segunda-feira, 13 de junho de 2011

Valentine's Day : Dia decisivo para japonês


  Aos caros leitores

  Acabamos de passar o dia dos namorados aqui no Brasil.

  Será que existe o dia dos namorados no Japão?


  A resposta é "Não". No entanto,há uma data que tem significado mais ou menos igual. 

  Eu estou falando do Valentine's Day : Dia 14 de Fevereiro.
  
  Entretanto,o Valentine's Day do Japão é bastante diferente do Valentine's Day nos  paíeses ocidentais, por três características a seguir.
  1.   As mulheres dão presentes para os homens. 
  2.   Os presentes são chocolates.
  3.   É considerado como uma ocasião na qual as mulheres revelam o seu sentimento para os homens.


  Dizem que este costume começou a divulgar-se na segunda metade dos anos 70 por iniciativa das empresas de chocolate visando o aumento da venda dos produtos.

  Eu começei a freqϋentar à escola de ensino fundamental extamamente nesta época. Na minha memória, só aquele bonitão da classe recebia muitos chocolates das várias garotas no dia e a grande maioria dos meus amigos não recebia nada que nem eu.

  No Valentine's Day, eu sempre ia à escola com bastante expectativa de receber chocolate de alguma garota. No entanto, eu nunca recebi nenhum chocolate ao longo da vida escolar, o que sempre me desvalorizava como homem.

  A única mulher que sempre me dava chocolate no dia foi minha mãe, o que não valia para nada..... risos

  Todos os anos o meu pai trazia váríos chocolates que recebeu das colegas de trabalho. Este tipo de chocolate chama-se "Giri Choco", o que significaria chocolete dado por obrigação, cujo único objetivo era dar-se bem com colegas de trabalho.

  Na verdade, este costume não foi bem aceito tanto por mulheres quanto por homens.

  Porque as mulheres precisam gastar muito dinheiro para comrpar chocolates para todas as colegas de trabalho. Além disso, para mulheres foi muito difícil de escolher as pessoas para quem dar chocolates, pois quem não recebeu chocolate fica chateado e pode dar consequência negativa no ambiente de trabalho posteriormente.

  Para homem também há desvantagens. 

  Porque há White Day,dia 14 de março, no qual os homens precisam dar presentes de volta para mulheres que deram chocolates.Normalmente eles costumam dar marshmallow,biscoito e bala como presentes de volta. No entanto, os homens também precisariam gastar dinheiro para recontribuir para as mulheres.

  Portanto, um levantamento realizado em 2006 indica que 70 % das mulheres e 50 % dos homens são contra este tradição. E há até uma opinião na qual considera este costume como assédio sexual.

  Eu acho estratégia da empresa de chocolate e assimilo este costume à Pascoa daqui no Brasil, na qual os brasileiros comem chocolates também.

  Acho que tanto mulher quano homem pode revelar seu sentimento a qualquer momento e pode dar qualquer presente que quiser para demonstrar seu sentimento.Não precisa ser no data determinado..

  Como os japoneses gostam de sistematizar tudo,criou até um sistema de revelação do seu sentimento....

  P.S. Eu recebi chocolate só uma vez durante a vida inteira, de uma mulher, com quem só troquei cartas por anos que nem Saiko e Miho do Bakuman
 
  ;)
Comentários
8 Comentários

8 comentários:

Aventureira maluca. disse...

ooo gente vou mandar uma caixinha garoto para vc rsrsrs

bjs
p/s adorei seu blog.
se quiser me add no hotmail: fthirza@hotmail.com

Caroline In The City disse...

Tadinho... te desejo todos os chocolates do mundo inteiroooooo. Abraços

Yuki disse...

Obrigado pelos comentários.
Apesar de gostar de chocolate,se eu comer muitos chocolates, eu vou me tornar uma bola!!
;)

Anônimo disse...

oooohhhhh, Yukipoa-sensei! Não fique triste. Pode deixar comigo, vou te mandar uma barra de chocolate da Garoto de 1 kilo. =D

Mas por que você nunca ganhou chocolates? Se você se parece com o avatar que você usa aqui no blog você é bonito sim, não tem o porquê não ganhar chocolates. Como eu sou feia de mais da conta, o minimo que eu ganharia era xingos tipo: o bruaca, filha do cafifoso (cafifoso é o mesmo que diabo), trombada de caminhão com carroça de burro. kkkkkkk!!!!

Abraços, sensei!

Otaku Kurama disse...

Bom Post!Inclusive tem um Capitúlo do Bakuman, que o nome é Chocolate e Next, que a Azuki dá para o Mashiro uma caixa de lápis de chocolate^^!!!
Para você, muitos Chocolate No Jutsu!

darkest disse...

ri muiito aq :) otimo post! agora c vai receber os bonbons!! bom, aq a pascoa nao é muito assim, ao menos na bahia temos todo o aspecto tradicional/religioso que a envolve. de resto, sorte com os chocolates :)

Daniel Carvalho disse...

Olá, yukipoa! Obrigado pelos artigos sobre a cultura japonesa, são bastante ricos.

Fiquei com uma dúvida sobre a troca de chocolates: se a garota presenteia o rapaz como forma de demonstrar afeto, esse afeto é necessariamente romântico, ou amigos também o fazem?

E se o rapaz recebe o chocolate mas não se interessa pela moça, será muita grosseria dele não devolver o presente, ou cria-se uma "necessidade" de retribuir?

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário,Daniel.
Se quiser relacionamento bom com essa menina,seria melhor dar presente de volta.
;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics