quarta-feira, 8 de março de 2017

Decidi fazer o curso de português para estrangeiros!?

  Ao caro leitor

  Eu decidi fazer o curso de português para estrangeiros na UFRGS neste primeiro semestre.

  No último um ano eu tenho estudado inglês com todas as forças.


  À medida que o meu nível de inglês veio melhorando, eu tenho sensação de que o meu nível de português veio piorando.

  Aliás, eu tenho falado mais inglês do que português no dia a dia, apesar de morar no Brasil.

  Exceto com os meus alunos brasileiros, eu não falo com nenhum brasileiro.

  Ao notar isso, surgiu o seguinte pensamento na minha cabeça.

  Eu não sei quanto tempo eu vou ficar mais aqui no Brasil.

  Então, enquanto eu estou no Brasil, eu devo fazer só o que eu posso fazer aqui.

  Por isso mesmo, eu decidi fazer o curso citado acima em busca de oportunidade de falar português com alguém desconhecido.

  E claro, eu gostaria de aperfeiçoar o meu texto escrito em português também.

  Os meus posts no meu blog parecem textos escritos por ESTRANGEIRO mesmo e aparentam bem infantis tanto pelos erros gramaticais quanto pelo vocabulário pobre.

  Embora eu não queira admitir isso, isso é um fato inegável.

  Eu gostaria de melhorar a qualidade de posts em todos os sentidos.

  Para falar a verdade, eu já fiz o mesmo curso em 2001, 2002, quando eu acabei de me mudar para Porto Alegre.

  Na época, eu era obrigado fazer este curso não só para melhorar meu nível de português mas também para conseguir e renovar o meu visto de estudante.

  Eu era aluno muito preguiçoso e , como não gostava de qualidade de ensino e sua desorganização, acabei desistindo do curso no meio.

  15 anos depois, agora eu vou voltar a fazer o mesmo curso, no nível avançado desta vez.

  Para ser honesto, eu não tenho nenhuma expectativa sobre este curso, pois eu nem consigo imaginar que a qualidade do curso melhora em 15 anos.

  No final das contas, aqui é Brasil. A qualidade de ensino na escola pública é miserável infelizmente.
No entanto, fazer o que,ne???

  Quando eu fui fazer matrícula e teste de nivelamento anteontem, eu vi monte de africanos.

  De onde eles são!???

  Há 15 anos havia muitos alunos latinos tais como chilenos, paraguaios e argentinos, além de chineses, coreanos e japoneses.

  Será que o Brasil é muito visado pelos africanos agora por acaso!???

  Aliás, quando eu fui à polícia federal no ano passado, eu vi dezenas de africanos lá....

  Estudar idioma estrangeiro sozinho, sem professor não é fácil. O curso, professores e os colegas que têm mesmo interesse que você, tudo isso são fatores importantíssimos para te deixar motivado para o estudo.

  A aula começará na semana que vem.

  Espero que o curso supere minha baixa expectativa, do meu fundo do coração.

  A minha meta é concluir o curso. Nada mais nada menos do que isso.

  Se eu conseguir atingir essa meta, eu me sentirei realizado.

  ;)

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Nishi disse...

É a primeira vez que comento no seu blog, mas frequento ele há algum tempo.
Fiquei surpreso por saber que você não fala muito com brasileiros no dia a dia, sempre pensei que no geral fosse fácil para um estrangeiro fazer amizades no Brasil.

Com relação ao seu português, não vou mentir, ao ler algumas linhas é possível perceber que não é um brasileiro escrevendo, mas não considero isso um grande problema, pois em grande maioria são erros de ortografia e flexão de verbo, que não comprometem o conteúdo geral. Diga-se de passagem, você se expressa bem, suas ideias são bem claras.

Sobre a educação no Brasil, bom infelizmente não é das melhores mesmo, mas espero que você consiga aprender o máximo de português possível.

Anônimo disse...

Na verdade os negros que você viu devem ser haitianos, o brasil recebeu varios deles depois do terremoto no haiti, legal ver que eles estão buscando aulas de portugues

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics