terça-feira, 1 de maio de 2012

Os japoneses não tomam banho quando estão com febre!?

  Ao caro leitor

  Você toma banho quando está com febre?

  Sim!? Pois é.Os brasileiros tomam banho,ne?

  Contudo, os japoneses não tomam banho quando estão com febre.

  Sabe porquê?


  Porque os japoneses acham que o banho vai piorar o estado do doente.

  Como normalmente os japoneses tomam banho com temperatura de 41, 42 graus que é mais quente do que a temeratura média da pessoa, eles acham que o banho poderá aumentar ainda mais a temperatura do doente.

  Eu não sei se isso é certo cientificamente.

  Que seja, quando eu fiquei sabendo que os brasileiros tomam banho mesmo que estejam com febres altas, eu não conseguia acreditar nisso na hora.

  É uma reação normal,ne? Quando um fato óbvio que a gente acreditava durante a vida inteira for negado, todo mundo fica sem jeito...

  Era revolução copernicana para mim.


  Como eu acreditava no método japonês, eu não tomava banho até que a temperatura voltava normal como quaisquer outros japoneses.

  Portanto, eu não podia tomar banho durante 2,3 dias todas as vezes que eu pegava gripe.

  Quando os japoneses pegam gripes, eles costumam utilizar o seguinte método para baixar febre.
  1. Tomar remédio.
  2. Tomar bastante água.
  3. Deitar-se cobrindo todo corpo com cobertor.
   Nós seguimos este processo, pois nós acreditamos que suar batente ajuda baixar febre mais rápido.

  Contudo, este método é bastante sofrido, pois o doente precisa ficar deitado sem poder expor nenhuma parte do corpo fora do cobertor mesmo sentindo muito calor com a intenção de suar mais. Como nós tentamos curar gripe com febre desta maneira, a gripe na verão é mais sofrida do que a gripe no inverno.....

  Você nunca viu um doente deitado no futon, que tem toalha molhada (ou uma sacola com gelo e água dentro ) na testa do doente, como mostra a imagem a seguir.

  Aquela toalha molhada é para aliviar o calor que o doente sente durante a luta para baixar febre.Como a toalha molhada fica quentinho em pouco tempo, a mãe fica ao lado do doente e troca esta toalha várias vezes até que baixar a febre.

  Aliás, este ato de cuidar do filho doente é uma das poucas oportunidades em que a mãe japonesa demonstra o amor para seu filho.

  E normalmente qualquer mãe fica super carinhosa quando o filho fica doente e nessa ocasião o filho pode pedir comidas de que ele gosta tais como pudim, chocolate, melão,salgadinho, bolo,etc.


  Só que quando a doença está grave mesmo, o doente perde até apetite e nem consegue comer nada infelizmente.

  Bom. Passando 2,3 dias sem tomar banho, o doente começa feder. Portanto, uando baixava a febre após 2, 3 dias de sofrimento, eu ficava muito feliz em poder tomar banho.

  Depois que eu adotei o método brasileiro, pelo menos eu não precisei sofrer  pelo fato de não conseguir tomar banho por causa do febre e eu podia me manter “limpo”.

  Aliás, tomar banho pode ajudar a baixar febre temporariamente e alivia um pouco,ne?

  Custou para aceitar o método brasileiro. Contudo, agora eu tomo banho mesmo com febre, a não ser que eu esteja extremamente doente.

  Você toma banho quando está com febre?

  ;)


Comentários
21 Comentários

21 comentários:

Diana disse...

Os próprios médicos brasileiros recomendam banho frio para diminuir a temperatura em caso de febre. O problema em ficar com febre por muito tempo é que a pessoa acaba ficando mais fraca pois as células do organismo não suportam o calor e morrem. Ter febre desidrata muito...imagine 2~3 dias suando. Eu tomo banho morno para frio quando estou com febre e melhoro.

Pedro de Morais disse...

Olá Yuki.
Sempre me impressiono como são interessantes os posts. Este por exemplo me esclareceu muito da cultura nipônica.
Banhos durante gripes comuns são fundamentais, assim como higiene e assepsia em qualquer patologia são imprescindíveis para o desenvolvimento de um quadro clínico favorável.
Mas se tratando de um estado febril, caso as medicações antitérmicas não façam efeito, pode-se optar ainda por banhos em água fria, de modo que temperatura corporal venha a baixar. Inclusive isto é muito comum em crianças, pois febres são comuns causadores de estados convulsivos e um potencial futuro desenvolvimento de epilepsia.

Anônimo disse...

Quando eu era criança minha família usava este método do "suador" para curar gripe. Só que o suador enfraquece o corpo e predispõe uma bela pneumonia. Eu tinha menos de 12 anos mas na minha cabeça aquilo era muito errado. Só quando adolecente que consegui impor minha vontade e parei com os tais suadores. Desde então usamos o método do banho para baixa a febre, tantos quantos forem necessários (vários por dia se for o caso). O bem estar proporcionado pelo banho ajuda a melhorar até o apetite.

LittleGirl disse...

Primeira vez que leio este blog!

E adivinha? ADOREI.
Vou seguir, ler diariamente o que tu posta! Sou de POA mas moro em SP hoje.
Parabéns, você faz um belo trabalho. E o mais legal é que mesmo tu sendo de outro país, tu quisestes te aglomerar na "nossa cultura" rsrs

Beijos!! :]

PS: quantos anos tu tem?

Jéssica S.M disse...

Aqui em casa quando estamos doentes, minha mãe ou minha irmã, ou eu, costumamos ficar durante a noite tomando conta do doente, enquanto isso molhamos uma toalha em água fria e colocamos na testa do doente, e trocamos várias vezes.
Acreditamos que isso ajuda a passar a febre, quando o remédio demora a fazer efeito.
Também tiramos a temperatura várias vezes,para ver se a febre está subindo ou diminuindo.
Tomamos banho morno(não muito quente), mas não frio... Não temos coragem de tomar banho frio com febre. ^^

Yuki disse...

Obrigado pelo comenário,Thays!
Que bom que você gostou do blog.
;)
PS: Minha idade é confidencial.
Na verdade, pelos posts, dá para adivinhar mais ou menos,ne?

Gaivota disse...

Como disse a Jessica um banho morno faz bem! Eu tambem concordo! Não faz mal não e ajuda a pessoa se sentir melhor e com mais animo.
Tudo de bom

Gaivota

Adriano T Cardoso disse...

Ai Yuki, eu acho que a Thays está querendo um namorado Japonês

Anônimo disse...

sera q jp sobrevive sem energia nuclear

Anônimo disse...

Esse negócio de banho é relativo, o japonês toma banho em imersão(ofurô) e normalmente é mais quente.
Banho frio no inverno japonês?
Não sei se é uma boa idéia, com a temperatura fora de casa às vezes a 0, -5, -10 graus no inverno(no norte do japão chegou a -35 graus) fica meio difícil, tudo bem que dentro de casa não chega a isso, mas não são todas as casas que tem piso aquecido ou um bom sistema de aquecimento para a casa inteira. Moro aqui no Japão e digo que tem muitas casas antigas que o local do banho é muito frio(não tem jeito, meses a temperaturas abaixo de 5 ou menos de 0 graus fazem qualquer ambiente esfriar), tanto que muitos japoneses idosos falecem pela diferença de temperatura entre o local do banho e o banho em si.
Deve ser por isso que tem esse costume.
Eu quando estou com febre alta também não tomo banho.
Já tentei tomar banho com febre, mas no meu caso fica bom aparentemente e depois piora, pode ser psicológico, mas é assim comigo. Fico bom mais rapidamente se ficar sem tomar banho enquanto estou com febre alta.
Nasci e vivi no Brasil até os 19 anos, tomava constantemente algum antibiótico/remédio ou injeção porque estava sempre gripado.
Vim para o Japão e estou aqui a 14 anos, e pego 1 ou 2 gripes fracas por ano(teve alguns anos que não tive nenhuma gripe/resfriado), e quase não tomo remédios.
Genética?Coincidência? Pode ser, mas tem muitas coisas no nosso corpo que a medicina ainda não consegue explicar.

Anônimo disse...

Engraçado, pois eu morava em um prédio, onde o porteiro era um senhor japonês, apelidado de "Senhor Myiagi" pelos moradores, pois ele consertava qualquer coisa no prédio...

E ele contou uma vez para mim que nunca teve gripe. Porquê a mãe dele, mesmo no frio, mergulhava ele numa banheira de água com gelo, mesmo quando estava com febre...

Então, essa história tem dois lados, pode ser um costume de alguma região no Japão.

Anônimo disse...

ESQUEÇA TUDO QUE VC OUVIU FALAR SOBRE COMO TRATAR UMA FEBRE... SIMPLESMENTE TOME UM BANHO GELADO E FIQUE NA FRENTE DO VENTILADOR...SEU CORPO ESFRIA E ACABA A FEBRE, PURA E SIMPLESMENTE

Anônimo disse...

Anonimo por acaso voce é medico para diz tais "dicas",antes de mais nada febre é um indicativo que algo esta acontecendo em seu corpo pode ser uma simples gripe ou um inicio de pneumonia,o melhor é tomar algum antitermal e ficar atento com a temperatura

Anônimo disse...

cara....larga de ser burro....o banho tem q ser frio se nao nao vai baixar a temperatura do corpo.....duh....

Ed disse...

Conforme falaram aí em cima:

O Japão é um país que tem inverno de verdade. Nós não temos um inverno REAL.Aqui não tem nem neve, por exemplo, tirando talvez São Joaquim, que tem uma raspadinha de gelo que chamam de neve, heheh.
Portanto, em qualquer época do ano, podemos tomar banho de chuveiro.Lá no Japão, só em metade do ano.
Independente do método, o mais importante é beber água.

Gika disse...

Oi Yuki!

Como morei em Caxias do Sul (que é um lugar muito frio e úmido) até os meus 16 anos, sofri muito com gripes e amigdalites (infecções nas amígdalas/garganta), portanto na minha casa sempre se fez o que os médicos recomendavam.
Como eles nunca falaram nada sobre o banho (só que era melhor não tomá-lo muito quente quando se estava com febre para não aumentá-la ou nos deixar tontos), nunca tive restrição em tomá-los.

Aliás, até me sentia melhor ao tomar um banho quentinho, já que as extremidades do corpo ficam frias quando estamos com febre!
Creio que tomar banho gelado piore a febre, já que os anticorpos ficam mais fracos e as bactérias/vírus atacam mais o corpo (foi isso que meu médico me disse).

Mas na dúvida, sempre vá ao médico e pergunte! Infelizmente nem sempre a tradição está certa quando se trata de saúde.

Abraço!
Gika.

Unknown disse...

Os médicos aqui recomendam banho mais frio para a febre mesmo. Uma vez meu irmao, que era criança, estava no hospital com uma virose (ou coisa assim) que não baixava nunca. Depois que os remédios não resolveram, a médica jogou o menino debaixo dum chuveiro literalmente gelado. E resolveu.

Apesar disso, esse hábito pode variar mesmo.

押田 ~龙 disse...

Minha mãe usava os 2. Tomar banho morno para frio colocar roupa fresca p tentar refrescar o corpo, deitar na cama e descansar o corpo. E também ganhava mimos especiais nessas ocasiões e ela trocava a toalha da testa e me dava chás ela fazia um que eu gostava que era leite morno com laranja e mel bom demais so de lembrar da saudades XD.

Sero disse...

Banho gelado ou quente ambos fazem mal na febre. Quente aumenta a temperatura e frio dá um "choque térmico" na pele, causando ainda mais agitação das células e fazendo esquentar mais também. Só em casos extremos.

O ideal é tomar um banho morninho, normal. Mas cá entre nós, o que custa esperar a febre baixar pra entrar no chvueiro?

darkest disse...

nossaa!! ahh eu achei engraçado., rsrs. lembrei do grande obelix da obra Asterix o gaulês. rsrs. nossa, ainda bem q vc veio para o Brasil. Aq o pessoal so toma banho frio [gelado msm] qnd a febre está muito alta. de resto, fazemos quase o msm, tomamos um anti-termico, nos cobrimos bem quentinhos até baixar a febre. :) abraçs adoro conhecer sua cultura!!

Anônimo disse...

Eu nao so medico mais acho que modo japones e melhor ,pq ja tive gripes tomei banho sempre piorava , abaixa a febre mais piora garganta ,quando fico doente fico ums dias deitado ,nao toda dia se levanto as vezes pra ir no balheiro etc . Mais modo de suar ajuda se vc nao pega friage

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics