quinta-feira, 1 de março de 2012

Você é "Issei","Nisei" ou "Naosei (Não sei)"!?

  Ao caro leitor

  Já ouviu falar “Issei”,”Nissei” e “Naosei (Não sei)”?

  Issei é imigrante que veio do exterior. Nissei é o filho deste imigrante que nasceu no país destinário.

  “Não sei” é o neto do imigrante, que não sabe quase nada sobre a cultura e a língua do país natal do seu avô (Risos).

   Eu estou brincando.

  O neto do imigrante é “Sansei”,ou seja, terceira geração, considerando seu avô como primeiro geração.

  Os imigrantes japoneses usam estes termos na comunidade japonesa. Na verdade, além desses termos ainda há outro termo : Jyun-nisei.

  “Jyun- nisei” seria imigrante que veio do exterior quando era criança. Normalmente Jyun-nisei fala português muito bem e tem modo de pensamento brasileiro, pois recebeu a educação na escola brasileira.

  Nós utilizamos estes termos para classificar os imigrantes japoneses e seus descendentes.

  Porém, ao meu ver, parece que tem uma discriminação por trás destes termos, pois este termo foi criado do ponto de vista de imigrantes ( Issei ).

  Issei pensa que Nisei, Jyun-nisei e Sansei têm jeito de pensar igual aos brasileiros. Em princípio, eu não tenho nenhuma razão para discordar com isso. A maioria do nisei e sansei pensa e comporta que nem brasileiros. Eu não estou dizendo que isso é ruim.

  Eu estou querendo enfatizar que há culturas diferentes e pontos de vistas diferentes mesmo entre duas gerações da mesma origem, o que poderá provocar conflitos mesmo sem querer.

  Como Nissei tem cara de japonês, Issei se engana que Nissei também tem mesmo tipo de pensamento. Contudo, a realidade não é bem assim.

  Quem se cria no exterior vai ser como o povo daquele país, pois a convivência e a educação que formam as pessoas. Não tem como escapar disso.

  Portanto, Issei precisará tratar Nissei e Sansei de mesma maneira que ele trata os brasileiros.

  Para falar a verdade, não adianta considerar o fator da geração do imigrante, pois há pessoas que têm pensamentos ou costumes diferentes entre próprio Isseis.

  Cada pessoa um tem seu pensamento e sua identidade. Classificar as pessoas conforme sua geração não faz nenhum sentido.

  Aliás, há brasileiros que pensam que nem os japoneses bem como há japoneses que pensam como os brasileiros.

  Por isso mesmo, eu não avalio as pessoas só pela geração. Eu avaliaria todos os aspectos das pessoas ao longo prazo, pois as pessoas não são tão simples como a gente pensa.

  Muitas vezes eu comparo o Japão ao Brasil neste blog.

  A minha intenção é mostrar as diferenças entre japonês e brasileiros de maneira clara para leitores brasileiros refletirem a respeito do tema abordado.

  Neste mundo há dois pensamentos opostos e corretos. O que é mais importante é respeitar essas diferenças sem julgá-los.

  O que você acha?

  ;)


Comentários
14 Comentários

14 comentários:

Nãosei disse...

O que eu não entendo é que quando um Issei tem filho com uma brasileira o filho será nissei ou o que o povo chama de mestiço? Ou seria só nissei quando o pai e a mãe são Issei e o mesmo acontece com sansei.

E se um issei casar com nissei e ter filho, seria nissei ou sansei?

Sempre tive essa dúvida.

Yuki disse...

Obrigado pela pergunta.
Eu também não sei direto.
Na minha opinisão, quando um dos pais for issei, independente da nacionalidade e geração da outra conjugue, o filho que nasceu entre casal seria nissei.
Por isso,até entre Nissei,há vários tipos de Nissei.
Cada caso é cada caso.
;)

Marcio disse...

Muito interessante como sempre, gosto de ver esse blog pra aprender sobre a cultura do seu país.

Jairo disse...

Aew sou novo nesse blog, comecei a ler recentemente e estou gostando bastante, também gostaria de compartilhar algumas coisas que sei.

Aqui onde moro, conheço essa pergunta como "Você é nissei, sansei ou não sei?", heheheh, é só um jeito diferente que ouvia as pessoas falarem.

Bom, sobre as denominações, não sei se o pessoal sabe, mas todos aqueles que tem descendência japonesa e nascem fora do Japão são considerados Nikkeis. Aí para cada geração tem sua denominação. Vejam na wiki as gerações e suas denominações:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nikkei

Agora sobre esse negócio de Issei ter discriminação da próxima geração e tals, é por causa da cultura japonesa e da época em que nasceram. Não sei se todos sabem, mas os japoneses imigrantes do começo do século passado são tradicionais, pois eles querem preservar a cultura japonesa que ganharam dos pais quando criança e querem passar para seus filhos, mas como as novas gerações precisam se adaptar ao novo local onde vive, nesse caso a cultura brasileira, há esse parecer que Isseis discriminam os filhos por não seguirem a risca a cultura japonesa. Pra mim é tudo devido ao tradicionalismo que as famílias de imigrantes japonesas tiveram na sua época. Porém sempre existirá pessoas que se adaptam a qualquer cultura, então não pode generalizar que os Isseis são todos tradicionais.

Respondendo o comentário do "Nãosei", sobre os mestiços, nunca ouvi falar comentando sobre isso, mas pra mim, como eles tem descendência japonesa, então por mim teriam essa denominação.
Sobre a outra pergunta vou mostrar um exemplo, como os japoneses são patriarcais, ou seja, o pai que manda Xp, se um Nissei (o pai) casar com uma Sansei (a mãe), o filho será Sansei (meu caso =D). Então tudo é com base no que o pai seria.

Haruka disse...

Em relação ao preconceito e ao fato de os issei acharem que os nissei terão os mesmo estilo de pensar só porque também tem cara de japonês: Eu acredito que os japoneses gostam bastante de generalizar, para ter uma ideia sobre a coisa mesmo antes de começar. Falo de já ter um pensamento prévio de "todos x costumam ser assim, então vou assumir que sempre são assim", mesmo que depois, ao conhecerem a pessoa, mudem de ideia. Acho que é porque os japoneses gostam de se sentir confortáveis e já saberem algo sobre aquilo com o que estão lidando. Por isso generalizar normalmente funciona com eles. Depois que já conhecem a coisa ou pessoa em questão, eles podem mudar de ideia livremente. O que importa é terem uma ideia inicial. Estou errada?

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário,Jairo.
O filho entre nissei e sansei seria sansei sem considerar qual dos pais é nissei.
Mas,quando mistura até esse nível, acho que essa dominação não significa nada praticamente.
;)

Anônimo disse...

Adoro a cultura japonesa e admiro muito sua inteligencia e dedicação para tudo, isso me deixa com um mistério nas mãos, não consigo encontrar nenhuma explicação lógica para a discriminação deles pelos mestiços :(

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário,Haruka.
Como os japoneses viviam sem ter muito contato com outras etnias ao longo da história por eles morarem numa ilha, eles tomam cuidado na hora de ter relacionamento com estrangeiros.
Classificação facilita a vida dos japoneses no dia-a-dia.
;)

Anônimo disse...

qual diferença de chines,japones e coreano,pra mim e tudo igual,tem olhos rasgados sao amarelos mongois,ate indios sao considerados amarelos no br,ainda tem mestiço black,mestiço e japa no br e tudo japones

Anônimo disse...

Para os brasileiros nós somos todos parecidos, mas para nós que somos "iguais", prestamos atenção na sutil diferença para chines e coreano. Principalmente os olhos o jeito que é puxado, nariz mais de batata e a sombrancelha mais apagado.

Liziane disse...

Olá!

Eu já conhecia essa classificação e muitas pessoas me perguntam se eu era nissei ou sansei, por que eu tenho os olhos pequenos, as pessoas me confundem com descendentes de japoneses, mas na verdade eu não tenho nenhuma gota de sangue japonês. Quando isso acontece eu não sei se fico feliz ou triste, hehehe!

Renato Kunz disse...

Com relação ao comportamento dos Nissei e Isseis, talvez para quem é Japonês os veem como muito abrasileirados, mas alguns de nós brasileiros que tem convivência com estes grupos de pessoas notamos certas características nelas que não são muito comuns entre nós brasileiros. Como exemplo, timidez, ou muito reservado, formar grupos muito fechados(panela) Nissei que só convive com Nissei, poucos amigos, muito caseiros e mais disciplinados que a maioria dos brasileiros, este ultimo criou a fama de que todo japonês é inteligente e nerd. Acho que mesmo sendo criado no Brasil os descendentes e imigrantes japoneses ainda levam um pouco das características dos Japoneses na sua cultura.

sil disse...

muito bom o post! é bem isso aí mesmo. Ninguém pode julgar ninguém só pela geração ou descendência. Tudo depende da criação.

Anônimo disse...

Sou sansei, me perguntam sempre o que eu sou, rsrs...

minha mae é nissei e meus avos sao isseis, agora meus filhos nao sei kkk...papo, no caso de eu e meu namorado for japoneses?

mika~*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics