terça-feira, 12 de março de 2013

Você sabe qual é o capital do Japão?

  Ao caro leitor

  Você sabe qual é o capital do Japão?

  "É óbvio.Tóquio!!"

  Tem certeza?

  Hoje eu gostaria de lhe apresentar sobre o capital do Japão.


  Para você ter uma idéia, antes de mais nada, eu vou lhe informar que o Japão ( 377,914Km2 ) é um pouco maior do que o Estado de Mato Grosso do Sul ( 357,125Km2 ).Ou seja,o Japão é bem menor do que o Brasil,como você sabe.

  Mesmo assim,o Japão está subdividido em 47 províncias, as quais corresponderiam Estados no Brasil.


  Na verdade, há 4 designações diferentes para estas divisões administrativas.

Gênero
Número
Nome
( Ken )
43
Chiba,Hiroshima,Nagasaki,etc
( To )
1
Tóquio
( Fu )
2
Osaka,Kyoto
( Dou )
1
Hokkaidou

  Segundo a explicação do Wikipédia, há algumas diferenças em relação à autonomia entre elas.No entanto, elas são denominados assim só pela razões históricas.

  Observando 4 exceções citados na tabela acima, eu também concordo com isso.

  Tóquio foi centro de tudo no Japão desde século 17, quando general Tokugawa começou a governar o Japão.Osaka e Kyoto também sempre foram centros da política japonesa ao longo da história.Antigamente Hokkaidou não fazia parte do Japão e se integrou ao Japão recentemente.

  Como no Brasil,muitas províncias no Japão têm capitais com mesmos nomes das províncias.Por exemplo, o capital da província Nara é cidade Nara,o capital da província Hiroshima é cidade Hiroshima.E assim por diante.

  Então,você sabe qual é o capital da província Tóquio?

  Tóquio ou outra cidade!?

  Antes de responder à pergunta, eu vou lhe informar que Tóquio-To ( A província Tóquio ) é composta de três regiões.

  A primeira região é composta de 23 bairros, que se chamam de "KU", onde têm muitos prédios altos e modernos como você imaginaria na hora de lembrar a metrópole Tóquio.


  A segunda região chama-se a região TAMA, onde têm muitas cidades.Ou seja, é tipo "interior" da província Tóquio.Dependendo da cidade, você vai se encontrar com uma paisagem do interior como a foto a seguir.


  Não parece Tóquio,ne? Entretanto, este lugar também fica localizado na província Tóquio.

  A terceira região chama-se TOUSHOBU, onde têm vários arquipélagos em direção ao Sul de Tóquio.Como essas ilhas ficam bem no meio do oceano pacífico,são lugares lindos e repletos de naturezas.


  Na era Edo, essas ilhas eram territórios do imperador.No entanto,em 1878, a província Tóquio passou a tomar conta dessas ilhas por razão militar.

  
  Viu?Não dá para acreditar que as ilhas que ficam muito distante do Japão pertencem à província tóquio!?

  Eu nasci em Nerima-KU da primeira região ( Número 1 na figura abaixo ). E eu morei lá até que eu me mudei para a província vizinha Saitama ao 1 ano.


  Aos 22 anos, depois que eu me formei na universidade na província Ibaraki, eu começei a morar em Kamata do Oota-KU da primeira região ( Número 2 na figura acima ), onde é famoso por ter bastante Yakuza.Eu morei em Kamata durante 1 ano e meio.

  Aos 24 anos, eu me mudei para Kanamachi do Katsuhika-KU da primeira região ( Número 3 na figura acima ),onde é considerado cidade baixa de Tóquio.Morei lá durante 1 ano e foi último lugar no Japão antes de eu vir morar no Brasil.

  Considerando lugares e prazos que eu morei em Tóquio,eu sou "Tóquionense".Ou seja, eu não conheço Tóquio bem como deveria. Aliás,eu até tenho medo de Tóquio.Por isso, eu tenho vontade de conhecer Tóquio melhor na próxima viagem para Japão.

  Bom.Voltando ao assunto,qual é o capital da província Tóquio? Existe cidade chamado de Tóquio?

  Pesquisando ao respeito, eu fiquei sabendo que a cidade Tóquio existia entre 1889 e 1943.A cidade Tóquio era mais ou menos a primeira região atual da província Tóquio que eu expliquei acima!!

  Na verdade, um dos meus alunos me perguntou ao respeito.Como eu nunca tinha ouvido falar a cidade Tóquio,eu respondi que não existia cidade Tóquio na hora, prometendo lhe pesquisar sobre isso.

  Que bom que a dúvida do meu aluno  e da minha também foi esclarecida!!

  Então,qual é o capital da província Tóquio?

  Se considerar que o lugar onde tem a prefeitura é capital da província de Tóquio, a resposta seria Shinjuku-KU, que é um dos bairro mais moderno e movimentado em Tóquio.


  Entretanto,a grande maioria do povo japonês não reconhece Shinjuku-KU como capital da província Tóquio.Sendo assim,podemos concluir que não existe o capital da província Tóquio.

  Então,como fica o capital do Japão!?

  Pesquisando ao respeito mais um pouco, eu fiquei sabendo que não há nenhuma lei que determina Tóquio como capital do Japão.Ou seja, Tóquio não é capital do Japão oficialmente.

  Tóquio é apenas o capital do Japão habitualmente....Eu não sabia disso.Foi bom saber.

  Por falar em capital, qual é o capital do Brasil?

  Brasília ou Distrito Federal?

  ;)

Comentários
12 Comentários

12 comentários:

Unknown disse...

Eu li sobre isso há um tempão na wikepedia que tecnicamente não existe uma cidade chamada tokyo no japão tokyo e uma especie de metropole que possui 26 cidades primarias e 5 secundarias e algumas vilas e bastante dificil de entender isso então tecnicamente a capital do japão não serie Tokyo obviamente por causa dessa divisão acho que há isso tambem no Brasil ja que o Distrito Federal se quer e um estado então oque seria? O centro administrativo do país, SIM?!... Eu me pergunto como faiz-se então pra chamar uma pessoa do Distrito Federal ja que chama-se por exemplo: uma pessoa originaria do estado Ceara chama-se cearense, da Bahia, chama-se Bahiano, do Piauí, Piauíense e por ae vai so não eo mesmo para alguns estados como no caso de São Paulo e do Rio de Janeiro que são respectivamente chamados de gauchos e cariocas quem e do Distrito Federal seria Distriofederalzense RISOS(kkkk) Aproveitando a ocasião existe isso no Japão como por exemplo: ja que as provincias no Japão são como os estados do Brasil existiria uma especie de nome especifico para identificar aquela pessoa que pertence a determinada provincia? Ex: Uma pessoa vinda de Osaka, chamaria-se? Osakense ou Osakiko ou algo parecido...?!

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário.
Em princípio,não existe nome para pessoas que moram na região determinada.
Quem mora em tóquio podia-se chamar Edokko,oriundo do nome antigo de tóquio na era Edo.
Porém,hoje em dia,é pouco usado.
Há divisão seguinte.
Quem mora na região Kantou que abrange províncias ao redor de tóquio chama-se Kantoujin.
Por outro lado,quem mora na região Kansai que abrange províncias ao redor de Osaka chama-se Kansaijin.
Kansaijin é usado razoávelmente.

Unknown disse...

Quem nasce no DF (como eu :D ) se chama brasiliense, mas muitos se consideram ou são considerados candangos. A expressão surgiu durante a construção da cidade para designar os operários que vieram construí-la. Alguns espaços e monumentos foram batizados em sua homenagem, como o Cine Dois Candangos, localizado na própria UnB, e a escultura de Bruno Giorgi, na Praça dos Três Poderes chamada Os Candangos ou Dois Guerreiros.

Patrícia disse...

Mas que interessante! Adoro saber coisas sobre o Japão, mas não sabia que Tóquio não é uma capital. Bom saber que tem professores que realmente pesquisam algo qndo não tem certeza de uma resposta, rsrs.

Além disso, saindo do assunto do blog, mas aproveitando que vc mora em Porto Alegre, por acaso saberia me dizer um lugar onde posso encontrar um (ou seria uma?) geta para vender?

Iruka disse...

As ilhas Ogasawara também pertecem a Tokyo?Quero conhecer Chichi e Ha ha jima algum dia...pena que só dá para ir de ferry,né?Aguentar quase 30 hrs de avião do Brasil + 24 hrs de ferry é para atleta e eu estou longe disso:-)
A propósito,se trabalhar em Tokyo,qual a cidade/província mais próxima mais barata para comprar casa/apto?

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário,Patricia.
Acho que você pode comprar geta só no bairro liberdade de São Paulo.

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário,Iruka.
Infelizmente eu não sei em qual cidade mais próximo vende apartamento mais barato.
O preço do ap depende do apartamento.

Anônimo disse...

Yuki, a capital do Brasil é Brasília. A intenção sempre foi deslocar a capital, que já foi Salvador e depois o Rio de Janeiro, para o interior do país. Isso desde o século 18. Seria uma forma de colonizar o interior do Brasil, que ainda era pouco habitado e também evitar que a capital do país fosse tomada mais rapidamente no caso de uma guerra, já que não estaria mais no litoral. Isso teve grandes implicações. O presidente Juscelino, na década de 60, queria a capital no centro do país e também queria uma indústria siderúrgica forte. Ele teve que fazer concessões. As indústrias automobilísticas se instalariam no Brasil (Volkswagem, Ford, Fiat e Chevrolet)se o país investisse em rodovias e deixasse de lado as ferrovias. O que aconteceu? O diesel no Brasil é subsidiado por causa do transporte rodoviário de cargas. Em todos os outros países o diesel é mais caro que a gasolina, exceto no Brasil. Os jornais da época diziam que o presidente JK teve que subornar o Congresso Nacional (parlamento), pois ninguém queria mudar a capital do Rio de Janeiro para o interior. Estava chegando um carregamento de automóveis no Brasil e o presidente deu um carro para cada parlamentar para que votassem a favor da mudança da capital. Assim, a mudança foi efetuada para Brasília. Distrito Federal é uma área de segurança, de influência, legalmente delimitada, onde está situada Brasília. Por lei, não há nenhuma outra cidade no Distrito Federal, somente Brasília. Entretanto, dentro do Distrito Federal há umas 20 cidades que cresceram, no início, como assentamentos de trabalhadores que vieram construir a nova capital. Eram vilas com destinação temporária, com vida somente durante a construção da capital. Entretanto, essas pessoas ficaram no local e tornaram essa vilas em cidades, que em geral são mais pobres que Brasília.

Unknown disse...

Muito interessante saber que na verdade não existe uma capital para o país no Japão, então a capital pode-se dizer, deve ser baseada no local onde fica "o castelo do Líder" no caso o local onde o ministro do Japão trabalha.

Anônimo disse...

Não compreendi se a última pergunta foi por desconhecimento próprio ou foi uma tentativa de parecer sabichão, mas para todos os efeitos:
Art. 18, § 1º, da Constituição Federal: Brasília é a Capital Federal.

Anônimo disse...

A capital do Brasil definitivamente é Brasilia, por lei. Não há referencias sobre a capital ser distrito federal em nenhuma constituição, norma, ou outra lei.

Anônimo disse...

Olá,

Apenas esclarecendo para os demais/alguns leitores, que de alguma forma não sabem diferenciar a questão pontuada no post:
"Distrito Federal é uma unidade da federação, assim como qualquer outro estado, já Brasília é a capital do Brasil bem como a única cidade do Distrito Federal. Nesse caso, o território de ambos é o mesmo por isso algumas pessoas pensam que são a mesma coisa....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics