terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Como você pode fazer "comidas japonesas" no Brasil!?

Untitled Document
  Ao caro leitor

  Você gosta de comida japonesa?

  Sim!?

  Você gosta de Sushi, Sashimi ou Yakisoba por acaso!?


  Quem está acompanhando este blog já deve saber que Yakisoba não é comida japonesa mas comida chinesa, como eu já tratei num post neste blog.

  Além disso, os japoneses em geral raramente comem Sushi e Sashimi ( peixe cru ) no dia-a-dia. Isso é estereótipo em relação à comida japonesa pelos estrangeiros.

  Se você pensar que os brasileiros não comem churrasco no dia-a-dia, já dá para imaginar que os japoneses também não devem comer Sushi e Sashimi,ne?

  Então, que tipo de comida os japoneses comem no cotidiano!???

  Não se sabe,ne?

  Como eu morei no Japão até aos 25 anos de idade, “comida japonesa” é a melhor comida do mundo para mim.

  Portanto, mesmo morando há bastante tempo no Brasil, eu ainda sinto muita saudade da "comida japonesa", apesar de não sentir tanta saudade das outras coisas.

  Por isso mesmo, eu sempre procurei  fazer “comidas japonesas” só com ingredientes que posso comprar aqui em Porto Alegre, onde tem dificuldade de comprar ingredientes importados do Japão, para que o ambiente seja mais agradável nos ascpectos alimentar.

 A apresentação das "comidas japonesas" neste post é um fruto de meus esforços ao longo da 14 anos na permanência no Brail. Espero que isso ajude a você fazer “comida japonesa” na sua cidade.

  Então, vamos lá!!

Ingredientes
<Quantidade para 6 pessoas>
1 pacote de caril (120 g )
Carne 250 g
2 cebolas ( 400g )
1e 1/2 batata ( 230g )
½  cenoura ( 100g )
Óleo 1 colher grande
Água 850 ml
    Apesar de que caril é comida indiana, caril japonês é um dos pratos preferidos dos  japoneses de todas as idades. Quase todas as crianças gostam de caril japonês.
    Até há pouco tempo, como não podia comprar um pacote de caril japonês em Porto Alegre, eu comprava em Liberdade de São Paulo quando eu ia para lá. Contudo, a partir da segunda metade do ano passado, eu tenho visto este produto no supermercado Bourbon de Porto Alegre.
    Caso você consiga comprar este produto, você não tem como cozinhar errado. Quem gosta de comida picante vale a pena cozinhar caril! Você vai adorar!!


Ingredientes
<Quantidade para 2 pessoas>
Arroz 350g
Carne de vaca 100g
Cebolinha metade
2 Ovos
Sal um pouco
Óleo  1 colher grande
Saquê 1 colher grande
Pimenta de reino um pouco
Syoyu  1 colher pequeno
    Apesar de que Chahan é comida chinesa, Chaahan também é um dos pratos preferidos dos  japoneses. O segredo de fazer Chahan gostoso é o momento de colocar ovo na frigideira. Você precisará colocar arroz logo depois que você colocar ovo na frigideira.
    Quem gosta de Dray Currey, basta colocar o tempero de caril no Chahan pronto e mistura bem. Assim, Chahan se transforma em Dray Currey!! ;)

Ingredientes
<Quantidade para 24 unidades>
Guisada de carne suíno 150g
Repolho chinês 150g
Cebolinha chinês 40g
Cebolinha 5cm
Alho metade
Gengibre um pouco
Massa para Gyouza 24 unidades
Água quente 1/3 de copo
Óleo 2 colheres grandes
Saquê 1 colher grande
Syoyu ½ colher grande
Sal ¼ colher pequeno
Pimenta de reino um pouco
    Apesar de que Gyouza é comida chinesa, Gyouza já faz parte da comida japonesa hoje em dia. Há até um restaurante famoso especializado em só Gyouza no Japão, cujo nome é “餃子の王将( Gyouza no Ousyou )”.
    Eu nunca tinha imaginado que podia fazer Gyouza aqui em Porto Alegre. Porém, eu descobri que dá para fazer Gyouza bem gostoso em casa.
    O segredo é que você pode usar massa para pastel no lugar de massa para Gyouza vendida lá no Japão. Eu experimentei isso e deu certo!!

Ingredientes
<Quantidade para 2 pessoas> 
Tofu  300g
Guisada  100g
Cebolinha metade
Alho  metade
Gengibre  um pouco
Toubanjan um colher pequeno
Óleo 1 colher grande
Miso  1 colher grande
Saquê 2 colheres grandes
Syoyu  1 colher grande
Açúcar ½ colher pequeno
Água  um copo
Katakuriko 2 colher pequeno
    Apesar de que Mabo Douhu é comida chinesa, Mabou Douhu também já faz parte da comida japonesa hoje em dia. Não existe restaurante chinês onde não oferece este prato.
    Comprando com outros pratos, dá um pouco de trabalho para arrumar todos os ingredientes a serem utilizados neste prato.
    Contudo, você pode comprar tudo numa loja especializada nos produtos japoneses que fica dentro de mercado pública em Porto Alegre.
    O que você precisa comparar lá é Tofu e Toubanjan que deixa prato picante. Quanto aos outros ingredientes tais como Syouyu , Saqué e Miso, você pode compra-los no supermercado Bourbon.
    Pela receita, precisa-se de Katakuriko. Porem, eu usei Maisena e deu certo!!
    Quem gosta de comida picante vale a pena fazê-lo!!

                            Niku Jyaga                   Ingrediente
<Quantidade para 2 pessoas>  
Carne de vaca  150g
Batata  300g
Cenoura  70g
Cebola  100g
Vagens  30g
Gengibre um pouco
Água um copo
Açúcar 1 e meio colher grande
Saquê 3 colheres grandes
Syoyu 2 colheres grandes
    Niku Jyga é um dos pratos mais popular que homem queria que mulher fizesse para homem.
    O segredo de fazer Niku Jyaga gostoso é usar carne fatiado de vaca . Só que normalmente não há carne fatiado de vaca  no Brasil. Portanto, eu comprei entrecot e tentei cortá-lo o mais fino possível e deu certo.
    Não leva muito tempo para fazer este prato. ;)


  Como você notou na lista apresentada acima, os japoneses comem muitas comidas chinesas tanto na casa quanto na restaurante.

  Na verdade, as comidas japonesas e tradicionais são muito difíceis de fazer, pois a culinária japonesa basea-se em peixes e não tem como comprar a grande maioria deles no Brasil. Portanto, é quase impossível fazer comida japonesa tradiconal no Brasil.

  Entretanto, você conheceu pelo menos alguns pratos principais que os japonese comem no dia-a-dia no Japão e deixou de ser pessoa estereotípica, ne?

  Que tal experimentar "comida japonesa"!?

  ;)

Comentários
12 Comentários

12 comentários:

Carlos Campos disse...

Muito interessante este post! Acho que só faltou o "modo de preparo", pois você só listou os ingredientes.
No youtube você consegue uns videos de preparo do NikuJyaga, mas caa pessoa adiciona um ingrediente de acordo com sua preferência.

Abraço,
Carlos

Anônimo disse...

Já fiz todos esses, até da foto, o misso lamen. Achei dificil o guioza porque precisa de nirá e da carne suina moído. Aqui no Brasil não vende e nem adianta pedir para moer no açougue porque a vigilancia sanitaria não deixa que eles misturem a carne de porco no moedor. O jeito é ter um moedor, usar um processador ou usar tecnica ninja com a faca e picar super bem.

Semana passada fui na Liberdade, passei no Lamen Kazu mas como tava muito calor resolvi não comer lámen, comi um okonomiyaki de frutos do mar no Mussashi. Quando eu vou p/ lá prefiro comer esses pratos pois sushi, sashimi, yakissoba já tem em todo canto né.

Marcelo disse...

Legal mas, e o modo de preparo? Sem isso esse post de "Como você pode FAZER..." não serve pra muita coisa certo?

yukipoa disse...

Obrigado pelos comentários.
Pois é.
Eu ia escrever o modo de preparo.
Mas, acabei não colocando no post por causa da preguiç.
;)

TaTiTa disse...

Ahhh adoro seu blog.
Sou paulista, morei no Japão, soou sansei e hoje moro em Canoas, mas trabalho em Porto Alegre.
Sinto uma saudade imensa da minha marmita japonesa, e de fato nunca conseguirei fazer aquelas comidas, porque mais da metade ue nem sabia o q era..HSAUHSuaHsuaHS

mas sempre q posso eu faço udon, gyudon e lamen, e toda vez q eu falo pras pessoas q japones não come sushi todos os dias eles acham q eu to mentindo!!!

Lady Baginski disse...

Adorei as dicas de ingredientes que podem ser achados, espero que aqui na Serra Gaúcha também tenha como achar essas coisas pra que eu possa tentar fazer algumas dessas receitas.

Eu entendo a preguiça de postar o modo de preparo das receitas, mas se eu não achar explicação em algum lugar vou pedir pra você, sensei.

Até logo e com sempre, parabéns pelo seu blog.

Liziane disse...

Oi Takeuchi-san!

Meu assunto preferido!

Bom,eu já tive oportunidade de experimentar comidas japonesas, tanto feitas por mim quanto feitas lá na ACJ!
Eu já fiz aqui em casa o Tamagoyaki que eu adoro, kitsune-udon, oyakudon, subuta e missoshiro...
Na ACJ eu tive oportunidade de comprar nikuman, que é uma delícia, gyoza, chicken katsu, e o famoso lamen!
Mas ainda existem outros pratos que eu quero fazer, mas não encontro igredientes ou eles são muito caros, mas eu não vou desistir!

celia disse...

nossa queria muito a receita de amendoim com iroco,ou seja guaru salgado

Vanessa disse...

yuki-sensei,

Eu estou louca pra fazer Oniguiris. Mas as receitas que encontrei na net são divergentes. uns dizem que têm de pôr açucar, outros que não precisa sal. Você tem a receita correta? Já tenho o arroz japonês e a alga... Agradeço!

yukipoa disse...

Oi,Vanessa!
Que eu saiba, precisa colocar um pouco de sal para oniguri mais para conservar oniguiri durante viagem.
Normalmente os japoneses colocam salmão assado e salgado dentro.
;)

Vanessa disse...

Obrigada, Yuki-sensei!

Vou me esforçar para ver se acerto. Infelizmente eu sou PÉSSIMA para cozinhar, uma desastrada de carteirinha, daquelas que derruba tudo e sempre tropeça! Deve ser por isso que não caso! kkkkkkkkkk :O

mas se eu conseguir acertar o ponto, mando a foto com o Oniguiri! Vou ve se cozinho ainda hoje :D

ありがとうございます!!!

David disse...

É muito rico comida japonesa, eu gostaria de perguntar em resurantes diferentes que eu vá. Todos fim de semana nos reunimos com amigos para pedir comida
japonesa e comer enquanto conversamos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics