terça-feira, 5 de abril de 2011

Japão do ponto de vista dos brasileiros que moram no Japão



 Eu tenho um blog japonês. A tradução do título do blog seria "Um diário das batalhas de um professor de japonês no Brasil".

Eu começei este blog em fevereiro de 2005.Ou seja, já tenho escrito blog mais de 6 anos. Neste blog, eu trato de divérsos assuntos sobre Japão e Brasil.

Um dos objetivo deste blog é divulgar a cultura brasileira e modo de pensar dos brasileiros para japoneses do ponto de vista de um japonês que mora no Brasil há bastante tempo.



Eu já quis começar a fazer blog português há muito tempo.Quando eu tentei fazer há 2 anos e meio, não deu para continuar. Porque naquela época o ambiente do blog no Brasil ainda estava precário e isso fez com que eu perdesse a vontade.

Há algumas semanas,uma ex colega da Jica me questionou por que eu não tinha blog português ao indicar URL do meu blog japonês por e-mail para ela. Eu me refreti sobre a opinião dela e começei a pesquisar sobre o ambiente atual do blog aqui no Brasil.

Aí eu descobri que o ambiente do blog está bastante desenvolvido e achei hora de começãr blog português. Aliás, através da pesquisa sobre blog no Brasil, tenho estudado bastante sobre como fazer blog atraente, o que é bastante interessante para mim.

Bom. Eu gostaria de lhes passar informações tanto sobre Japão quanto sobre Brasil do ponto de vista de um japonês que mora no Brasil há 13 anos. Gostaria de que minha opinião ajude a vocês entenderem a cultura japonesa ou a refletirem a cultura brasileira.

Para passar minha opinião sobre Japão e Brasil, eu achei importante saber opiniões dos brasileiros sobre Japão.Aí começei a procurar blogs brasileiros que tratam de assuntos sobre Japão no Google.

O que me mais interessei foi um blog chamado de"Muito Brasil".O autor deste blog é um carioca que mora no Japão há mais de 10 anos. Segundo perfil colocado, ele se formou em Letras da UFRJ com especialidade na língua japonesa e foi para Japão pela primeira vez através do programa de intercâmbio da Fundação Japão. Eu achei muitas semelhanças comigo em relação ao perfil dele.

Neste blog, tinha um vídeo dum programa de TV que tratava de brasileiros que moram no Japão, no qual o autor desse blog Muito Japão participava como um dos 5 brasileiros.

Ele comenta sobre divérsos assuntos do Japão tais como pontualidade do horário de trêm, falta de calor humano, bons comportamentos dos japoneses,indice alta de suicídios e cidade bem limpa e organizada,etc.

Eu concordo plenamente com opiniões dele.Além dele, mais 4 brasileiros participam deste programa e dão opiniões bem interessantes.Vale a pena assitir este programa até final principalmente para quem quer conhecer cultura japonesa mais profundamente. ;)

 
Comentários
9 Comentários

9 comentários:

Hugo disse...

O blog desse cara é muito legal, e sabe o que mais gosto? É que ele praticamente nunca fala mal seja do Brasil ou do Japão, ta sempre mostrando coisas legais, ao invés de ficar reclamando.

Thainá disse...

Oi,eu gostei muito deste video achei muito interessante e tenho uma duvida.Se um dia eu for ao Japão a passeio,gostar e quizer morar lá é tão difícil conseguir visto de residência permanente quanto dizem ?

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário.
Acredito que não é fácil conseguir o visto permanente a não ser que você se case com um japonês.
;)

Thainá disse...

Obrigado pela resposta.Mais vc sabe se ha alguns jeitos de conseguir isso sem ser me casando com um japonês?
eu li que posso conseguir um emprego por lá e assim morar lá
acha isso possivel?

Yuki disse...

Oi,Thaianá!
Sim.Você pode morar lá no Japão legalmente com visto de trabalho sem se casar com um japonês.
Mas,o visto é temporário.
;)

Thainá disse...

obrigado por tirar minhas dúvidas sobre isso entendi agora.

Anônimo disse...

Olá, eu gostei muito do seu blog, eu sou apaixonada pela cultura japonesa e eu almejo muito visitar esse país maravilhoso algum dia, mas eu quero muito aprender a ler, escrever e falar japonês para num futuro próximo eu ir lá.Mas as vezes quando eu procuro curso de japonês na internet eu fico muito desanimada porque as pessoas dizem que é muito difícil aprender a língua japonesa, o que você me aconselha a fazer diante de uma situação dessas?
At.
Beatriz

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário.
Em vez de escutar opiniões dos outros, é melhor começar a aprender japonês para saber se é dificil ou não.
Quem gosta vai conseguir superar qualquer obstáculo.
;)

Anônimo disse...

Ok, valeu pelo conselho, eu gosto muito da língua japonesa então com certeza eu vou conseguir,Arigato

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics