sexta-feira, 10 de junho de 2011

Como criar um grupo de idolos no Japao?


  

  Aos caros leitores

 Gostaria de lhes apresentar um grupo musical do Japão hoje.

 Eis AKB48.

 Como já faz bastante tempo que elas fizeram sucessos, quem gosta de cultura japonesa deve conhecer.


  Antes de falar sobre o grupo, vou lhes apresentar sobre grande produtor Yasushi Akimoto que criou este grupo AKB48.

 Na verdade, ele criou um grupo de idolos femininos chamado de Onyanko Clube ( Clube de gatinhas ) no meado de anos 80, que fez também grande sucesso.


Ele começou um programa de TV que passava no final da tarde, no qual as japonesas bonitinhas que equipe dele escolheu participavam deste programa e cantavam músicas que Akimoto compôs. Na época, muitos garotos inclusive meus amigos assisitam este progrma loucamente.

No entanto,a popularidade do programa não durou há muito tempo e o grupo Onyanko Clube se dissolveu ao encerrar o programa em 1987.

Akimoto continuou a trabalhar como letristas para grandes idolos daí em diante.

E quase duas décadas depois, ele criou outro grupo musical AKB 48 novamente ,em 2005. Quando ele o criou, a idéia principal era formar um grupo de idolos femininos que o público comum pode assistir o show delas de bem perto com mais facilidade.

Por isso mesmo, desde início ele reservou um teatro relativamente pequeno, onde os membros do AKB 48 vai fazer show até 3 vezes diariamente. Assim, os fãs do AKB podem assistir o show delas quando quiser, o que aproximaria a relação entre idolos e fãs.

O nome AKB vem do nome do bairro AKiHabara, que é famoso tanto por ser bairro onde tem produtos elétricos quanto por ser bairro onde se reunem OTAKU (manias) . Aliás, o teatro onde AKB 48 faz show fica no bairro Akihabara.

AKB 48 é composta de 48 garotas, bem selecionadas que conseguiram passar por várias etapas. Este 48 membros são divididos em três grupos: grupo A, grupo K e grupo B. Cada grupo tem 16 membros e uma delas seria lider do grupo.

Um grupo determinado faz show no teatro citado no horário determinado do dia.Por isso, fãs de alguma garota determinada pesquisam o agendamento do show de cada grupo no site e vão ao local para ver o seu idolo de perto, o que satisfaria os desejos.das fãs.

Como é impossível todos os membros participarem de um programa de TV ao mesmo tempo, só aquelas garotas selecionadas podem participar do programa. Para tanto, realiza-se uma votação de popularidade por fãs, periodicamente.

Só quem comprou single (CD mini) recebe um tiquete especial com qual podem fazer votação. Bah,é uma estratégia de marketing e tanto....

Ontem o resultado da terçeira eleição sobre a popularidade dos membros da AKB foi divulgado na imprensa oficialmente. Vou colocar a lista de até oitavo lugar a seguir.


Nome
Grupo
Votos
 Fotos
1
Atsuko Maeda
A
139,892

2
Yuko Oshima
K
122,843

3
Yuki Kashiwagi
B
74,252

4
Mariko Sinoda
A
60,539

5
Mayu Watanabe
B
59,118

6
Haruna Kojima
A
59,920

7
Minami Takahashi
A
52,790

8
Tomomi Itano
K
45,227



Quem ficou no primeiro lugar tem direito de cantar no centro do grupo durante o show, o que lhe dá privilégio de se destacar entre todos os mebros do grupo.......

É muito sistemático,ne? Até demais......É só os japoneses que são capaz de aplicar este método tão complexo......

Aliás, o mundo de celebridade é tão organizado e porque só dá confusão na política japonesa ultimamente? ? ? ? ? ? ?

;) 

Comentários
10 Comentários

10 comentários:

SubHeaven disse...

Muito interessante o artigo. Eu era fã do Morning Musume até a sexta geração. Depois disso as notícias sobre elas começou a sumir assim como a minha empolgação.

Até queria lhe fazer uma pergunta. Pra quem assiste aqui do ocidente, a impressão que se tem é que depois de BoA, o mundo musical asiático foi tomado por grupos koreanos (2NE1, SNSD, Big Bang, Super Junior, U-Kiss, etc). Essa é realmente a realidade para quem está lá ou é só eu que acompanho aqui de longe que nota isso?

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário.
Os cantores coreanos estão entrando no mercado japonês.
É uma moda neste momento e vai continuar daqui para frente também.
Mas,não vai durar a meu ver.
No final, os japoneses preferem artistas japonesas como os coreanos preferem artistas coreanos.
;)

Anônimo disse...

Olá!Encontrei seu blog apouco tempo e achei muito interessante.Tem outro blog que tb acho legal,"o Japão e os japoneses", mas ao contrário, um brasileiro que mora no Japão.Adoro esse textos que falam sobre diferenças culturais^^Vc poderia fazer um post sobre os tipos sanguíneos,parece ser muito popular no seu país (o meu é B^^).
E falando sobre música,isso me lembrou uma ocasião constrangedora em que fui ao meeting de uma banda japonesa e falei konnichiwa errado para alguns dos músicos... D:
KKKKKKKKK

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário.
Sim.Eu já tinha acessado esse site que você me indicou.
Mas,parece que o autor desse blog parou de colocar posts..
Na verdade, eu estava pensando em escrever sobre os tipos sanguíneos.
Vou pesquisá-los.
;)

Ana disse...

Olá gostaria que vc fizesse um Post sobre o Morning musume e o hello project, adoro o seu blog ^^

brenda disse...

gosto mesmo é do MOrning Musume e W double you

Anônimo disse...

Gosto do morning musume e dream morning musume e da hello project.Já akb48 nao é a minha cara.Gostaria q vc colocasse alguma coisa do morning musume.

darkest disse...

nossa...lindas mulheres. :) sorte para as idols. alias, vc sabe em q ano surgiram as primeiras idols? foi esse msms q vc falou? abraços

atsumina disse...

estava eu a pesquizar coisas sobre o japao tentando esquecer um pouco o meu grupo idol japones favorito e encontrei este blog, comecei a ver os post e chego a este xDD AKB48 segue me para todo o lado kkkkkk a minha favorita e a takahashi minami, tambem gosto muito da maeda atsuko mas e pena que ela tenha saido das AKB :/ bem sem ser isso , gosto muito do seu blog :D

Anônimo disse...

Ola Yuki,
Como ja postaram houve epoca em que grupos de rapazes faziam sucesso no Brasil, por tempo limitado. Para os jovens brasileiros esses tipos de grupos parecem infantil e ate brega. O nivel de maturidade dos jovens brasileiros e japoneses na mesma idade e muito diferente, os japoneses sao mais infantis.
Mas, os fas de grupos como AKB nao sao so adolescentes, tem muito marmanjo tambem. Coisa que no Brasi nao acontece. Nao estou criticando so colocandoa s diferencas como vc. Abraco.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics