domingo, 26 de fevereiro de 2012

Você comeria peixe vivo!?


  Ao caro leitor

  Você gosta de peixe cru ( Sashimi )?

  Apesar de eu ser japonês, eu não gosto de sashimi.


  Quando eu morava no Japão, eu não tentava comer nem um pedaçinho.

  Na verdade, eu já tinha comido sashimi algumas vezes. Só que não senti o sabor do peixe. Em vez do sabor do peixe, eu sentia só sabor do Syouyu e do Wasabi.

  Resumindo, eu não achei gostoso. Eu não entendia por que os japoneses gostam tanto de Sashimi!?

  Depois que eu vim ao Brasil, eu já me encontrei com muitos brasileiros comendo Sashimi,dizendo que é muito gostoso.

  Acreditando nas palavras deles, eu experimentei Sashimi depois de passar décadas sem comê-lo..

  Aí eu achei até gostoso.Quando eu colocava peixe cru na minha voca, parecia que sashimi se derretia em cima da minha língua.

  Era bem diferente do que eu comia no Japão. Talvez eu tivesse comido Sashimi bem barato, de qualidade baixa lá no Japão.

  Por falar em Sashimi, eu acredito que comer peixe cru era considerado como uma ação bárbara há algumas décadas aqui no Brasil.

  Só que na última década o costume de comer peixe cru tem sido aceito pelos brasileiros cada vez mais e parece uma moda hoje em dia,ne?

  Como nossos hábitos mudam!!
  Então,você poderia comeria peixe vivo???

  Normalmente a restaurante especializado em Sushi tem um aquário, no qual diversos tipos de peixes estão nadando.


  Quando um cliente pedir peixe vivo, o Sushiman pega o peixe solicitado do aquário e segue procedimento para oferecer peixe no estado vivo num prato ao cliente.

  Apesar de que as partes do corpo do peixe estão cortadas, a cabeça e rabo da peixe ainda mexe. O cliente come as partes do corpo vendo peixe mexendo...

  Este tipo de prato chama-se IKIZUKURI. Além de poder comer na restaurante de alta padrão nas cidades, você poderá comer na hospedaría típica japonesa (Ryokan), que fica no litoral, famoso por fruto do mar.


  Eu, pessoalmente, nunca comi esse peixe vivo, pois eu nem gosto de Sashimi. Eu come peixe quando está assado.

  Você comeria peixe vivo???

  Por último, vou lhe avisar que os japoneses não vão comer cachorro como eu coloquei num post.

  ;)



Comentários
14 Comentários

14 comentários:

Hugo disse...

Acho que vc é o primeiro japonês que vejo que não gosta de sashimi.
heheheh
Bom, mas eu já também conheci uam japonesa que não gosta de karaokê, nem me abalo mais com essas coisas.

Gosto de sashimi, mas não de todos.

Já prevejo alguém falando que é crueldade deixar o peixe agonizando enquando come ele.

Qaundo era pequeno me lembroq ue minha tia fazia as vezes sashimi de frango, uma delícia.

Ainda quero experimentar sashimi de bode.

Anônimo disse...

Faz muitos anos atrás eu vi uma matéria no japão falando sobre isso e os especialistas em sashimis falaram que isso é besteira. É mais para o restaurante promover sua comida porque dá a falsa impressão que é mais gostoso. O certo é pegar direto do habitat no mar e fazer um corte perto do rabo e acho que no pescoço e drenar o sangue e não lembro se tira a barrigada ou se jogava direto no gelo para conservar o sabor. Se pescar no mar e transportar até o restaurante e por no aquário o peixe fica estressado e tipo doente de estress, e além disso pega o gosto da agua do tanque e da ração que eles alimentam enquanto não vende aquele peixe. O peixe deixa de ser saboroso.

押田 ~龙 disse...

Eu gosto de comida japonesa alias eles tentaram no Brasil fazer com que o peixe entrasse mais na alimentação brasileira, mas não conseguiram . Peixe ai e caro e os mais baratos dependendo de onde vc compra são mal conservados e os outros frutos do mar nem se fala o mais conhecido e camarão e caviar que e ova de peixe e o olho, so para rico, poucos sabem que e ova de peixe. Na minha família comíamos peixe, mas so depois e procurar muito
e minha mãe congelava logo e tínhamos peixe para a semana.
Aqui no japão fiquei tao feliz com o preço do peixe e descobri gosto por vários frutos do mar gosto de sashimi, amei tako, ika, hotate comidas que realmente vejo que poucos brasileiros gostam, peixe cru ate vai(salmao e maguro), mas não comem moluscos e outros frutos do mar.
Tudo e questão de costume, paladar e não ter medo de pelo menos experimentar. Soube que suhsi e bem popular ai no Brasil ja, mas ja fui e achei as adaptações boas, mas ainda sim a variedade e pouca devido ao preço dos frutos do mar ai. Acho que se voltasse para o Brasil morreria de saudade das comidas daqui e princialmente sushiya. O que eu sinto falta e saudade do Brasil e o cafe o po para passar vendido no mercado japonês faz cafe fraco, e sinto saudade da quantidade de cereal e barato que tem no Brasil minha alimentação era bem saudável ai, a do japonês também e compartilho, mas japonês não come muitos cereais linhaça aqui e o olho e não vende em mercado comum, aveia tem, mas pouco e meio caro mas eu procuro bem e me viro mas o cafe ta difícil...

押田 ~龙 disse...

Vc come peixe ai em Porto Alegre?
O que vc achou?
Você já foi ver peixe no chamado Mercado Publico? O que achou da conservação?

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário.
Eu já fui ao Mercado Público e vi peixe lá.
Só que eu nunca compre peixe na minha vida.
Porque cozinhar peixe exige mais do que cozinhar carne.
;)

Renato Kunz disse...

Antes me incomodava bastante a ideia de comer peixe cru, hoje faço isso com todo o gosto. Foi um pouco perturbador ver a cena do peixe agonizando com as partes do corpo ao lado prontas para serem banqueteadas, mas tudo é uma questão de adaptação, quem sabe um dia eu não estarei me deliciando com um desses IKIZUKURI.
Mas por enquanto o meu limite é o peixe cru e morto.

Anônimo disse...

tomodaty mudanças enganou dekaseguis

Josemar disse...

Come peixe vivo não deve ser fácil eu não consigo comer nem ele cru.

VictorHugo disse...

Acho uma tremenda maldade com o peixe vivo por ser desnecessário. Não muda nada mata-lo e alguns minutos depois come-lo, precisa do bicho sentir dor, sofrimento... sei lá o que ele sente?! Não precisa!

Bianka Martínez disse...

Comeria sashimi, porém acho que a forma que comem o peixe vivo é crueldade :( .

Anônimo disse...

Eu adoro o sushi, e não tudo é peixe vivo!
Se você pede comida chinesa delivery, pode comer outras coisas diferentes.
Acho que é muito importante experimentar tudo e depois falar se e gostoso o não é.

Vevielle disse...

Adoro sashimi mas não comeria o peixe vivo ainda se debatendo não! De preferência que ele tenha sido morto de forma rápida e indolor, pensar nisso é muito estranho. >_<"""""

Vanessa disse...

Eu sempre fui bem chata para comer, mas com a comida japonesa não tenho esse problema. Se bem feita, posso saborear tudo - ou quase tudo. Mas peixe vivo, sinceramente eu não seria capaz. Até porquê é muita crueldade não matar o pobre bicho antes de comê-lo... T.T

Max disse...

Já que o animal vai ser morto pra consumo, que seja feito da maneira mais rápida possível.
Essa prática do peixe ali agonizando, se debatendo de dor e de falta de oxigênio, é mais uma das crueldades do ser humano. Talvez em algum futuro essa prática seja banida até no Japão (como já foi banida em alguns outros países, como Austrália, por exemplo).
Eu nunca gostei de peixe ou frutos do mar, então não comeria nem peixe morto ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics