Ao caro leitor
Eu já participei de um comercial de TV aqui no Brasil.
Era do banco Itaú.
Minha participação era bem modesta, porque eu era apenas uma das dezenas de figurantes.
Em 2004 ( ou 2005, não tenho certeza),o banco Itaú abriu primeiras agências no Japão visando a remessa do dinheiro por parte dos nipo-brasileiros residentes no Japão.
A intenção da propaganda era anunciar a abertura de agências do banco Itaú no Japão.
Uma produtora gaúcha assumiu a produção de tal comercial.
E o aeroporto internacional Salgado Filho, daqui de Porto Alegre foi escolhido para filmar o comercial.Porque o cliente precisava de um lugar que simula aeroporto Narita do Japão.
Como há poucos japoneses aqui em Porto Alegre, quase todos os japoneses e descendentes, desde crianças até idosos, foram convocados para este comercial.
O encontro foi marcado para às 22 horas no aeroporto Salgado Filho.Tinha cerca de 30 pessoas ( figurantes ) para este “evento”.
Até que todos os passageiro foram embora, as figurantes ficavam esperando fazendo maquiagens pelas pessoas da produtora .
Após a chegada do último voo, a filmagem começou por volta da meia noite na saguão onde retira bagagens.
Seguindo à orientação do diretor, trinta japoneses leigos “atuaram” de melhor maneira possível.
A filmagem terminou às 9 horas da manhã do dia seguinte.
Todo mundo estava exausto.
Para mim,era primeiro trabalho como “ator ( figurante )” e poderá ser único.
Entretanto, como eu recebi cachê, eu posso lhe dizer que minha profissão é ator “profissional”,ne?
Eu imaginava que o trabalho fosse mais fácil.Contudo, não era.
Infelizmente não existe trabalho fácil neste mundo.
Alguns anos depois, eu assisti esta propaganda de que eu participei.
Eu verifiquei minha presença duas vezes na propaganda, contando com minha cabeça filmado de cima como uma presença.
Como eu pensava que eu poderia não aparecer nenhuma vez, eu fiquei feliz.
Infelizmente este comercial não foi transmitido no canal aberto aqui no Brasil.
Dizem que este comercial foi transmitido no canal da TV por assinatura lá no Japão durante 1 ano, já que era destinado para brasileiros residentes no Japão.
Então, quem estava no Japão naquela época pode ter visto este comercial.
;)