quinta-feira, 28 de abril de 2011

Muitos japoneses vão trabalhar voluntariamente para a reconstrução do país durante feriadão.


  A Golden Week (Semana Dourada) é a junção de quatro feriados nacionais numa semana de maio, que ocorre no Japão. Neste ano, a Golden Week começará no dia 29 de Abril e terminará no dia 8 de Maio, somando 11 dias de folgas seguidas.

  Normalmente os japoneses costumam viajar para exterior durante a Golden Week. No entanto, parece que vai mudar este costume um pouco este ano.


  Eu li uma notícia a respeito no site japonês.

 
  Vou colocar as traduções a seguir.

  Limpar lamas nas ruas trazidas pelo Tsunami num pacote de viagem de 4 dia,s no qual precisam passar dois dias dentro do ônibus.

  O pacote de viagem, cujo vaga era de 90 voluntários, elaborado por uma agência de viagem, que parte de Tokyo com detino a Iwate onde foi atingido pelo terremoto visando ajudar as vítimas, foi esgotado só em dois dias após o anúncio.

  O chefe administrativo de venda dos pacotes ficou surpresa com tanta interesses das muitas pessoa de ajudar vítimas e agradece por isso.

  Esta viagem será realizada duas vezes, uma vez no dia primeiro de Maio e outra vez no dia 5 de Maio. Os voluntários vão partir de Tokyo às 10 horas da noite e vão fazer atividade de tirar lamas das casas danificadas pelo Tsunami, em Noda que fica na litoral da província Iwata, durante dois dias.

 O valor para participação é de 19.000 iens por pessoa.( equivalente a 95 reais). O chefe comentou que tinha dificulade em arrumar hospedagens por as profissionais encarregados da revitalização das cidades já terem reservados todos os hoteis.

 Que legal,ne?

  Na verdade, não é só esta agência de viagem que está conseguindo voluntários através do pacote de viagem para região nordeste do Japão, onde foi atingido pelo terremoto e Tsunami. O que eu apresentei foi uma das  outras. Além disso,as vendas de passagens aéreas para mesmo região também estão mais vendidos do que normal por causa dos voluntários.

  No dia 12 de Março,um dia depois do maior terremoto no último 100 anos no Japão, eu escrevi no meu blog japonês que surigirão muitos voluntários que querem ajudar a recuperação dos lugares atingidos, como ocoorreu no terremoto em Kobe em 1995. 

   É isso que está acontecendo agora.

Na hora, eu pensei o seguinte. O governo deve utilizar pessoas tais como Neet ( as pessoas sem vontade de trabalhar), Hikikomori ( as pessoas que ficam só dentro de casa sem trabalhar) e desempregados, para reconstruir a economia local.

A grande maioria dos Hikikkomoris tem vontade de trabalhar. Só que faltam ocasiões em que eles podem trabalhar na sociedade à vontade.

O governo japonês precisa aproveitar esta ocasião para recolocar Hikikomori no mercado de trabalho. Para tanto, o próprio governo deve providenciar pelo menos alimentação e hospedagem, uma condição mínima na qual eles podem trabalhar sem custo para eles. 

Com certeza eles vão se sentir úteis quando os trabalhos deles forem agradedcidos e admirados por moradores e vítimas da região e começam a sentir o prazer de trabalhar.

Chegando alguma fase da reconstruições das cidades, o governo precisa incentivar as empresas locais a contratarem as pessoas destacadas nos trabalhos entre os Hikikomoris. Quem for contratado vai trabalhar com afinco, pois a maioria é trabalhador por natureza.

 Com certeza, precisam também de voluntários temporários como esses participantes do pacote de viagem citado em cima. Entretanto, eu acho boa idéia de aproveitar esta ocasião para recolocar as pessoas desempregados ( e Hikikomori ) no mercado de trabalho pensando no futuro melhor do Japão.

;) 

P.S. Há reclamões de que os voluntários sem aviso está atrapalhando os trabalhos locais. Ou seja, precisam oferecer serviço voluntário necessário para aquele comunidade com respeito e organização.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics