 anos, tomei banho pelado num banheiro público quando fazia natação. agora que sou adulto, não teria mais coragem de ficar pelado num lugar cheio de estranhos.

é uma questão cultural sim, e talvez você tenha razão, já que algumas mulheres andam quase nuas na praia. o que acontece é que o Brasil é um país de pessoas muito sexualizadas e elas associam tomar banho pelados todos juntos como uma coisa sexual.

no meu caso é só desconforto, não estou acostumado a expor meu corpo assim.

Saulo disse...

Se fosse no Japão eu iria de boa, mas no Brasil isso não da certo porque as pessoas são em geral mente sujas ou preconceituosas.
Eu vi "essas banheiras" em One Piece pela primeira vez.
Curiosidade: na maioria dos animes que eu vi sempre há um personagem pervertido/tarado, existem pessoas que agem desta maneira no Japão?

Anônimo disse...

Iae Yuki, blog muito legal.... E não são todos os brasileiros que não sentem vergonha, isso vai de pessoa a pessoa, uns não iriam e outros iriam sem problema. Eu, particularmente, gostaria de ir, por curiosidade, porém teria muita vergonha em ir num SENTOU ou ONSEN.

Agora fiquei na dúvida, caso aconteça de um homem estando num SENTOU ou ONSEN (misto ou não), fica excitado. Ele é expulso? O que aconteceria a esta pessoa???

Ramon disse...

No caso das praias de nudismo, quem as frequenta, são os chamados naturistas ou nudistas. São digamos uma "tribo" (gíria nossa, pra chamar o pessoal que tem os mesmos interesses, não são necessariamente índios) que apreciam ficar nus juntos, segundo eles "em maldade". E curiosos, que frequentam pra ver "como é o negocio".

paulo disse...

aqui no brasil até frequentaria agora no japão eu provavelmente seria impedido...sou peludo feito um urso e pelo que sei isso é mal visto pela sociedade japonesa, acho que cairiam muitos pelos no onsen hahahaha!

Anônimo disse...

tenho certeza que pessoas que frequentam praias de nudismo não teriam problemas em entrar nesses lugares(sentou ou onsen), mas é importante lembrar que praias de nudismo não fazem parte da cultura brasileira, é extremamente raro vc encontrar algum brasileiro que tenha ido numa praia de nudismo, elas até existem mas não fazem parte da rotina dos brasileiros.
é importante lembrar que vários países tem praias de nudismo até mesmo alguns países mais conservadores como a alemanha por exemplo.
creio eu que muito brasileira tem vergonha de mostrar suas partes intimas

Matheus disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Matheus disse...

A elite brasileira gosta de imitar o que vê no exterior e compra ofuros para seus banheiros, mas o brasileiro comum (e também outros latinos de países mais quentes) entendem o banho como algo que se faz pela higiene, para a limpeza. E para isso é preferível a água corrente e individual. Mesmo quando vamos a lugares com banhos termais, piscinas e afins tomamos outro banho para tirar a sujeira que pegamos dos outros. Alguns dos nossos hábitos no banho são uma herança indígena.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics