segunda-feira, 23 de maio de 2016

Português é uma língua bonita!?

  Ao caro leitor

  Você acha que português é uma língua bonita!?

  Sim!?

  Por que você acha isso???


  Eu acho que português é uma língua bonita.

  Desde início de abril, eu estou fazendo aula de inglês com professoras sérvias.

  Muitas delas também me comentam que português é uma língua bonita, ao avisá-las que eu falo português.

  Apesar de que algumas sabem falar um pouco de espanhol, até agora eu não me encontrei com nenhuma professora sérvia que saiba falar português.

  Elas têm sua própria língua, e pelo que me explicaram sobre seu idioma, eu me lembrei do Latim e suas pronúncias parecem tão difícil quanto francês ou alemão...

  Com as opiniões sinceras das sérvias, um dos povos dos países europeus, eu ainda posso afirmar que português é uma língua bonita.

  Infelizmente português não tem tanta utilidade comercial como espanhol, já que se fale português em poucos países.

  Entretanto, as pronúncias de português são mais lindas, sofisticadas e elegantes. Digamos que são bons de ouvir as palavras ou as frases em português.

  Eu sinto muito para quem estuda espanhol.

  Contudo, na minha opinião, espanhol parece um idioma do interior, uma língua caipira. Isso é minha impressão honesta.

  E entre vários dialetos de português, português de gaúcho, português falado em Porto Alegre é a mais linda!!

  Eu não estou dizendo isso porque eu moro em Porto Alegre.

  Aliás, português falado em São Paulo, Brasilia também são bonitas também, pois eu não vejo tanta diferença entre português de gaúcho e português dessas cidades citadas.

  Eu não estou falando sobre questões lexicais, mas estou falando sobre questões fonéticas.

  Mesmo no Rio Grande do Sul, quando viajar para serra ou interior do R.S. eu percebo bastante sotaque na fala dos brasileiros que moram nessas regiões. Acredito que alguns têm sotaque devido aos suas origens tais como alemão ou italiano.

  E quem mora mais perto da fronteira com Argentina ou Uruguai tem sotaque peculiar de espanhol. 

  Ou seja, português fica mais parecido com espanhol...

  Nordestino também tem sotaque bastante forte. Eu já tinha um aluno oriundo do Recife e uma aluna oriunda do Salvador. Os ambos tinha bastante sotaque, apesar de terem morado em Porto Alegre há mais de 5 anos.

  O sotaque de que eu não gosto é o do carioca. Carioca sempre falava “xu” no final das frases, o que incomoda meu ouvido toda hora.

  Eu mesmo tenho bastante sotaque de japonês ao falar em português, apesar de ter morado no Brasil há 18 anos. Portanto, eu não tenho direito a criticar ninguém.

  Então, favor não sentir ofendida em relação ao meu comentário sobre sotaque.

  Enfim, eu gostaria de lhe repetir que português é uma língua bonita.

  ;)

Comentários
9 Comentários

9 comentários:

Anônimo disse...

É verdade, o português é uma língua muito bonita. Eu sou norueguês, acostumado com um idioma um pouco menos rústico que o alemão, então a minha primeira impressão da língua portuguesa é ela ser melodiosa, por ser muito vocálica.
Eu não acho muito prática. Porque tem varias palavras para significar a mesma coisa e uma palavra para significar várias coisas.
Também tem muitos tempos verbais.
Parabéns pelo seu nível de português.
Para mim foi fácil, mas para você, acostumado com outro tipo de alfabeto e pronúncia (tipo de L e V - fonemas que eu acho que não existem no idioma japonês) deve ter sido muito mais difícil.

Unknown disse...

Não acho português idioma bonito.

Unknown disse...

Isso é porque o português é sua língua nativa, então você já está acostumada

Nômade do ar disse...

Acho o português do Brasil bonito, porém o de Portugal me deixa engasturada ao ouvir.

Nαtαlie Araújo disse...

Obrigada por achar o português bonito senhor Yuki, apesar de eu não ter tanta certeza assim já que eu sou nativa de português, então não faço ideia de como o português deve soar aos ouvidos de estrangeiros, apesar de que eu estou começando a acreditar que realmente seja bonito, porque não é a primeira vez que vejo estrangeiros falarem que o português é bonito, eu achava que o de Portugal devia ser o mais bonito já que é a origem né, apesar de terem o sotaque mais difícil. Em relação ao que você disse sobre o espanhol, eu concordo xD Perdoem-me falantes de espanhol, mas a pronúncia me parece agoniante, tirando a pronúncia dos argentinos, que eu acho muito bonita, eu moro perto da Venezuela, e nossa, eu não entendo nadinha do que eles falam, e é meio irritante. E senhor Yuki, eu acho o japonês bem mais fácil de pronunciar que o inglês, mas eu não o acho bonito nem feio, e sim neutro, o inglês para mim é neutro também, agora música em inglês e japonês ficam ótimas, mas falando naturalmente, o mais bonito pra mim é o francês, meu pai sabe falar, já que é neto de franceses, mas eu não tenho paciência para aprender rs. Seu blog é muito interessante mas já vai dar 11:00, boa noite.

Kass disse...

Morava no sul do RS e achava o sotaque de Porto Alegre horrivel, muito cantado. O sottaque de carioca tambem me da aflicao.

Unknown disse...

Falado, o português é realmente uma língua bonita.. mas cantado, como o Inglês não existe!

Anônimo disse...

O português de portugal me irrita MUITO, parece que tem um monte de coisas dentro da boca da pessoa e ela fica tentando empurrar as palavras pra fora! Digo isso pelo meu gosto com todo respeito ao povo. Embora eu já tenha ouvido de vários portugueses que o portugues brasileiro não é o português "verdadeiro". POis sim! Então o inglês estadunidense não é o inglês verdadeiro também.... que viagem. A língua é dependen da cultura, por isso cada nação tem uma língua viva e ÚNICA, não são idiomas completamente diferentes. E eu não me importaria de chamar o português do Brasil somente de brasileiro, assim eliminaria esse preconceito.

Melquíades S. Pereira disse...

Você esqueceu do sotaque dos mineiros, que tbm é destaque no Brasil; uai sô cê esqueceu de nóis.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics