quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Os japoneses acham que quem inventou o avião foi irmãos Wright!?


  Ao caro leitor

  Você gosta de ler livros?

  Eu não gostava de ler livros quando eu era criança. Mesmo assim, único gênero de livro de que eu gostava de ler foi biografia.

  Thomas Edison, Jean-Henri Casimir Fabre, Florence Nightngale,Abraham Lincoln, Luwdig van Beethoven.........

  Entre tantas pessoas grandes no mundo, há irmãos Wright, o inventor de avião.

  Eu sempre pensava que irmãos Wright que inventaram o primeiro avião.

  Contudo, quando eu cheguei a dar aula da lição 37 de Minna no Nihongo ( um lívro didático de japonês usado mundialmente ) aqui no Brasil, eu recebi uma reclamação de um dos alunos brasileiros.




  Agramática que o aluno aprende na lição 37 é a forma passiva de verbo. Aí  tinha uma frase exemplar como mostra embaixo.


                                  Professor, quem inventou o avião?
… O avião foi inventado pelo irmãos Wright.

  Segundo o aluno que reclamou a respeito desta frase, quem inventou o avião foi o Santos Dumont, que era brasileiro....Eu nunca tinha ouvido falar sobre ele.

  Brasileiro!??? Quem inventou avião foi brasileiro????

  Eu não podia acreditar nisso na hora.

  Eu me sentia como se fosse uma pessoa da idade média que escutou Heliocentrismo pela primeira vez apesar de ter acreditado no Geocentrismo até então.

  Segundo Wikipedia japonês, os irmãos Wright são inventores de avião. Só que na observação há uma descrição sobre reclamação feita pelo governo brasileiro, dizendo que quem inventou o avião foi Santos Dumont.

  Como eu não sei bem a respeito, eu não tenho como saber se quem tem razão.

  Talvez isso dependa de como interpretar os fatos históricos.

  Este debate me lembra o problema entre Japão e  China e Coréia sobre a descrição dos fatos históricos que ocorreu durante idade contemporânea no livro didático da história utilizado nas escolas públicas.

  O governo japonês não quer descrever um fato histórico que prejudica o seu próprio país. Ao contrário, o governo coreano e o governo chinês exigem que o governo japonês descreva os fatos históricos como deveria descrever....

  De qualquer maneira, não temos como descrever um fato histórico com a visão 100 % objetivo. Sempre há uma visão própria do autor numa descrição a respeito de alguma coisa.

  Portanto, nós sempre precisamos estar com mentes abertas e precisamos ler bastantes textos para ter visão mais ampla, ne?

  Ler posts neste blog é bom começo para você conhecer pontos de vista de um etrangeiro,ne!?

  ;)




Comentários
55 Comentários

55 comentários:

Julia-Sama disse...

Realmente esse é um grande impasse brasileiro! A história se complica por alguns fatos.

Os irmãos Wright foram os primeiros a inventar uma maquina capaz de voar, porém seu invento nunca conseguiu voar.

Santos Drummond foi o primeiro a criar um avião (o 14 bis) e com ele decolou e conseguiu permanecer no ar por um certo tempo ( o tempo certo não foi marcado na primeira vez por que os responsaveis por marca-lo ficaram boquiabertos com o voo e esqueceram )

Bom, aqui no brasil, todos acreditam que o primeiro homem a criar um avião e voar foi Santos Drummond

Diana disse...

No Brasil aprendemos que Santos Dumont é o pai da aviação, pois foi ele quem mais contribuiu. Foi Santos Dumont quem voou publicamente primeiro, os Irmãos Wright supostamente voaram antes mas sem testemunhas. Irmãos Wright só vieram a voar em publico após o voo de Santos Dumont e assim mesmo o avião deles não tinha mecanismo próprio para decolagem.

Gosto de seu blog justamente pela visão de estrangeiro que você tem pelos fatos ^^

Diana

Anônimo disse...

Na verdade, o modelo dos irmãos Wright planava, ou seja, precisava de um declive ou ventos fortes.Já o modelo de Santos Drummond decolava diretamente do chão.

Anônimo disse...

Permitam-me reiterar o que já foi dito por aqui.

Os irmãos Wright, em 1904 (ou 1903, não lembro ao certo), convocaram a imprensa a ver seu voo, e depois de algumas tentativas malsucedidas, conseguiram fazer o primeiro aparelho mais pesado que o ar voar. Isso foi confirmado por um punhado de jornalistas (eram pouquíssimas testemunhas). Mas só um detalhe, essa aeronave teve auxílio de um equipamento de lançamento (uma espécie de catapulta).

Por outro lado, Alberto Santos Dumont, teve seu voo, em 1906 na França, exibido para um grande número de pessoas, por isso a grande credibilidade de seu feito, e seu avião pussuia mecanismo próprio pra decolagem.

Depois, os Irmãos Wright foram desafiados a tornar público seu tão aclamado pionerismo em fazer um aparelho mais pesado que o ar voar. Então, em 1908 (ano em que já existiam "vários" aviões), também na França, os irmãos Wright mostraram sua aeronave ao mundo, e bateram um novo recorde. Outro detalhe, novamente, em pleno 1908, eles ainda usavam uma espécie de catapulta pra fazer seu avião sair do chão.

Ai fica a questão se um avião é aquele que precisa, ou não, possuir um mecanismo de decolagem próprio, e analisar isso pelo contexto da época. E além disso, apesar de eu acreditar nisso, deve-se obter provas irrefutáveis dos primeiros voos dos Irmãos Wright, tudo bem que eles tinham algumas testemunhas e uma foto, o que fazia Dumont retrucar: Uma foto, o que prova uma foto?

Deixando as questões nacionalistas de lado, é fácil encontrar a verdade, os Irmãos Wright inventaram o avião (apesar de as provas não serem 100% confiáveis, tão mais pra 99%), e Santos Dumont foi o primeiro a inventar um avião que não precisa de uma catapulta pra voar, ou seja, com mecanismo próprio pra decolagem. Mas, independente disso, não tem como ganhar do Estados Unidos em propaganda, e por isso, a maioria das pessoas no resto do mudno - tendo em vista que elas não procuram saber sobre isso - dirão que os Irmãos Wright inventou o avião, e a maioria dos brasileiros, que também não procuram saber sobre isso, dirão que foi o Santos Dumont.

Ahn, o Santos Dumont também inventou o relógio de pulso, e se eu não me engano ele teve outros inventos menores também, foi um grande inventor.

Yuki disse...

Obrigado pelas explicações.
Já ouvi falar que mesmo que não estivesse Albert Einstein neste mundo,outras cientistas teriam descoberto as teorias dele em pouco tempo depois...
A ciência é assim.
Sempre surge outros substitutos..
;)

Carioca disse...

É o americanismo impondo seus tentáculos.

Quem inventou o avião foi Santos Dummond, decolava do chão por mecanismo e impulsão própria ou seja, por um motor.

Já os irmãos Wright fizeram um grande brinquedo de planar, NÃO um avião, precisava de declive, vento e um grande estilingue. Parecido mais com uma pipa do que uma máquina.

Anônimo disse...

Discussão velha.
Quem inventou o avião foram os irmãos bicicleteiros mesmo.

Santos Dumont gostava mesmo é de balão.

O tal "avião" de Santos Dumont é na verdade um planador.

Anônimo disse...

Esse negócio de relógio de pulso também é mentira.

Amigos.
A "História" que aprendemos na escola, tanto hoje quanto na nossa época, não passa de mentiras ou pelo menos, meias verdades.

A escola está mais pra propagar ideologias do que educar nossas crianças.

Anônimo disse...

É o BRASILEIROS impondo seus tentáculos.

Quem inventou o avião foi Os irmãos Wright , decolava do chão por mecanismo e impulsão própria ou seja, por um motor.

Já o SANTOS DUMONT fiz um grande brinquedo de planar, NÃO um avião, precisava de declive, vento e um grande estilingue. Parecido mais com uma pipa do que uma máquina.Quem inventou o avião foram os irmãos bicicleteiros mesmo. Santos Dumont gostava mesmo é de balão. O tal "avião" de Santos Dumont é na verdade um planador

Anônimo disse...

Meu tatataravô que construiu o primeiro avião...
ele atiro uma pedra de um penhasco e ela voou por 20s, assim como os irmãos...

SD voou primeiro

b r u n n disse...

Os japoneses acham, eles e 90% do globo.

leonardo disse...

É óbvio que foram os Irmãos Wright. Santos Dummont pode até ter contribuído mas não foi o primeiro.

É essa falta de heróis que faz com o que o Brasil tente rescrever a história.

Antonio disse...

Quem não sabe a VERDADE, acaba acreditando nessa história dos farsantes, enganadores Whright... É óbvio que o veículo dos Wright era um planador que tinha a ajuda de um motorzinho atrás.... Ele só voava na praia onde os irmãos faziam os testes, pois precisava dos fortes ventos da região, depois de ser lançado de um declive e por uma catapulta!!! Puxa! Se depois de tudo isso, ainda tem quem acredite que isso é um avião... Barbaridade!!! E não havia repórteres no primeiro voo do Flyer 1, veículo dos Wright, isso é mentira, pois nada foi noticiado em nenhum jornal da época! Nem os Wright fizeram questão de divulgar o seu primeiro "voo", o que só fizeram alguns anos depois, quando foi notícia no mundo todo o primeiro voo do 14-bis, avião de Santos Dumont. E a "prova" deles foi apenas uma foto e o testemunho de um sujeito, que depois, anos mais tarde, negou tudo a um jornal dos EUA, podem procurar saber. A prova da mentira é que eles tentaram alguns anos depois do dito "voo" patentear o seu "avião" e não conseguiram! Pois não tinham provas de que voava! Depois de Santos Dumont, esses invejosos inventaram toda uma história e as autoridades norte-americanas resolveram aceitar, pois sabiam que isso seria um bom para os EUA. E saíram a divulgar essa mentira pelo mundo. E, pelo visto, conseguiram e conseguem ainda convencer ou enganar muita gente!... Quer mais uma prova da mentira? Qualquer réplica do avião de Santos Dumont voa; porém, qualquer réplica (exata) do Flyer 1, dos Wright, NÃO VOA! Recentemente os próprios norte-americanos tiveram essa decepção em uma reconstituição do "primeiro voo" do Flyer 1, com a presença do presidente Bush! O veículo, mesmo com ajuda da tal catapulta, NÃO SAÍU do chão! Ou seja, ainda que algum dia o tal Flyer 1, dos Wright tenha voado, foi lá na praia dos fortíssimos ventos, com ajuda de uma colina e uma catapulta... Era só um planador com motor, JAMAIS um avião! Mas os EUA tem um grande poder para "convencer" o mundo sobre qualquer coisa que queiram. Na verdade, qualquer filme, documentário mostrando a verdade, as provas da mentira dos Wright,facilmente colocaria essa farsa CENTENÁRIA ao chão! Mas como estamos no Brasil, talvez nada seja feito ou leve muito tempo! Tenho certeza que se fosse no Japão, os japoneses já teriam acabado com essa farsa e mostrado ao mundo a verdade! Enfim, vou continuar esperando que algum dia algué faça neste Brasil algum filme mostrando a verdade e distribua ao mundo. Só assim acabaremos com essa mentira, com essa farsa, com esse verdadeiro roubo! Santos Dumont foi roubado e, lamentavelmente, ninguém, nenhum autoridade neste país faz algo... E é tão fácil acabar com essa mentira...

Camilla disse...

Oi, sou estudante do curso de ciências aeronáuticas, e estudei tanto Santos Dumont quanto os Wright, e realmente há um impasse ai. Naquela época não existiam meios de comunicação tão ágeis, portanto os Wright fizeram sim um voo no dia 17 de dezembro de 1903. O fato é que, o voo dos irmão Wright não foi documentado, e os presentes não eram mais que 5 pessoas. O motor da asa propulsada (que tem gente que chama de avião) tinha apenas 12 HP, além de precisar ser "catapultado" de um plano inclinado ou seja, ser lançado pra que pudesse voar. Já Santos Dumont, contruiu seu 14Bis com 50 HP, que em 1906 conseguiu realizar seu voo em público, sem ser nessário ser catapultado e tendo registro em fotos, etc... eu particularmente, acredito que quem inventou o avião foi Santos Dumont, os Wright fizeram uma asa propulsada, e dizem que foi um avião. Inclusive, há um tempo atrás tentaram fazer uma maquina voadora igual as do Wright mas sem sucesso, agora aqui no Brasil sabemos que já conseguiram fazer réplicas do 14 Bis e que voaram efetivamente.

Anônimo disse...

Complementando o Anônimo lá de cima que deu uma bela explicação, por questão de quem fez algo primeiro foi sim os americanos, porém, se pensarmos que o avião é um veículo motorizado que possui força própria de locomoção, foi Santos Dumont que voou primeiro.

Antonio disse...

Prezada CAMILLA, naquela época existiam meios de comunicação ágeis sim, como o telégrafo, que era muito rápido para transmitir mensagens. NENHUM jornal ou órgão de imprensa foi convidado para o "VOO", tanto que NADA foi noticiado nos jornais da época. Se voaram mesmo em 1903, então pela lógica, seus "VOOS" melhoraram muito, obviamente, entre 1903 e 1906, quando Santos Dumont voou! Por que nunca divulgaram? Por que nunca chamaram a imprensa? Qualquer um naquela época divulgaria imediatamente que foi o primeiro a voar. Por que só depois de Santos Dumont voar, é que saíram a dizer que voaram TRÊS anos antes??????? Por que tentaram e não conseguiram patentear seu veículo entre 1903 e 1904????? Porque tentaram em 1904 participar de uma feira de ciência com seu veículo, o Flyer 1, e ele não foi aceito como avião??? Por que as próprias autoridades dos EUA nunca divulgaram o "VOO" dos wright, só depois de Santos Dumont aparecer em todos os jornais como o primeiro a voar??? Por que NENHUMA réplica do Flyer 1 voa??????? Por que só as réplicas do 14-Bis de Santos Dumont voam??? Ora, ora, ora, há provas ou sinais mais que suficientes de que não voaram! Que PLANARAM, com um motorzinho nas costas do seu PLANADOR, o Flyer 1! Mas tentaram enganar o mundo, bem malandros, e, infelizmente, inacreditavelmente, boa parte do mundo aceita essa historinha criada por esses pilantras, dizendo que voaram antes, mas que ninguém viu, etc, etc, etc. Na verdade, eles são aceitos como os primeiros a voar apenas porque eles norte-americanos são muito espertos enquanto nós brasileiros somos (e talvez sempre seremos) muito... bobinhos!

Fideco disse...

Aqui entra bastante o nacionalismo de cada país.

A definição de o que é o voo.

Alguns países, tem o seu próprio inventor do avião.

No Brasil e França, é Santos Dumont.

Na Rússia, é o Alexander Mozhaysky.

Acho que na Nova Zelândia, tem o pai da aviação deles.

abs.

Anônimo disse...

Caro Fideco, não é bem assim, não... A Federação Internacional de Aeronáutica reconhece Santos Dumont como o primeiro a voar num verdadeiro avião.

Letpicia disse...

Depois de ler todo o post eu fui pesquisar sobre. Segundo o Guia do Estudante: "[...] foram os irmãos Wright os primeiros a voar.[...] isso eles conseguiram em 17 de dezembro de 1903[...] em um avião batizado como Flyer (Voador). Quando Santos Dumont pôs no ar o seu 14 Bis[...] e percorreu 60 metros, os irmãos Wilbur e Orville Wright já haviam feito vôos controlados de 39 quilômetros. O feito dos irmãos americanos não teve o reconhecimento público imediato porque não foi presenciado por muitas testemunhas[...] Com um porém: o avião dos irmãos Wright não decolava por meios próprios. Como não tinha rodas, nos primeiros testes, em 1903, era preciso usar um trilho para ganhar velocidade e contar com a ajuda do vento contrário para se erguer no ar. Mais tarde, em 1904, os irmãos acoplaram ao trilho uma catapulta, o que encurtou a extensão do trajeto a ser percorrido e diminuiu a dependência do vento. Apostavam que as rodas eram um peso desnecessário e que usar um trilho era mais prático do que encontrar um longo campo plano para decolar."
O diferencial de Dumont era que avião dele não era catapultado, decolava sozinho sem impulso algum e foi presenciado, descrito, fotografado e filmado. Os irmãos Wright só fizeram um voo público depois de Dumont. Desculpe pelo comentário extremamente longo, é chato ler coisas longas >.<

Ricardo D disse...

Essa discussão rende. Mas Santos Dumont é "reconhecido" como inventor do avião só no Brasil.
Minha opinião? Gustave Whitehead (procure no google em inglês) é que inventou o avião.

Anônimo disse...

japones acha isso pq mairo parceiro comercial deles eo estados unidos,,,,despois que ele quebrarem e os japoneses voltar os olhos para mercado brasileiro ai eles vao achar que foram os brasileiros,,,,e so questao de quem tem bolso maior

Anônimo disse...

Pra mim Santos Dumont foi sim o inventor do avião. Pois seus vôos foram realizados de forma pública sem ocultação de informação. Os irmãos Wright somente conseguiram voar em público com seu aparelho em 1908 ou 1909. Todos seus supostos vôos até essa data não tem comprovação oficial. Inclusive alguns historiadores americanos sitam outro americano como o primeior a voar em 1907. A foto que normalmente aparece do aparelho como prova do primeiro vôo já foi provado que a mesma e posterior a 1907. E para finalizar estou a lembrar que o próprioSantos Dumont quando indagado sobre o caso em 1907 disse de maneira franca e direta o seguinte: Não afirmo que fui o primeiro somente estranho que após o meu feito esses(Wright)senhores venham a reclamar tal fato. Se fosse qualquer outro inventor(Dumont cita outros inventores da epóca)eu não teria a menor dúvida em acreditar pois todos nós estavamos empenhados nessa conquista para a humanidade e relatavamos nosso erros e acertos para TODOS saberem da evolução cientifica do fato. Somente essa colocação de Dumont já por si só demonstra o carater desse homem.

Anônimo disse...

Pelo muito que foi dito e pelo poder da informação que tem os EEUU, bem antes do fato ocorrer já estão bradando aos 4 ventos seu pioneirismo, não ter dado una nota oficial, na época, do voo, é no mínimo uma confirmação de que Santos Dumont foi, de fato, o primeiro a voar no denominado AVIÃO!

Anônimo disse...

Não importa quem inventou o avião primeiro, o que importa é que o Santos Dumont foi uma pessoa relevante, e ainda por cima nascido num país sem nenhuma tradição acadêmica na época.

Destaca-se a morte trágica - por suicídio - no Guarujá, até hoje mal explicado.

Henrique disse...

Os Irmâos Wright Foram os Primeiros a Inventarem uma Maquina que atravez de um Inpulsou Voava! e nâo por Muito Tempo!
Alberto Santos Dumont foi o primeiro a Criar uma Maquina que Voava sem precisar de Impulso de Terceiro!
O Aviâo com seu Próprio Motor Voava!
E foi ele tambêm que criou o Primeiro Dirigivel e O Relogio de Pulso!

Anônimo disse...

http://360graus.terra.com.br/expedicoes/default.asp?did=13225&action=reportagem

Gigio disse...

Olá. O avião é um veículo que decola por meios próprios. O flyer dos irmãos Wright não decolava por meios próprios, já que necessitava do auxílio de uma catapulta. Ademais em 2003 ocorreu aquela cena ridícula da réplica do Flyer, que não saiu do chão. Santos Dumont mostrou a uma associação internacional de aviadores em público o seu 14 bis, que decolou por seus próprios meios e pousou. A única vantagem do flyer dos Wright era uma aerodinâmica mais avantajada que propiciava uma melhor manobrabilidade. Acontece que avião não decola com catapulta, e sim por meios próprios. Com isso, os Wright inventaram o primeiro planador do mundo... Creio que um dia a história será mudada, pois diferentemente dos irmãos Wright, Santos Dumont não quis patentear nada, pois como ele mesmo disse, seus feitos foram um presente para a humanidade. Só tenho uma observação a fazer... se os americanos inventaram quase tudo, é claro que a principal invenção do século XXI eles não iriam deixar de inventar, não é verdade?

Anônimo disse...

Santos Dumont era apaixonado por dirigíveis, mas Santos-Dumont com o 14 Bis foi o primeiro a ter todos os requisitos necessários para ser considerado um avião O 14 Bis tinha trem de pouso, um motor de 50HP e decolava e pousava por meios próprios, requisito necessário de acordo com a definição de um avião, segundo o Aeroclube da França.Já os irmão Wright ninguém os viu naquela praia decolando.Diferente do 14 Bis, o avião dos irmãos Wright tinha dois motores de 12HP (cavalo de força), sem trem de pouso, pois usava um tipo de esqui, além de um sistema de catapulta para poder ser alçado aos ares. Com exceção da França, Portugal e alguns países da America Latina os outros consideram os irmão Wright que se deve muito pela forte campanha dos EUA na segunda guerra mundial dizendo que eles teriam inventado o avião... E quanto ao relógio de pulso que eu li ai em cima, está errado Santos Dumont não inventou ele foi o primeiro civil a usar relógio de pulso, ja que antes a princesa Isabel III ja teria usado e na epoca era um requinte feminino e meio esquecido a 300 anos... att arlei duarte .´.

Anônimo disse...

Os irmão Wright inventaram um planador com motos ja q n tinha trem de pouso e não decolava e pousava com meios próprios.. ja o 14 bis de Santos-Dumont sim atingia tudo o que era necessário para ser considerado um avião... e não um planador com motor..

ronaldodalan disse...

Acreditar no papo dos Wrights, é o mesmo que acreditar na maioria dos politico brasileiros.
Tá bom que invento algo que tenho certeza que funciona, e este algo é nada menos que a maior invenção de todos os tempos até então, e vou chamar somente 5 ou 6 pessoas para testemunhar e ainda por cima, só vou divulgar isto pesadamente depois que outro reivindica a invenção para sí.
E ainda tem brasileiro defendendo-os?Porque não iniciaram a produção se eram empresarios(já tinham um pequeno imperio)?
Pra mim se os norte americanos não inventaram a pólvora, o carrinho de mão, ferramentas agricolas, etc..., é só porque não haviam tomado a américa ainda(tomado sim, porque assim como aqui, já haviam vários povos naquelas terras quando os espanhois chergaram lá).

Professor Roberto Oliveira disse...

Se não foi Santos Dumont, foi outro brasileiro : Bartolomeu de Gusmão. Garanto que o balão de Gusmão tinha mais eficácia do que o estilingue dos irmão americanos. Sem ufanismo, gente. Com certeza, este mérito está nas mãos de Santos Dumont. Este sim, fez um avião, mostrou para quem quisesse ver! Se considerar que um estilingue planador é avião, é coisa de americano. E como exemplo tenho Pe. Roberto Landell de Moura que inventou o rádio. Isto já não resta dúvida, mas o mundo inteiro conhece o italiano Marconi como o inventor do rádio. Santos Dumont, você foi humilde enquanto vivo, porém nós brasileiros temos a obrigação de lhe dar os crétidos que são de direito. E por que não o prêmio nobel de Física postuma. :D

Anônimo disse...

Se eu olhar para uma pessoa ou fotografia, sei distinguir um homem de charlatão... Pois basta olhar para a foto dos Irmãos Wright, para ver que trata-se de dois lixo, dois bosta, gente...
Sujeito homem, quando gente olha na cara ou foto, á agente sabe! Olha para foto de Santo Dumont um homem rico, decidiu não patentear seus inventos, pois afirmara se um bem para a humanidade é brasileiro mesmo!
Quanto os irmãos Wright dois bêbado aventureiro que esperavam fazer fortuna, apavorados com o risco que lhes roubassem suas descobertas, fizeram a maior parte dos voos em absoluto segredo, "logo os americanos que não gosta de se amostrar", tá bom!

Anônimo disse...

A seguir foto de Santos Dumont
http://cardialk.files.wordpress.com/2012/01/20090615211939alberto_santos-dumont_portrait.jpg
O pai da aviação.

ronaldodalan disse...

A historia da aviação é parecida com a do coelho e da tartaruga.Eles tinham o melhor projeto, mas demoraram demais para executar(talvez por perfeccionismo, não sei), mas esta historia que voarão antes eu não engulo, porque já havia fotografia na época, e até filme. Quem não eternizaria um momento como este?(simplesmente a invenção mais exótica desde a roda). Não importa quem corre mais, e sim quem cruza a chegada 1º. PS:Este papinho de que o avião deles era só para ser industrializado e não exibido também não rola, porque haviam prêmios milionários, que eram disputados pelos "aviadores"da época e se o papo era grana então não iam dar bobeira.

Anônimo disse...

Q que os Irmãos Wright inventaram foi um estilingue gigante, isso sim, quanto ao avião, foi o Santos Dumont, como a mídia dos Estados Unidos é poderosa já colocaram na cabeça dos japoneses que quem inventou o avião foram os Wright.

Anônimo disse...

se os irmãos wright são os inventores do avião jamais a fisica poderia comprovar que eles não tinham condições nem de sair do chão 340 kg de peso e 12 hps de motor, 419 kg de peso e 15 hps de motor, 321 kg de peso e 20 hps de motor pesos dos flyers 01,02 e 03 respectivamente, isto é absurdo não sai do chão de maneira nenhuma, pois prcisavam de motores entre 70 e 140 hps e não colocaram estes motoresn na época porque os mesmos pesavam quase uma tonelada, com 12, 15 e 20 hps não sairam co ch, Outra coisa verifiquem as réplicas que foram construidas nas condições citadas anteriormente e que voaram sem necessidade de modernização, chegarão a um triste resultado, não voa.

Anônimo disse...

se os irmãos wright são os inventores do avião jamais a fisica poderia comprovar que eles não tinham condições nem de sair do chão 340 kg de peso e 12 hps de motor, 419 kg de peso e 15 hps de motor, 321 kg de peso e 20 hps de motor pesos dos flyers 01,02 e 03 respectivamente, isto é absurdo não sai do chão de maneira nenhuma, pois prcisavam de motores entre 70 e 140 hps e não colocaram estes motoresn na época porque os mesmos pesavam quase uma tonelada, com 12, 15 e 20 hps não sairam co ch, Outra coisa verifiquem as réplicas que foram construidas nas condições citadas anteriormente e que voaram sem necessidade de modernização, chegarão a um triste resultado, não voa.

Anônimo disse...

se os irmãos wright são os inventores do avião jamais a fisica poderia comprovar que eles não tinham condições nem de sair do chão 340 kg de peso e 12 hps de motor, 419 kg de peso e 15 hps de motor, 321 kg de peso e 20 hps de motor pesos dos flyers 01,02 e 03 respectivamente, isto é absurdo não sai do chão de maneira nenhuma, pois prcisavam de motores entre 70 e 140 hps e não colocaram estes motoresn na época porque os mesmos pesavam quase uma tonelada, com 12, 15 e 20 hps não sairam co ch, Outra coisa verifiquem as réplicas que foram construidas nas condições citadas anteriormente e que voaram sem necessidade de modernização, chegarão a um triste resultado, não voa.

Anônimo disse...

se os irmãos wright são os inventores do avião jamais a fisica poderia comprovar que eles não tinham condições nem de sair do chão 340 kg de peso e 12 hps de motor, 419 kg de peso e 15 hps de motor, 321 kg de peso e 20 hps de motor pesos dos flyers 01,02 e 03 respectivamente, isto é absurdo não sai do chão de maneira nenhuma, pois prcisavam de motores entre 70 e 140 hps e não colocaram estes motoresn na época porque os mesmos pesavam quase uma tonelada, com 12, 15 e 20 hps não sairam co ch, Outra coisa verifiquem as réplicas que foram construidas nas condições citadas anteriormente e que voaram sem necessidade de modernização, chegarão a um triste resultado, não voa.

Anônimo disse...

se os irmãos wright são os inventores do avião jamais a fisica poderia comprovar que eles não tinham condições nem de sair do chão 340 kg de peso e 12 hps de motor, 419 kg de peso e 15 hps de motor, 321 kg de peso e 20 hps de motor pesos dos flyers 01,02 e 03 respectivamente, isto é absurdo não sai do chão de maneira nenhuma, pois prcisavam de motores entre 70 e 140 hps e não colocaram estes motoresn na época porque os mesmos pesavam quase uma tonelada, com 12, 15 e 20 hps não sairam co ch, Outra coisa verifiquem as réplicas que foram construidas nas condições citadas anteriormente e que voaram sem necessidade de modernização, chegarão a um triste resultado, não voa.

Anônimo disse...

se os irmãos wright são os inventores do avião jamais a fisica poderia comprovar que eles não tinham condições nem de sair do chão 340 kg de peso e 12 hps de motor, 419 kg de peso e 15 hps de motor, 321 kg de peso e 20 hps de motor pesos dos flyers 01,02 e 03 respectivamente, isto é absurdo não sai do chão de maneira nenhuma, pois prcisavam de motores entre 70 e 140 hps e não colocaram estes motoresn na época porque os mesmos pesavam quase uma tonelada, com 12, 15 e 20 hps não sairam co ch, Outra coisa verifiquem as réplicas que foram construidas nas condições citadas anteriormente e que voaram sem necessidade de modernização, chegarão a um triste resultado, não voa.

Anônimo disse...

Quem inventou não importa, quem fez melhor uso da tecnologia e a desenvolveu é o que interessa.

Anônimo disse...

na realidade eles jamais comprovaram a capacidade de voar entre 1903 e 1906, não há relatos em cartorios , não relatos da estação ferroviaria ha 350 metros deles abonando voos, não há registros do quartel a 4 km deles que abone os voos, a policia tambem não abonou nada, os relatos são deles, dos amigos e de funcionarios deles, isto é inventar o primeiro aviao, npelo amor de deus e alpheus drinkwater telegrafista que trabalhava na torre de telegrafo em kitty devil hill afirmo para o new york times em 1951, que eles apenas planavam não conseguiam fazer voos motorizados, tambem só comprovaram a acapacidade de voar foi somente em 1908, um ano antes foram pra paris buscar a planta do 14 bis, compraram um motor igual ao de dumont, fizeram anotações tecnicas en volta 14 bis, olharamm farman, bleriot and voisin voando com os primeiros aviões simples, volta, com todo este conhecimento pros estados unidos e somente em maio de 1908 aparecem de re pente voando e ainda dependiam de catapulta.

Anônimo disse...

na realidade os wright em 1904 na frente da imprensa em uma feira nos eua nao sairam do chao. Ta no livro diario deles. 1903 o telegrafista de plantao em kill devil hill dissr pro new york timesem 1951 que eles so conseguirsm planar seu nome alpheus drinkwater o dados tecnicos deles motor e peso da aeronave em avioes modernos nada sai do chão.

Anônimo disse...

iiiii meu filho saiba que nunca o governo americano declarou que eles voaram ainda maid entre 1903 e 1906 nunca mesmo a fisica mostra que os motores que usaram não tiraria eles do chao os dados tecnicos peso e motor deles numa aeronave de verdade nada sai do chão george busch e bill clinton ja reconheceram dumont

Anônimo disse...

replica nenhuma saiu do chão tudo que voou teve que ser modernizado dumonnt todas voam. não faziam corrida. não fazia decolagem não coseguiam ficar no ar com a força do motor não faziam nada por isto não mostravam nada publicamente.

Anônimo disse...

Eu como piloto fico decepcionado com isso

Filipino disse...

Com certeza foi os irmãos Wright os inventores do avião! É aí vem o espertalhão Santos Dumont aperfeiçoa a invenção e leva as honras! Naquela época a invenção de Santos Dumont também era uma geringonça comparada com as aeronaves de hoje!...Kkkk

Filipino disse...

Com certeza foi os irmãos Wright os inventores do avião! É aí vem o espertalhão Santos Dumont aperfeiçoa a invenção e leva as honras! Naquela época a invenção de Santos Dumont também era uma geringonça comparada com as aeronaves de hoje!...Kkkk

Anônimo disse...

Não é o que diz o primeiro recorde d aviação registrado pela FAI, realizado por Archdeacom, presidente da mesma, e que está imortalizado em um monumento em Bagatelle franca. Está lá. "FIRST AVIATION RECORD OF THE WORLD" foi inaugurado em 1910 e o primeiro para os wright foi inaugurado em 1927

Anônimo disse...

Quem acha não tem certeza.

Anônimo disse...

Extranho, a pessoa que publicou este comentário sobre Dumont e os wright com muitas incertezas. Não seria mais fácil ele ter pesquisado a verdade e o que existe de provas para os wright!!! Eu digo provas mesmo que voavam antes, fotos, filmagens, publicações de jornais onde tenha fotos entre 1903-1905 provando tudo para eles e anterior aos outros.

Anônimo disse...

Mas como foram eles se não é possível provar!! nunca apresentaram nada, nunca venderam nada, não surgiu o avião, não patentearam(a patente não se refere a nenhuma máquina que tenha sido testada), quem passou o telegrafo para o pai deles, Sr drinkwater, confirmou em 1951 que não fizeram nada naquela data, só planaram, e replicas perfeitas já provaram que aquilo não sai do chão!! Cadê o avião!!!

Anônimo disse...

Te acalma, pois tem vários problemas que desconsideraste. Apresente aqui as provas que ocorreu, um voo apenas entre 1903-1905, e pode ser apenas um jornal ou revista do período com o relato do vôo e fotos do vôo. Mesmo que consiga, não explicaras porque a FAI concedeu a Dumont o "PRIMEIRO RECORDE DE AVIAÇÃO DO MUNDO" para Dumont e este título está gravado em monumento de Bagatelle desde 1910!!!

Anônimo disse...

Este aí reconheceu antes de morrer que jogou um planador descida abaixo contra o vento e escondido. A esposa declarou em entrevista, junto com o irmão deleque nunca viu ele voar!!!sabias?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics