quinta-feira, 16 de maio de 2013

Por que os brasileiros gostam tanto do Jaspion!?

  Ao caro leitor

  Muitos alunos brasileiros me perguntaram se eu gostava de Jaspion.

  Ao receber esta pergunta pela primeira vez, eu não entendia o que se tratava.

  Graças à explicação do meu aluno, eu fiquei sabendo que Jaspion era um seriado japonês do gênero Tokusatsu.

  Hoje eu gostaria de lhe apresentar sobre Tokusatsu.

  Em primeiro lugar, eu lamento lhe informar que Jaspion não era Tokusatsu popular no Japão.

  Segundo a explicação do meu aluno, passou Jaspion no canal aberta em 1988 aqui no Brasil e ganhava muito popularidade entre as crianças brasileiras na época.

  Bah,não dá para acreditar!!!?

  Segue a lista no qual consta séries de Tokusatsu que fizeram bastante sucessos no Japão.

Himitsu Sentai Goranger ( 1975 - 1977 )

Gorenger é primeira série que um grupo heróico composto de 5 membros luta contra inimigos malvados.

Cada membro tinha sua cor e sua personalidade.O membro da cor vermelha era líder do grupo e o membro da cor rosa era única mulher do grupo.

Quando eu bricava com amigos, todo mundo queria assumir o papel de “Red” ( o membro da cor vermelha ), pois ele era forte e bonitão.

Eu não queria assumir o papel de “Red”,pois tinha muita responsabilidade. O papel de “Blue(azul)” era ideal para mim.hahaha
Uchuu Keiji Gyaban ( 1982 - 1983 )

Gyaban era primeira série do gênero Metal Hero.Por isso, conseguia número razoável dos espectadores na época.

Jaspion era quarto série deste gênero Metal Hero.Por isso, a maioria dos japoneses lembra do Gyaban, mas não lembra do Jaspion.Eu me lembro de que assisti só primeiros episódios do Gyaban só para matar curiosidade.

Eu gostava de assistir mais animes do que série de Tokusatsu na época.Que pena que os brasileiros não chegaram a conhecer outros séries mais sucedidos tais como Ultraman e Kamen Rider...
Ultraman ( 1966 - 1967 )

Ultraman é um herói que todo povo japonês conhece. Ele é “Cara” do Tokusatsu.

Infelizmente Ultraman não é muito conhecido tanto no Brasil quanto no mundo.Ele é único herói que se torna gigante quando o protagonista quiser transformação.

Ele pode viver só durante 3 minutos na terra.Portanto, ele precisa derrotar monstro gigante em menos de 3 minutos.

Como eu era criança medorosa, eu não gostava muito de assistir episódios do Ultraman, nos quais inimigos na série eram bem assustadores.

Kamen Rider (1971 - 1973 )

Kamen Rider também é um heroi nacional. Ele não fica gigante mesmo transformando em herói que nem Ultraman.

O protagonista tem um cinto especial, com qual ele pode se tornar herói.O veículo que Kamen Rider usa é moto,como próprio nome "Rider” diz na hora de derrotar inimigos.

A primeira Kamen Rider fez tanto sucesso que surgiu muitos outros com Kamen Riders nos seus nomes.

Cada Kamen Rider tem seu gesto diferente na hora de transformação ( Henshin, 変身 ).Você pode conferí-los no vídeo ao lado.Eu também quero me transformar em "Heroi" dizendo "Henshin" com gestos!!

  Por último, eu vou lhe passar informação que os brasileiros comuns não sabem.

  No Japão, muitos atores novos começam suas carreiras nas séries de Tokusatsu.A maioria não consegue continuar como ator profissional após a fim da série.

  Quem consegiu se tornar grande ator depois não quer revelar o fato de que ele atuava na série do Tokusatsu no início da sua carriera.Pelo jeito, atuação na série de Tokusatsu é uma vergonha para ator profissional de primeira linha no Japão.

  Seguem três atores na tabela embaixo.Será que você conhece alguns?


Tori Matsuzaka ( 24 anos )
Tetsuji Tamayama ( 33 anos )
Dai Nagai ( 34 anos )


  Na minha opinião,série de Tokusatsu é tipo “Malhação” do TV GLOBO no Brasil, pois muitos atores novatos começam suas carreiras nessa novela,ne?

  Bom. Além de Jaspion e Jiraiya, qual Tokusatsu você gosta?

  ;)


Comentários
22 Comentários

22 comentários:

Igor Taguchi disse...

O National Kid foi o primeiro tokusatsu que passou no Brasil.
http://pt.wikipedia.org/wiki/National_Kid

e Kamen Rider passou aqui também e fez um sucesso médio...

Acho que os Tokusatsus mais famosos não passaram por aqui por serem mais caros. hahahah

Jacques disse...

Outro fenômeno interessante, ao menos pelo o que dá pra ver pela internet: os fãs brasileiros de tokusatsus costumam ser mais velhos do que os fãs japoneses.

Talvez porque tokusatsus só passaram na tevê aberta na década de 80 e 90.

Anônimo disse...

Pena que ultraman passou por pouco tempo na tv. Era muito bom, os monstros eram bem interessantes. Na minha opinião o melhor de todos.

Anônimo disse...

kamen rader passou na tv e vez sucesso também, mas não é esse kamen rider que vc colocou nos videos, era um chamado black kamen rader.

ultraman também passou, só q ele é tão antigo q é quase impossível vc acha alguém com menos de 25 q tenha visto, quem assistiu ele ja teve ter 30 ou 35 anos

Unknown disse...

primeiro era o National Kid,passou aqui na tv aberta na década de 70, depois foi o Ultraman, o problema do Ultraman é que a bateria dele acabava logo e começava a piscar a luzinha no peito, mas era na década de 70 por isso ninguem conhece aqui..só os acima dos 40.

Anônimo disse...

depois de ultraman, spectreman, nacional kid nos anos 70, o relançamento dos tokusatsus se deu, na década de 1990, pelo metal hero jaspion e pelo supersentai Changeman, quando iam lançar o biooman o gênero entrou em declínio no Brasil. Depois os supersentais vieram através das adaptações norte-americanas "Power Rangers". Aqui no Brasil animes e maghas nunca fizeram muito sucesso, salvo cavaleiros do zodíaco e pokémon.

Anônimo disse...

pena q cultura japonesa nao passa na TV brasileira

Anônimo disse...

Um outro aí que eu gostava e que não foi citado nos comentários é o Cybercops, os policiais do futuro.

Dennō Keisatsu Saibākoppu

Anônimo disse...

Passava tbm o Comando Estrelar Flashman

Unknown disse...

Red Manchete eu acho que foi a infância das crianças da decada de 80 infelizmente nunca vivencie essa epoca queria que a emissora ainda existisse, a emissora ficou famosa na epoca pois exibia animes e series tokusatsu Japonesas. No final dos anos 1980 e boa parte dos anos 1990 eram exibidas as séries Jaspion, Changeman, Jiraiya, Flashman, Jiban, Lion Man, Black Kamen Rider, Maskman, Cybercops, Spielvan, Kamen Rider Black RX, Patrine, Winspector e Solbrain. Graças ao grande sucesso dessas séries é que chegaram os animes Cavaleiros do Zodíaco (episódios e em OVA), Samurai Warriors, Shurato, Yu-Yu-Hakushô, Sailor Moon, Super Campeões e US Mangá.

Anônimo disse...

Moro no japao a 16 anos e tenho 31 anos quando cheguei aqui procurei saber mais sobre os herois das series tokisatsu... E descobri muita coisa interessante... Por exemplo jaspion fez sucesso no Brasil mais aqui no Japao ja nao fez muito assim como o jiraya e o jiban... Ultraman existe ate hj aqui com episodeos de agora os nomes variam bastante mais todos usam o nome ultraman... Kamen rider tambem ja perdi as contas de quantos tem ate o momento ... Na tv japonesa chega a passar ate 3 tipos de rides diferente por dia... No quesito super sentai o atual chama-se kyoryujya ... Sao parecidos com os zyuranger (ou os primeiros power rangers) usam poderesa dos dinossauros tambem... Tenho um filho de 6 anos q adora isso por isso estou ate por dentro do assunto ... Na minha opiniao os gokaigers foram muito bem no quesito super sentai...ja nos animes posso ate ajudar algumas pessoas pois sou fanatico... Kkkkkk assisto de tudo...

Anônimo disse...

Antigamente as crianças assistiam Jaspion e todos os outros heróis.
hoje a criançada assiste programa de namoro. (depois reclama.Meninas que são mães aos 12 anos.)

Anônimo disse...

Comentario nota 10...

Jack disse...

Muito legal quando vemos um post num Blog onde os comntarios são mais informativos que o proprio post ate porque credito que o autor seja um cara novinho mesmo uma vez que ele nos informou que não vivenciou a epoca da magestosa Rede Manchete de Televisão que nos proporcionou inumeros titulos da cultura niponica onde com certeza os primeiros com notoriedade de fato foram a serie Jaspion(meu heroi ate hj) e o Super Sentai Changeman.
uma vez essas series fazendo sucesso eles insistiram na ideia trazendo pra nos brasileiros outros muito titulos assim como Comando Estelar Flashman,Lionman,KamenRider Black,Ninja Jiraya,Jiban,CyberCops,Defensores da Luz Maskman, entre outros titulos e sobre os Animes ela tambem foi a pioneira referente a dar importancia de fato pois outras emissoras ja tinham alguns titulos animes em exibição mas pra que se tornasse popular foi graças a Manchete com Cavaleiros do Zodiaco seguidas de outras series como Shurato,Samurai Warriors e varios outros houve tambem uma serie chamada de US Manga( num sei de onde saiu isso uma vez que US remete aos EUA e Manga seria as historias impressas)que trouxe muitos OVAs assim como Detonator Orgun,Genocyber e MD. Geist que é extremamente violento.
pena que uma rede de tv como a Manchete veio a sair do ar.

Anônimo disse...

Voce se equivocou o Ultraman passou muito tempo no Brasil e era bastante cultuado, assim como seu irmao, o Ultraseven.
Quero mencionar também: Robô Gigante e Vigadores do Espaço.

Abrax
Alessandro

.:adolfo:. .:neuburger:. disse...

Muito boa sua postagem.
Os 3 últimos que você colocou a foto
o primeiro é o shinken red, o segundo seria o gao silver dos gaoranger e o ultimo se não é o time red do timeranger.
Os tokusatsu que fizeram sucesso no Brasil foram Jaspion, Kamen Rider Black e Black RX, Changeman, Flashman, Winspector e outros na década de 80/90.
Se você quiser entrar no www.tokubrasil.com/forum/, vera uma grande comunidade nacional fã dos tokusatsu atuais.
Eu mesmo já assisti a todos os Kamen Rider da nova geração e ando acompanhando os Super Sentai desde Gokaiger.

Cromagnon disse...

Black kamen rider pra mim foi o mais foda dos que passaram no brasil, meu preferido!

Cromagnon disse...

Tenho aqui todos os episódios do lion man branco também, não curto muito o laranja mas o branco é muito bom! tem todo um clima de filmes samurais antigos com pitadas de velho oeste e monstros bizarros, meu segundo preferido após kamen rider.

Sergei Korolev disse...

Yuki-san, conheci seu blog á pouco tempo, ja li algum,as materias, mas nunca comentei. hoje vi esse video bem interessante sobre o jaspion, se você tiver interesse esta aqui

https://www.youtube.com/watch?v=4qsDsQGczcA

até mais

Unknown disse...

Conheci em meados de 1989/90, quando eu tinha 10 anos, e ja acho que fui um dos ultimos da minha vizinhança a prestar atenção nisso, assim como o seriado mexicano Chaves.
Conheci, alem do Jaspion e Jiraya, os Changeman, Flashman, Giban, Lionman, pelo que me recordo.
Porem, o Jaspion sem duvida é como um modelo deste tipo de herói, para mim.
Abraços.

Anônimo disse...

Era uma epoca maravilhosa Jaspion era fantastico,muitas saudades dessa epoca.

Anônimo disse...

Realmente os atores estavam em inicio, vi uma entrevista do ator do Jaspion, que a série não representa nada no currículo devido a pouca relevância do seriado de um ano.
Entretanto para nós ele era fantasfant, e foi ele sem dúvida, que abriu as portas, para inserção dos animes, uma forte cultura por aqui, e estamos sim dispostos a consumir coisas produzidas no Japão.

Abraços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics