domingo, 10 de junho de 2012

Japoneses jogam futebol melhor do que brasileiros!?

  Ao caro leitor

  Você gosta de futebol!?

  Sim!?

  Então, você deve saber que um jogador japonês de futebol foi transferido para Manchester United, um dos maiores clubes do mundo, por 20 milhões de euros na semana passada,ne?

O nome do jogador é Shinji Kagawa que eu já tratei num post neste blog.


  Eu estou bem empolgado com esta notícia, já que eu nunca tinha imaginado que um jogador japonês ia jogar num time tão grande como Manchester United.


  O que eu preciso destacar é o fato de que Kagawa conseguiu firmar o contrato através do seu desempenho extraordinário no seu time alemã Borrusia Dortmund.

  Depois que ele ingressou no time, Dortmund ganhou o título do campeonato alemão em dois anos seguidos. Kagawa foi um dos maiores destaques do time, marcando 13 gols e dando 11 assist na temporada 2011/2012.

  Ele merece jogar no time grande e espero que ele continue jogando bem no Manchester United.


  Já existiam jogadores japoneses de futebol que se destacaram na Europa, tais como Hidetoshi Nakata, Shunsuke Nakamura. Só que eu penso que Kagawa é jogador de outra categoria.


   O estilo da jogada dele lembra Tsubasa Ozora, a protagonista de Manga ou anime famosíssima Super Campeões ( キャプテン翼), pois ele ajuda outros jogadores a marcarem gols além de ele mesmo marcar golaços.


  Dizem que este manga contribuiu bastante para a divulgação do futebol e fez com que transformasse a Liga amador de futebol do Japão em Liga Japonesa de futebol profissional ( J リーグ). Eu não tenho menor dúvida a respeito.

  Aliás, foi graças a Super Campeões que eu conheci o país Brasil aos 11 anos de idade. Claro que eu já sabia o Brasil como um dos paises que ficam na América do Sul. Entretanto, até então, eu não sabia que o Brasil era país de futebol.

  No manga, aparece um personagem chamado Roberto Hongo(ロベルト本郷), nipo-brasileiro que já foi convocado para a seleção brasileira, já no primeiro episódio. E ele descobre o talento surpreendente do protagonista Tsubasa.


  Sob à orientação do Roberto, Tsubasa conseguiu desenvolver ainda mais suas técnicas. Roberto prometeu levar Tsubasa para o Brasil caso ele conseguir ganhar o título do campeão nacional da categoria juvenil.

  Mesmo enfrentando jogos difícis, Tsubasa conseguiu derrotar times adversários e alcançar o título. No entanto, logo depois que Roberto viu Tsubasa ergueu a taça do campeão, ele partiu  para o Brasil de avião sem dizer nada para Tsubasa. Tsubasa foi para o aeroporto correndo atrás do Roberto. Porém, não deu tempo para alcançar ele e Tsubasa grita o nome do Roberto para o avião voando em direção ao Brasil.

  “Porque você vai embora, Roberto?” 
(どうしてひとりで行っちゃうんだよ、ロベルト)


 Foi a imagem inesquecível que marcou a minha vida adolescente.

  Bom. 8,9 anos depois que eu vi esta cena emocionante no Super Campeões, o Liga Japonesa de futebol profissional (J-League) começou em 1993.

 Ou seja, demorou quase duas décadas até que surgiu um jogador talentoso como Kagawa. Como ele tem 23 anos agora, ele tinha 4 anos quando começou J-League.

  Isso quer dizer que já existia a Liga profissional quando ele queria jogar futebol.

  Na última Copa do Mundo, tinha só 4, 5 jogadores que jogavam nos exteriores entre 25 convocados para a seleção japonesa. O tal número dos jogadores aumentou para 11 na seleção atual e eu já tratei sobre isso num post deste blog.

  É uma geração nova que cresceram junto com J-League. A existência da Liga profissional de algum esporte mexe bastante as cabeças das crianças.


 Com certeza, o sucesso do Kagawa na Europa servirá como um bom exemplo para crianças que sonham em ser jogador profissional de futebol no futuro.

  Há 20 anos atrás, eu pensava que os japoneses não tinham vocação para futebol e que foi impossível jogar tão bem como os jogadores brasileiros mesmo com muitas dedicações, pois as genéticas brasileiras são diferentes das nossas. Aliás, eu já fiquei sabendo que quem jogava futebol mal no Brasil chamava-se de "Japonês". 

  No entanto,as gerações novas estão comprovando que qualquer pessoa do mundo inclusive "japonês" aprenderá a jogar futebol bem se ele dedicar ao esporte sob o ambiente favorável e boa orientação.Se a seleção japonesa crescer ao ritmo atual, eu não tenho menor dúvida de que o Japão vai ser um dos superpotências do futebol.

  A seleção japonesa está disputando os jogos na última etapa da eliminatória para Copa do Mundo. O Japão venceu Oman por 3 a 0 no primeiro jogo e venceu Jordânia goleando por 6 a 0 no segundo jogo.

  O primeiro gol contra Oman feito pelo outro jogador fenomenal Keisuke Honda foi golaço como se fosse o gol da seleção brasileira.

  Você poderá conferi-lo no vídeo a seguir.


  O próximo jogo da seleção é contra Austrália no dia 12 de junho no país do adeversário. Acho que será jogo importantíssimo para prever a participação da seleção para a próxima Copa.

  Como você sabe, a próxima Copa será realizada no Brasil. Como eu não consegui assistir os jogos da seleção japonesa no Japão em 2002, eu gostaria de assistir os jogos da seleção aqui no Brasil.

  Espero que a seleção japonesa classifique para Copa no Brasil e jogue em Porto Alegre em 2014.

  ;)

Comentários
11 Comentários

11 comentários:

Bruno Terragno disse...

Realmente o Japão está melhorando muito. Já chegou a uma final de copa das confederações e duas oitavas de final de copa do mundo, o que é muito para alguém que só começou a aparecer internacionalmente em 98. As meninas Japonesas já chegaram no topo, espero que os rapazes consigam também.

Ana Maria disse...

Confesso que sou brasileira ,mas sempre acreditei no potencial do Japão com status de um dos melhores no futebol, realmente relacionado ao futebol o Japão evolui, e eu como uma amante assídua pelo Japão torço pelo Japão.

Renato Kunz disse...

A um outro japonês em destaque. o nome dele Yuto Nagatomo, estava jogando na Inter de Milão, o maior time italiano e um dos maiores times da Europa e do Mundo, mesmo time em que jogou vários dos grandes jogadores brasileiros,como Ronaldo o Fenômeno, atualmente Lúcio e Julio Cesar e outros.
O quadro do futebol mundial esta mudando, o Brasil e os Europeus parecem estar deixando de ser tão superiores no futebol agora que outros países estão nitidamente aumentando sua tradição neste esporte. Eu penso que a genética não influencia muito nos esportes coletivos, acredito mais na tradição do esporte no país. O Brasil tem um grande nome futebol porque aqui de fato tem muita gente que pratica este esporte e que busca isso como profissão, logo isso dá ao país melhor e maior opção de escolha para ter grandes jogadores.
Assisti os videos e realmente o Kagawa joga muito, o garoto tem futuro.

Anônimo disse...

mas quem joga futebol mal é chamado de perna de pau, não de japonês(pelo menos em SP)!

Anônimo disse...

No futebol sempre torço contra o Brasil, porque enquanto Brasil ficar ganhando o povo nunca vai levar a sério coisas mais impotantes que o país tem que resolver. Ainda bem que ultimamemente a seleção brasileira não tem ganhado nada.

Pedro de Morais disse...

Yuki deixou de comentar se o Japão tem rivalidade com algum país, com casos Brasil x Argentina e Inglaterra x Alemanha. Seria a Coréia ou ainda não teve tempo de criar inimizades?

Yuki disse...

Obrigado pelos comentários.
O Japão tem rivalidade com Coreia do Sul em relação ao futebol.
;)

Anônimo disse...

Tem que mencionar o Zico e a importância dele no futebol do Japão. Quando eu era pequeno eu nem sabia quem era o Zico no Brasil, só conheci quando fui para o Japão, o povo idolatrava ele. Ele foi um dos que popularizou o futebol por lá, jogava no Kashima Antlers. Tinha o Alcindo também, jogando pelo Verde Kawasaki. O Zico foi até técnico da seleção japonesa, e eu lembro também da despedidade dele do Japão, fizeram uma grande homenagem para ele, o país parou, o povo chorava.

Quem é das antigas lembra do Kazu (Kazuyoshi Miura), o japonês que veio jogar no Brasil, na época todo japonês ou nissei que era bom de bola era apelidado de kazu aqui no Brasil.

Anônimo disse...

bom o brasil so é bom no futebol e outros esportes por causa da malicia brasileira que usamos em tudos e fica evidente porem gosto muito do futebol do japão e da holanda, acho o futebol deles muito bonito, bem diferente do estilo brasileiro.

Rafa disse...

Cara, esses japoneses tão correndo atrás, aqui onde eu moro tem aula de futebol p/ os japinhas. Um monte de criançada tudo falando japonês aprendendo o nosso futebol. Não sei direito como funciona, se é excursão nas férias escolares deles ou estudam aqui.

Anônimo disse...

Depois do Brasil eu sempre torço para o Japão, pois é um pais que eu curto muito, gostaria muito de conhecer. Adoro a cultura Japonesa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics