segunda-feira, 27 de junho de 2016

Realmente você quer morar no exterior!?

  Ao caro leitor

  Você já pensou em morar no outro país?

  Se você for jovem e solteiro, você pode realizar seu plano sem problema. Porque é apenas uma questão de sua adaptação à outra cultura e à outra sociedade.


  Contudo, caso você levar sua família junto, o problema se multiplica, querendo ou não querendo.

  Foi o que eu pensei ao visitar o apartamento de uma família japonesa aqui em Porto Alegre.

  Essa família japonesa chegou em Porto Alegre em abril deste ano.

  O marido é funcionário de uma empresa japonesa de primeira linha. Ele veio para cá para trabalhar e trouxe sua família junto.

  Eu fui chamado pela esposa dele para tratar sobre aulas particulares aos dois filhos deles ( um de 12 anos e outro de 9 anos ).

  Ou seja, eles queriam que eu ensinasse materiais do Japão, tais como matemática, japonês, inglês e ciência, entre as outras.

  Os dois filhos estão frequentando a American School, onde se dá aulas tudo em inglês.

  Como você pode imaginar, eles não sabem falar inglês nem português, claro.

  Então, os dois filhos estão viajando no maionese na escola.

  Só que como está previsto para voltar ao Japão daqui a 3, 4 anos sob a ordem da empresa, eles precisam acompanhar os matérias do Japão também.

  Se não providenciar algumas coisas aqui, eles não vão poder entrar no colégio lá no Japão, já que os japoneses precisam fazer “vestibular”.

  Que situação estressante,ne?

  A esposa, que é a mãe desses dois filhos, está muito preocupada com o futuro dos filhos.

  Como a empresa de primeira linha, a empresa lhes oferece salário bem alto inclusive todos os tipos de benefícios que você pode imaginar.

  Aliás, o apartamento que eles moram é de luxo mesmo.

  Entretanto, eu imagino que todos os membros da família devem estar sobrecarregados.

  Segundo um dos filhos, os alunos brasileiros na escola falam em português durante intervalos. 

  Então, sem saber falar português, eles nem podem fazer amigos na escola. Saber se comunicar só em inglês não basta.

  Na verdade, as crianças desta idade nem sabem escrever redação em japonês direito e ainda está no processo de aprendizagem de JAPONÊS inclusive kanji, já que um dos filhos de 9 anos deve saber só 300 kanjis no máximo.

  Além disso, as crianças desta idade ainda nem têm amadurecimento. No pior das hipóteses, elas podem perder até suas próprias identidades.

  Ou seja, eles não são japonês, nem brasileiro e claro que não são americano.

  Eu acredito que os Dekaseguis, descendentes de japonês do Brasil que vão se morar no Japão devem estar passando pela situação similar.

  Entretanto, diferente dos Dekaseguis de algum tempo atrás, os Dekaseguis de hoje em dia vão para Japão com a ideia de permanecer lá.

  Assim, talvez o problema não seja tão grande como essa família japonesa que veio ao Brasil para trabalhar por tempo determinado....Porque basta aprender japonês em princípio, apesar de precisar aprender português, a língua materna dos seus pais.

  Antes deste encontro com essa família japonesa, eu imaginava que o trabalho no exterior levando sua família tem só coisas boas, pois pode se usufruir todos os tipos de benefícios que a empresa lhe oferece, além de poder ter experiência única que os japoneses comuns jamais podem ter.

  Contudo, eu descobri que a realidade é bem diferente do que eu imaginava.

  No final, eu não fui contratado como “professor” de matemática e japonês, pois a mãe desses dois filhos achou que as matérias dados na American School já passavam de limite deles.

  Tudo bem. São eles que me mandam e precisam determinar o que é necessário para sua vida.

  Apesar de que eu dava aulas de matemática, inglês para criança e adolescente no Japão quando eu era estudante de universidade, já faz tempo. Então, eu preciso de uma semana, pelo menos, para revisar todas as matérias.

  Bom. Eu queria estudar matemática de novo aproveitando oportunidade, pois eu estou ficando cada vez mais burro nas áreas exatas tais como matemática.

  Estudar é sempre bom e gostoso.

  Contudo, sinceramente, eu não quero ESTUDAR por obrigação, com o objetivo de passar no “vestibular”, como esses japoneses com essas idades tão novas.

  Eu fico com pena deles até.

  Por que precisa estudar tanto e sofrer tanto no exterior!?

  Será que isso não é egoísmo dos pais????

  ( Eu não estou criticando esse pais, estou falando em geral. )

  Que tipo de vida é melhor para família, pais e filhos?????

  ;)

  P.S. Acredito que as crianças que superaram esse desafio devem se tornar adultos com mentalidade muito forte no futuro.

Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Anônimo disse...

Na minha estadia no Japão, conheci um casal de dekassegui eles tiveram duas filhas por lá e a língua que elas falam é a japonêsa e quase nada de português. Desconheço se eles voltaram ao Brasil mas se for o caso, dá pra ver as dificuldades que elas terão pra aprender a nossa língua além da adaptação à nossa cultura, costumes, culinária, etc...

Anônimo disse...

Sempre tive vontade de morar no exterior desde criança, mas vejo que é praticamente impossível pra mim, as burocracias e as exigências para imigrar legalmente é muito grande, jamais tentaria imigrar ilegalmente pra depois correr o risco de ser preso e deportado.

Não sei como existem tantos brasileiros que conseguem imigrar tanto legalmente como ilegalmente queria poder ter essa sorte, claro que sei que viver no exterior também não é um paraíso, cada lugar deve ter suas vantagens e desvantagens, não existe nação perfeita.

Já vi vários casos de brasileiros que se decepcionaram no exterior como também de outros que apesar dos problemas, jamais pensam em voltar.

Anônimo disse...

Hoje em dia nao tem mais como escolher. Ou o pai teria que ir sozinho e na maioria das vzs acaba em separacao. Qual seria melhor: uma familia unida ou uma familia toda separada e triste?
As criancas sofrem mesmo ainda mais hoje em dia neste mundo globalizado.
Pelo menos elas terao mais consciencia do mundo la fora e nao ficarao somente naquele mundinho pequeno e quem sabe se tornarao grandes pessoas.
Mas se fosse minha familia eu levaria junto sim pq sao eles que nos ajudam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics