domingo, 25 de março de 2012

Você consegue descobrir coisas diferentes na casa do Japão!?

  Ao caro leitor

  A foto colocada acima é uma casa típica que você pode ver em qualquer lugar no Japão hoje em dia.

  Comparando com a casa no Brasil, você achou algumas coisas diferentes nela?

  Hoje eu gostaria de apresentar a casa no Japão comparando com a casa no Brasil.


  A primeira coisa diferente que você pode notar na foto é a falta de muro na divisão com a casa vizinha.

  Na verdade, a maioria das residências no Japão tem muros. Só que mesmo que o tenha, a altura do muro é bem baixa, diferente do muro bem alto da casa no Brasil.

  O objetivo de colocar muro em casa no Japão é deixar a divisão com a casa vizinha mais explícita. Ou seja, o muro não serve para defender as invasões dos ladrões que nem no Brasil.

  No Brasil, além de ter muro bem alto, muitas casas estão protegidas com cercas elétricas, alarmes,etc. Há até bairros onde os moradores contratam vigilâncias armadas.

  Para os japoneses, essas coisas são as coisas utilizadas para o presídio.

  As segundas coisas diferentes que você pode notar na foto são as janelas expostas sem grades.

  Acredito que isso é uma coisa inacreditável para os brasileiros,ne? Porque deste jeito qualquer pessoa pode invadir a casa quebrando os vídros das janelas.

  No entanto, por incrível que pareça, os ladrões japoneses não invadem as casas quebrando os vidros das janelas.Não sei porquê. Mas, os ladrões japoneses não fazem isso.

  Talvez porque dá barulho muito alto na hora de quebrar vidro. Assim,os vizinhos escutam esse barulho estranho e podem chamar polícia.

  Aliás, antigamente, os japoneses saiam de casa com portas e janelas não trancadas e não acontecia nada durante as ausências dos proprietários. Eu acredito que isso ainda existe no interior do Japão.

  Quando eu morava no Japão, eu escutava as seguintes frases frequentemente, principalmente de quem morou no exterior.

 日本は世界で一番治安がいい国だ。
  O Japão é o país mais seguro do mundo.

 安全はお金では買えない。
  Você não pode comprar a segurança com dinheiro.


   Antes de vir ao Brasil, eu não entendia os significados verdadeiros destas frases.

  Para mim, a segurança pública era uma coisa natural que nem ar. Portanto, eu nunca tinha pensado em precisar pagar para desfrutar isso.

  Contudo, depois que eu vim morar no Brasil, eu compreendi a importância da segurança pública, enfrentando as situações perigosas e assaltos,etc.

  Aliás, mesmo que você investe muito na segurança, você nunca vai estar protegido totalmente.

  No Brasil, quanto mais rico você fica, mais dinheiro você precisará gastar para proteger seu bem e sua vida. Ironicamente os brasileiros ricos estão pagando caros para coisa que todos os japoneses desfrutam de graça.

  O que adianta ser rico se você precisar viver com medo,ne?

  Bom. Mudando um pouco de assunto, eu gostaria de lhe apresentar as casas atuais no Japão.

  De 20 anos para cá, as residencias têm mudado bastante devido ao desenvolvimento da tecnologia e a mudança do gosto do povo japonês.

  Falando em casa no Japão, você deve imaginar um quarto de estilo japonês com tatami ( Washitsu ), como a foto  a seguir.


  Hoje em dia, a grande maioria da casas construídas não tem Washitsu, pois os jovens japoneses acham o quarto de estilo ocidental ( Youshitstu ) mais prático.

  Que pena,ne?

  Outra coisa que eu gostaria de lhe apresentar é a automatização.

  Quando quiser tomar banho, basta apertar o botão determinado do painel que fica instalado na cozinha, sem precisar ir até banheiro. Em 20 minutos, o banho fica pronto.


  Quando quiser passar no quarto num dia muito frio de maneira mais confortável, basta apertar outro botão do painel. O chão do quarto determinado se aquece e você pode se deitar no chão quentinho. Este sistema chama-se Yukadanbou ( 床暖房 ).Acho que você vai adorar!


  Por último, eu gostaria de lhe apresentar o perfil e o valor da casa da foto colocada no início deste post.

  Esta casa fica na cidade Tsukuba da província Ibaraki, onde eu morei até 22 anos de idade.

  Esta casa tem, 3 dormitórios de estilo ocidental, 1 dormitórios de estilo japonês, 1 cozinha, 2 banheiros, 1 Ofuro,1 sala de estar, 1 varanda, 1 depósito no terceiro andar e 2 garagens.

  
  A área total do terreno é de 186.88 m² e a área total dos quartos é de 114.24 m². O preço desta casa é de 35,800,000 iens ( equivalente a 795,555 reais ).

  O preço da casa nova varia conforme o bairro, o tamanho da casa,etc. Na minha opinião,este preço da casa é o preço médio da casa comum vendida no Japão,exceto cidades metropolitanas tais como Tóquio e Osaka.

  Normalmente os japoneses pagam 20 % deste preço como a entrada e fazem o financiamento de 20 até 35 anos com banco sobre o resto.

  No Japão, o valor de uma casa nova cai pela metade em 10 anos. Em mais 20 anos, a casa em si não valerá mais nada. Ou seja, o que vale é só o valor de terreno.

  Os brasileiros acham que comprar uma casa é um investimento, pois os imóveis sempre valorizavam com o passar do tempo. Contudo, como os imóveis se desvalorizam muito rápido no Japão, os japoneses não pensam assim. Os imóveis são bens de consumo como quaisquer produtos industriais.

  Eu acredito que a mesma coisa vai acontecer aqui no Brasil no futuro não muito longe.

  ;)


Comentários
39 Comentários

39 comentários:

Tomás disse...

Atualmente isso está mudando no Japão, tá aumentando o número de furtos em residências, justamente por achar que é seguro. As principais ocorrências são de casas que moram casal de velhinhos ou velhinhos que moram sozinhos. Muitos deles guardam o dinheiro que acumulou a vida toda dentro de casa, pois não é que nem no Brasil que deixar no banco rende alguma coisa, no Japão não rende quase nada e se perde pelas taxas.

Tirando que os guardas do japão nem andam armados.

A crise financeira e tudo mais faz prevalecer o ditado: A ocasião faz o ladrão.

E aqui no Brasil inversamente está diminuindo os furtos nas casas porque o dinheiro tá no banco, então eles fazem assaltos relâmpagos para sacar o dinheiro, ou roubam o banco ou explodem os caixas eletrônicos.

Marcio disse...

Os ladrões como invadem uma casa no Japão? Há esse tipo de roubo lá?

Qual é o crime mais corriqueiro do Japão?

Poderia contar como é um presídio japonês?

Anônimo disse...

Aqui não tão entrando tanto nas casas, tem muro, grade, alarme, cachorro, cerca elétrica e etc.. Dá muito trabalho para eles, e não tem muito o que roubar, ninguém vai pular o muro com uma tv de 40" ou geladeira, no máximo um notebook e jóias. E depois tem o trabalho de conseguir vender isso. Mais fácil roubar um posto ou uma padaria que tem dinheiro vivo e o giro é alto.

Em falar em notebook, tem uns entrando em repúblicas, geralmente mora bastante universitários. Cada um tem seu notebook e entram no horários que estão na aula.

Yuki disse...

Obrigado pelos comentários.
Invadir as casas dos velhinhos devem ser uma estratégia praticada pelos ladrões no Japão.
Mas,na verdade, há 6,7 anos atrás,invadir apartamentos abrindo fechaduras com algumas técnicas durante a ausência do proprietário entrou na moda no Japão.
Para defender o apartamento deste tipo de furtos, os japoneses tomaram diversós tipos de providência na época.
Como não tenho visto no jornal de lá, eu acredito que deve ter diminuido este tipo de crime.
;)

Anônimo disse...

Japão tem uns casos engraçado de assalto, como aquela uma vez em que tinha uma gangue que roubava carros usando ovos. Eles esperavam o motorista entrar no carro, ai um deles atirava um ovo no vidro de trás do carro , ai quando o motorista saia pra ir tirar satisfação ele fugia, enquanto corre atras dele, uma outra pessoa entra no carro e leva embora.

MillinhaXD disse...

não sei se é verdade, mas ouvi dizer que no Japão costumam roubar roupas do varal... principalmente underwear feminina... kkkk

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário,Milinha.
Infelizmente isso é verdade.
Existem pessoas assim entre os japoneses.
Mas,a minoria faz,ne?
Eu jamais faria isso.
;)

Ângela disse...

Nossa, na casa da minha amiga tem esse negócio de esquentar o chão, aliás casa não né, uma mansão. Ela acha que o pai dela fez maior besteira, dinheiro jogado fora, aqui nem neva então nem faz tanto frio. Outra que ninguém anda descalço que nem no Japão que tiram o sapato para entrar na casa.

Mas já em um clube um sistema para refrigerar o piso em volta da piscina e não queimar os pés, isso sim é legal.

Renato Kunz disse...

Quando eu era muito pequeno fui ao japão com minha mãe e ficamos 4 meses lá na casa de uma grande amiga dela que era japonesa e viveu no Brasil um bom tempo, eu não lembro de nada por ser muito novo na época, mas minha mãe conta que todo o tempo que ficamos lá ela viu uma unica noticia de roubo, que era uma senhora que roubou uma um saco de ração para gatos numa Pet-Shop por que não tinha dinheiro.Isso foi em 1992,na cidade de Gotemba, interior do Japão se não me engano.
Ela conta também como eram as casa por dentro e por fora e diz que as paredes por dentro não eram de comcreto mas ela tambem não sabe ao certo do que eram feitas, as portas de madeira e as camas eram tatames acolchoados no chão, nos banheiros não tinha chuveiro só banheiras, a privada era um tipo de poltrona,e os muros eram baixos, e o mais incrível é que em 1992 algumas famílias já tinham computador em casa, enquanto isso foi se tornar comum no Brasil só por volta de 1998 ou mais, e o CD já era comum, enquanto no Brasil ainda se via muita gente usando Vinil e Fita.

Anônimo disse...

Brasileiros são presos por suspeita de assalto em Ota
Brasileiros são presos por suspeita de assalto em Ota ... ASSALTO ... ), residente em Toyokawa (Aichi) sob suspeita de assalto, informou o jornal Mainichi. Os dois teriam roubado --Três brasileiros assaltam “konbini” em Shizuoka
ASSALTO ... pessoas. O assalto aconteceu às 4h10 do dia 20 de abril. Os brasileiros, armados com facas e serrotes ... agosto, assalto, brasileiros, comparsas, crime, foragidos, furto, omaezaki, polícia, shizuoka --Brasileiro confessa assalto em loja de Shiga
Brasileiro confessa assalto em loja de Shiga ... Polícia de Higashiomi (Shiga) prende brasileiro por assalto em loja de conveniência ... suspeita de assalto. O brasileiro, que não tem residência fixa e estava desempregado, teria invadido a ... akegawa, assalto, assassinato, brasileiro, bruno, higashiomi, maio, mie, polícia, roubo, setembro --Brasileiros envolvidos em assalto em Atsugi
Brasileiros envolvidos em assalto em Atsugi ... Polícia da Província de Kanagawa prendeu quatro estrangeiros por assalto seguido de lesão física ... estrangeiros foram detidos, no dia 30, sob suspeita de envolvimento em assalto. O crime teria acontecido em trabalha na mesma firma e um iraniano confessaram ter cometido o assalto "em grupo de cinco pessoas, sob a ... aikawa, arakaki, assalto, atsugi, crime, física, iraniano, isaura, kanagawa, lesão, polícia --Tribunal de Shizuoka julga brasileiro por assalto
Tribunal de Shizuoka julga brasileiro por assalto ... também participou no assalto. No início, eles roubaram a bolsa da mulher, avaliada em ¥ 32.550, que ... agosto, assalto, bolsa, brasileiro, crime, ferimentos, furto, hamamatsu, iwata, junho, roubo --Brasileiro é detido como principal suspeito do assalto em Iida
Brasileiro é detido como principal suspeito do assalto em Iida ... Toyohashi (Aichi). Ele é o principal suspeito pelo assalto que ocorreu ontem (12), na agência dos correios de Kiri-ishi, localizado no bairro de Kanae, em Iida (Nagano). O assalto ocorreu por volta das 9h40 ... assalto, brasileiro, correios, iida, ishi, kiri ... ).

O assalto ocorreu por volta das 9h40 da manhã na agência que fica localizada no bairro de Kanae , assalto, correios, iida, nagano

Anônimo disse...

Irmãos brasileiros são presos por dois crimes
acusados, no dia 13 pela polícia de Koshigaya, por suspeita de assalto e lesão corporal. Os dois haviam sido presos por suspeita de assalto a uma loja de conveniência no dia 24 de julho e, depois de detidos pela ... assalto, Koshigaya, menores, roubo, Saitama

Anônimo disse...

Brasileiro é condenado a seis anos por assalto
Brasileiro é condenado a seis anos por assalto ... arma, assalto, brasileio, condenacao, crime, hamamatsu, julgamento, pena, prisao, roubo, shizuoka

Anônimo disse...

Tribunal de Mito condena mais um brasileiro por assaltos ... em vários casos de assalto ocorridos em Ibaraki e região, informou o sie do jornal Sankei. O ... anos de prisão por agressão e assalto dentre outros delitos. E.B.M., de 37 anos de idade, residente em Isezaki, Gunma, foi condenado por ferir gravemente um homem durante um assalto em setembro de 2009, em

Anônimo disse...

Brasileira é detida por assaltar loja de conveniência
Até agora cinco pessoas foram detidas sob suspeita de assalto a loja em Nagahama (Shiga) ... , 22, e outros três suspeitos no assalto. O crime foi praticado por volta das 2h30 do dia 5 de abril ... assalto, conveniencia, ito, loja, marcos, nagahama, nozaki, prado, roubo, shiga, souza, vanessa ... .

A Polícia de Nagahama informou que o assalto aconteceu por volta das 2h30 do dia 5 de abril. Os três .
assalto, brasileiros, conveniencia, crime, de, gifu, kakamigahara, loja, nagahama, policia, prado, shiga

Anônimo disse...

Cinco brasileiros são condenados em Hamamatsu
O grupo teria participado de assaltos a lojas de conveniência em Hamamatsu (Shizuoka) no ano ... em assaltos a lojas de conveniência em Hamamatsu (Shizuoka). Os brasileiros, com idade entre 22 a 31 ... assalto, brasileiros, condenados, conveniencia, hamamatsu, juiz, sentenca, shizuoka, tribunal

Anônimo disse...

olha não vou colocar todos os crimes que os brasileiros estão cometendo no japão porque se não a sou pagina sobre as casas no japão não caberia tudo são mais de 6000 crimes cometidos por brasileiros aqui no japão ( eu como brasileiro que trabalho em fabrica fico com uma revolta que não tem tamanho porque estes vagabundos não ficarão no brasil por isso que muitos japoneses tem medo de brasileiro quando entra em suas lojas ) agora o brasil exporta bandidos para fora do brasil ...

Yuki disse...

Obrigado pelos comentários.
A minha inteção deste post não é relatar os crimes praticados pelos brasileiros no Japão.
Eu queria passar informação sobre a segurança pública no Japão através das casas japonesas.
Porém, esses fatos devem ser verdades e isso acaba provovando imagens negativos em relação aos brasileiros entre povo japonês e acaba incomodando brasileiros comuns que vivem no Japão.

Liziane disse...

Olá Yuki!

Pelo que eu entendi no seu post, comprar uma casa no Japão não é considerado um investimento né? Me diz uma coisa, a maioria dos japoneses preferem comprar uma residência própria ou alugá-la?

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário.
Comprar uma casa ou alugar um apartamento é decisão tomada pela cada pessoa.
Contudo, eu já li um artigo no qual mostra os valores finais em dois casos são quase mesma coisa.
Ou seja, a pessoa deve escolher conforme o seu perfil.
;)

Anônimo disse...

(Meu Primeiro comentário) Sou Brasileiro, e admiro muito a cultura Asiática, meu sonho é um dia poder viajar ao Japão, China, Coreia do Sul... Parabéns Pelo Blog, vou acompanhar frequentemente agora!

Gustavo disse...

Post muito interessante. Uma vez estava vendo uma revista de informática, eles foram para o Japão e tiveram um choque ao descobrir que os notebook mais potentes do mercados são vendidos fora da vitrine, como se fosse fruta. Quando eu ando na rua eu morro de medo que venha algum mal feitor e roube meu iPod, kkkkk.

Sobre as casas, são muito bonitas. Gosto muito da arquitetura e da decoração japonesa, sempre presando pela simplicidade, é uma pena que algumas pessoas estejam parando de usar o tatame.

Pri Kiguti disse...

Oi,
é assim mesmo!
Mas sobre os tatamis, vc pode pedir um ambiente com o estilo tradicional japonês, mas é que fica mais caro, é como se fosse um opcional.
Tatami dá trabalho, tem que trocar de tempos em tempos, enfim! É lindo, mas o japonês está adotando o lado prático da vida cada vez mais!
Eu sonho em ter uma casa aqui, quem sabe ganhando na takarakuji, não é?!
Abraço!
^^

Gika disse...

Oi Yuki!

Esse tipo de post e informação é muito útil pra mim, já que sou estudante de arquitetura. É interessante saber que as casas no japão perdem o valor tão rapidamente!
Gostaria muito de poder aprender mais sobre a arquitetura oriental na minha faculdade, mas lá na Unisinos só se estuda a história da arquitetura ocidental (interessante e importante, mas não tão antiga quanto a oriental). Caso haja alguma cadeira sobre esse assunto, com certeza a farei!
Sobre a segurança, sinto muita inveja do japão nesse sentido. Adoraria poder não me preocupar tanto com essa questão no meu dia a dia.

Obrigada!
Giovanna.

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário,Kiguti.
Realmente tatami dá trabalho para manutenção.
Espero que consiga comprar casa própria aí no Japão.
;)

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário,Gika!
Aprender arquitetura no Japão pode lhe ajudar para construir sua carreira futura,ne?
Pelo jeito, têm arquitetos reconhecidos mundialmente.
;)

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário,Gustavo.
Pois é.Eu não compro coisa de tecnologia aqui.
Porque eu não quero assaltado na rua por causa disso.
;)

Tiago disse...

Nas casas não tem grade, mas tem grades nos apartamentos, 1 japonês se mata a cada 20 minutos aqui no Japão. 72 pessoas por dia! Tirando os que vão no meio da montanha e ninguém acha.

No metrô já é normal atrasar por causa de gente que se mata, rapidinho vem uma equipe com roupas especiais, isolantes para não lever choque nos trilhos e tira o corpo. E ainda a familia tem que pagar qualquer prejuízo material feito pelo suicida.

Eu acho o povo infeliz, moram tão perto um dos outros e ao mesmo tempo tão longe.

Anônimo disse...

Morre mais gente no Brasil devido a violencia do que no Japao devido a violencia + suicidio juntos.

Moveis Curitiba disse...

boa postagem

Akio disse...

estou aqui no japão... minha namorada eh japonesa.. e posso te dizer uma coisa... o que mais roubam aki são calcinhas no varal...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

E ainda os sacos de lixo aqui do japão é transparente, as mulheres tem que esconder as calcinhas e os sutiãs velhos na hora de descartar senão os japoneses roubam. Acho loucura isso que acontece aqui, só no Japão mesmo.

Jonas Melo disse...

hahahaha até na hora de roubar japonês é criativo, enquanto aqui eles roubam com altas armas ( que eu não sei como vai parar na mão deles g_g ) lá atiram ovo no vidro de trás!!! hahahahahaha ;s

Haruka disse...

Não sei se isso tem a ver, mas acredito que o menor número de roubos e assaltos no Japão não tenham a ver com segurança pública (por parte do governo), mas sim com a educação.

Você mesmo disse que os ladrões de lá não invadem residências quebrando os vidros. Isso, na minha opinião, deve ser algum tipo de educação ou consideração por parte dos ladrões.

Lá no Japão tem muitos guardas nas ruas? O governo faz investimentos para manter a população segura (como câmeras de segurança, vigias, policiais, etc.) ou isso é realmente por conta da educação?

Yuki disse...

Obgrigado pelo comentário,Haruka.
No Japão não há guardas nas ruas.
Eu também acredito que a educação influencia na segurança pública.
Mas, no Japão, eiste outro tipo de crimes.
;)

Cromagnon disse...

Li uma vez um mangá de um cara que passou 3 anos em um presidio japones e fiquei impessionado, 1000x melhor que os do brasil! você poderia fazer uma matéria especial sobre segurança no japão?

Anônimo disse...

Desculpe, mas pra mim não ficou exatamente claro qual o objetivo desse post. Indice de criminalidade no Japão é disparadamente inferior ao do Brasil, isso é um fato que qualquer um sabe. O motivo disso também não é nenhuma novidade, cultura, educação eindice de pobreza dos dois países são totalmente diferentes. Agora questão de brasileiros estarem lançando o terror por la, isso sim já é uma questão de reflexão. Bom eu nunca fui pro Japão, não sei o que esta acontecendo por la... mas pra mim não é dificil imaginar que os brasileiros que vão ilegalmente para o Japão possam estar dando trabalho nesse aspecto (Se eles fazem isso aqui porque não acreditar que eles façam la também?) A pergunta mais coerente seria o que vocês acham que deveria ser feito? Na verdade eu também não tenho nenhuma solução ideal para o problema. Talvez o Japão devesse fazer o que outros paises ja fazem e dificultar a entrada de brasileiros la. É direito deles, e se funcionar então não tem o que se discutir. Por mais injusto que possa parecer pra alguns brasileiros a realidade é essa.

Unknown disse...

Muito legal o post.. foi através desse assunto que encontrei seu blog e desde então viciei! Eu estou escrevendo um certo romance que se passa em um lugar fantasioso no Japão e preciso de informações sobre muitas coisas a respeito dos costumes, comidas, espaço e vida dos japoneses. No entanto, agora, eu estou precisando de informações como: em que dormem? onde se sentam, como é o dia a dia de famílias simples quando não tinha tecnologia? Como se chama a sala onde comem, onde recebem as visitas, onde cozinham.. Se algum dia você pudesse descrever essas coisas no seu blog mesmo que fazendo um contraste com o que há no Brasil eu ficaria muito agradecido :p (desculpe por explora-lo)'-'

押田 ~龙 disse...

Nao sei alguns podem dizer que aqui tem isso ou aquilo, mas uma coisa que os brasileiros não podem negar ao menos quem mora aqui e a segurança, pois você adquire as coisas e não precisa se preocupar em ser assaltado por estar escutando musica no seu celular, não precisa andar se cuidando e com a mochila p a frente p não levarem sua carteira passagem e documentação. Pode caminhar tarde da noite, corro a noite pois não tenho tempo e gosto de correr então faco a noite não podia fazer isso no Brasil, pois a noite so andava o que não prestava como dizia a minha mãe hehe Isso me deu uma sensação de liberdade que eu não tinha no Brasil e um dos maiores motivos os quais me fez sair e os quais me faz não querer voltar, mas espero que melhore de coração gostaria de ver um Brasil melhor, pois acho que o povo merece sim trabalha que nem um condenado, mas tem que aprender a exigir mais e votar melhor e buscar mais educação.

Unknown disse...

Porto Alegre tem muitas casas com design japonês. há alguns meses em casas porto alegre venderam uma bela casa japonês.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics