quarta-feira, 13 de junho de 2012

Por que as roupas no Brasil são tão caras!?

  Ao caro leitor

  Onde você costuma comprar roupas!?

  Você não acha roupas caras no Brasil!?

  Eu acho roupas caríssima aqui no Brasil, como eu sempre reclamo sobre o custo de vida elevado no Brasil neste blog.

  Você pode imaginar onde eu compro roupas!?

  Por incrível que pareça, eu sempre compro roupas no Japão cada vez que eu volto para Japão.Os brasileiros que moram no Japão devem acertar o nome da loja onde eu compro roupas.


  Eis UNIQLO(ユニクロ).

  Já ouviu falar!?

  UNIQULO é uma empresa de vestuário, na qual faz literalmente tudo : o planejamento de produto, fabricação, logística e venda.

 
  Graças a este sistema que UNIQLO se desenvolveu, a empresa consegue vender roupas de qualidade alta por preço muito baixo.

  Vou lhe dar dois exemplos.

  As camisas da foto embaixo custam 1290 ienes ( 29 reais ).


  As camisetas da foto embaixo custam 990 iens ( 22 reais ).


  Como eu já lhe expliquei num post, os japoneses ganham 3 vezes mais do que os brasileiros conforme as diferenças do PIB per capita dos dois países.

  Ou seja, para os brasileiros no Brasil, as camisas e as camisetas acima custariam 10 reais e 7 reais respectivamente.

  Você não acham roupas baratas no Japão!?

  Na verdade,  após o fim da bolha financeira e imobiliária do Japão(バブル景気) no início dos anos 90, as empresas japonesas não conseguiram vender os produtos caros como antes. Além disso, como as diferenças sociais aumentaram bastante, as empresas precisavam vender os produtos baratos para atender as demandas da classe baixa.

  No entanto, como japonês é o povo mais exigente do mundo sobre a qualidade do produto, as empresas japonesas precisavam oferecer os produtos de qualidade por preço baixo.

  UNIQLO conseguiu crescer em rítimo acelerado principalmente a partir da segunda metade dos anos 90 atendendo essa demanda da época.

  Você consegue verificar o crescimento super rápido do UNIQLO pela seguinte figura.


  Em fevereiro de 2012, há 849 lojas no Japão e 234 lojas nos exteriores ( Inglaterra, China, Coreia do sul, Estados Unidos, França, Shingapura, Rússia, Taiwan, Malesia ). O valor da venda total chegou a passar 800 bilhões de ienes ( equivalente a 178 bilhões de reais) em 2011.

  Dá para imaginar por que UNIQLO conseguiu vender as roupas de qualidade por preço baixo? Porque as roupas da marca são fabricadas na CHINA, onde o custo de mão de obra é bem mais barato do que no Japão.

  Contudo, eu sei que não é só as empresas japonesas que estão adotando essa estratégia de marketing para diminuir o custo para a fabricação do produto.

  A empresa brasileira Renner, que também é do setor de vestuário e tem matriz em Porto Alegre, está fazendo exatamente a mesma coisa que UNIQLO.


  Ou seja, os estilistas brasileiros fazem planejamento de produto no Brasil e solicitam as empresas chinesas para fabricarem roupas nas fábricas na China.

  Eu sei disso porque tinha uma aluna que trabalhava na Renner como estilista. Ela me explicou sobre como funciona o processo de venda da roupa e me falou que o valor da roupa só do material era absurdamente baixo,para nossa grande surpresa, apesar de não ter me revelado isso.

  Eu acho que as camisas de mesma qualidade do UNIQLO que eu coloquei foto acima devem custar 40 reais, se comprasse na Renner.

  Então, por que as roupas são tão caros no Brasil!?


  Será que é por causa dos impostos altos e despesa alta de transporte, como sempre!?

  Que eu saiba, UNIQLO ainda não abriu nenhuma loja no Brasil. Contudo, eu imagino que os preços das roupas devem ficar na mesma faixa da roupa do Renner ou mais caro infelizmente.

  Assim, UNIQLO deixa de ser UNIQLO no Brasil, pois ele vai ser uma MARCA para consumidores brasileiros.

  Que coisa! Quem é vítima é próprio povo brasileiro mesmo no caso.

  Por que as empresas não podem oferecer produtos de qualidade por preço baixo!? Aqui existe só produtos baratos de qualidade baixa ou produtos caríssimo de qualidade.

  A meu ver, o mercado brasileiro é um dos mercados mais difícil de entrar para as empresas multinacionais....

  Segundo um programa de TV japonês que eu assisti, muitas empresas japonesas estão deixando a China, pois o custo de mão de obra duplicou nos últimos 10 anos devido ao crescimento econômico. E elas estão indo para outros países asiáticos tais como Bangladesh, Myanmar.

  Por que as empresas brasileiras não procuram os países da África? África é muito mais perto da China e o custo de mão de obra também deve ser bem mais barato.

  Seja cedo ou tarde, os paises de África vão fazer o mesmo papel que a China está fazendo agora.

  ;)


Comentários
23 Comentários

23 comentários:

Jonas disse...

A UNIQLO tinha intenção de vir ao Brasil no começo deste ano, abrir sua primeira loja em São Paulo. Assim como ela, outras multinacionais ficaram surpresas com a carga tributária no Brasil e acabaram desistindo de vir.
Alem dessa carga tributária imensa do nosso país, faz parte da nossa cultura associar produto barato com qualidade inferior, ou seja, para o mercado textil, sabemos que essas redes "fast shops" no Brasil não tem aquela qualidade, e se a UNIQLO viesse, mesmo que conseguisse ofertar tendo lucro com preços abaixos dessas redes brasileiras, ela será taxada de qualidade inferior, coisa que não presta.

Agora, me espanto com sua opnião de incentivo a empresas brasileiras de irem a África, utilizar a mão de obra para reduzir os custos, vale lembrar que a ministro aumentou a taxa de importação e com a elevação do dolar para incetivar a industrialização nacional.

Acredito que tanto Brasil e Japão, deveriam incentivar a industrialização interna baixando os impostos, menos desemprego e mais consumo, mantendo assim a margem de lucro.

Yuki disse...

Obrigado pela explicação, Jonas.
Que pena que os brasileiros associam produto barato com qualidade inferior.
Os brasileiros têm esse costume, pois nunca tinha produtos baratos com qualidade ao longo da história.
Acho que alguma empresa deve tomar iniciativa para mudar a situação.
Na verdade, eu não sou favor de levar fábricas para exterior para diminuir o custo.
Porém, isso é uma tendência inevitável no mundo capitalismo.
Hoje em dia, nenhum japonês quer costurar roupas nas fábricas ganhando pouco dinheiro.
Nessa situação, o governo japonês precisará criar outro tipo de emprego no país.
O custo de mão de obra brasileira já é cara demais.
Se o governo incentiva mais a industrialização nacional, o custo final do produto vai ficar caro cada vez mais, o que vai prejudicar os consumidores brasileiros.
Assim, o custo de vida no Brasil vai ser um dos maiores no mundo.
Por isso mesmo,precisará criar um cultura de desfrutar os produtos baratos com qualidade visando uma vida de qualidade por preço baixo.
;)

Eduardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eduardo disse...

Sei que existem lojas com produtos na mesma média de valores que no Japão ou até mais baratos e o brasileiro sabe disso(sei de lojas que oferecem camisas polo a R$40,00, de boa qualidade por exemplo, por exemplo).
Outro problema do brasileiro é que ele não consegue comprar sem atendente(o que pode reduzir o valor do produto em até 20%, se abolir este item das lojas), o que levou a UNIQLO abolir funcionários.
Existe alguma coisa aqui no Brasil que é mais barato que no Japão?

Anônimo disse...

Não sei se já abriu o Daiso em Sampa, mas pelo que falaram o preço dos produtos iam ser 5 reais parece.
O Sukiya até que o preço não ficou tão caro, mas eu nao gostei do sabor.

Anônimo disse...

Oi Yuki!

Não é só as roupas que são caras. A maioria dos produtos que são importados, mesmo os que tem um custo baixo acabam encarecendo no Brasil em razão da carga tributária. Eu se por que vi alguns produtos japoneses que queria comprar, mas não pude por que com os impostos e taxas de importação não valeram a pena. E olha que tem muta coisa boa com bons preços no Japão!

Anônimo disse...

Eu faço o contrário de você, moro no japão e compro roupa no Brasil. O problema é que eu sou alto, a numeração do japão é menor, tudo pequeno. Tênis então, nem acho 45, acho que não existe japonês que calça isso. As blusas ficam faltando na manga, não cobre o braço todo. Mas o pior é a cueca do Japão, é horrível, eu compro um monte do Brasil.

Mariiii disse...

Vcs homens compram roupas 1 vez no ano? rsrsrs ou viajam sempre?

Anônimo disse...

Se você comprar roupa no Torra Torra aí é barato, é aquela loja que faz propaganda no Superpop da Luciana Gimenez, com aquele Gustavo Sarti. As peças são 5, 10, 15 reais.. kkk

Pedro de Morais disse...

São vários os motivos Yuki.
No Japão por exemplo, existem atendendes nas lojas de sapato e roupas? E como são os provadores? As pessoas aqui de tanto mexer e vestir acabam rasgando ou sujando a roupa. Esse tipo de comportamento de consumidor também restringe o mercado, além é claro, matéria-prima, transporte, logística e impostos.
Acredito que aqui no Brasil as roupas para frio são muito mais caras também.
Quanto às roupas de baixo e bikines, de fato, acho muito estranho os modelos utilizados pelos japones, as costuras femininas são mais recatadas, e os masculinos são mais compridos.
Será que fio dental venderia no Japão?

Anônimo disse...

Essa Uniqlo então é que nem a ZARA que tem no mundo todo, e se viesse p/ cá, ficaria igual tbm.

Só acho meio sem noção a ZARA qdo tem aqueles casacos, absurdos, p/ frio rigoroso q não tem aki no Brasil. Não sei ae no sul neh.

E não sei se vcs repararam, a ZARA tem coleção trocado, tipo no verão tem roupas de frio por causa da gringa.

Mas a C&A veio da gringa, tem em vários países e aqui é barato, mais barato que a Renner. Mas a Renner tem umas roupas mais bunitinhas neh!!!

Tom disse...

Eu acho que os paises pobres pagam mais , para que os produtos dos países ricos sejam bons e baratos.

Yuki disse...

Obrigado pelos comentários.
Quando eu acabei de chegar no Brasil, eu me surpreendi com número de vendedores nas lojas de roupa,sapatos,etc.
Por que precisava tantos vendedores!?
Biquini de fio dental jamais faria sucesso no Japão.
;)

Anônimo disse...

Eu acho bom ter os vendedores para ajudar, pegam o número da roupa que deseja, auxiliam nas compras.

Agora fio dental p/ japonesa não dá né, precisa ter bunda igual das brasileiras, rsrs. Precisa ter corpo, as japonesas não tem, por isso elas usam roupas p/ mostrar estilo e personalidade. Aqui é curvas e sensualidade. Outra coisa é que tem haver com clima, praias, agente se preocupa mais com o corpo.

Eduardo disse...

Outro comentário: os empregados desta famosa loja de departamento recebe salário?(não estou falando de receber menos para trabalhar por dia estou falando de trabalho esc5ravo mesmo)
Existe uma loja famosiissima de departamentos e outra de moda chique do mundo que são bastante criticadas por tratar seus funcionários como escravos e recebem várias denúncias, uma delas até perdeu a publicidade por causa disso.

Anônimo disse...

Cara,
o problema é tributação em cascata, o produtor de matéria prima paga impostos para produzir, paga impostos pelos funcionários, entrega a materia prima ao fabricante pagando imposto no frete e no combustível do frete. O fabricante pagou a matéria prima mais os tributos e vai repassar esse valor mais seus custos de produção e mais os custos dos impostos de produção e transporte ao varejista (loja). O comerciante calcula o custo do produto com todos os tributos que terá de pagar e põe sua margem de lucro para aí o consumidor pagar por tudo. Aliado a isso há a cara de pau das pessoas que exageram nas margens de lucro e a semvergonhice de quem paga muito caro só para dizer que comprou em tal lugar e pagou tanto.

Pedro de Morais disse...

Já que estamos falando de fio dental, gostaria de saber o que é o "Fundoshi". Seria um tipo de roupa de baixo que se usa no Japão?
No Brasil os homens usam três tipos de cuecas: slip, samba canção e box.

Anônimo disse...

fui ameaçado morte no uol forum cuidado nao de informaçao pessoal

Diana disse...

Eu achei tênis super barato no Japão. Roupas eu gosto do Shimamura que é barato e vende de tudo um pouco. Porém achar algo do meu tamanho é horrível, calçado bonito a maioria para no 24,5 e eu calço 25! Ainda bem que existe Rakuten rsrsrs
Calça jeans nem penso em comprar no Japão pq não passa da panturrilha, as japonesas são tão pequenas e magras. O que vejo de bom é que elas se vestem com muita elegância e não vejo problema quanto ao fio dental. Pra quê usar um fio dental se as japonesas não ficam tostando ao sol, pelo contrário. Não é á toa que mesmo com idade avançada parecem mais jovens.

Eu vejo o Fundoshi como tapa sexo rsrsrs parece né?! Essa cuequinha antiga é diferente do que vemos no ocidente. Pena que nunca vi nenhuma á venda.

Iago disse...

Acho muito errado tudo isso! As condições de trabalho que estas grandes empresas oferecem aos trabalhadores, normalmente de países bem miseráveis, é pessima.
Prefiro comprar coisas por um preço caro um produto com origens confiáveis.

Sam disse...

Olá Yuki, tudo bem?
Li esse post há alguns dias atrás e me lembrei dele hoje quando fiz compras em uma loja de departamentos brasileira chamada "Marisa".
Foi a primeira vez que entrei na tal loja e dei uma olhada na área masculina, e me surpreendi com o preço das peças.
Até comprei um casaco que estava em promoção pelo preço de 19,99 reais (que daria uns ¥786) e uma camiseta leve de 15,99 (¥629).

O que mais me chamou a atenção foi que apesar do preço muito baixo, principalmente em comparação com outras lojas do shopping, o design das roupas e estampas da loja era muito bonito! Pois na Renner e na C&A as roupas mais bonitas geralmente não são tão baratas.

Porém, algumas das peças deixam um pouco a desejar na qualidade, é preciso procurar um pouco. Dei uma olhada no site da UNIQLO e achei a maioria das roupas bem "básicas", sem muitas estampas ou design diferenciado. No geral me lembrou a marca brasileira Hering, referência em peças básicas de ótima qualidade, mas também com outras mais elaboradas aqui e ali. As camisetas da Hering são boas e estariam na faixa de ¥1,000 ~ ¥1,180.

Acho que é possível comprar roupas legais no Brasil de preço e qualidade semelhantes às da UNIQLO, mas é preciso procurar um pouco e então decidir quais são suas lojas favoritas de acordo com as suas preferências. Também é uma boa procurar em liquidações, mas aí já não sei muito, pois não tenho o hábito de comprar roupas frequentemente.

Espero ter contribuído de forma positiva! Tudo de bom, até! :)

Nao-chan disse...

Vai ver roupas no Japão são baratas porque vem da China que do lado do Japão...agora da China e ir para o Brasil que fica do outro lado do globo vai dinheiro para o transporte, fora a taxa de impostos etc...
A G.U tem roupas ainda mais baratas e boas...

Mr ROBOTO disse...

Estamos sendo bonzinho qdo comparamos preço de lá.

Comparação correta seria por proporçao de renda ai sim nós brasileiros iriamos ainda mais passar mal, kkk

Nao tem jeito, país de primeiro ta em outro nivel, exigencia é muuuuito maior devido ao nivel de conhecimento

somos consumidores ignorantes ainda

"Ah mas encontrei camiseta no mesmo preço q do JP! "

Quero ver tua camiseta depois de 3 lavagens.... a gola deve ta igual bico do pato donald, kkkkkk

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics