domingo, 29 de setembro de 2013

Você sabe usar Hashi de maneira correta!?

  Ao caro leitor

  Você sabe usar Hashi ( pauzinhos ) de maneira correta?

  Sim!?Que bom!

  Porém, será que o seu modo de usar Hashi está correto mesmo?

  Hoje eu gostaria de lhe apresentar etiquetas em relação ao uso de Hashi.


 Até há pouco tempo os brasileiros que conseguiam comer comida com Hashi eram admirados aqui no Brasil.No entanto,devido à popularidade de culinária japonesa nos últimos 5 anos, hoje em dia os brasileiros que sabem utilizar Hashi não são mais raças raras.Portanto, eles não recebem mais admirações como antes.

  Contudo, será que esses brasileiros realmente estão usando Hashi de maneira correta? Eu suspeito isso porque há muitos que não sabem utilizar Hashi de maneira correta entre os japoneses.

  Você pode verificá-la no vídeo a seguir.


   E aí? Sua maneira estava correta?Você precisará prestar atenção às detalhes, já que pouca diferença com o modo certo vai fazer grande diferença no resultado final.

  Depois que aprender a maneira correta, você pode treinar Hashi de seguinte maneira. Em primeiro lugar, você vai preparar 10 feijões e uma tigela.Colocando os ambos na mesa, você tenta pegar 10 feijões na mesa com Hashi e colocá-los numa tigela em menos tempo possível.Caso consiga cumprir esta tarefa em menos de 20 segundos, pode se dizer que você já sabe usar Hashi.

  Muitos brasileiros já me perguntaram por que os japoneses conseguem comer arroz cozido com Hashi.Eu vou lhe responder à essa dúvida.

 
  Na verdade, arroz japonês é mais grudento diferente do arroz brasileiro que é bem solto.Portanto,é muito mais fácil pegar alguma quantidade de arroz com Hashi como foto acima mostra.Ou seja, se arroz japonês for bem solto que nem arroz brasileiro, nenhum japonês comeria esse arroz com Hashi, pois seria muito mais trabalhoso para comê-lo.

  Bom. Agora eu vou lhe explicar 3 etiquetas em relação ao uso de Hashi.

  1. Você não pode colocar Hashi no meio do arroz do jeito que a foto embaixo mostra.


  Porque isso lembra um ritual de budista, refeição oferecida ao falecido no altar ( 仏壇 ), o que se chama Hotoke Bashi ( 仏箸 ) ou Tate Bashi ( 立て箸 ).

  Pensando em seus antecessores,os japoneses costumam rezar diante do altar em casa todos os dias.Eles colocam uma tigela cheio de arroz na frente do altar todos os dias.Levantar Hashi no meio do arroz representa que esta refeição é exclusivamente do falecido.


  Por isso mesmo, nós não podemos fazer o mesmo no dia a dia na nossa refeição.

  2. Você não pode passar comida para outra pessoas cruzando dois Hashis durante a refeição.

  Porque isso lembra um ritual de budista praticado no funeral.

  No Japão, quando a pessoa morrer, ele vai ser cremado no crematório.Após a cremação, os parentes dos falecidos vão enfrentar esqueleto do falecido.Aí eles vão pegando os ossos do falecido com Hashi aos pares e colocá-los num pote.


   E posteriormente esse pote que tem ossos do falecido vai ser guardado dentro do túmulo junto com outros potes dos antecessores.

  3. Você não pode pegar uma comida num prato para todos com seu próprio Hashi.

  Como eu já tratei antes num post sobre Beijo indireto, os japoneses se importam com salivas dos outros.

  Portanto, quando uma comida for servida num prato grande, cada um precisa pegar a quantidade que ele quer para seu prato. Na hora de pegá-la, você nem pode pegar com seu próprio Hashi sem uso.

  Há pessoas que usam outras pontas do Hashi, já que esta parte não tem salivas dos usuários. Entretanto, este ato também é considerado como falta de educação.

  Para resolver o problema nessa ocasião, a única maneira seria providenciar um Hashi exclusivo que vai ser utilizado só para pegar comida daquele prato.

  Além dessas três etiquetas, você não pode utilizar Hashi de seguintes maneiras.


  • Lamber o que se grudou no Hashi.
  • Devolver o que já pegou com Hashi no mesmo lugar.
  • Passar Hashi em cima dos vários pratos até que decidir qual comida vai pegar.
  • Apontar pessoa com Hashi.
  • Morder a ponta de Hashi.
  • Coçar cabeça ou outros lugares do corpo com Hashi.
  • Mover pratos na mesa com Hashi.
  • Bater tigela com Hashi ao pedir mais um prato.

  Na verdade, mesmo que não saiba esses etiquetas, quem sabe sobre o uso correto do garfo e faca deve saber essas etiquetas inconscientemente,ne?

  No entanto, sabendo tudo isso agora, você não vai fazer nenhuma bobagem no Japão,ne?

  ;)


Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal essas dicas.
Ainda bem que eu uso o hashi de forma correta!

Bruna disse...

Eu sempre fiz tudo que não podia fazer por birra.

Quando minha vó pedia para colocar alguma comida na mesa que seria servida com hashi eu fincava o hashi que nem comida para falecidos.

Coçava as costas comhashi nas festas dos parentes japoneses e ela me xingava hahaha.

Serena disse...

Também gostei deste tema. E os três exemplos dados são realmente importantes e prováveis de serem feitos pelos desavisados. Não consegui ver o vídeo recomendado mas assisti a outros mas eles falam os nomes dos "kiraibashi" muito rápido e na Wikipédia tem apenas em japonês. Foi bom para aprender que não se deve colocar o hashi em cima da tijela (owan) enquanto estiver comendo, mas ao termino pode ser feito pois significa que já esta satisfeito (gochisousama). Ha fotos que explicam bem esta maneira considerada errada e que eh chamada de watashibashi (渡し箸). Eu fazia isso e sempre desconfiei que era estranho. Vi nos vídeos que há pessoas que dobram o papel que envolve o hashi e fazem em tipo de "touquinha" para colocar a ponta mais fina do ohashi, muito legal.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics