As empresa chinesas de automóveis vão superar as empresas japonesas?
O mercado brasileiro de automóveis
era dominado pelas quatro marcas : Volkswagen, Fiat, GM e Ford.
De fato, ainda é, pois as vendas
totais dos quatros respondem por 74% do comércio de carros no Brasil.
Mas, essa tendência tem mudado pelas marcas de
dois países asiáticos, Coréia do sul e China.
Por um lado, a participação no mercado brasileiro pelas marcas coreanas
tais como Hyundai e Kia saltou de 2.5% para 5 % nos últimos 2 anos. Por outro lado, a participação no mercado
brasileiro pelas seis marcas chinesas que já atuam no Brasil saltou de 0.03 %
para 0.44 % nos últimos 2 anos.
Faz muito tempo que as marcas
japonesas de automóveis atuam no mercado brasileiro. Entretanto, elas nem estão
conseguindo chegar perto das quatro marcas principais que dominam o mercado
brasileiro.
Enquanto as marcas japonesas têm
dificuldades em aumentar as vendas, as marcas coreanas e chinesas acabam
conseguindo mais participações por meio dos preços mais competitivos, investindo
pesado tanto na qualidade quanto na divulgação.
Agora outra empresa chinesa chegou no mercado
brasileiro com tanta determinação. Eis Jac Motors.
Se assistir a propaganda comercial
da marca postado em cima, já dá para perceber que essa empresa não veio para
brincar.
Além de oferecer um carro bem
equipado com preço mais barato do mercado, ela oferece seis anos de garantia, o
que é inédito no Brasil, superando cinco anos de garantia que empresa coreana
promete.
Ou seja, ela não só pensa em
vender o mais carro possível, mas pensa nos uso dos carros pelos consumidores
dando importância para manutenções dos mesmos.
Além disso, a empresa escolheu o
apresentador mais famoso do Brasil, Faustão, para divulgação do lançamento do
carro. Isso quer dizer que ela quer conquistar as confianças dos consumidores
em primeiro lugar.
Ao entrar no site da Jac Motors,
eu me informei que há 50 concessionárias no Brasil inteiro além de um centro de
distribuição em Barueri, cidade metropolitana de São Paulo, dando muita
importância para manutenção do carro.
Pelo jeito que está, eu imagino
que Jac Motors vai se destacar muito em 2011 no Brasil.
Há muitas marcas de automóveis
japoneses lá no Japão e é mercado muito fecado. Portanto, não é fácil uma marca
estrangeira entrar no mercado de automóveis lá. Nem empresas conceituadas de
Estados Unidos e da Europa conseguem vender muitos carros lá. Imagina como é
que fica a situação das marcas asiática.
Hoje em dia os japoneses usam coisas
cotidianos tais como roupas importadas da China no dia a dia sem nenhuns preconceitos.
Porém, ainda demoraria para japoneses aceitarem um produto elétrico ou um
produto sofisticado tais como automóvel.
Acredito que os brasileiros não têm
tanto preconceitos em relação aos produtos importados da China quanto os
japoneses. Contanto que os produtos sejam de qualidade com preço bem atrativo,
os consumidores brasileiros os aceitam com prazer.
Antigamente as marcas japonesas
também conseguiam entrar no mercado americano com carro bem mais barato do que
carro vendido na época, o que era fruto da mão de obra mais barata na época e veio
conquistando o mercado através da qualidade do produto com o passar do tempo.
As marcas coreanas e chinesas
estão seguindo o mesmo caminho que as marcas japonesas passaram há décadas. Ou
seja, elas vão conseguir conquistar o mercado e podem ir ainda mais longe.
Acredito que as marcas japonesas
já devem ter utilizado todas as estratégias que podiam imaginar para aumentar a
participação. Porém, até agora não deu muito certo.
Portanto, não será nada fácil de
marcas japonesas mudarem esse quadro. Mesmo assim, se não fizerem nada, a
participação no mercado brasileiro pelas marcas japonesas vai ser cada vez
menos.
Para que as marcas japonesas se
brilharem novamente, espero que elas usem criatividades extraordinárias.
Força! Japão!!
Comentários
4 Comentários
4 comentários:
Filipe
disse...
Como você disse, as marcas chinesas e coreanas têm seguido a tática das montadoras japonesas, embora a qualidade ainda não tenha alcançado o nível japonês. O problema está aí: as empresas japonesas sabem que tem bons produtos (até melhores que o mercado em geral, visto que o disputado mercado dos sedans médios há anos é liderado pela dupla "arquirrival" Corolla e Civic, nessa ordem) e têm cobrado caro por isso. Reduzindo-se os preços, tudo volta as boas!
O duro é encontrar um produto chinês ou coreano de qualidade, e quando encontra algo que chegue perto da qualidade o preço dele é igual de um produto de marca americana ou japonesa.Ou seja, tudo que é bom tem o seu preço.
agora esse HB20 da hyundai não chegou para brincadeira.. o carrro é lindo , completo , relativamente barato em relação aos concorrentes e 100% nacional.