terça-feira, 5 de junho de 2012

Os japoneses devem aprender o sistema eleitoral brasileiro!?

  Ao caro leitor

  Você vota na eleição!?

  Sim!?

  Você vota porque é obrigado pela lei no Brasil???

  Se não fosse obrigado, você deixaria de votar na eleição!?

  Hoje eu gostaria de comparar eleições em dois países : Japão e Brasil.
 

1. Obrigatoriedade do voto na eleição

  No Japão, quem tem mais de 20 anos tem direito de votar na eleição. Se eleitor não quiser, ele não precisa votar ne eleição e ele não receberá nenhuma desvantagem por causa disso.

  Por outro lado, no Brasil, quem tem mais de 18 anos é obrigado votar na eleição e quem não votou sem justa causa receberá algumas desvantagens,além de precisar pagar a multa.

  Você é conta ou favor da obrigatoriedade do voto!?

  Sim!? Não!? Por que!?

  Vamos ver o índice de votação na eleição do Japão, onde os eleitores não têm obrigatoriedade do voto na eleição.

  Segue a figura na qual mostra a mudança do índice de votação para câmara baixa(衆議院) ao longo da história eleitoral após o primeiro sufrágio universal (普通選挙) realizado em 1946.

 
  Como você pode ver, o índice vem diminuindo da faixa de 70 % para a faixa de 60 % , apesar de ter subido o índice na última eleição.

  Você achou o índice alto ou baixo?

  Então, vamos ver os índices médios de votação das eleições dos vereadores das províncias pela figura a seguir.

 
  O índice nacional indicado pela linha azul está caindo de 84.7% para 52.5 % como se fosse uma bola na encosta,ne?

  Só para completar a informação, o índice da votação na eleição do chefe da província pode chegar no patamar de 30 %.Isso quer dizer que os políticos eleitos por 30 % da população vão governar o país. Você acha que a opinião da 30 % da população representaria a opinião do todo povo!?

  O Japão não foi país democrático por acaso!?

  Agora segue a figura na qual mostra a mudança do índice de votação da câmara baixa por faixas etárias.


  Como você pode notar, os índices das votações na faixa etária 20 e 30 ,que estão sendos indicados pela linha vermelha e linha verde respectivamente, têm diminuído radicalmente ao longo da história eleitoral, apesar de manter os índices altas nas demais faixas etárias.

  Isso quer dizer que os eleitores jovens estão interessados na política cada vez menos no Japão. Acho que eles não votam na eleição porque eles não acreditam que seus votos podem mudar sua vida cotidiana,além de não entender política direito.

  Mesmo sabendo a realidade no Japão que eu descrevi, você ainda é contra a obrigatoriedade do voto na eleição!?

  Eu sou a favor, pois o povo tem que se responsabilizar mais pelo destino do seu país governado pelos políticos eleitos por eles mesmos e precisaria cobrar resultados dos polóticos eleitos durante seu governo.

  Claro que só obrigar votação não adiantaria para aumentar interesses pela política entre povo. É apénas primeiro passo fundamental para um país melhor.

2. Urna eleitoral


  No Japão, os eleitores escrevem nomes dos candidatos ou nomes dos partidos com lápis no papeis de voto e os colocam dentro da urna eleitoral.

  Você achou o método primitivo!?

  Pois é. No Japão se usa método tradicional na eleição.O Japão não foi um país de tecnologia por acaso!?

  Por que o Japão não adota urna eletrônica que nem o Brasil!?

 
  Eu compreendo a justificativa de que voto eletrônico pode ter manipulação dos votos e nem tem como comprovar os votos feitos pelos eleitores após a votação.

  Para resolver tal problema, eu acho que basta desenvolver um sistema extremamente seguro para que não ocorra nenhuma fraude na votação e acredito que os japoneses têm toda condição de fazer isso.

  Apesar de que o Brasil está um passo na frente na urna eletrônica, o que eu não entendo na eleição brasileira é o tempo que demora para sair o resultado final da eleição.Normalmente o povo vai saber todos os políticos eleitos no dia seguinte da eleição,ne?

  O Brasil adotou urna eletrônica para agilizar o processo da eleição, não é!???

  O Japão deve desenvolver a urna eletrônica mais moderna e segura e poderá ganhar muito dinheiro vendendo-a para os governos de outros países onde ainda não adotaram a urna eletônica.

3. Campanha eleitoral por parte de político

  Os candidatos japoneses circulam pela cidade inteira de camionete durante últimas semanas, gritando seus nomes com microfone, o que incomoda bastante os moradores dependendo do horário.


  Normalmente eles param a camionete num lugar espaçoso,onde muitas pessoas podem se reunir e eles fazem discurso para público em cima do camionete. Eles colocam a faixa com seu nome no seu corpo e alguns colocam até faixas brancas nas suas testas.

 
  Felizmente eu nunca tinha visto candidatos brasileiros assim no Brasil.

  O que eu vejo nas ruas é muita gente acenando com uma bandeira do partido na última semana antes da eleição. Eu já vi alguns políticos ricos que circulam pela cidade de camionete também, tocando música original e meio viciante durante a campainha da eleição.....

  Fogaça a a a a ....Fogaça a a a a.... Eu ainda me lembro a música de tanto escutar na época. Que coisa.

  Outra coisa que eu gostaria de lhe comentar é sobre posters dos candidatos.Diferente da situação brasilleira em que os posters dos candidatos estão espalhados nas ruas, há um lugar reservado para isso no Japão.


  Viu? Está bem oganizado,ne?Assim fica mais fácil de arrumar após a eleição.

  Além disso, você deve notar uma coisa diferente nos posteres dos candidatos japoneses.Não há números dos candidatos nos posters, pois os eleitores precisam escrever os nomes dos candidatos na hora de votar. Eu já ouvi falar que o Brasil adota essas numerações dos candidatos para facilitar os votos pelos eleitores analfabetos.
 
4. Discurso por políticos na TV e no rádio(政見放送)
 
  O que me surpreendeu na primeira eleição brasileiro foi quando eu vi discursos por políticos na TV em todos os canais abertos durante um tempo determinado do dia. Apesar de que queria assistir programas normais, como só discursos por políticos que passavam em todos os canais,eu acabei desistindo de assistir a televisão.

  No Japão também há um programa de TV no qual os candidatos fazem discursos. Entretanto, só um canal passa esse programa eleitoral. Eu imagino que muita pouca gente deve estar assistindo esse programa. 


  O jeito brasileiro é meio radical. No entanto, talvez o governo japonês também deva adotar isso, senão o povo japonês não fica informado sobre as ideias dos políticos, o que deveriam ser um dos critérios na hora de escolher seu candidato.

  Bom. Eu não sei se o sistema eleitoral brasileiro está funcionando direito. Contudo, eu vejo algumas coisas boas nele, como eu citei acima. Acho que o governo japonês deve aprender algumas coisas boas com o geverno brasileiro e deve introduzí-las adaptando a realidade no Japão.

  ;)


Comentários
11 Comentários

11 comentários:

Eduardo disse...

O Brasil foi um dos primeiros a desenvolver a ideia de urna eleitoral, e ela tem riscos assim como na urna tradicional, pois pode-se muito bem falsificar cédulas eleitorais, além disso foi testada por 16 anos as possíveis violações quanto a ela(ela foi usada 1º na Índia).
Para o resultado do executivo e representantes dos estados no Congresso Nacional usa-se o sistema baseado em cáculo de voto majoritário(presidênte,governadores, senadores e prefeitos), cujo resultado sai logo após o fechamento da urna eletrônica e a presentação do pendrive ou disquete na junta apuradora. Agora para os cargos do legislativo(deputados federais e estaduais, assim como vereadores) , existe o cáculo do coeficiente eleitoral para saber quanto cada partido deve ter de representante(que é um pouco complicado, pois envolve tanto os votos nos partidos copmo nos candidatos ao legislativo), o que pode ter processos na justiça eleitoral para discutir a quantidade de representantes, pois muitas das vezes não há legislação suficiente a respeito.

Pedro de Morais disse...

Os posts nunca perdem qualidade. Parabéns.
O que mais importa não é a forma Yuki, e sim o conteúdo. O método brasileiro iria funcionar no Japão, assim como qualquer método não funciona aqui.
Você citou vária semelhanças, mas acredito que no Japão jamais houve um Macaco Tião ou um Rinoceronte Cacareco como aqui, onde palhaços e animais votam e são eleitos.
Estes destons culturais se dão principalmente por questões históricas. Uma vez que o Brasil esteve em um período ditatorial, existe esta
"hiperdemocratização", o que resulta no torpe direto ao voto de analfabetos e na obrigatoriedade de votar, o que faz com que essa massa de ignorantes venda seus votos por um par de chinelos.
No Brasil também se propõe o voto distrital, pois assim diminuiria a eleição de candidatos religiosos, sindicalistas e celebridades, com a desvantagem de uma maior bipartidarização.
Talvez com mais japoneses como você vindo para o Brasil o cenário mude. Ou não, lembra do Luiz Gushiken?

Victor Tufani disse...

Yuki, eu compartilhei esse post no Facebook para discutir com os meus alunos, gostei demais!

É interessante ver como no Japão a população mais jovem tem desinteresse na vida política. Eu penso que aqui no Brasil a distorção mais provável seria que a classe mais pobre, por não ter tanto acesso à educação, deixaria de participar das decisões políticas, e se o voto passasse a ser opcional, nós ficaríamos condicionados às escolhas da elite, que tem melhor educação e teriam maior representatividade nas votações.

Talvez o Brasil ainda não esteja preparado para isso...

Anônimo disse...

o Que adianta? o Brasil continua tendo os mesmos problemas! Não tem nada para se orgulhar da "TECNOLOGIA", sendo que a qualidade dos "CANDIDATOS" não está a altura. País do futuro? Não me faça rir!

Anônimo disse...

Acho que vale mais 1 voto cuidadosamente escolhido do que 100 votos "somente por votar"

Anônimo disse...

xiiiii é melhor deixar com tá aqui no japão o sistema funciona . mas no brasil por ter esta tal tecnologia deixa muita bracha para ter corrupção ninguem sabe direito como funciona ta tudo fechado dentro de uma caixinha. com voce pode falar que ja não tem votos na urna eletronica ou não .como ter certeza pelo menos os votos de papel tem outras pessoas de outros partidos vendo as apuração ..ja lhe disse porque tanto ODíO do japão eu como brasileiro vivendo no japão tenho vergonha de pessoas elogiando outros paises que não é o seu.

Anônimo disse...

Entre outros métodos de segurança eletrônica a urna brasileira imprime num papel que fica em um mecanismo interno o voto de modo que mesmo que a memória eletrônica da urna falhe (ex.: destruída por um surto elétrico) ainda seja possível contar os votos. E o sistema (software) que toma conta das urnas funcionais é bastante seguro, a justiça eleitoral promoveu um concurso com prêmio para quem conseguisse burlar o sistema e alterar os votos registrados e o único que conseguiu teve que passar uma hora e meia entre comandos com um computador conectado direto na urna, algo totalmente inviável de se fazer com os fiscais dos partidos circulando entre as urnas e verificando se não tem nada anormal que possa prejudicar os partido deles. Como foi comentado é uma pena que esse sistema não seja alimentado também com candidatos descentes...

Anônimo disse...

Não concordo com a questão da obrigatoriedade, acredito que o interesse pela política venha da educação, deveriam procurar uma solução nesse sentido. Ainda mais, quando não se é obrigatório, votam aqueles mais conscientes!

Anônimo disse...

A urna elerônica brasielira já foi emprestada para vários países e todos rejeitaram pela falta de segurança delas. Seria estranho demais paises desenvolvidos estarem atrás de um país como o Brasil.

Haruka disse...

Eu concordo que todas estas medidas são boas, exceto o voto obrigatório. Vejo que, como as pessoas são obrigadas a votar, muitas sequer pensam direito em quem vão votar, votam em qualquer um só porque precisam votar em alguém...
Infelizmente, os políticos que mais apareceram na mídia são os mais votados por estas pessoas. Acredito que este tipo de atitude aconteça mais vinda da população de baixa renda.

Como um anônimo falou aí: Acho que vale mais 1 voto cuidadosamente escolhido do que 100 votos "somente por votar"

Se a eleição não fosse obrigatória, apenas pessoas realmente interessadas por política votariam, e estes votos seriam pensados, ao menos. Para que a população tenha interesse na política, acho bem útil o horário eleitoral obrigatório, que passa em todos os canais abertos. Várias outras iniciativas podem ser tomadas, também. Por exemplo, tem aquela TV Câmara e TV Senado, que são bem úteis.

João disse...

Creio que um dos grande problemas no Brasil a falta de educação política que se tem na escola. Por causa disso muitas pessoas no Brasil não votam com conciencia, elegendo políticos corruptos (e acredito que o voto obrigatório também contribua para isso).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics