sexta-feira, 17 de junho de 2011

Qual é o nome do seu amigo japonês?


  Aos caros leitores

  Vocês têm amigo japonês?

  Qual é o sobrenome do seu amigo?

  Vou deixar embaixo a lista de primeiros 60 sobrenomes mais comuns no Japão.

Primeiros 60 sobrenomes mais comuns no Japão
1
Sato
21
Yamazaki
41
Aoki
2
Suzuki
22
Ikeda
42
Fujii
3
Takahashi
23
Abe
43
Nishimura
4
Watanabe
24
Mori
44
Fukuda
5
Tanaka
25
Hashimoto
45
Oota
6
Ito
26
Yamashiat
46
Miura
7
Yamamoto
27
Ishikawa
47
Fujiwara
8
Nakamura
28
Nakajima
48
Okamoto
9
Kobayashi
29
Maeda
49
Matsuda
10
Saito
30
Fujita
50
Nakagawa
11
Kato
31
Ogawa
51
Nakano
12
Yoshida
32
Goto
52
Harada
13
Yamada
33
Okada
53
Ono
14
Sasaki
34
Hasegawa
54
Tamura
15
Yamaguchi
35
Murakami
55
Takeuchi
16
Matsumoto
36
Kondo
56
Kaneko
17
Inoue
37
Ishii
57
Wada
18
Kimura
38
Kondo
58
Ishida
19
Hayashi
39
Sakamoto
59
Nakayama
20
Shimizu
40
Endo
60
Ueda

  Achou o nome do seu amigo na lista?

  Dizem que há cerca de 300 mil sobrenomes diferentes no Japão, contando com todas as pronúnicas diferentes mesmo usando Kanjis ( ideogramas) iguais.

  Havia uma teoria na qual as pessoas comuns não tinham sobrenome até há pouco. No entanto, segundo os materias descobertos e analizados recentemente,hoje em dia comprova-se que não só pessoas nobres mas pessoas comuns também tinham sobrenomes.

  Enfim, o uso de sobrenome tornou-se obrigatório para todos os povos japoneses pelo decreto estabelecido em 1875. Desde então todos os japoneses têm tidos sobrenomes além dos nomes.

  Como quem gosta de cultura japonesa sabe, os japoneses colocam sobrenome primeiro e nome em segundo na hora de preencher quaisquer documentos, contrário do costume brasileiro.Dentre colegas de trabalho, costumam-se chamá-lo de sobrenome, também diferente do costume brasileiro.Chamaria seu colega de trabalho pelo primeiro nome, caso tenha amizade muito profunda.

  Há muitas diferenças nas duas culturas : cultura japonesa e culutura brasileira.

  Falando em nomes, quando eu era criança, uma empresa chamado de S&B lançou salgadinhos com primriros quatro,cinco sobrenomes mais comuns do Japão. Eu me lembro que comprei todos os salgadinhos com sabores diferentes para experimentá-los.



  Ah, eu me lembrei de outra coisa a respeito de nome. Eu tinha um amigo cujo sobre nome era " I ".

  Sim. Era " I ". Por incrível que pareça, era um vogal só.

  Como era nome tão cruta que acabamos colocando "Kun" (se usa para menino) depois do sobrenome com objetivo de facilitar a pronúncia e chamava ele como IKUN como se fosse um sobrenome.

  ;)

Comentários
14 Comentários

14 comentários:

Tiago Bontempo disse...

Eu pensava que Tanaka seria o primeiro... Interessante.

Sugestão: faça um post com os nomes mais incomuns depois =D

Liziane Zimmer disse...

Olá yuki-san!

Nossa! Nem sei por onde começar a falar, acho que me apresentando primeiro!
Meu nome é Liziane, sou professora de História e gosto muito da cultura japonesa! Seu blog foi uma grande surpresa! Estava procurando por blogs de japoneses em Porto Alegre e o seu foi o único que apareceu. Já li muitos depoimentos de brasileiros que moraram no Japão, mas nunca tive a oportunidade de ver um japonês falar sobre sua própria cultura ou seu olhar sobre o Brasil. Por isso acho seu blog muito importante! Por favor, continue escrevendo! Tenho tantas coisas para falar que não será possível fazê-lo em um só comentário, então farei aos poucos. É difícil ter oportunidade de conversar com japoneses aqui no Brasil, principalmente se você não os conhece já que são reservados. Estudo na UFRGS no prédio da letras e lá tem muitos orientais, não só japoneses, e fico morrendo de vontade de conversar com eles, mas como não os conheço não tenho essa oportunidade. Espero que você me permita matar esta vontade e conhecer coisas sobre o japão que só um japonês poderia mostrar. Se possível,gostaria de trocar e-mails, pode ser? O meu é liziane_zimmer@yahoo.com.br

Abraço!
Liziane Zimmer

Yuki disse...

Obrigado pelos comentário.
Pois é,Tiago.
Tanaka é um dos nomes mais comuns.
Vou pensar sobre sua sugestão.
;)

Rafael M. disse...

Muito legal o post, parabéns
Não encontrei meu sobrenome na lista...
Tenho interesse em aprender a língua, mas nem sei por onde começar
Interessante que esses nomes aparecem em vários animes e seriados

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário.
Sobrenomes que aparecem no animes não devem estar na lista, pois autor do anime usa nome especial normalmente.
;)

Anônimo disse...

Ahhh: WATANABE o sobre nome do meu primo hahhhahaha

Otaku Kurama disse...

Eu encontrei nomes interessantes, de personagens de Anime:Aoki(Bakuman), Matsuda(DeathNote), etc.
Mas tem um que me surpreende muito, e este é Takahashi, porque lembra o meu amigo Yu Takahashi^^!!!

Otaku Kurama disse...

Eu encontrei nomes interessantes, de personagens de Anime:Aoki(Bakuman), Matsuda(DeathNote), etc.
Mas tem um que me surpreende muito, e este é Takahashi, porque lembra o meu amigo Yu Takahashi^^!!!

Bruno Roxo disse...

minha namorada tem dois sobrenomes, um é Shinmyo e o outro é Kuni, é sobrenome comum?

Yuki disse...

Os dois nomes não são comuns.
;)

Renato Kunz disse...

E Kashimoto (Sumire Kashimoto), é comum? Sei que também existe Kishimoto.

Yuki disse...

Kashimoto não é muito comum.
Kishimoto é um pouco mais comum do que Kashimoto.
;)

Anônimo disse...

Shiraishi e Motubo são sobrenomes comuns?!
Valeu!!!

Inaye Franca disse...

I euhauhe tenso
pessoas q eu conheço/famosos q já ouvi falar com esses sobrenomes são: Steve Aoki & Ana Yoshida, conheci amigos q tinham o nome de Amanda Akashi e Gabriel Hiroshi *-* sobrenomes lindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics