quarta-feira, 6 de abril de 2011

Como resolver o cogestionamento cada vez pior de Porto Alegre?



 Nestes últimos anos a economia brasileira está crescendo cada vez mais.Eu sinto isso vivendo aqui no Brasil. Acredito que o Brasil está na melhor fase econômica como o Japão nos anos 60 e 70.

   A medida que a economia brasileira cresce,os salários dos brasileiros também têm aumentado. Segundo os dados estatísticos das autoridades, o número de pessoas que pertence a classe média aumentou significativamente.

   Em consequência disso, muitas pessoas que não tinham tantos poderes aquisitivos estão comprando carros zeros agora graças a ambientes favoráveis tais como o aumento do salário, a facilidade de crédito,etc.

   Conseguir bens com maiores valores como carro é uma coisa boa. Não vou negar isso. Entretanto, há pontos negativos causados pelo desempenho bom da economia brasileira. Eis problema de trânsito.

Eu tenho notado que a situação de trânsito aqui em Porto Alegre onde eu moro está ficando cada vez pior. Numa rota, no qual leva 10 minutos quando não tem congestionamento, pode levar 30 minutos no horário do pico.

Eu acho absurdo. Como muitos motoristas brasileiras não obedecem regras no trânsito, há até motoristas que ficam no cruzamento trancando a rua, o que vai piorar mais a situação de trânsito. Aí todo mundo começa a se xingar e buzinar por causa do estresses e a situação fica extremamente caótica.

  Eu morei em tóquio há 1 ano e meio. Quando eu trabalhava lá, eu precisava pegar 3 trens até chegar o local de trabalho. Além de levar quase 2 horas, eu precisava ficar em pé dentro dos trens super lotados.

  Gastar tempo só para deslocamento é uma perda de tempo. A gente pode utilizar esse tempo para trabalhar e poderá render muito mais.Como eu não gostei de trabalhar lá enfrentando problemas de deslocamento todos os dias, vim morar em Porto Alegre. Porém, tenho enfrentado a quase mesma coisa aqui nestes últimos anos.

  Quem merece,ne?

  Se o governo local não toma nenhuma providência para resolver o problema, a situação de trânsito aqui em Porto Alegre ficaria muito mais grave dentro de alguns anos. Na pior das hipóteses, a prefeitura de Porto Alegre ficará obrigada a tomar uma medida que São Paulo pratica : rodízio de circulação dos carros conforme o número de placa.

  Quando a economia japonesa estava indo muito bem no final dos anos 80 e no início dos anos 90, os japoneses compravam carros novos com motores mais potentes para exibirem os seus poderes aquisitivos. Porque o carro de conceito foi a melhor ferramenta para conseguir namoradas lindas.

  Hoje em dia, os jovens japoneses nem compram carros, principalmente os jovens que residem em tóquio. Eles preferem gastar dinheiro para seus passatempos tais como anime, jogo e internet que não gastam tanto dinheiro para se divertirem.

  Como os brasileiros estão na melhor fase da economia brasileira, eles estão comprando carros novos e mais potentes sem noção.Tudo bem. É uma fase em que os japoneses passaram há 40 anos atrás.

  Entretanto, a orgão pública precisará investir no transportes coletivos tais como ônibus e bonde,etc. Eu já li um artigo sobre o plano de implantação dos transportes coletivos em Porto Alegre. Pelo que eu li, parece que não é fácil levar o projeto adiante.

  Mas, os jogos do Copa do Mundo serão realizados aqui em Porto Alegre em 2014. A cidade vai receber milhões de pessoas dos quatros cantos do mundo. Acho hora de pensar nisso seriamente desta vez. Senão, a Porto Alegre não vai crescer mais e nem vai conseguir atrair empresas multinacionais como Toyota.

  Quando eu fui à Japão no final do ano passado, visitei uma cidade chamado Takaoka para encontrar com um amigo japonês. Os bondes super modernos estavam circulando pela cidade e eu gostei muito de andar de bonde!!! Takaoka é uma das poucas cidades em que circula bonde e está dando certo.

  As pessoas da prefeitura devem visitar lá para conhecer e aprender o segredo de sucesso. E queria que instalasse  bonde super moderno como aquilo em Porto Alegre.Assim  a Porto Alegre vai atrair não só turistas estrangeiras mas turistas brasileiras do Brasil inteiro e será uma cidade de referência nacional sobre bonde.

  ;)

Comentários
4 Comentários

4 comentários:

Deise disse...

Que lindos esses bondes, além de silenciosos e espaçosos! Seriam perfeitos em Porto Alegre, e em qualquer outra cidade brasileira. Pena que essas decisões demoram tanto, que acabam sendo abandonadas,exemplo do aeromóvel! Sou fã do transporte coletivo, uso sempre, e um bonde moderno seria perfeito no nosso trânsito caótico!

Yuki disse...

Obrigado pela mensagem.Os porto alegrense sempre comentam sobre o fracasso do aeromóvel.Gostaria de que prefeitura de Porto Alegre instalasse este bonde desta vez, para não piorar a situação caótica.

Leo SKHM disse...

Na França também existe algo parecido.

"Veja como o Veículo Leve sobre Trilhos livrou 20 cidades francesas do colapso no trânsito"
http://migre.me/62VX7

押田 ~龙 disse...

Claro Porto Alegrense ficou frustrado com o Fracasso do aeromóvel e sinceramente ainda esta la apodrecendo so vão lembrar dele de novo quando cair na cabeça de alguém(espero que nunca aconteça) por que e sempre assim o mesmo acontece com os prédios tombados de Porto Alegre onde não ha reforma manutenção e so lembram quando estão caindo em sua maioria...Porto Alegre poderia ser mais bonita e bem cuidada, mas eu como nasci ai não acho que ela esteja muito turística. Belezas naturais são mais proveitosas eu não trocaria por um passeio na cidade e acho que uma cidade tem que ter os dois e mesmo nas belezas naturais ha lixo o que eu realmente espero ter melhorado.So um desabafo...
Quanto ao congestionamento eu sempre que podia evitava transito trocando pela caminhada a pé ou de bicicleta então não tenho muito a dizer a não ser da falta de respeito no transito mesmo. E preferia transporte publico e o que eu pegava era bem precário tipo lotava e vc não saia nascia do ônibus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics