terça-feira, 24 de maio de 2011

"Carro popular" no Brasil é carro popular mesmo???



   Vocês sabem Kei jidousya?

  É uma categoria japonesa de modelos de porte mini que gozam de vantagens tributárias e securitárias.

  De acordo com as leis do Japão, os Kei jidousya devem possuir no máximo as seguintes especificações: 
  • 3,4m de comprimento 
  • 1,48m de largura
  •  motor de 660ml (0.66 litros) 
  • potência de 64cv. 
  Que eu saiba, o menor motor utilizado para carro que circula aqui no Brasil é de 1.0.

  Aliás, desde que eu cheguei ao Brasil, eu sempre tinha a seguinte dúvida. 

  Porque não existe Kei Jidousya no Brasil?

  Eu sempre pensei nisso porque se lançasse Kei jidousya no Brasil, poderia vender carro mais barato graças às menores tributárias, o que agradaria todos os brasileiros.

  Aqui no Brasil, o carro 1.0 chama-se carro popular. No entanto, o valor de carro popular zero é de cerca de 25 mil reais no mínimo!!

  25 mil reais não é barato nem pouco para a grande maioria dos brasileiros que vivem trabalhando no Brasil.

  Eu já questionei sobre este preço tão elevado de carro no Brasil num post deste blog.

  Será que não adianta criar uma categoria nova no segmento de automobilismo brasileiro, pois o governo brasileiro acaba cobrando imposto muito alto de até Kei jidousya?

  O vídeo que eu coloquei em cima é do Wagon R da marca SUZUKI.

  Este Kei jidousya foi o segundo carro mais vendido no Japão em abril de 2011, cedendo primeiro lugar para Fit da HONDA, segundo os dados divulgados pela associação da venda de carro do Japão.

  Kei Jidousya ocupa 35 % de todos os carros vendidos lá no Japão. Ou seja, Kei jidousya é bastante popular e muito prático lá, principalmente para quem dirige carro só para ir ao lugar perto tais como supermercado e hospital,etc.

  Ao contrário de moda no Brasil, o carro sedan está totalmente fora da moda lá no Japão por não ser carro prático. Quando eu fui lá no início deste ano, eu notei isso nas estradas, porque eu só via um carro quadrado que nem este Wagon R da SUZUKI.

  Pelo que estou observando os gostos dos brasileiros em relação ao carro, os brasileiros valorizam mais visual do que praticidade e preferem carros grandes e bonitos aos carros compactos e modestos.

  Tudo bem. Não deve se discutir os gostos, pois cada um tem seu gosto.

  Entretanto, acredito que está na hora de brasileiros pensarem no carro popular de verdade para bem do povo brasileiro.

  Wagon R poderá ser um dos candidatos....

  * O preço do Wagon R praticado no Japão é entre 21.400 e 27.200 reais.
  
Comentários
6 Comentários

6 comentários:

Anônimo disse...

para o brsileiro o carro e status que mostra pro vizinho que o seu carri e mais caro ,cara eu acho que o kei jodosha aqui nao ia da certo nao os onibus e os caminhoes iam passa por cima vc nao acha nao ? o transito aqui e bem diferente do nihon

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário.
Pois é.
Brasileiros gostam de exibir,ne?
Talvez carro compacto não agrade brasileiros.
;)

Anônimo disse...

nao acredido nisso, o problema aki no Brasil eh que na verdade, temos carros piores que os kei, uma vagon r e muito melhor acabada que um fiat uno, e custa mto mais barato, tem menos cilindrada e mesmo tanto de cavalos, os kei no japao ate airbag tem, essas porcarias de popular daki sao tudo sucata, yukiopa o japao eh diferente pq gosta de oferecer coisa boa para o consumidor, ja morei mtos anos no japao e sei como eh, o problema do brasil sao os impostos, td cada vez mais caro para sustentar esse bando de ladrao que temos no governo.

Renata disse...

Olá, conheci seu blog hoje e, como admiradora da cultura japonesa, estou adorando seus post.

Quanto a questão carro, sim tem muita gente que gosta de carro pelo status, de fato sedan é muito bonito. Eu, particularmente, também gosto de compactos, mas vejo problema no motor: aqui no Brasil, devido às más condições das ruas e rodovias, um carro 1.0 pode vir a "penar", passar grande dificuldade, para se locomover, quase como se o motor estivesse pifando, e não é raro dar problema na pista. Então não acho que um motor menos potente seja viável ao nosso mercado analisando essas condições.

Hugo disse...

No Brasil já teve Vivio e Cuore (Mira). O Cuore o motor nao era 660, era algo como 800cc, provavelmente o mesmo modelo europeu. Vivio não lembro se era 660.
Tem o Terios tb, mas o motor dele aqui é 1.3.

Olha os preços usado deles no Mercado livre

http://lista.mercadolivre.com.br/vivio

lista.mercadolivre.com.br/cuore

http://lista.mercadolivre.com.br/terios

Talvez em cidades que fazem divisa com outros paises da para ver kei japoneses com mais facilidade, pois lá é facil importar carros usados.


Teve uam época que teve uns carros tipo kei de marca coreana no Brasil, mas nem lembro o nome deles.

Obreiro David disse...

QUE CARRO È ESSE VEIO!!!!!
Pior que o Fiat Uno.

O.o

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics