segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Brasileiros pensam em dinheiro enquanto japoneses pensam em longevidade!?


  Ao caro leitor

  Como você passou réveillon?

  Pela experiência que eu tenho no Brasil, gostaria de lhe apresentar as diferenças entre os japoneses e os brasileiros sobre como cada povo passa réveillon.


1. Com quem você passa réveillon?

  No Japão, o réveillon é um dia em que passa junto com sua família e seus parentes na casa. Acredito que a grande maioria dos brasileiros também tem mesmo pensamento que os japoneses.

  Só que ao comparar ao Natal, pode ver uma diferença entre dois povos.

  Enquanto os japoneses consideram que o Natal é um dia em que passam junto com namorado (a ), os brasileiros consideram o Natal como um dia em que passam com família que nem Ano Novo.



  Qual seria sua opinião a resepito??

2. Como você passa réveillon?

  Normalmente os japoneses passam réveillon assistindo um programa famosíssimo de TV chamado “Kouhaku Utagassen” da emissora NHK, na qual participam cantores destacados no ano, dividindo em dois grupos conforme seu sexo.



  Acredito que os brasileiros também fazem quase a mesma coisa que os japoneses, pois assistem programa de músicas, no qual os cantores famosos participam.

3. O que você come no réveillon?

  Os brasileiros costumam comer lentilha no réveillon, não é? Dizem que a forma da lentilha lembra dinheiro e isso pode trazer riqueza para família. Além disso, dizem que não pode comer animais que cisca para trás, pois esse ato pode significar regressão.

  Por outro lado, os japoneses costumam comer macarrão chamado “Toshikoshi Soba”, pois macarrão é uma comida comprida que pode significar longevidade.


  Ou seja, enquanto os brasileiros pensam em dinheiro, os japoneses pensam em saúde.

  Na verdade, as duas coisas são importantíssimas, pois ninguém consegue viver feliz sem duas coisas : dinheiro e saúde. Não adianta ter muito dinheiro se não tiver saúde e vice-versa.

  Contudo, contanto que tenha saúde, você pode trabalhar para ganhar dinheiro. Sem saúde, você não pode ganhar dinheiro. Pelo contrário, você precisará gastar muito para consultas, medicamentos e cirurgias,etc.

4. O que você faz na virada do ano?

  No Japão, passa a imagem de templo no programa de TV, no qual transmite monges tocando sino enorme pendurado com uma barra bem grossa.



  Este cerimônia chama-se “Jyoyano Kane” e monges tocam sino 108 vezes,  com a intenção de excluir 108 tipos de Bonnou ( más espirítos ) acumulados ao longo do ano.

  Ou seja, as pessoas querem entrar no ano novo com almas purificadas.Os brasileiros também parecem ter  mesma tipo de pensamento que os japoneses.

  Não sei se só fieis do Iemanjá que fazem. Mas, eu já vi brasileiros entrem no mar com vestidos brancos no Ano Novo.Eu imagino que tem mesmo tipo de cultura atrás dessa cerimônia.

  Quando virar o ano, os brasileiros comemoram o Ano Novo com fogos de artifícios em muitas cidades no Brasil,não é?

  Como eu estava acostumado a assistir cenas silenciosas de templo no Japão, eu estranhei muito ao ver cenas de muitos fogos de artifícios pela primeira vez.

  Para japoneses, fogos de artifícios são coisas de verão.

  Bom. Muitos japoneses vão visitar templos no Ano Novo para agradecer ao Deus pelo ano que passou e desejar o ano próspero e pacífico, o que se chama “Hatsu Moude”.


  Apesar de que os japoneses em geral não são fieis às religiões, o número de pessoas que visitam templos nos primeiros três dias do Ano Novo é muito maior do que o número de pessoas que visitam igrejas no Brasil.

  Deu para entender como os japoneses passam réveillon?

  Como você passou último réveillon?

  ;)


Comentários
9 Comentários

9 comentários:

Diana disse...

Os japoneses pensam que Natal é dia de comer bolo, um tipo de dia dos namorados porém Natal é a comemoração do dia em que Jesus nasceu e como os japoneses não conhecem a cultura cristã, não sabem o significado dessa data.

Eu estranhei a passagem de ano sem fogos, sem gente na rua, sem cheiro de churrasco. Passei em casa com meu esposo dormindo e eu no computador hehehe

Abraços!


http://cariocanojapao.blogspot.com

Renato Kunz disse...

Para mim ambas as datas são bem familiares,mas as vezes eu alterno, um ano eu paço o ano novo com a família e outro com a namorada e amigos. Já o natal sempre com a família, mas um ano com a minha família e com a namorada, no próximo ano com a família da namorada.

Confuso né!

Nayara Konno disse...

Alguns brasileiros costumam passar o Natal com a família, e fazem uma ceia, geralmente farta, pois cada um da família faz e leva uma comida diferente, ou sobremesa.

No Ano Novo já pensam em praia, churrasco, champanhe, roupa branca. Geralmente passam com amigos.

Mas depende da pessoa, da família também, se é unida ou não, e se gostam de se reunir nessas ocasiões.

Abraço!

Liziane disse...

Oi, Yuki-san!
Você disse que para os Japoneses fogos de artifícios são coisas de verão! Mas não se esqueça que no Brasil, o Ano-novo acontece uma semana depois do começo do Verão!

Anônimo disse...

Acho que nao gostaria de viver tanto assim...a velhice e pouco triste..creio que h muitos idosos solitarios.
Mas quanto ao Natal e ano novo,no Brasil com certeza e mais divertido pois geralmente as pessoas viajam,conversam bastante,e sinto que no Japao as pessoas precisam ficar trebadas(beber muito) para ter alegria nas festividades.Apesar de no Br os jovens beberem muito,no Japao bebe demais e a pessoa nem quer beber mas forcam ela beber,o que eu acho horrivel,me desculpe mas nao consigo ver o lado bom de forcar as pessoas a bebere ate cair.

Bruna Pereira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruna Pereira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruna Pereira disse...

Olá Yuki san!!
Acho que é a primeira vez que posto no blog, mas ja venho o acompanhando há um tempo ^^
Eu achei muuuuito diferente a forma dos japoneses comemorarem o natal e o ano novo..mas cada cultura é diferente né :)
eu passei o ano novo na igreja com minha familia e amigos fazendo muuita festa no som de um bom reggae \õ

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário,Bruna!
Espero que meus posts lhe ajudam em vários aspectos na sua vida.
;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics