sábado, 8 de junho de 2013

Um anime extraordinário que faz mega sucesso até na Coreia do Sul!?

  Ao caro leitor

  Faz muito tempo que eu não trato de um anime específico,pois não surgia anime que vale a pena citar neste blog.

  No entanto, eu não tenho como não tratar deste anime de hoje, diante de mega sucesso tanto no Japão quanto na Coreia do Sul.

  Eis Shingeki no Kyojin ( Avanço de Titãs )


  Shingeki no Kyojin é um anime baseado no mangá escrito por Hajime Isayama ( 諫山 創 ). O enredo é mais ou menos seguinte.

  Os seres humanos enfrentaram o problema de extinção por causa dos súbitos ataques das titãs sem razão.Os sobreviventes construiram castelos com triplos muros muito altos,com os quais impediam as invasões das titãs, e conseguiram viver em paz durante 100 anos.

  Só que um dia um titã gigante consegiu derrubar esse muro altíssimo e as outras titãs entraram no castelo juntos e devoraram muitos humanos inclusive a mãe do protagonista Erem,diante dele.Aí Eren decidiu fazer vingança contra cada um dos titãs e entram na legião de sentinela para ele conseguir aprender a lutar contra titãs.


  O mangá Shingeki no Kyojin começou a ser publicado na revista mensal Bessatu Syounen Magajin em setembro de 2009.Já lançou 10 volumes, cujo número total de venda dos volumes alcançava 13 milhões, até o início da transmissão do anime em abril deste ano.No entanto, depois que começou a transmissão do anime, a venda total do mangá chegou ao número surpreendente 20 milhões, vendendo 7 milhões em apenas 2 meses, o que é recorde histórico para editora Kodansha, uma das grandes editoras no Japão.

  Para grande surpresa,a repercussão do anime passou a fronteira e está fazendo muito sucesso na Coreia do Sul também.Segundo o artigo que eu li,normalmente animes japoneses passam na TV coreana um ou dois anos depois da transmissão no Japão.Contudo, os coreanos estão conseguindo acompanhar últimos episódios do anime Shingeki no Kyojin quase ao mesmo tempo graças a TV por assinatura que comprou o direito de transmiti-los.Além do mais, mais de 200 mil volumes do mangá Shingeki no Kyojin foram vendidos na Coreia do Sul, onde a venda de 10 mil volumes já é considerado como um sucesso.

  É realmente mega sucesso,ne?

  Os críticos coreanos da cultura apontam os seguinte razões para sucesso deste anime.No mundo do Shingeki no Kyojin, quem é de classe alta ( os ricos ) vive no castelo mais central, onde titãs precisam derrubar três muros altos até alcançarem, ou seja, o lugar mais protegido.Por outro lado, quem é de classe baixa ( os pobres)  precisa viver no lugar menos protegido, pois só tem um muro que impede a invasão das titãs.

 
  Dizem que esse mundo está refletindo a atual sociedade coreana.

  O governo coreano aplicou a medida para deixar sua moeda mais barato com o objetivo de aumentar a exportação,beneficiando só as poucas empresas grandes tais como Samsung, LG e Hyundai.Em consequência disso, aumentaram as diferenças sociais no país.

  Para os coreanos que estão sofrendo de pobreza, a batalha pelo protagonista Eren contra Titãs lhes anima, já que isso representaria uma manifestação dos coreanos pobres contra os coreanos ricos e os políticos coreanos que provocaram uma sociedade injusta.

  Existe um termo japonês que representa isso, composta de 4 ideogramas ( Kanji ).

 弱肉強食( じゃくにくきょうしょく : Jyaku niku kyou shyoku



 弱 ( pessoa fraca ) se torna ( carne ) para ( pessoa forte ) ( dovorar ). 

  É uma lei da selva.Na verdade, a realidade não é nada diferente no Japão.Como eu já tratei num post deste blog, o Japão deixou de ser aquele país onde teve menos desigualdade há tempo.

  Os trabalhadores temporários ( sem carteiras assinadas ) já passam de um terço dos todos os trabalhadores e a participação deles está ficando cada vez na sociedade japonesa, o que está acontecendo na Coreia do Sul também.

  Por isso mesmo, os leitores do mangá enxergam o protagonista Eren como herói que lutam contra justiça com muita determinação.

  Um programa de TV japonesa tratava de Hajime Isayama,o autor do Shingeki no Kyojin, apresentava como grande fenômeno no Japão.Dificilmente uma emissora de TV trata de um autor do mangá no Japão.Ou seja,o anime está fazendo mega sucesso mesmo.

  Caso queria ver Hajime Isayama em movimento, você pode conferi-lo no seguinte vídeo.

 
  Ele tem apenas 26 anos.Shingeki no Kyojin é o primeiro mangá que ele publicou como magaka ( desenhista profissional).Eu dei uma olhada no primeiro episódio do mangá e achei que a qualidade do desenho não era do nível alto.Contudo, a história em si é ótima e alguns desenhos no mangá demonstrava um dom extraordinário.Eu imagino que a qualidade do desenho deve ter melhorado radicalmente,à medida que ele veio publicando novos volumes.

  Para grande surpresa, Isayama tem blog pessoal, o que é muito raro para desenhista profissional.No blog, o autor mesmo admite que ele não sabe desenhar muito bem nos seus posts.O assunto que ele escreve são bem variados.Porém, pelo jeito ele gosta de escrever sobre mangas dos outros autores da mesma revista que ele publica.Num dos posts, ele comentava que o número de comentários e de acessos aumentaram de maneira radical após o início da transmissão do anime em abril.

  No blog, eu vi muitos comentários postados pelos coreanos.Como estão escritos em letras coreanos, eu não entendo nada infelizmente.Só que pelos comentários em japonês, eu percebi brigas entre fãs coreanos e fãs japoneses, o que é lamentável, como mostra a imagem a seguir.


  Infelizmente a relação atual entre a Coréia do Sul e o Japão não está boa devido aos acontecimentos lamentáveis nós últimos dois anos.Espero que este anime Shingeki no Kyojin traga as coisas boas para melhorar e fortalecer a relação entre dois povos, em vez de provocar mais problemas.

  Bom.Eu lhe recomendo anime Shingeki no Kyojin do fundo do meu coração.A grande maioria dos meus alunos já está acompanhando este anime.Você não vai se arrepender!!

  ;)

Comentários
17 Comentários

17 comentários:

Cris disse...

Ainda não li ou assisti Shingeki no Kyojin, apenas ví alguma coisa sobre a obra na internet. então não posso comentar muito.
No entanto como fã de animes e mangás posso comentar que Shingeki no Kyojin vem sendo muito recomendado na internet por outros fãs de animes-mangás. Então em breve deve fazer bastante sucesso no Brasil também.
As rixas entre sul-coreanos e japoneses são famosas neste mundinho virtual dos animes e mangás. Lembro que após uma grande briga no 2ch os coreanos derrubaram aquele site para irritar os japones. No entanto tal atitude acabou irritando também outros paises que também fazem uso do 2ch para pegar scans e spoilers de mangás.

Unknown disse...

Eu estou acompanhando os episódios pela internet e concordo plenamente. O Anime é muito bom.. o melhor dessa temporada com certeza. Na verdade, estou nesse momento esperando os sites uparem o o anime pra eu assistir.. morrendo de ansiedade aqui :D

Unknown disse...

Ouvi dizer que no anime censuram algumas cenas do mangá. Muito Bom essa serie.

Gustavo disse...

Não sabia que Coreia do Sul e Japão tinha uma rixa. Espero que não seja por motivos fúteis como Brasil e Argentina ou EUA e Canadá. Vi uma resenha desse anime, mas foi tão mal explicado que eu não fiquei interessado, mas essa sua resenha é muito boa.

Renato disse...

Eu particularmente gostei bastante do traço, principalmente dos Titãs que curiosamente possuem o traço de desenho bem diferente do restante do manga. Uma coisa que acho indubitável nesse anime/manga são as cenas de ação, os movimentos são bem rápidos e muito bem feitos. Excelente trabalho do Mangaca.

Mayara Pereira disse...

Realmente o anime é muito bom. A história foi bem criada, e os traços dos personagens são ótimos. A série mostra muita determinação, cenas de lutas, o que faz o anime ser maravilhoso. Esse anime também faz muito sucesso no Brasil, é comentado muito em redes sociais. Shingeki no Kyojin é uma obra prima!

Anônimo disse...

Infelizmente a rixa entre japoneses, chineses e coreanos não é por motivos fúteis, se fossem até seria mais fácil lidar com conflitos e provocações. Mas a briga é antiga, com feridas profundas, complicado...
Aqui na America do sul tivemos varias guerras e conflitos entre vizinhos, mas aparentemente perdoamos e fomos perdoados e o resto que se resolve no futebol.

Anônimo disse...

Já tive a oportunidade de ir conhecer o Japão mais recusei. Acho desonroso você maltratar um visitante na sua casa, sendo que esse visitante não deu motivos. Pode ser que um ou dois me tratem bem, mas a maioria com certeza iria me fazer algo. Adoro animes, e o sabor da comida japonesa mas, não gosto de japoneses em geral, tenho um amigo japonês (uma raridade) e já falei isso pra ele, japonês, em uma maioria, não tem educação com seus visitantes, mesmo um visitante educado.

Thiago Silva disse...

Yuki, quem sou eu pra criticar traducao em japaones...mas para SHINGEKI NO KYOJIN a tradução mais correta nao seria ATAQUE DOS GIGANTES?

Saulo disse...

Eu comecei a ver esse anime porque achei legal a foto do colossal, estava no primeiro episódio ainda, cada episódio me faz ficar na expectativa de um próximo, muito legal o anime, me faz tremer em algumas cenas.
Ao que parece o anime vai ter 25 ou 26 episódios, espero que não coloquem um fim forçado, que deem uma pausa e depois voltem a acompanhar o mangá.
Assim que o anime terminar eu passo a ler o mangá, se eu resistir a tentação até lá!

Álvaro disse...

Thiaguuuuu, shingeki é literalmente avanço mesmo: http://translate.google.com.br/#ja/pt/%E3%81%97%E3%82%93%E3%81%92%E3%81%8D
O "ataque" que aparece foi uma tradução não literal que os americanos (ou mesmo os japoneses) fizeram por que acharam que ficaria legal assim.

Leo Dantas disse...

Conheci a série Shingeki No Kyojin, num desses finais vagando pela internet. Gosto muito de anime (e cultura japonesa em geral)e estou sempre buscando novidades, mas no caso desse, foi por acaso! Assisti a alguns animes muito bons ultimamente (Zetsuen No Tempest, Gantz , dentre outros...), mas nenhum me cativou tanto quanto SNK. Além de eu achar a história chocante e de uma originalidade impar, a narrativa, a direção, a maneira flúida como a história transcorre, me fizeram entrar em êxtase assistindo a um primeiro capitulo eletrizante! Me apaixonei e desde então acompanho e recomendo!

Ákira disse...

Nossa... todo mundo fala desse anime. Mas eu ainda não tive a opurtunidade de vê-lo...

A velha briga dos coreanos/japoneses pelas ilhas de Dokdo/Takeshima....
isso já passou dos limites(não têm fim?)

timtimtop disse...

Nesses dois comentários em coreano eles não postaram nada de ofensivo, posso garantir. Mas qualquer fagulha entre os dois já é motivo pra guerra.

Pode traduzir oque as outras mensagens em japones estavam escritas?

timtimtop disse...

Esqueci de mencionar no comment tb, slam dunk, dbz, naruto etc, que realmente tem muitos, fazem relativo sucesso na coreia tb. Acho que tanto manga quanto anime são igualmente lidos/vistos na coreia.

Pq tpw meu tio teve uma livraria de manga, acho que daquele tipo que aluga ou dava local.

Tulio Concolato Cunha disse...

Olá, Yuki,

Não sou muito fã de anime nem manga, porém para ajudar no desenvolvimento do meu japonês comecei a assistir o anime citado.
Achei a história realmente muito interessante e surpreendente, não pretendo parar de assistir, porém existe algo que me desanima muito.
Assim como em grandes títulos como DBZ, Cavaleiros do Zodíaco e outros, é bem notável a grade dramatização e enorme foco no psicológico das personagens, fazendo com que uma história que poderia ser passada detalhadamente em 4min dure 20min por causa do aspecto citado. Este aspecto parece estar presente em grande parte dos títulos japoneses. Venho então te perguntar, é possível encontrar títulos japoneses famosos em que isso não aconteça?

Alías, ótimo post, como sempre.

Yuki disse...

A grande diferença de anime japonês com animação americana está na descrições psicológicas das personagens.

;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics