quinta-feira, 23 de maio de 2013

Por que não tem figuras de pessoas nas notas brasileiras!?


  Ao caro leitor

  Quando viajar para exterior, você precisa utilizar notas e moedas do país destinário.Ao fazer pagamento com essas notas e moedas, você nunca teve a sensação de que estava fazendo compras com notas de brincadeiras?

  Quando eu vim ao Brasil pela primeira vez, eu sentia isso. “Será que essas notas e moedas valem mesmo?”

  Agora eu sinto o mesmo quando eu voltar para o Japão para passear.

  Hoje eu gostaria de tratar sobre as notas e as moedas no Japão.

  A primeira coisa que eu estranhei ao ver notas brasileiras foi o fato de que não tinham nenhumas figuras de pessoas em ambos os lados das notas.Em vez disso, haviam figuras dos animais tais como beija-flor, tartaruga,garça,arara,onça nos versos das notas.


  Como japonês comum lembra muito animais da Amazonas sobre o Brasil por causa do “preconceito”, talvez essa escolha do governo brasileiro seja uma decisão certa.

  No entanto, refletindo mais sobre o assunto, a falta de grandes personalidades pode ser uma das grandes razões para essa escolha. No final, como Brasil é um país novo e tem pouca história depois do “descobrimento”, não surgiu tantas pessoas prodigiosas.

  Aliás, quem mereceria para ser colocado nas notas brasileiras?

  Santos Dumont, Getúlio Vargas, Tom Jobin ou Ayrton Senna que eu tanto adimiro, por acaso?


  Eu imagino que vai gerar muitos controvérsia em relação à escolha das pessoas.

  Bom.Agora eu gostaria de lhe apresentar as notas utilizadas atualmente no Japão.
 
1000 ienes ( 2004 )
(1876  1928)
Monte Fuji e Sakura
Hideyo Noguchi foi um médico bacterologista.Ele descobriu agente patogéneo da sífilis em 1911.Para pesquisar sobre febre amarela, ele foi até África. Só que ele mesmo pegou febre amarela e morreu aos 51 anos.Foi indicado para prêmio Nobel três vezes.Tanto dedicação ao seu estudo quanto as pesquisas dele é muito admirado pelo povo japonês.
2000 ienes ( 2000 )
Portão do castelo Shuri
Desenhos de História Genji
Para comemorar G8 realizado em Okinawa no ano 2000, o governo japonês decidiu emitir a nota inedita de 2 mil ienes.É a única nota em que não tem figura de pessoa em ambos os lados.Eu me lembro de que ganhei uma nota de 2 mil ienes uma vez numa loja de conviniência quando eu estava no Japão para passear em 2001.Eu nunca vi mais esta nota.Dizem que esta nota ainda está circulando no Japão.Mesmo assim, é difícil vê-la hoje em dia.
5000 iens ( 2004 )
( 1872 1896 )
Desenho feito pelo Kourin Ogata
Ichiyo Higuchi foi grande escritora precoce.Ela é a primeira mulher escolhida para ser colocada nas notas japonesas.Ela publicou as grandes obras em 1 ano e meio e morreu aos 24 anos por causa do tuberculose.
10000 ienes ( 2004 )
(1835 1901 )
Estátua do Fenghuang
Como a explicação no Wikipedia está resumindo muito bem sobre ele,eu vou colar o texto aqui. “Yukichi Fukuzawa foi um autor,escritor,professor,tradutor, empreendedorista e teorista político que fundou a Universidade Keio.Suas idéias sobre governo e instituições sociais deixaram uma impressão marcante no Japão em constante mudanças durante o período Meiji.Ele é considerado como um dos fundadores do Japão moderno.” Deu para entender como ele foi influente para o Japão,ne? Por isso mesmo, ele foi escolhido para nota mais alta do Japão.

  A seguir, vamos ver as moedas atuais no Japão.

1 iene

Como você precisa pagar o valor exato até 1 ien em qualquer estabelecimento comercial, é importante ter moedas de 1 iene na sua carteira, diferente do Brasil.
5 ienes

“5 ienes” vai ser pronunciado como “Goen( ご縁 )” que significa um relacionamento especial com alguém.Portanto, os japoneses acostumam usar montes de moedas de 5 ienes unidas numa roda como amuleto desejando encontrar com seu par perfeito.Como uma moeda com burano no meio é rara nos outros paises, dizem que ela é bem aceita como presentes pelos estrangeiros.
10 ienes

Com uma moeda de 10 ienes, você pode ligar da orelhão no Japão e pode comprar uma unidade de chocolate pequeniniho.
50 ienes

A moeda de 50 ienes também tem um braco no meio da moeda.
100 ienes

Antigamente podia comprar uma lata de refrigerante na máquina de vender com uma moeda de 100 ienes.No entanto, como começaram a cobrar 5 % de imposto sobre qualquer produto a partir de 1997 no Japão, hoje em dia o mesmo custa 110 ou 120 ienes dependendo do lugar.
500 ienes

Com uma moeda de 500 ienes, você pode comprar a grande maioria das marmitas nas lojas de conviniência.Aliás, você pode fazer até refeição nas restaurantes de Junk Food como Macdonald, pois  a comida no Mac é para “pobre”, como eu já tratei num post deste blog.
 
  Gostou do post?

  Dá para aprender muitas coisas até através das notas e moedas,ne?

  ;)


Comentários
25 Comentários

25 comentários:

Anônimo disse...

No Brasil já teve muitas notas com rostos antes da chegada do real do cientista Carlos Chagas a políticos como Dom Pedro,Getúlio Vargas, etc..Eu achei a decisão certa de não colocar rostos nessa moeda, pois a história sempre muda e um herói hoje pode se tornar uma pessoa odiaa amanhã ou em outros países.

Anônimo disse...

Pelo que eu sei, os animais presentes nas notas brasileiras são os que estão em extinção aqui, então acho que isso serviria para "conscientizar" as pessoas, mas é só minha opinião. Mas essa questão foi interessante de ser colocada... pensando bem, não sei de outros países além do Brasil que tem animais estampados nas notas.

ronaldo takahashi disse...

ola,
assisti a um documentario no canal history (humanidade - a historia de todos nos) por sinal, um otimo documentario que menciona o fundador da mitsubishi yataro iwasaki.
acredito que tenha sido tambem de grande destaque no inicio da era moderna japonesa.
obs: meu comentario foi apenas para destacar mais uma personalidade que transformou o japao.

grande abraco.

ronaldo takahashi.

luis disse...

As moedas brasileiras exemplificam muito bem como tudo por aqui é feito de improviso, "nas coxas". Para que fazer moedas diferentes de um mesmo valor? Só para o infeliz perder tempo no caixa virando as moedinhas para saber o valor? No Japão dá para identificar as moedas somente pelo formato e pela cor.

Anônimo disse...

Vc podia ter pesquisado um pouco, aí ia ver que já teve: Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Augusto Ruschi, Machado de Assis, Cândido Portinari, Carlos Chagas, Villa Lobos, Rui Barbosa, Oswaldo Cruz, Juscelino Kubischek.. Tinha tbm o Cabral na nota de 10 reais de plástico.

yukipoa disse...

Obrigado pelos comentários.
Ou seja,já teve muitas pessoas nas notas brasileiras.
Só que nenhuma moeda não durou tanto tempo, o que resultou na falta de figuras das pessoas para notas????
Ainda bem que deu certo com plano de Real....
Aí não tem mais idéia o que vai colocar nas notas.
;)

FernandoSC disse...

Não se pode esquecer do Imperador Dom Pedro II, figura mais ilustre que já governou estas terras.

Mas enfim, há várias pessoas que poderiam estar nas notas da moeda brasileira, exemplo: Princesa Isabel, Ruy Barbosa, Duque de Caxias, Almirante Barroso, Nelson Hungria, entre outros.

Eu particularmente não gosto das notas brasileiras, nem um pouco. As cores são muito chamativas e feias, e as notas em si não são muito bonitas. As notas do Império do Brasil e do começo da República eram mais bonitas...

Anônimo disse...

Pô aí vc tá zuando pela terceira vez né cara, vc acha q é pq não tem mais pessoas importantes no Brasil? E citar Tom Jobim e Ayrton Senna? Não desmerecendo eles mas tem várias pessoas mais importantes seu exemplo é tipo falar de Chico Buarque e Pelé, só q eles não morreram. É q nem vc falar q devia por o Elvis Presley e Muhammad Ali nas notas de dólar americano.

Cris disse...

No brasil já tiveram notas com rostos famosos, entretanto com a desvalorização das mesmas, era comum trocarmos por outras com outros rostos. Mas isto não significa que não temos mais rostos para mostrar.
A escolha por animais nas fotos foi porque na mesma época que governo interessou-se em incentivar no pais uma consciência ecológica.

Anônimo disse...

Por que você não faz uma reportagem sobre a religiosidade do japonês, sobre as crenças e tradições populares ou já fez?

Cris disse...

Recomendo que veja esta materia:
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI88015-15223,00-O+QUE+AS+CEDULAS+NOS+CONTAM.htm

Mostra algumas de nossas cedulas que já teve no brasil e a analise de especialista.
Acho que esta frase da materia defini bem as nossas atuais notas: "O que começa a acontecer na moeda mundial é a celebração da natureza. É esse conceito que definiu as atuais imagens do Real, com representações de animais e da vida selvagem".David Standish

Paloma disse...

Eu gosto das notas brasileiras ainda mais por ter animais, acho muito bonito e interessante. Estou morando na Nova Zelândia agora e muitas pessoas aqui gostaram das notas.

yukipoa disse...

Obrigado pelos comentários.
Talvez seja melhor adotar animais para notas japonesas no futuro para o povo dar consciência sobre os animais que têm risco de extinção.Porque têm muitos..
;)

Alex Milane disse...

Epa.. mas em todas as notas tem um rosto! O Rosto da princesa Isabel! Não que ela realmente mereça por assinar uma coisa que a Inglaterra obrigou, mas existe o rosto dela e todo mundo tá ignorando isso '-'

Tayzun Yamato disse...

Interessante...

Anônimo disse...

Mais infeliz o comentário de que não tem pessoas importantes na história do Brasil impossível.

Anônimo disse...

santos dumont teve um papel bem mais importante que muitos rostos ai, e realmente, infeliz o seu comentario quanto a isso!
esta faltando um humildade ...

Luiz Pais disse...

Como tem gente chata e que reclama de tudo e pior, sem razão.
A casa da Moeda do Brasil é uma das mais importantes e conhecidas do mundo, inclusive imprimindo dinheiro para outros países, as poucas vezes que utilizamos impressão externa, foi devido à grande demanda no caso de troca de estampa.
Todas as notas de real tem cores e tamanhos diferentes, as moedas também são todas diferentes no tamanho, cor espessura e inscrições.
E para finalizar, quem disse que todas as espécies de animais das notas estão em extinção deveria estudar um pouco mais sobre a fauna brasileira

Luiz Pais disse...

Alex Milane, a imagem feminina da nota de Real é da Efigie da República, também encontrada em pinturas clássicas, nas moedas, é o rosto da estátua da liberdade.
De onde você tirou que era a Princesa Isabel?

Anônimo disse...

A mulher na nota do real não é a princesa isabel.Você pode notar que na orelha dela tem aqueles ramos semelhante aos que os romanos e gregos importantes usavam.

Ana Marina Coimbra disse...

Descordo com você quando disse que o Brasil não teve pessoas marcantes na historicidade, o Brasil tem muita história em seus breves 500 anos que foram muito comturbados. Escritores, ativistas, comunistas, guerras, ditaduras, escravidão, cada uma delas tem um ou vários representantes. Sugiro que pesquise mais.

Diego disse...

Gostei muito da sua matéria que aborda a peculiaridade das cédulas brasileiras que diferentemente da maioria dos países (ou até mesmo no Brasil, há alguns anos)expõem personalidades nacionais que contribuiram para o seu desenvolvimento científico, social ou cultural. Como exemplo disso, está muito bem explanado os ilustres, que merecidamente estampam as cédulas nipônicas. Nas notas do nosso real, todas elas são representadas com a efígie da República (que tem a sua origem na França) porém caso elas fossem substituídas por alguns dos nossos mais importantes personalidades,como fora em outrora, opções que não faltarão. Com tantos brasileiros dignos e merecedores de serem homenageados, foi muita pretensão da sua parte sugerir o piloto Ayrton Senna. Ideia totalmente sem nexo e cabimento, até uma afronta para com o povo brasileiro. Antes de você ficar reverenciando-o e colocando-o num pedestal de ouro, procure saber o que ele fez fora das pistas ou até mesmo das trapaças e o desrespeito com os colegas dentro da pista. Não fique alienado a tudo que é passado pela mídia, especialmente a TV Globo.
Repito, uma ótima matéria mas ficou manchado por causa dessa foto do Senna q está totalmente fora do contexto.

Anônimo disse...

"...não surgiu (sic) tantas pessoas prodigiosas."

O senhor só pode estar de sacanagem né? Falar que no meu País não tem pessoa progidiosa e digna de figurar nos rincões da História.

Peço modos ao falar de minha terra. Ninguém está agredindo a sua. Aliás, acho uma boa ideia colocar gravuras de animais em risco de extinção no seu País, como por exemplo as baleias que seus irmãos de olhos puxados cismam em caçar inconsequentemente...

Fica a dica, educação ao comentar sobre a cultura que lhe recebe é uma constante em qualquer País...

Aline disse...

Achei diferente a sua perspectiva sobre as imagens impressas na moeda nacional, vamos aos esclarecimentos.

Os animais são uma forma de valorizar e apresentar para o povo uma preocupação com a fauna, note que só estão presentes animais famosos e que simbolizam o país e que ao mesmo tempo estão em extinção e precisam da devida atenção. Com relação as grandes personalidades históricas, o Brasil também é famoso pelos inúmeros feriados onde alguns grandes personagens ou feitos são lembrados, nesta oportunidade a pessoa já é lembrada na escola, nas celebrações que o governo geralmente celebra com direito a discurso nas cidades onde ocorreu o fato, e além disso, pessoas ilustres são citadas em nomes de ruas e avenidas nas cidades, e Presidentes ou escritores ou profissionais de destaque são lembrados e simbolizados em nomes de escolas municipais e estaduais, ou seja, citá-los ou imprimi-los nas notas(dinheiro) seria repetitivo, já que existem outras coisas na cultura a serem valorizadas. É uma questão de tentar passar um símbolo único e que ainda não havia sido representado em outros segmentos públicos e sempre mudam e tentam reinventar as moedas e notas.

As moedas até tentaram criar modelos com diferentes cores e tamanhos, mas o custo total da fabricação ficou elevado, levando o Banco Central a trabalhar com as duas moedas o padrão antigo das moedas prateadas e a nova com tons dourado, cobre, prata e de duas cores. inclusive para reduzir o custo foi até excluído as moedinhas de 1 centavo exatamente porque muitas iam para o lixo ou não voltavam para os cofres levando a necessidade de fabricar outras.

Espero ter esclarecido as diferenças. Acredito porque o Japão tem uma cultura mais "homogênea" (não sei o termo mais adequado), seja mais fácil representar locais e pessoas importantes. Aqui são muitos estados com históricos bem diferenciados e cada uma tem um representante que deixou sua marca na história.

Falou!

Aline

Luiza disse...

Acho que o pessoal se equivocou ao dizer que há pessoas importantes o suficiente para colocar nas notas. Importantes para qual estado, em que época e em qual contexto?
Normalmente, nos outros países, há rostos de políticos. Quem tem um mínimo de conhecimento sobre a história política brasileira sabe que todos esses figurões famosos não passam de um bom trabalho de marketing (deixar de lado tudo que foi feito de ruim e criar histórias boas como salvadores da pátria indispensáveis).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics