quarta-feira, 13 de abril de 2011

Exprimente alta velocidade de trem bala japonês antes da instalação do mesmo no Brasil



  Vocês não querem experimentar alta velocidade do trem bala (Shinkansen)?

  Pois é. ;)

  Já faz tempo que o governo brasileiro planeja instalação da linha de trem bala entre São Paulo e Rio de Janeiro.

  Entretanto, a licitação para decidir qual empresa vai assumir o projeto da instalação do trem bala foi adiada por não ter condição suficiente para realizar a licitação, na qual empresas japonesas também participam.


  Ou seja, contanto que o governo brasileiro não mude de idéia, seja cedo, seja tarde, os brasileiros também vão conseguir experimentar alta velocidade de trem bala. Só que não se sabe quando isso acontecerá por causa da toda burocracia ( burrocuracia ) aqui no Brasil.

   Aos 15 anos eu andei de trem bala uma vez. Porque nas escolas do Japão, os adolescentes japoneses que estão no último ano do ensino fundamental, costumam fazer excursão pegando trem bala.

  Normalmente quem mora na região Tokyo vai viajar para Kyoto e Nara, que eram capitais antigos, onde têm inúmeros templos. Por outro lado, quem mora na região oeste tais como Kyoto e Nara vai viajar para Tokyo, que é capital atual onde tem tudo.

  Porém, como passou 23 anos da última e única vez que eu andei de trem bala, eu esqueci como era sensação e a velocidade do trem bala completamente. Portanto, eu me decidi andar de trem bala na última viagem para Japão que eu fiz no início deste ano.

  Há uma passagem especial de trem para turistas estrangeiras no Japão. O nome da passagem chama-se Japan Rail Pass. Com isso, os turistas estrangeiras podem pegar qualquer trem de JR ( uma linha de trem nacional) inclusive trem bala (exceto trem bala chamado Nozomi) ,com super desconto.

  Por exemplo, o valor de uma passagem cujo prazo é de 7 dias custa 28300 iens (cerca de 600 reais). Com isso, vocês podem pegar qualquer trem de JR e quantas vezes quiser durante uma semana.

  Como o valor de passagem de trem bala no trecho entre Tokyo e Osaka já custa 260 reais, se você for a Osaka e voltar para Tokyo pegando trem bala, já está quase perto do valor que você pagou para compra desse passagem especial.

  Portanto, vale a muito pena comprar este passagem para quem viajar pelo Japão durante mais de uma semana. Eu lhes recomendo.

  O japonês que reside no exterior com visto permanente como eu também pode comprar Japan Rail Pass. Por isso, eu também a comprei pela primeira vez com o objetivo de experimentar e lembrar como é alta velocidade de trem bala.

  Segundo informação que a empresa nos oferece, a velocidade máxima praticada no dia a dia é de 300 km por hora, o que parece muito rápido. Porém, quando eu estava dentro do trem bala, como o trem nem balançava e estava muito silencioso ao longo do percurso apesar da alta velocidade, eu nem conseguia acreditar que andava por 300 km por hora.

  Eu adorei trem bala e gostaria de andar de trem bala na próxima viagem também.

  A distância entre Tokyo e Osaka é de 552.6 km. Entretanto, leva só 2 horas e 48 minutos no caso de trem bala Nozomi que é a mais rápida de todas.Como a distância entre São Paulo e Rio de Janeiro é um pouco mais de 400 km, levaria menos de 2 horas de trem bala.

  A vagão do metrô de Porto Alegre é do Japão.Se vocês observarem a vagão com muita atenção, devem notar letras estranhas escritas na vagão, o que são letras fonéticas japonesas (Hiragana e Katakana) que cada uma delas significam algumas características da vagão.

  Espero que as empresa japonesa ganhem na licitação e instalem trem bala japonês no trecho entre São Paulo e Rio de Janeiro, apesar de ter previsão de elas não vencerem. Eu iria lá só para conhecer trem bala japonês!!!
 ;)
 
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

Carlos: disse...

http://www.sedentario.org/colunas/teoria-da-conspiracao/a-conspiracao-maglev-cobra-18822

Ao ler seu post lembrei deste outro que aborda o tema!!

Anônimo disse...

Se for implantado mesmo,oque vai ter de gente morrendo atropelado na linha vai acabar por terem de diminuir a velocidade do trem,o povo tem a mania de atranzitar na linhas so porque tem PREGUIÇA de andar um pouco pra chegar a uma passarela

yukipoa disse...

Obrigado pelas mensagens.
Na hora de instalação, o Brasil precisará implantar uma outra cultura nas pessoas, além de implantar trem e linhas para que trem bala de certo.

Anônimo disse...

Infelizmente, o projeto do trem-bala brasileiro foi pro beleléu.
Como sempre, culpam os "outros" pelo fracasso, ou seja, a inclusão do trecho Campinas ~ São Paulo teria encarecido a obra além da conta e afastado os interessados. Eles tinham que arrumar uma desculpa e escolheram esse.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics