quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Quantos são salários médios de 21 profissões no Japão!?

  Ao caro leitor

  Qual é a sua profissão?

  Porque você escolheu esta profissão? Ao escolher a profissão, você se importou o salário ou  a paixão pela essa profissão?

  Para leitor que ainda não trabalhou, eu faria a mesma pergunta.

  Qual profissão você quer seguir no futuro? Ao escolhê-la, o que pesa mais? O salário, a paixão, a sensação de contribuir à sociedade ou outra coisa?

  A minha profissão de sonho era Mangaka  (desenhista )até 12,13 anos de idade como eu já revelei num post deste blog.

  Quando eu descobri que não tinha como me tornar Mangaka, eu quis ser professor da escola pública, inspirado pelo bom professor que eu conheci na época. Ao mesmo tempo, eu sempre queria morar no exterior, pois gostava muito de cultura diferente desde criança.

  Apesar de não ter pensando muito na profissão, eu acabo me realizando o meu desejo : professor + morar no exterior.

  Só que eu não me importava muito com o salário.....Não adianta lamentar isso depois que escolheu a profissão,ne?

  Entretanto, não adianta só importar o aspecto financeiro, pois ninguém consegue trabalhar sem que não goste nem um pouco daquela profissão.

  Ou seja, nós precisamos importar dois aspectos na hora de escolher a nossa profissão.

  Para você ter uma idéia, eu vou colocar a lista dos salários médios de 21 profissões no Japão embaixo.


Profissão
Renda anual
(reais)
Renda mensal
(reais)
1
Advogado
302,6 mil
22,8 mil
2
Médico
271,6 mil
20,9 mil
3
Piloto de avião
270,4 mil
21,4 mil
4
Professor de universidade
265,2 mil
15,9 mil
5
Professor adjunto de universidade
205,2 mil
12,6 mil
6
Contador público
200,2 mil
14,2 mil
6
Assessor de imposto
200,2 mil
14,2 mil
8
Polícia
193,5 mil
11,6 mil
9
Professo de colégio público
184,7 mil
11,1 mil
10
Especialista em diretos trabalhistas
180,9 mil
9,5 mil
11
Instrutor da universidade
178,0 mil
11,4 mil
12
Professor da escola pública de ensino fundamental
176,6 mil
10,7 mil
13
Bombeiro
170,7 mil
10,2 mil
14
Professor de colégio em geral
166,4 mil
10,4 mil
15
Polícia marítima
163,8 mil
9,7 mil
16
Repórter
161,9 mil
10,9 mil
17
Pesquisador
153,8 mil
10,0 mil
18
Avaliador imobiliário
148,3 mil
10,4 mil
19
Veterinário
146,6 mil
10,2 mil
20
Piloto de trem
144,0 mil
9,4 mil
21
Dentista
138,5 mil
10,7 mil

Funcionários de empresa privada em geral
95,7 mil
?
     
      ( Fonte : Site japonês que trata sobre os salário médios de várias profissões )
      ( O valor em reais foi calculado pela seguinte taxa de câmbio : 1 real = 42 iens  )

  Só para você não se enganar com esses dados, vou lhe avisar o seguinte.

  O valor média é a média de todos os funcionários daquela profissão. Ou seja, somou todos os salários de funcionário jovem de 20 poucos anos até os dos quase 60 anos, depois dividiu o valor total por número de funcionários contados....

  Esses salários não são salários iniciais dos recém-formados. Isso que dizer que quem já tem 50 anos ou tem algum cargo vai ganhar mais do que o salário médio.

   Só para completar este post, eu gostaria de lhe dizer que lá no Japão ser advogado é muito mais difícil do que entrar na Universidade Tokyo, a universidade mais difícil de entrar no Japão.

  Mesmo universitários de universidade Tokyo levam 2, 3 anos para passar na OAB de lá após a sua formação. Isto quer dizer que advogado é elite e tanto lá.

  Passando na OAB,  o seu sucesso como um profissional já é garantido lá no Japão, diferente da situação aqui no Brasil onde há muitos advogados de nível baixo....

  Quando muda país, muda conceito completamente...

  Então, qual profissão você quer seguir???

  ;)

Comentários
28 Comentários

28 comentários:

C.F. disse...

Hehe. Semelhanças engraçadas. Eu sempre me fascinei pelo exterior. Na verdade, planejo ano que vem sair do Brasil, ficar alguns anos fora perambulando, e depois voltar, ou ficar por aí heheheh. Plano que será realizado com certeza.
Também, acho que se fosse escolher profissão pela paixão, seria professor, gosto muito de ensinar tudo que eu sei pra todos que conheço, e que não conheço também. Eu cheguei a escrever sozinho uma apostila completa de inglês pra minha namorada estudar. Mas aqui no Brasil não tem muitos incentivos para ser professor, na verdade é o contrário. Em termos de respeito e financeiros.
Estou terminando direito, na verdade parei de escrever a monografia agora pra ver se tinha post novo aqui no blog, dei sorte hehehe. Mas não sei se estou "apaixonado" pelos ramos que o direito disponibilizam. Quem sabe a aventura que eu planejo pros próximos anos me revelem o que será melhor pra min. Quem sabe eu acabe ensinando português no japão, ehhehehehe.
Pensando no tema também, não sei se o brasil é um país viável para seguir paixões. Num país de primeiro mundo a diferença financeira entre sua paixão profissional e a que vai te dar + retorno financeiro é menor, aqui é gigante! A ideia é sempre que uma profissão bem remunerada aqui compra a felicidade que contrasta demais com o sofrimento material que uma profissão mal remunerada traz;

Vitor disse...

mas aqui no japao faculdade pra algumas profissoes sao carissimas se for comparar com o que eh gasto ai no brasil,fora o custo de vida tambem que eh bem mais caro.Mas sem duvida sao belos salarios hehehe
Ja desconfiava que advogado ganhava muito bem aqui porque o vizinho de onde eu morava era advogado e a casa dele era maior que o predio onde eu morava que tinha 2 andares e 8 apartamentos(oneroom... hahaha) terceiro andar da casa dele era a casa do cachorro que morava num espaco mais confortavel que eu...kkk
Fica a sugestao pra um proximo post falar sobre os minusculos apartamentos japoneses(eu morava em um com 4.5 jo www

Felipe disse...

cadê o engenheiro??

Rn disse...

eu vim seco pra perguntar onde tava o engenheiro, e alguem ja perguntou primeiro.. meu sonho era me formar engenheiro e trabalhar em uma montadora, principalmente, se fosse no japão, e fui ver, nao tem o engenheiros entre os melhores salários xD

Anônimo disse...

No Japão para trabalhar em uma montadora não precisa ser engenheiro basta ser dekassegi

Anônimo disse...

E o custo de vida no Japão??? Será que é baixo??? Claro que não é!! Me explica uma coisa: Pq o índice de suicidio no Japão é alto já que tudo lá é perfeito!?

Anônimo disse...

Que comentário retardado acima, provavelmente estava estressado, nunca leu nenhum artigo do blog, não teve educação em casa e acha legal sair desrespeitando os outros assim. Que demonstração de arrogância falar demais sem saber do que está falando. Pelo menos teve vergonha suficiente para deixar o comentário como anônimo. Não vou nem dar o esporro que esse cara merece pra não ficar zuando com o blog do japonês que é legal pra caramba.

Anônimo disse...

O cara podia ter sido menos ríspido ao falar do alto custo de vida do japonês e do alto índice de suicídio, mas ele não falou nenhuma inverdade. Muitos brasileiros desconhecem isso e acham que tudo que é estrangeiro é maravilhoso. Ele falou o que muitos brasileiros precisam ouvir. Sem contar que o brasileiro que vai pra qualquer país desenvolvido, e principalmente pro Japão, é tratado, no geral, muito mal. Aprendam a valorizar seu país de origem, aqui você é tratado como igual pelo menos.

Anônimo disse...

salarios sao relativos,mas o fato eh que nao eh que o salario deles e bom,mas eles nao precism pagar plano de saude privado,escola particular, INSS de 30% ...

O Br ainda tem meros 500 anos e o Japao e milenar e situacao melhorou apenas nas ultimas decadas.Basta ler sobre a hitoria deles que a situacao era de miseria total(senao nao teriam vindo pro BR trabalhar apos a guerra) alem de terem uma grande poluicao nos rios devido a falta de infra estrutura(um japones me falou).
Acho que estamos bem ,pois somos uma nacao nova comparada com a Europa e Asia que estao ali ha nao sei quantos mil anos.
Ao inves de comparar devemos aprender com o sucesso das pessoas.
Realmente o ensino no Br e pessimo
e salario idem mas chegaremos la.

Anônimo disse...

"salarios sao relativos,mas o fato eh que nao eh que o salario deles e bom,mas eles nao precism pagar plano de saude privado,escola particular, INSS de 30% ..."

No Brasil dinheiro do SUS ta incluso no imposto, pena que não é aplicado nele. No Japao a pessoa tem que pagar seguro saude e a aposentadoria se for autonomo ou desempregado. Se for funcionario de firma ai a firma pode inscrever no seguro social


" O Br ainda tem meros 500 anos e o Japao e milenar e situacao melhorou apenas nas ultimas decadas.Basta ler sobre a hitoria deles que a situacao era de miseria total(senao nao teriam vindo pro BR trabalhar apos a guerra) "

O que o Brasil devia fazer era investir em educação, investindo pesado em educação em 30 anos começa a ver o resultado. Mas se em 500 anos não fizeram isso, vao começar quando?

"alem de terem uma grande poluicao nos rios devido a falta de infra estrutura(um japones me falou)."

desconheço isso, me parece que você esta falando do Brasil

"Acho que estamos bem ,pois somos uma nacao nova comparada com a Europa e Asia que estao ali ha nao sei quantos mil anos.
Ao inves de comparar devemos aprender com o sucesso das pessoas.
Realmente o ensino no Br e pessimo
e salario idem mas chegaremos la."

Que desculpa esfarrapada, varios paises que foram destruido pelas guerras se reergueram, e o Brasil que nunca participou diretamente de uma guerra devia estar a frente deles.

Unknown disse...

Meu sonho é me tornar professor e ir para o japão ensinar além do acadêmico nossa cultura e costumes de convivência, acho que isso engrandece e amadurece todos, espero que consiga, muitos riem da profissão aqui, mais para min ensinar será sempre a profissão mais humana de todas.

julio cesar disse...

Preciso dialogar com voce.
Por favor meu email e <66junior99@gmail.com>

Nao-chan disse...

Eu quero me tornar uma enfermeira...no Brasil o salario deixa a desejar, mas no Japão as coisas também nao são tao fáceis assim...
O salario e um pouco melhor, mas o custo de vida e alto, aqui bem que poderia ter mais ajuda, como vale refeição também...

Roberto disse...

Não sei se você vai saber responder, qual área medica o japão esta carente atualmente?

Termino final deste ano e estou em duvida de qual especialização estudar, tendo em vista que tenho vontade de morar no japão.

abraços

Yuki disse...

É Obstetrícia e Ginecologia.
Porque está diminuindo número de bebê cada vez mais.
Mas,a carga horária é insuportável.
Nenhum médico quer fazer este trabalho.
;)

Roberto disse...

Quantas horas e em quais turnos eles costumam trabalhar? dependendo da carga horaria não fica muito diferente dos hospitais públicos do brasil e além do mais aqui pagam uma mixaria por consulta na rede publica.

Eu estava pensando em fazer cirurgia geral mas acho que lá deve ter ótimos médicos nessa área

suya disse...

Quero ser professora universitária de matematica.

Hana disse...

Falta dois anos pra que eu termine o ensino médio, mas já estou pesquisando, estou em dúvida entre Medicina e Odontologia, o que eu queria mesmo era Odontologia, mas dizem que os japoneses não se importam muito com dentes XD Alguém pode me ajudar e dizer qual dessas duas áreas é a melhor para seguir? Ou dicas de outras áreas na saúde?

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário.
Se você quer fazer odontologia,deve escolher o que você quer fazer.Assim,você não vai se arrepender depois.
;)

Unknown disse...

gostaria de sabe se eu me forma em direito no japão eu poderia trabalhar lá nesse trabalho ou não

Kaique disse...

Eu queria cursar direito no BR e depois ir para o Japão...
O diploma daqui é válido lá? Se não, como que funciona para revalidá-lo?
Agradeço desde já!

dark9999 disse...

Quanto ganha engenheiro mecanico, civil e de robotica

Anônimo disse...

Japonesada se acha. Falam mal do Brasil então deveriam arrumar as malas e sumir daqui

Anônimo disse...

Mds li MT merda, para os anônimos de plantão q querem falar mal simplesmente saia desta página, estão ocupado tempo de quem tem perguntas sérias a fazer.
A área de mecânica industrial como soldagem, CNC, fresadora, materiais de produção e produção mecânica o Japão esta em falta em alguma dessas áreas?

Anônimo disse...

Quanto um perito criminal ganha no Japão?

Anônimo disse...

Gostaria de saber como é o mercado de trabalho para estrangeiros na área de medicina veterinária no Japão? Como é o salário? E o tipo de dificuldade para trabalhar nessa área,no país?

Unknown disse...

Queria saber como é a ária de trabalho na parte da enfermagem , e quanto ganha uma enfermeira no japao

Anônimo disse...

Gostaria de saber o msm, pois sou dessa área e tenho interesse de morar no Japão no futuro. Tenho tido dificuldade em achar informações sobre a estrutura da Polícia de lá ou se sequer aceitariam pessoas não descendentes(meu caso) p/atuação de cargos públicos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics