sexta-feira, 13 de maio de 2011

As coisas que japonês precisa aprender com coreano



  Caros leitores

  Hoje gostaria de lhes apresentar um grupo de música que está fazendo bastante sucesso no Japão.

  O nome do grupo de música é KARA que se compõe de 5 gurias.

  Por incrível que pareça, é um grupo coreano!!


  Sim, cinco gurias são tudo coreanas. Depois de cerca de 3 anos de atividade profissional na Coréia do sul, elas iniciaram atividade no Japão também, lançando um single chamado de “ Mr.” em agosto de 2010.

  A dança delas na qual balança bundas de maneira sensual, que vocês podem conferir pelo vídeo que eu coloquei em cima, caiu no gosto dos japonêses e o grupo foi reconhecido em pouco tempo no Japão.

  Para nossa grande surpresa,elas cantam em inglês, coreano e japonês.

  Na verdade, elas não são únicas artistas coreanas que atuam no Japão. Já faz tempão que  bandas,grupos,cantores e atores da Coréia do Sul atuam no Japão.

  Posso dizer que essa vinda dos celebridades coreanos para o Japão é uma coisa que não podiam acreditar há 10 anos.

  Porque até há pouco tempo divulgar cultura japonesa na Coréia do Sul foi proibido por governo, por causa da história lamentável entre dois paises no início do século 20.

  No entanto, o governo coreano veio permitindo a divulgação da cultura japonesa no Japão e a vice-versa desde início do século 21, principalmente após a Copa do Mundo realizado em ambos os paises em 2002.

  Em consequêcia, divérsas novelas coreanas já passaram na programa de TV japonesa e fizeram bastante sucessos principalmente entre pessoas de mais idade e cantores coreanas fizeram baita sucesso entre jovens japoneses.

  O que me chamou atenção minha, do ponto de vista como professor de japonês para estrangeiro, foi os níveis muitos elevados da proficiência de japonês das artistas coreanas. Eles falam japonês fluentemente apesar de ter estudado por pouco tempo. Será que eles são inteligentes ou os professores deles são bons mesmo?

  Hoje em dia, os cantores japoneses também fazem show no país de Ásis tais como China,Taiwan e Coreia do sul. Porém, eles não são tão inteligentes como cantores chineses e coreanos. Eles só se apresentam em chinês ou coreano no início do show e deu.

  Posso dizer o mesmo problema que eu tratei sobre carro coreano e carro chinês no Brasil neste blog.

  Eles estão pensando no mercado internacional,além de mercado nacional. Senão, não podemos sobreviver e ir além.

  Ter intercâmbio cultural entre paises é bem vindo. No entanto, o Japão também precisará pensar e agir de mesmo jeito, com determinação.Senão, o Japão vai se tornar um pais mediócre.....

   :(
Comentários
17 Comentários

17 comentários:

Anônimo disse...

Eu gosto de seu artigo, mas há vários erros de interpretação.

Mercado de música no Mundo (2008)
1 USA 6 bilhões dólares 25.4%
2 JAPAN 5 bilhões dólares 22%
 Korea 100 milhões de dólares 0.5%

Esta é a razão pela qual as coreanas cantam em inglês, coreano e japonês e umas artistas japonesas não podem falar chinês e coreano.(Mercado do China é mais pequeno.)

“Formiga aborda o açúcar, nunca deixa-o .”

Claro que as artistas japonsas podem estudar chinês ou coreano, e ir ás países, mas não há açúcar lá…Japão é uma ilha feita do açúcar.

Por isso , eu não entendei porque o Japão precisa de agir de mesmo jeito.
E também, estava com triste quando disse “ nao podemos sobreviver...” ou “os cantores japoneses não são inteligentes”…
Acho que Japão é bom país :)

Bom artigo!

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário.
Sim.Concordo com sua opinião.

Mesmo que o mercado seja menor neste momento, precisará investir penando no futuro.

Com certeza o mercado chinês vai crescer com o passar do tempo e pode dominar o mundo.

Quando a China está dominando o mercado, já era.

Por isso mesmo, precisa criar um cantor ou uma banda com estratégia mundial, quanto antes.

Anônimo disse...

Amigo, procura no youtube por Wonder Girls, e ousa a musica "So Hot"

Daniel disse...

Eu gostei muito delas, principalmente do rebolado.

Lah! disse...

Ouço muito música japonesa e coreana... minha opinião é que o japonês é mais fácil de falar do que o coreano. Mas claro esta opinião é de uma brasileira, não sei ao certo qual o nível de dificuldade de um coreano com a lingua japonesa e de um japonês com a língua coreana.
Já vi outras cantores coreanos cantando japonês com um pronuncia muito boa, mas com uma pronuncia da língua inglesa com sotaque bem carregado.

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário.
Na verdade, coreanos tem dificuldade em pronunciar alguns sons usado na língua japonesa.
Eis "za".
Todos os coreanos acabam ponunciando "jya" em vez de "za", sem exeção.
Até agora eu nunca me encontrei com nenhum coreano que consegiu pronunciar correto.
Porém,esta pronúncia errada até parece mais atrativa quando coreanas bonitinhas fazem isso.
Risos
;)

janaina disse...

Já conhecia o grupo KARA... elas são muito carismáticas e estão arrebentando no Japão, outros artistas coreanos também estão fazendo muito sucesso lá como SNSD e TVXQ e claro a BoA.

Gostei muito do seu blog.

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário.
Pois é.
Não é só Kara que está fazendo sucesso lá.
Outros grupos coreanos estão também fazendo sucesso lá.
;)

timtimtop disse...

HAHA sempre comentei como anonimo mas dessa vez tive que botar algo.

Posso dizer que de certo modo acompanhei toda "evolução" do kpop, apesar de morar no brasil quase minha vida toda. Sempre gostei das musicas coreanas/japonesas, que convenhamos, originalmente eram copias frustadas das americanas, mas com o tempo adquiriram sua personalidade propria.

Engraçado que na verdade na coreia a grande maioria gosta mesmo é da musica popular de lá, alguns ate conhecem alguns das novas canções, mas quase todos conhecem e gostam do outro. Nas radio tem muito talk-show, que de acordo com meu primo grande parte ouve.

Tem bastante sala de karaoke no japão? Que na coreia tem varias.

Esse lance de cantores ate foi bom, pois o historico de guerras e ocupações destes 3 paises é historico. Um ODIAVA o outro, aposto que ate nas aulas de historia eles adoravam "apontar". Já hoje em dia, existe um interesse mutuo muito maior e melhor.

Recentemente vc ouviu historias de grupos chineses fazendo cover de musicas coreanas/japonesas? Na justiça chinesa eles perderam o julgamento por razões estranhas oO

E sobre esse lance de cantores multilingues é em grande parte jogada das grandes produtoras, as pequenas não tem recursos para algo deste tipo, mas é assunto demais e extenso para um simples comment xD

Bruno Roxo disse...

Eu já conhecia o grupo Kara, por causa de uma máquina de dança chamada Pump it Up, tem uma música delas lá, a partir daí comecei a escutar mais músicas delas.

Bommie Yuri ;3 disse...

LEMRBANDO, que os coreanos não são muito de comprar CD de músicas, eles são mais de ver pela internet, por isso os videos de Kpop tem muito mais visualizações que os de Jpop, claro, o Kpop é bem mais popular que o Jpop... ;3

押田 ~龙 disse...

Bom dessa mudança e intercambio cultural e hehe as japonesas e os japoneses estão para os koreanos assim como as brasileiras e brasileiros estão para os orientais em geral ai no br hoje em dia, ou seja, houve uma supervalorização dessas culturas pelo intercambio cultural envolvendo musica, dorama e manga que despertou uma certa adoração. Obviamente isso foi acompanhado de língua e principalmente intercambio de estudo e trabalho. Acho que para o que vc falou acontecer e so uma questão de tempo, pois e muito fácil achar curso de coreano e chines aqui no japão. Principalmente coreanos cuja musica cultura estão bem mais pop tanto que os japoneses falam gírias coreanas os mais jovens.
Quanto a inteligencia linguística sinceramente filipinos estão de parabéns em qualquer lugar do mundo nunca vi povo que tem tanta facilidade p poli-linguismo admirável falam japonês e matracam como ninguém em japonês, inglês, português e todo lugar que vão sugoi!!

Hugo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hugo disse...

押田 ~龙

tagalog tem várias palavras de origem espanhola, inglês é uma das linguas oficiais eu acho.Sabendo o inglês a fonte de materiais de estudo aumenta e muito.

Existem poucos livros de nihongo em português, acaba ficando ruim apra quem não tem tempo/condição de frequentar um curso e não sabe o básico do inglês.

Uma boa parte, senão a maioria das filipinas no Japão trabalham em sunack, e algumas acabam casando com japonês.Com a convivência diária é rápido aprender o idioma.

Sam disse...

Olá Yuki.

Acho que realmente o mercado de música Japonês é muito fechado e sóa gora começa a se abrir um pouco mais. O grupo japonês que considero mais em alta no momento é o Perfume, tanto por sua fama no Japão como pela admiração de fãs estrangeiros.

Acho que é preciso um especialista de mídia para monitorar a repercursão dos artistas na internet, pois assim teriam ideia do sucesso que fazem mesmo sem que seus CDs sejam comercializados oficialmente fora do Japão em lojas normais. O grupo Perfume recentemente teve a música Polyrhythm no filme Carros 2 e esteve na estreia em Los Angeles. Para a surpresa das três garotas vários fãs gritavam e parabenizavam de longe. Elas disseram em entrevista que nem faziam ideia de que seriam reconhecidas lá. Recentemente elas gravaram uma música cantada quase toda em inglês e parece que no início do ano que vem o fã-clube oficial do Perfume abrirá para fãs estrangeiros também.

Considerando que o grupo já tem mais de 10 anos de carreira e faz grande sucesso há pelo menos 4 anos, pode-se dizer que já demorava muito para uma decisão assim ser tomada. O anime e mangá atraem milhares de admiradores do Japão e sua cultura, há muitos anos. É preciso que o Japão abra os olhos para conhecer esse público de admiradores!

Unknown disse...

Por favor, o Japão não precisa aprender nada com a Coréia...

Anônimo disse...

Os coreanos aprendem outras línguas rápido e dançam bem porque eles são muito esforçados, tem muita competitividade, é bem normal eles irem para no hospital por fadiga depois de treinar por 12h seguidas e ficar 3 dias sem dormir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics