quinta-feira, 16 de março de 2017

Qual é o lugar ideal para aprender chinês no Brasil!?

  Ao caro leitor

  Eu fui a UFRGS nesta semana para assistir a primeira aula de português para estrangeiros.

  A cadeira que eu escolhi é “Leitura e Produção de Texto Jornalístico”.


  Para minha grande surpresa, havia mais ou menos 25 alunos nessa cadeira.

  Entre 25 alunos, 20 alunos eram chineses ( 1 era chinês e o resto era chinesa ).

  Além de chinês, tinham uma americana, um de Costa do marfim e um japonês.

  Diferente do que eu imaginava, eu não vi nenhum haitiano na turma.

  Já ouvia falar que há muitos chineses nesse curso de português para estrangeiros.

  No entanto, eu não imaginava que eu faria o curso com tantos chineses assim.

  Na primeira aula, as duas professoras brasileiras compareceram na sala de aula e nos deram a primeira aula.

  Como têm tantos alunos numa turma só, elas nos avisaram que dividiriam a turma atual em duas turmas.

  Nós fomos divididos em 6 grupos para que os alunos consigam trocar ideias entre eles em grupos menores.

  Eu formei um grupo junto com quatro chinesas.

  Uma era de Harbin e três eram de Pequim.

  Apesar de ter chegado no Brasil no meio do ano passado, elas já sabem falar português razoavelmente bem.

  Claro que algumas de 20 não sabiam falar tão bem como as outras, mas eu fiquei surpreso com o nível alto de português delas.

  Eu imagino que elas devem ter estudado português na China durante 2,3 anos, antes de vir ao Brasil. 
  
  Contudo, que eu me lembro, eu não falava português tão bem quanto elas com 2,3 anos de estudo..

  Dizem que elas vão voltar ao seu país depois que estudarem português na UFRGS por 1 ano.

  Hoje em dia, há chineses em todos os cantos do mundo.

  Se você jogar pedra para qualquer direção, vai bater no chinês.

  Fiquei sabendo que há milhares de chineses em países cujas línguas maternas é inglês, tais como Canada, Estados Unidos, Inglaterra, Austrália ou Nova Zelândia...

  Eu entendo isso porque aprender inglês é pré-requisito para você arranjar emprego bom no pleno século 21.

  Entretanto, será que aprender português será um diferencial ao arrumar empregos na China por acaso?

  O que eu posso imaginar é que não precisa de tantos chineses que sabem falar português lá na China. Eu duvido que todas elas consigam arrumar empregos relacionados com o Brasil ou Portugal.

  Para falar a verdade, o que o mercado de trabalho exige é brasileiro que saiba falar chinês bem, não é?

  Então, se você quer aprender chinês por acaso, eu lhe recomendo o curso de português para estrangeiros oferecido pela UFRGS.

  Você vai conhecer monte de chinesas no curso e talvez possa praticar seu chinês com elas!!

  ;)

Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Unknown disse...

Professor, está estudando muito?
Estou sentindo falta de ler os seus textos esta semana.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics