quinta-feira, 2 de março de 2017

Quanto minha filha conseguiu melhorar seu japonês em um mês!?

  Ao caro leitor

  Enquanto eu estava no Japão em janeiro e fevereiro, eu dei aula de japonês para minha filha de 13 anos.

  Porque eu estava curioso sobre quanto ela consegue desenvolver seu japonês em período tão curto.


  Durante 1 mês de estadia, eu dei cerca de 15 aulas para ela.

  A duração de uma aula era de entre 30 e 50 minutos.

  Antes da viagem para o Japão, ela tinha terminado até a lição 4  do Minna no Nihongo 1 no Brasil.

  Em 1 mês, ela terminou até lição 9 e estudou um pouco do conteúdo da lição 10 na última aula.

  Além da aula particular, ela fez o curso de japonês destinado para os estrangeiros que moram em Tsukuba.

  Como nós ficamos no Japão por 1 mês, ela conseguiu assistir só 3 aulas deste curso.

  Ela não quis fazer esse curso, pois ela tinha que se virar entre os estudantes adultos oriundos de vários países.

  No entanto, eu a obriguei a fazer este curso, pois eu achei que isso seria uma experiência enriquecedora para ela.

  Pelo jeito,  ela conseguiu se virar, já que eu já tinha passado o material antes.

  Ao longo de 1 mês, cada vez que eu chamava ela para ela fazer aula, ela recusou a minha proposta no primeiro momento e demorava para ela se sentar na mesa para fazer aula.

  Contudo, uma vez que ela se sentou na mesa para estudar, parecia que ela curtia o estudo comigo.

  Para minha alegria, ela tem demonstrado que ela é capaz de aprender idioma estrangeira.

  No entanto, ela é uma aluna passiva totalmente. Ela nunca tomou a iniciativa de estudar lições.

  Digamos que ela é uma aluna preguiçosa.

  Um aluno passivo como ela jamais será bom em estudo, independente da matéria.

  Que pena!!

  A grande maioria dos alunos, inclusive minha filha, tem certa capacidade e possibilidade de se tornar bom em algum idioma.

  Porém, eles não aproveitam essa oportunidade, seja por preguiça, seja por vergonha.

  Ela não tentava colocar o que aprendeu na pratica para os meus pais,infelizmente. Ela não precisava ter vergonha de falar errado, pois todo mundo erra ao falar em idioma estrangeira.

  A gente melhora nosso desempenho só errando.

  A idade dela é ideal para começar a estudar quaisquer tipos de matérias, especialmente idioma estrangeira.

  Eu ofereci a oportunidade para minha filha no momento certo.

  No final das contas, quem decide se vai aproveitar essa oportunidade ou não é ela.

  Mesmo que ela não aproveite a oportunidade como deve, espero que ela não me critique daqui a 10 ou 15 anos me questionando por que eu não insisti tanto para ela.

  Ela está me dizendo que quer morar no Japão no futuro.

  Não tem motivo para não levar o estudo sério.

  ;)

Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu acredito que aprendemos melhor e mais rápido aquilo que gostamos do que aquilo que é só uma obrigação. Existem coisas divertidas que sua filha goste de fazer que ela SÓ possa fazer em japonês, como video game, música, mangá/anime, amigos que só falam japonês...?
Se ela só fala japonês com poucas pessoas e em situações pontuais (em uma escola ou reuniões de família) pode não ser tão interessante para ela? Já pensou nisso?

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