terça-feira, 24 de março de 2015

Porto Alegre é demais ou São Paulo é demais!?

  Ao caro leitor

  Na virada do ano, eu fui ao São Paulo e uma cidade do interior do SP, onde eu morei entre 1998 e 2001.

  Faz 3 anos que eu não ia para lá, apesar de que eu passei pelo aeroporto em São Paulo algumas vezes durante esse tempo todo.


  Parecia que São Paulo mudou nos últimos três anos.

  Hoje eu gostaria de comentar sobre o que eu achei sobre São Paulo.

  Nesta viagem, eu pousei em dois hotéis em dois bairros bem distintos.

  <Hotel Nobilis que se localiza no centro de São Paulo>

  Alguns dias antes da viagem, o meu amigo japonês que mora em São Paulo, me alertou que há uma rua perigosa por perto do hotel e me aconselhou a não passar por lá durante estadia.

  Quando eu fui pousar lá, realmente eu sentia medo de assalto ao andar nas ruas nessa região, principalmente à noite.

  Eu reservei este hotel pensando no bom acesso para Centro.Contudo, o acesso não era tão bom como eu imaginava,pois tinha que caminhar quase 10 minutos até a estação mais próxima : Luz.

  Além do mais, o hotel não era nada agradável, pois era prédio muito antigo.

  Eu paguei 180 reais de diária para um quarto para duas pessoas.O custo-benefício ficou muito baixo.Infelizmente eu não lhe recomendaria este hotel.

  <Hotel Prodigy & Grand Hotel Suites Berrini que se localiza no bairro Brooklin Novo>

  Eu não conhecia este bairro, pois eu só passeava pelos bairros próximos ao bairro Liberdade, o que sempre me interessava mais por causa da comida japonesa.

  Bah!Como têm prédios altos e modernos neste bairro!!O atendente do hotel me contou que este bairro mudou radicalmente nos últimos dez anos.Por causa das férias, tinha poucos movimentos nas ruas.

  Acho que o quarto do hotel que eu pousei foi o melhor da minha vida!!

  Para minha grande surpresa, a pessoa deste hotel me ofereceu upgrade do quarto sem cobrar a diferença do valor!! Acho que é por causa das poucas procuras pelos hospedes nessa época.

  Que seja, nós pousamos no quarto Suíte Executiva Superior, cujo tamanho é de 54 metros quadrados, ou seja, é muito maior do que meu apartamento!!

  Sala de estar com sofá macia e TV, banheiro bem espaçoso com OFURO, armário para colocar sapatos e roupas, sala de jantar com mesa, um quarto espaçoso com TV. A vista do quarto do 17° andar foi maravilhoso!!

  No 24° andar, havia sala de ginástica, piscina e até sauna!!

  Para utilizar toda infraestrutura como essas, eu paguei apenas 225 reais de diária para um quarto para duas pessoas.

  O custo-benefício deste hotel foi muito alto.Valeu a muita pena!!Eu lhe recomendo este hotel!!

  Além do mais, eu descobri que tinha estação de metrô por perto do hotel!!Levaria 6, 7 minutos à pé até a estação Berrini da linha vermelha!!

  Claro que o hotel fica meio longe do centro, pois leva mais de 45 minutos até a estação Liberdade trocando trem duas vezes.Contudo, para quem tem tempo, isso não dever ser um fator negativo, já que você pode ir até centro comprando só uma passagem cuja preço é de 3 reais.

  O melhor é que há dois shoppings por perto do hotel : Shopping Morumbi e Shopping JK Iguatemi.De táxi custou entre 10 e 12 reais até esses shoppings.

  Eu gostei mais do Shopping Morumbi, pois seu público alvo era para classe média.No JK Iguatemi havia só aquelas lojas chiques, que eu jamais entraria nesta vida corrente.

  Eu até encontrei um relógio que custava mais de 1 milhão de reais na vitrine de uma loja!!

  E eu me surpreendi com os preços praticados da cinema no JK Iguatemi. 57 reais!!!Credo!! Com esse dinheiro, dá para comprar o DVD do filme e pode assistir filme quantas vezes você quiser em casa!!

  Infelizmente o custo de vida em São Paulo é muito mais alto do que o mesmo aqui em Porto Alegre.

  Um restaurante “japonês” chamado NANDEMOYA que fica no bairro Liberdade cobrava quase 60 reais por quilo!Essa restaurante tem muita variedade de comidas.Entretanto, a qualidade de cada comida não era tão alto como deveria ser. Eu fico mais exigente em relação à comida japonesa, pois São Paulo é uma cidade onde se concentra mais japoneses do mundo, fora do Japão.

  Eu queria conhecer restaurante japonês chamado “Porque sim” nesta viagem.Contudo, estava fechada por causa das férias coletivas.

   O que eu notei no bairro Liberdade foi o aumento de número de lojas que oferecem produtos coreanos.Tenho impressão de que tinham muito menos lojas assim antes.

  A loja de que eu gosto mais chama-se MARUKAI ( 丸海 ) que oferecem comidas japonesas. Todas as vezes que eu viajei para São Paulo, eu sempre passava por esta loja para comprar algumas coisas.Eu lhe recomendo esta loja.

   Por último, eu gostaria de comentar sobre metrô em São Paulo.

  Como eu pousei num hotel que fica no bairro mais afastado do centro, eu tive mais oportunidades de andar de metrô nesta viagem.

  No início, eu fiquei meio perdido.No entanto, eu acabei aprendendo as linhas que eu nunca tinha pegado antes.Por exemplo,o trem da linha amarela foi bem moderno e bem limpo.Gostei muito dele.

  Bah!A estação LUZ foi bem limpo.Só que eu eu precisei subir e descer vários andares até conseguir trocar trens, o que me cansou muito.

  Contudo, eu acho que é bem mais fácil de entender do que metrôs em tóquio.Apesar de ser japonês, eu me perco facilmente em tóquio.Imagine turistas estrangeiras!!

  Enfim, até esta viagem, eu não queria me mudar para São Paulo de jeito nenhum.No entanto, eu mudei de meu pensamento um pouco através desta viagem.Dependendo da condição, até eu posso me mudar para São Paulo.

  Porque têm muitas variedades de produtos e lojas em São Paulo. Por exemplo, eu fui visitar livraria Cultura e livraria Saraiva.Elas são muito maiores do que mesmas livrarias aqui em Porto Alegre.

  Tenho que admitir que Porto Alegre é cidade do interior diante de São Paulo, infelizmente.Hahaha...
Qual é sua opinião?

  ;)

  P.S. Eu fui ao Shopping Bourbon em São Paulo...Shopping Bourbon é daqui de Porto Alegre!!


Comentários
5 Comentários

5 comentários:

Isaque Doi disse...

Com certeza São Paulo é a melhor cidade do Brasil em oferta de entretenimento e produtos! Eu também moraria em São Paulo. Acho engraçado você morar em Porto Alegre...tem poucos japoneses por aí...já era assim quando meu avo mudou de Sapporo para Porto Alegre em 1940.

Guilherme disse...

Poxa cara, mas tu foi também no BERRINI e nos 2 shoppings de mais alto nível de todo o estado de são paulo. O Berrini e sua região são locais de custo de vida extremamente alto, são locais para gente rica e para empresas de altíssimo poder financeiro. Não é por qualquer motivo que fica perto do bairro Morumbi, um dos locais que mais exalam dinheiro no estado todo.

Mas acredito que tenha sido uma excelente experiência pra você =D

Emerson disse...

Yuki, para quem gosta de morar em uma metrópole com suas facilidades e problemas (que são muitos!), sem dúvida, São Paulo é a melhor cidade do Brasil. Sobre o primeiro hotel no qual você se hospedou, ele fica localizado próximo à Cracolândia (entorno da estação da Luz) por isso é um lugar onde precisa-se tomar várias precauções. É um exemplo típico das contradições de uma cidade de um país em desenvolvimento, um lugar com uma estação de importância histórica, rodeado de importantes centros de cultura (Pinacoteca, Museu da Língua Portuguesa, Sala São Paulo), mas com o entorno degradado e perigoso. Ia cantar no Porque Sim depois da janta? Abs

Anônimo disse...

ola recomendo ir no restaurante kidoairaku em frente ao Bunkyo na rua sao joaquim.

Anônimo disse...

Olá! Conheci seu blog hoje, mas gostei bastante.

Dica de restaurante japonês na Liberdade: KIDOAIRAKU

É meu restaurante preferido, embora seja beeeeeeeem simples. Fica na rua São Joaquim, na esquina com a rua Galvão Bueno, em frente ao Bunkyo.

Deixo aqui algumas resenhas sobre esse restaurante:

http://marisaono.com/delicia/?p=2669

http://blogs.estadao.com.br/luiz-horta/title-601/

http://botecodojb.blogspot.com.br/2011/01/kidoairaku.html

http://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g303631-d6872913-Reviews-Kidoairaku-Sao_Paulo_State_of_Sao_Paulo.html

http://kekanto.com.br/biz/kidoairaku

~Miyuki


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics