domingo, 27 de março de 2016

As questões na prova têm que cair dentro do que aprenderam!?

  Ao caro leitor

  Ás vezes há alunos que reclamam sobre questões na prova de japonês, dizendo que não aprendeu tal questão ou tal palavra no livro didatico que se usa na aula, ou eu não passei tal material durante aula.

  Quando eu enfrentei a situação assim pela primeira vez, eu estranhei muito.


  No Brasil, todas as questões sempre têm que cair dentro do que eles aprenderam por acaso!?

  No Japão, essa “regra” vale só para quem está no primeiro ou segundo ano do ensino fundalmental da escola pública.

  Aliás, para as crianças que querem entrar na escola particular e reconhecida desde primeiro grau, essa “regra” não vale mais.

  Porque uma criança de 5 anos já tem que estudar o material de que as crianças de 8,9 anos estudam na escola normalmente para ele passar no “vestibular”

  As mães ambiciosas mandam seus filhos para escola especializada onde ensina conteúdo adiantado...

  Eu sou contra disso.

  Porque uma criança de 5 anos deve brincar com seus amigos e não deve ficar estudando.Eu não consigo ver futuro promissor nessas crianças...

  Mesmo assim, na prova, todas as questões sempre têm que cair dentro do que eles aprenderam, não deveria ser “regra”.

  Claro que gabaritar a prova vai fazer o aluno sentir feliz, sim, o que pode trazer resultado positivo tanto para aluno quanto para professor.

  Entretanto, quem gabaritou a prova não significa que ele domina todo conteúdo e nem pode se ficar satisfeito com isso.Ele gabaritou a prova porque não caiu a questão que ele não podia responder, por sorte...

  O objetivo de fazer a prova é para verificar o que o aluno aprendeu e o que ele não aprendeu.

  Ao receber provas, muitos alunos olham só nota e nem prestam atenção às questões que eles erraram.

  Se eles não fazem revisão e analizem porque eles erraram, eles continuam errando mesmos questões para sempre!!!

  Na Zero hora, jornal regional daqui do Sul, tinha seguinte notícia.

  UFRGS divulga lista de leituras obrigatórias do vestibular 2017.

  Aí está informando que a instituição exige leituras de 12 obras dos vestibulandos...

  Só isso!?E já determina de qual livro as questões vão cair!?

  Qual é a intenção do instituto?

  É para incentivar as leituras entre os candidatos ou para ser mais justo para os candidatos?

  Que seja,isso é uma coisa que jamais acontecerá no vestibular no Japão!!!

  Entretanto, graças a essa notícia, eu entendi porque os alunos brasileiros reclamam quando caem questões que eles não aprenderam na aula.

  Com essa cultura e pensamento, o Brasil nunca vai progredir, infelizmente.

  Se todo mundo estudar mesma coisa, não vai surgir ideia nova e diferente das outras.Vamos pensar diferente estudando coisas diferentes..

  :(

Comentários
6 Comentários

6 comentários:

Anônimo disse...

A resposta à sua indignação é simples. Porque o Brasil quer que todos tenham as mesmas chances nos vestibulares e nas provas. Mas eu acho isso errado, pois um aluno não é igual ao outro como uma turma também não é igual a outra. E se por conta da dúvida de um aluno a turma aprender uma matéria nova e novas palavras por que não cobrar isso nas provas? Afinal, bons alunos anotam o que é dito na sala de aula.

Jéssica S.M disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eduardo disse...

A leitura que você faz do Brasil é bem superficial e depreciativa. Você parece ressentido. Procure conhecer direito o país. Leia "Raízes do Brasil", de Sergio Buarque de Holanda. Se o choque cultural estiver sendo muito grande, fica a dica: as portas do aeroporto estão sempre abertas. ;)

Eduardo disse...

A leitura que você faz do Brasil é bem superficial e depreciativa. Você parece ressentido. Procure conhecer direito o país. Leia "Raízes do Brasil", de Sergio Buarque de Holanda. Se o choque cultural estiver sendo muito grande, fica a dica: as portas do aeroporto estão sempre abertas. ;)

Nandoskenned disse...

Não ligue para o que o Eduardo disse. Tem gente q simplesmente não sabe lidar com críticas.
Quando a questão da metodologia das provas, não acho que você esteja certo.
O aluno só precisa aprender aquilo que ele vai usar na prática. A maioria das pessoas fazem faculdade e depois, na hora de trabalhar, percebem que grande parte do que aprenderam tanto na escola quanto na faculdade sao inúteis na prática.

Conseguir uma boa nota é a única habilidade que um aluno precisa, não importa se o aluno continuar errando nas mesmas questões se o resultado final for positivo. Pra conseguir isso ele vai ter q aprender alguma coisa de qualquer forma, não é? Mas pra quê aprender tudo? No final nem tudo vai ser útil.
Talvez essa filosofia não funcione no Japão, mas funcionou muito bem comigo aqui no Brasil. Eu nunca me importei em aprender biologia pq sabia q nunca na minha vida precisaria dessa matéria. Eu só estuda o suficiente para não ser reprovado.
Cresci numa favela e hoje levo uma vida de classe média alta em um bom bairro. O que importa é o resultado do conhecimento, não o conhecimento em si.

Anônimo disse...

O nando não está completamente errado mas eu gostaria de te esclarecer como funcionam as coisas.
Eu entendo que no blog a intenção é trocar culturas mas você deve ler e comentar as respostas dos brasileiros pra conseguir aprender sobre a nossa cultura. Muitas vezes parece que só de olhar voc~e acha que consegue entender ou sair perguntando sem resposta. Se eu não estudar história do japão e não perguuntar nada ou não ouvir as respostas dos japoneses sobre sua cultura, só de olhar a situação atual, eu não vou saber o que ela significa de fato.
Pra começar a educação brasileira é bancária, isso singifica que SERVE PARA FORMAR TRABALHADORES. Não serve pra formar seres que entendam, mudem, ou melhorem o mundo. Esta educação fica para os filhos de ricos que podem estudar no exterior oou nos melhores colégios particulares do país, e em geral, como você pode notar, estes filhos de ricos preferem não mudar nada. Dito isso também é importante saber que nota no Brasil é SÓ O QUE VALE. E que quando você termina o ensino básico ( ensino fundamental e médio) você vira material útil e só, se você tirou a média a vida toda ou dez com louvor a vida toda não faz a menor diferença. Na faculdade ocorre o mesmo: você deve conseguri passar no vestibular e depois disso, se tirar nota baixa ou alta, desde que esteja na média, você recebe o seu diploma.
Além disso, quando você diz que o aluno não deve ser cobrado só pelo que ele viu em aula e sim por TODO o material didático você parte do princípio de que os alunos TEM, RECEBEM este material. Em escola pública isso raramente existe (livros por exemplo, não tem, bibliotecas são só pra enfeite e tem livros de décadas atrás) e em escola particular existe se os pais puderem pagar pois tudo é pago nada é de graça. O motivo pelo qual se pedem poucas leituras obrigatórias para o vestibular da ufrgs que é um dos mais difíceis do país, é porque AS PESSOAS TEM QEU COMPRAR ESTES LIVROS. Se você tiver um aluno pobre e um rico o rico vai poder comprar os livros ou seja, você aumenta a igualdade entre eles de forma prática e objetiva a medida em que aumenta os livros a serem lidos.
Vale lembrar que na minah escola por exemplo, a maioria dos alunos ia pra comer merenda e esta merenda nem sempre existia. Como um aluno com fome, COM FOME vai prestar atenção direito na aula? É por estas e outras que se cobra em prova, ou avaliação, somente o que o professor ensina em aula, porque tudo além disso NÃO É DE GRAÇA.
Além disso toda a diferença que você for fazer na vida será depois de já estar trabalhando e não antes, nada do que você fizer além ou a mais antes disso te dará qualquer vantagem real, a não ser vivência, pela qual você terá que pagar. Um curso por exemplo, um livro, internet pra pesquisar, tudo isso depende de quanto o aluno pode pagar por fora e não do quanto el eé esforçado. Voce está subestimando o povo brasileiro e superestimando o que fazem com a nossa educação.

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