sábado, 28 de maio de 2011

Há milhares de japoneses sofrendo por causa da Liquefação do solo

 
  Faz mais de dois meses depois que ocorreu o maior terremoto nos últimos cem anos no Japão.

  Milhões de japoneses que moravam na região atingida perderam casas,carros,seus parentes e amigos. Como ainda não foram construidas casas provisórias pelo governo local, eles são obrigados a hopedar em ginásios das escolas primárias,as lugares públicos cedidas pelas prefeituras locais,etc.

  As dificuldades que eles estão sentindo no dia a dia devem ser muito maior do que nós imaginamos. Eu só lamento por tudo isso, pois ninguém merece.

 No entanto, gostaria de que todos os brasileiros soubessem que não são só eles que estão passando vidas difícis.

  Quem mora na região metropolitana de tokyo, mais de 400 km distante da região  atingida, também está passando por experiências inexperadas como consequência dos terremotos.

  Trata-se de Liquefação do solo.

  Segundo a Wikipédia,

  A Liquefação do solo descreve o comportamento de solos que,quando carregados, repentinamente sofrem uma transição de um estado sólido para um estado líquido, ou ficam com consistência de um líquido grosso.A Liquefação é mais ocorrente no desprendimento para moderar solos granulados saturados com drenagem pobre,como areias finas ou areia e cascalho ou contendo fendas de sedimento impermeáveis.

  Ou seja, é um fenomeno natural causado pelo terremoto. O resultado seria deslocamento de terreno e saída de água pelo solo.

  Se quiser saber como acontece realmente, só basta conferí-lo assistindo o vídeo colocado acima.

  Dizem que é mais fácil de acontecer este fenomeno nos lugares onde tinham rios e pauls e foram aterrados.

  A cidade Urayasu da província Chiba,onde tem Tokyo Disney Resort, ficou famoso por ter acontecido Liquefação do solo em inúmeros pontos da cidade.

 Realmente esta região era mar antigamente e foi aterrada para construir novo bairro residêncial e cique, com o objetivo de moradores terem acesso mais fácil à tokyo.

  E infelizmente deram problemas.

  Muitas casas novas construidas nesta região não tiveram nenhum danos aparentemente. Porém, muitas delas ficaram inclinadas.....era pouco, menos que 1 grau.

  Mesmo assim, dizem que quando a casa fica inclinada mais que 0.8 grau, quem mora nesta casa se sentirá mal e poderá até influenciar no saúde dos moradores.0.8 grau!! É muito pouco.

  Por incrível que pareça, isso prejudica a saúde do ser humano!!

  Para corrigir esta inclinação bem sutil, poderá custar 100 mil reais mesmo com 30 mil reais de subsídio por parte do governo.Será que vale a pena fazê-la?

  Este terremoto que ocorreu no dia 11 de março de 2011 deu muitas lições para todos os japoneses e fez com que pensem sobre energia, casas e vida, entre outras coisas.


Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Anônimo disse...

Que situação complicada! Quando eu disse que mesmo depois do ocorrido eu queria ir ao Japão ver meu marido, as pessoas me chamaram de maluca. Ele está em Nagano então não foi afetado.
Eu nem tinha conhecimento dessa liquefação do solo...um dia a natureza se volta contra nós e quer tomar de volta oq foi lhe tirada.

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário.
Sim.A situação lá não é nada agradável neste momento.
Aliás, como o governo japonês está enrolando o povo japonês,o governo não tem credibilidade nenhuma...

Anônimo disse...

toda tragedia eh tao triste pois o pior e depois do ocoorido.Tenho pena daqueles que sofrem pq nao tem ninguem para ampara los.Faco oracoes pelas pessoas que sofrem...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics