segunda-feira, 2 de maio de 2011

Yakisoba não é comida japonesa !!?



Vocês gostam de comida japonesa?

Sim? Qual é sua comida preferida?

Yakisoba??

Yakisoba não é comida japonesa, mas comida chinesa.

   Muitos brasileiros acham que Yakisoba é comida japonesa, mas não é. Aliás, palavra “Yakisoba” é em japonês e significaria macarrão assada se traduzir ao pé da letra.

No entanto, japoneses do Japão comem comida chinesa no dia a dia e Yakisoba já faz parte dos pratos preferidos entre os japoneses há muito tempo. Portanto, talvez não haja problema de incluir Yakisoba na comida japonesa....

Então, qual é prato típico japonês que vocês conhecem?

Sushi e Sashimi?

Sim. Sushi e Sahimi são comidas japonesas autênticas. Ninguém vai duvidar isso.

Contudo, gostaria de corrigir os preconceitos dos brasileiros em relação à culinária japonesa aqui.

Sushi e Sashimi são comidas japonesas. Porém, os japoneses não comem só isso no dia a dia como brasileiros não comem só churrasco diariamente. Aliás, Sushi e Sashimi são considerados como comida meio cara lá.

Eu não gosto de Sahimi, apesar de ser japonês autêntico. Risos

Eu gostaria de lhes apresentar uma comida japonesa muito gostosa, que muitos brasileiros não conhecem.

Eis “Unagi”. 


É enguia, que é um tipo de peixe.

Quando falar de enguia, vocês imaginariam um peixe não agradável visualmente. Entretanto,quando Unagi é cozido, é a outra história.

Unadon é um prato que coloca Unagi cozido em cima do arroz cozido junto com molho especial e tempero.

Bah! É uma delícia.

Morando no Brasil há 13 anos, eu nunca comi um peixe tão gostoso como Unagi. Caso vocês tiverem oportunidades de comê-lo, esquecendo o fato de que é uma enguia, vale a pena experimentar.

Com certeza, vocês vão adorar!!

No Japão, se comer no restaurante especializado no Unagi, custaria pelo menos 35 dólares ( equivalente a 65 reais ). Mas, não vão se arrepender.

;)
Comentários
14 Comentários

14 comentários:

Anônimo disse...

Eu adoro unagui, mas mesmo pro japonês não é tão barato, né.

Shey Itiki disse...

O preco depende do lugar q vc vai,tanto o sushi, sashimi e o unagi, tem lugares super baratos e lugares super caros...eh mais tipo depende que quem faz e o restaurante.
Eu gostava muito, mas faz um tempao que ja nao como mais pois agora sou vegetariana, mais recomendo hehe.

Bewe disse...

ue, eu achei q a tradução ao pé da letra seria macarrão frito, e não assado oo' ja sabia que o yakissoba era chinês ^^ otaku pesquisa tudo de japão mesmo XD

Anônimo disse...

Yakisoba é comida japonesa sim, baseado em uma comida chinesa que é o macarrão chop suey que é um pouco diferente. Vai carne de porco, lula, camarão e os vegetais.

E sushi e sashimi não é considerado comida cara lá não. É relativamente barato pois o japão é praticamente uma ilha e tem bastante peixes e frutos do mar. O caro lá é carne bovina, lá não tem pastos como aqui no Brasil. Aqui que é caro o sushi porque usa ingredientes que muitas vezes é importado desde o arroz, a alga, o wassabi, vinagre de arroz, saquê e etc.. Lá esses ingredientes são comuns. E o Brasil é um país que não é abundante em peixes por causa da corrente marítma, águas quentes, diferente do Chile por exemplo que tem corrente de águas frias.

E não dá para comparar o sushi e sashimi com o churrasco. O sashimi é só fatiar o peixe e o sushi também é bem prático e rápido. No mercado de lá tem um pozinho que joga na arroz e pronto, depois é só moldar. E tem um monte de peixaria lá para comprar o peixe fresquinho. Agora o churrasco você precisa ter uma churrasqueira, colocar fogo no carvão e etc.. Não é algo prático para se fazer no dia a dia.

Naqueles kaiten zushi no Japão sai baratinho, é que nem fastfood. E tem gente que come todo dia, como um amigo meu.

Yuki disse...

Agradeço a todos que deixaram mensagens. Não sabia que tinham tantos brasileiros que conhecem bem sobre comida japonesa.
Tudo isso é graças a popularização da comida japonesa aqui no Brasil principalmente nos últimos 10 anos.
Dá para perceber isso pelo fato que surgiram muitos restaurantes aqui em Porto Alegre.
Espero que outras comidas japonesas também sejam conhecidos com o passar do tempo, pois há outras coisas muito gostosa lá!!

Anônimo disse...

O cara é japonês e ainda duvidam dele... Mas ótimo texto x)

Anônimo disse...

Japones... Chines... É tudo igual.

Anônimo disse...

Vi essa semana vendendo no Carrefour, tava R$7,90 o quilo, o problema é fazer. Nunca preparei unagui, como que faz?

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário.
É baranto,ne?
Quanto a Unagi,acho meio difícil de fazer aqui no Brasil.
Para começar, acredito que não há enguia adequada.
Mesmo que tenha, precisa contar com habilidade de cozinheiro profissional para fazer cosa gostosa.

Anônimo disse...

ah unagi eh uma delicia, que saudade do japao, passei 10 anos la, realmente um pais maravilhoso, de pessoas educadas e civilizadas. Um exemplo a ser seguido.

押田 ~龙 disse...

hehe unagi e gostoso demais p minha sorte tenho na família especialista em unagi hehehe So nunca entendi pq pouco brasileiro quando faz o yakisoba ai frita ele. A maioria so cozinha a não ser os que sabem mesmo .Ja vi ate receita na internet onde eles davam a receita mas não fritavam.
E na verdade o japonês importou da china o chǎomiàn que virou o yakisoba esta escrito em sites japonesese a respeito e se quer afirmar sobre shopsuey saiba que o que conhecemos e a versão sinoamericana a palavra também e a versao americanizada da palavra miudezas, ou seja ,comida feita de sobras. Ao longo da historia se pesquisar nada e o que parece então não da para afirmar assim tem que pesquisar mais...

Móveis corporativos disse...

Boa postagem

ੴנ凹ੴ disse...

Meu Deus! Yakisoba não é comida de japonesa... Não sabia, acabou com a minha infancia.. srsrsr

Anônimo disse...

Eu ADORO Okonomiyaki e meu filho adora Onigiri. Sou fã da culinaria japonesa.E arrisco a fazer uns sushis de vez em quando.
Grande abraço e parabéns pelo blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics