sábado, 3 de setembro de 2011
Clientes são tratados como DEUS no Japão!?
13 comentários:
- Diana disse...
-
Eu gostaria de uma mistura dos dois ^^ mas entre escolher os 2, prefiro o japonês pois acho funcionário brasileiro muito metido e grosseiro.
Realmente no Japão quando algo sai errado os funcionarios pedem tanto desculpa que fica até chato rsrsrs e aqui no Brasil nem pedem desculpa...dão desculpa de que a culpa não é da empresa e nem deles.
bye - 3 de setembro de 2011 às 20:08
-
-
Olá Takeuchi-san!
Bem eu acho que embora algumas lojas não tratem os clientes como "Deuses" aqui no Brasil, eles até são bem educados...
Mas como você disse esse ponto do funcionário sempre assumir a culpa quando acontece algum problema eu gostaria que fosse adotada poelas nossas empresas aqui. Acho que isso demonstra humildade...Esse é um ponto que eu gosto muito nas empresas Japonesas.
Geralmente quando eu entro em algum restaurante quem acaba sendo cortês com os atendentes e recepcionistas sou eu e não eles. Eu cumpriento quando chego e agradeço a pessoa que me atendeu quando saio, e desejo boas vendas. Aguns deles até se surpreendem com a minha cortesia, pois não é todo mundo que faz isso...
Faço isso mais para manter o bom astral, porque ter bom humor é fundamental para mim, independentemente de como a pessoa vai receber meu cumprimento. - 3 de setembro de 2011 às 21:38
- Yuki disse...
-
Obrigado pelos comentários.
Acho que a palavra chave neste assunto seria respeito mútuo.
Desde que tenha respeito entre cliente e vendedor, tudo fica mais fácil de resolver.
;) - 4 de setembro de 2011 às 13:43
- Julia-Sama disse...
-
Ola ^^
Os brasileiros são muito estressados, e sempre se preocupam primeiro com sigo mesmo. Isso é o motivo de varios brasileiros não firmarem raizes em um empreg, não gostam de ouvir reclamações nem do patrão, nem dos clientes.
Por isso gosto aqui do RS, por que os atendentes são mais atenciosos. Quando fui a São Paulo fui muito mal atendida em varios lugares =/ - 5 de setembro de 2011 às 13:36
-
-
Nossa eu tinha até dó do pessoal q trabalhava no posto de gasolina perto de casa (no Japão), toda vez q um carro ia embora todos os funcionários corriam, ficavam enfileirados um do lado do outro e agradeciam abaixando a cabeça e agradecendo. Depois corriam para voltar o q estava fazendo e se não estivesse atendendo, corriam para a frente do posto chamar freguês. Era um corre corre maluco. Aqui chega naquela vontade e só pergunta gasolina ou alcool? No máximo vão perguntar se quer q olhe a água e o óleo.
- 6 de setembro de 2011 às 13:27
-
-
e o boa tarde nw conta eh???
- 7 de setembro de 2011 às 07:36
- Ljose disse...
-
O melhor atendimento que conheço é o de São Paulo. Você é tratado com respeito, cortesia e por gente competente, que sabe ajudar antes de tudo.
Diversas pesquisas elegeram SP uma das cidades mais gentis do mundo e a mais do Brasil. A gaúcha aí que está falando mal de SP é porque não conhece de verdade e, como todo gaúcho, sempre é bairrista. - 7 de setembro de 2011 às 10:29
- daniel.fmesquita@hotmail.com disse...
-
é que voce nao viu aqui na Italia.Aqui é pior que no Brasil.Aqui eles acham que estao te fazendo um favor, se voce for a um restaurante e etc.
Eles demoram muito e se voce reclamar eles ficam nervosos e gritam com voce, fora que tambem cobram pra sentar nas mesas.Eles literalmente acham que estao te fazendo um favor.
Belo post...
Abraço - 7 de setembro de 2011 às 11:23
-
-
Nesse sentido eu acho que os japoneses estão muito certos. Alias, pelo que ouvir dizer o atendimento e serviço é bem melhor na maoir parte da Asia. Eu moro na França e fiz varios amigos de origem japonesa e coreana, e eles ficavam chocados no começo com o serviço por aqui (que consegue ser pior que no Brasil).
- 7 de setembro de 2011 às 12:18
-
-
A gente fala: ah, mas eles são humildes no trabalho deles, eles correm para te atender, te tratam como deuses. Ok.
Pontos para analisar:
Salario que eles recebem.
Reconhecimento.
Sera que a gente chega assim no nosso trabalho? Corremos para atender bem? Fazemos nosso trabalho, tratamos os nossos clientes como deuses? - 7 de setembro de 2011 às 13:49
-
-
Acho que o post generalizou um pouco quando se fala no Brasil... Imagina se nesse enorme país não ia ter uma diversidade de "tratamento ao cliente"? Já tive experiencias super agradáveis como cliente, por exemplo nas redes de restaurante do Outback onde me sinto na casa de amigos, e também no restaurante Oldwest em Curitiba, em que os clientes são tratados super bem e sem "superficialidade". A questão é tratar o cliente com respeito e bem, mas o cliente também tem q fazer o seu papel de, se algo sai do jeito que não era para ser, reclamar e dizer mesmo que não volta e não vai recomendar o serviço. O problema no Brasil é q o cliente não sabe reclamar ou tem vergonha, o que é um absurdo! Cliente não é Deus, mas é quem indiretamente paga o salário do funcionário.
- 7 de setembro de 2011 às 19:03
-
-
Olá a todos!
Isso é realmente verdade!
Falo todos os dias pra quem quiser ouvir o atendimento no Brasil é péssimoooooooooo....claro q tem um lugar ou outro q eles atendem super bem..., mas a maioria Jesus o q é aquilo.
Qtas e qtas vezes a mocinha me deixou plantanda no caixa enquanto batia papo com a outra do lado no supermercado...e vai reclamar pra vê no q dá um barraco terrivel.
Estou no Japão e com certeza voltarei pro Brasil e levarei comigo pelo menos isso de bom, q respeito ao proximo e ao cliente é tudo...., só me falta o dinheiro pra abri uma empresa pq esperiencia de como treina-lós eu já sei como que é...,qro estilo japones...cliente acima de tudo!
Aqui nw importa se vc tá bem vestida, suja ,descabelada eles atendem igual, é incrivelllll a coisa mais linda de si vê.
Parabéns Japão por me ensinar isso e gambatte Brasil , chegaremso lá um dia.
ABRAÇOS.. - 21 de agosto de 2012 às 15:03
- Hermeson disse...
-
Aqui no Brasil muitas vezes as empresas dão desculpas dando a perceber que a culpa é do cliente e não o contrário, nesse aspecto sem via de dúvida em prefiro o tratamento japonês.
- 11 de dezembro de 2014 às 05:49