sábado, 30 de julho de 2011

Você conhece esse japonês!??


  Ao caro leitor

  Você conhece esse japonês???

  Sim!??

  Sabe o nome completo dele por acaso???

  Se a resposta for “Sim”, você está de parabens! Pode-se considerar que você é uma pessoa culta cujo conhecimento é bem amplo.

  Se a resposta for “Não”,  vou lhe dar a resposta a seguir.


  A pessoa da foto acime é o primeiro ministro atual do governo japonês. O nome dele é Naoto Kan.

  Mesmo que não soubesse, não precisaria ficar envergonhado, pois o problema não está no seu lado mas na administração do governo japonês.

  O Japão adota Parlamentarismo desde século 19.

  O congresso nacional é composto de duas câmaras : Syugiin que correspondeira câmara dos deputados no Brasil e Sangiin que corresponderia Senado federal no Brasil.

  Como costume, o líder do partido que conseguiu ganhar o maior número de deputados eleitos para Shyugiin  na eleição vai ser eleito como primeiro ministro. Depois, o primeiro ministro vai formar conselho de ministros sob seus critérios.

  Como a duração da posse do deputado é de 4 anos no máximo, é obrigado fazer eleição em cada 4 anos. Em consequência disso, os deputados precisarão eleger o novo primeiro ministro após a eleição geral do Syugiin.

  Teoricamente o primeiro ministro já eleito pode se reeleito quantas vezes quiser, contanto que ele seja o líder do maior partido na Syugiin, o que não acontece muito na vida real.

  Ao longo da história japonesa, cada vez que mudava imperador, mudava Gengo ( nome da era ). Nós estamos na era do Heisei desde 1988.

  Este ano é 23 º ano de Heisei. Durante 23 anos de Heisei, tivemos 15 primeiros ministros. Ou seja, um ministro governava durante cerca de 1 ano em meia em média. Eu acho isso muito pouco tempo. Nenhum político conseguiria melhorar um país em tão pouco tempo. Precisaria de 3 anos no mínimo para conseguir colher o que plantou.

  Além disso, como está trocando primeiro ministro toda hora, as pessoas do mundo não têm como reconhecê-los. O país que não tem CARA para o mundo não será valorizado como deveria.

  Neste ponto, o Brasil está bem mais avançado do que o Japão. Como o presidente da república brasileira governa durante 4 anos, não só pode governar o país ao longo prazo mas também pode ser reconhecido pelo mundo, o que dá mais credibilidade para o país.

  Sim. Há muitos problemas internas nas políticas brasileiras como no Japão. Entretanto, pelo menos, a diplomacia brasileira tem muitas vantagens em relação a japonesa....

  Vamos ver todos os primeiros ministros da época Heisei na tabela a seguir! Quatnos japoneses você reconhece??

 


                     Nome
  Duração da posse
             Comentário

47
           Sosuke Uno (LD)
69 dias
Ele precisou deixar o cargo por denúncio da uma gueixa. Dizia que ele indicou dois ou três dedos para comprar ela na ocasião. Que eu saiba, ele foi único político que envolveu no escandalo com mulher....

48
          Toshiki Kaihu(LD)
818 dias
Devido ao escandalo acima citado, ele foi escolido só para tomar o cargo temporariamente, pois ele era muito novo e não era político conhecido. No entanto, ele consegiu ficar no cargo há bastante tempo graças ao seus desempenhos.


49
     Kiichi Miyazawa(LD)
644 dias
Diziam que ele foi político eficiente e influente no governo japonês na época. Porém, como ele já tinha envolvido no escândalo de suborno antes, eu não tenho nenhuma impressão boa em relação a ele.

50
     Morihiro Hosokawa(Novo)
263 dias
Ele foi eleito só para mudar a uma cena de política japonesa, direcionada só por único partido LD após o fim da segunda guerra até então. Apesar de ter popularidade no início, não consegiu fazer nada...

51
            Tsutomu Hata (R)
64 dias
Eu nem me lembro como Hata surgiu como primeiro ministro. Só me lembro que a política japonesa na época era um caos e tanto.

52
      Tomiichi Murayama( SD)
561 dias
Foi primeira vez que o partido social ficou o maior partido no congresso nacional ao longo da história japonesa. Em consequência disso, o líder desse partido se tornou o primeiro ministro. No enanto, acredito que não consegiu implantar medidas mais sociais igual ao governo da Lula....

53
       Ryutaro Hashimoto (LD)
932 dias
Como o partido social decepcionou o povo japonês, o povo japonês decidiu fazer o partido leberal democrata ( LD ) governar o Japão de novo. Como o Hashimoto tinha aparência de ator e era uma chefão, consegiu ficar no cargo há bastante tempo. 


54
           Keizo Obuchi (LD)
616 dias
Eu vi Obuchi pela primeira vez na TV quando ele apresentou o nome da era Heisei logo após o falecimento do Imperador Showa. Não sei bem como ele atuou como político.

55
           Yoshiro Mori (LD)
387 dias
Como ele comentou sobre várias coisas baseado nos preconceitos, a popularidade entre povo era baixíssima.


56
      Shinichiro Koizumi (LD)
1980 dias
A popularidade do Koizumi era muito alta entre povo japonês na época. Porém, ele implantou divérsas medidas atendendo as solictações dos Estados Unidos, o que resultaram no aumento de diferenças sociais posteriormente. Portanto, ele é culpado por isso hoje em dia.



57
           Shinzo Abe (LD)
366 dias
Ele tinha muita popularidade quando tomou posse de primeiro ministro. No entanto, essa populalidade foi caindo ao longo da sua governaça. Aí ele quis se demitir por nada. A atitude dele foi tão infantil que muitas imprensas criticaram ele....

58
           Yasuo Fukuda (LD)
365 dias
Como ele foi extremamente eficiente como secretário geral do gabinete, ele foi eleito como primeiro ministro. No enanto,ele acabou perdendo paciência na entrevista coletivo, o que provocou a queda da popularidade que não tinha tanto já no início.

59
              Taro Aso (LD)
358 dias
No congresso nacional, ele errou leituras de  muitos Kanjis ( ideograma ) escrito no texto elaborado pelos fucionários. Aí acaba demonstrando seu baixíssimo nivel intelectual, o que era fatal como político. Ele propoês medídas bastante boas e reais. Porém, não foi avalidado como deveria ser.

60
         Yukio Hatoyama (PD)
266 dias
Como o povo japonês já estava muito decepcionado com a polític liderado pela LD, o partido democrata ( PD ) consegiu a grande vitória na eleição. Baseado nesse resultado, o líder do PD Hatoyama se tornou o primeiro minstro para mudar o Japão completamente. Mas, não mudou nada....

61
             Naoto Kan (PD)
417 dias
Kan tomou o posse de primeiro ministro para consolidar políticas do PD introduzido pelo seu antecessor Hatoyama. No entanto, ele acaba demonstando a falta de lideraça como líder, principalmente quando tentou resolver o problema de usina nuclear causado pelo grande terremoto em 11 de março. 

  

 LD é Partido Liberal Democrata
•  PD é Partido Democrata
•  SD é Partido Social

;)

Comentários
18 Comentários

18 comentários:

Julia-Sama disse...

Reconheci a face (eu acho) mas realmente não sabia quem era. Ja tinha ouvido falar sobre essa questão no governo japones, e concordo com você, é necessario um certo tempo para governar. Acho que na questão politica brasileira o maior defeito é o numero de deputados e senadores...

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário.
Reconhecer ele já é primeiro passo.
Saber as políticas dele será segundo passo.
Para compreender as políticas do seu país melhor, seria melhor comparar isso as políticas do outro país.
Assim, podemos ser mais objetivo no assunto.
;)

Bruna Motta disse...

É isso ai mesmo, -.-
Quando morava no Japão estava no cargo o Shinichiro Koizumi. Francamente eu gostava dele, ele realmente era popular.
Pelo menos temos algo "melhor" que o Japão. rsrsrs

Anônimo disse...

Neste ponto, o Brasil está bem mais atrasado do que o Japão. Como o presidente da república brasileira governa durante 4 anos é nao faz nada pelo povo, não só pode governar o país ao longo prazo mas também pode ser reconhecido pelo mundo como um páis bizrro , o que dá mais incredibilidade para o país.

Sim. Há muitos problemas internas nas políticas brasileiras como muito menos no Japão. Entretanto, pelo menos, a diplomacia brasileira tem muitas vantagens em relação gasta milhões de reais que a mais que japonesa....

um páis que um presidente fica por quase oito anos não seguinifica um páis melhor

Rafael disse...

A questão é que o parlamentarismo é mais democrático.Se um presidente for ruim, são 4 anos de presidente ruim, não pode ser retirado do cargo sem causar uma crise política imensa no país.Não sei se vc estava no Brasil em 1991, mas o país quase foi pro brejo só para tirar o Fernando Collor da presidência.No parlamentarismo o líder assume de acordo com a representatividade, o que diminui a necessidade de conchavos.
Mas,mesmo assim, esse ponto de o líder representar bem um país não depende do sistema não.Koizumi era bastante admirado no exterior, por ser visto como progressista.Naoto Kan não, porque é visto como fraco diante da crise no Japão.Depende mais da pessoa, se ele for bom, permanece no cargo e arruma seus admiradores.Se for ruim, sai.Não é melhor?

Yuki disse...

Obrigado pelos comentários!
Pois é.
Quando um presidente ruim for escolhido, o povo precisará sofrer durante 4 anos, o que não é bom.
No entanto, o pais precisará estabelecer uma pessoa como a cara do pais.
Por isso, no Japão tem imperador que permanece como cara do pais que nem rainha da inglaterra.
;)

Anônimo disse...

Não era ele que era conhecido pelos ternos(ou vestimenta do genero) esportes ou extravagantes?

Liziane Zimmer disse...

Olá Takechi-san!

De todos esses primeiros-ministros que você apresentou eu lembro bem do Shinichiro Koizumi. Ele era bastante popular. Dos sucessores dele eu não me lembro, acho qe só voltei a prestar mais atenção ao Japão quando o Naoto Kan assumiu.

Anônimo disse...

...Mais uma rotação entre os Primeiros-ministros japoneses. Em menos de dois meses Naoto Kan divulga sua decisão de deixar o cargo. Quando o prómixo primeiro-ministro assumir, você terá que perguntar para os japoneses se eles conhecem esse japones. E vai ser difícil eles saberem, já que os japoneses trocam de primeiro-ministro como trocam de roupa.

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário.
Pois é.
O primeiro ministro Kan vai deixar o cargo...
Não tem salvador no Japão neste momento díficil.
:(

Anônimo disse...

Kkkkkkk. Eu ia dizer que ele era o Jackie Chan. rsrsrsr

william haddad disse...

EU CONHEÇO ELE EU CONHEÇO ELE..... ele tem uma quitanda e uma lavanderia aqui no bairro da liberdade onde eu moro seu nome é senhor Sugyro

Filipe disse...

Sobre os primeiro-ministros, sempre ouvia Junichiro Koizumi (muito conhecido por ter apoiado a Guerra do Iraque) e agora leio Shinichiro Koizumi... por acaso, teria alguma coisa a ver com a pronúncia?


ps.: muito bom o blog, sempre tive curiosidade em conhecer o Japão!

AnimeCG disse...

Agradeço pelos elogios feitos ao Brasil em relação a nossa política (mesmo discordando em partes) assim como também parabéns pelo blog (xD vire e mexe apareço por aqui para ler os artigos que sempre são de qualidade).

Anônimo disse...

O governo do Brasil num vale @#$@#$@#$@#

Calu disse...

Reconheco-Kan Naoto, tem certeza de que ele e japones?
Alem de ter sido um Primerio Ministro mediocre, enviou grande quantidade de dinheiro para a Coreia do Norte e quando perguntado a respeito disse que o dinheiro era dele, que era particular, que nao precisava dar explicacoes. Acho que ele e de descendencia coreana. Esse nome Kan nao e japones! Acho estranho o Japao, permitir que descendentes de estrangeiros, ainda mais de paises com quem nao tem boas relacoes assumam cargos de poder. Nos EUA Arnold Schuwarzeneger nao pode se candidatar a Presidente por ser estrangeiro, mesmo sendo popular e tendo feito um bom governo na California!
Qdo o Pimeiro Ministro japones vai ao Yasukuni Jinja, os chineses e coreanos protestam. Nao compreendo porque se intrometem nisso, afinal o Templo esta no Japao. Soldados japoneses tambem morreram, porque tem que dar explicacaoes ou entao as criticas revoltadas? Na Coreia ha um Museu de guerra e obrigam as escolas a irem em excursao para mostrar as criancas as coisas horrendas que os soldados japoneses fizeram a eles na guerra, assim alimentam o odio das futuras geracoes ao Japao. Enquanto isso os japoneses adoram os K pop e etc, nao entendo! Porque o povo japones e tao passivo, alienado, aceita toda esta culpa e vive abaixando a cabeca para esses vizinhos? A Coreia do Norte ate lancou misseis contra o Japao!, O povo japones deve abrir os olhos, ou vai acabar se tornando colonia coreana, ja que estes descendentes estao em cargos de poder, dirigindo escolas e etc... Muito perigoso! Por isso o Japao esta andando para tras!

Calu disse...

Ah, algumas pessoas chamavam Aso Taro de Aho Taro kkkk. Ele sempre tinha mangas na limousine pois adora este tipo de leitura... Como vc sabe, o ex Presidente Lula, foi metalurgico, nao teve boa formacao escolar, mesmo assim alcancou a Presidencia... As vezes isso acontece!

Unknown disse...

Boa noite yukipoa-san.
Muito interessante a matéria.
Por onde eu poderia acompanhar sobre a política japonesa?
Consigo ler em japonês mas se for em uma linguagem mais amigável seria muito bom.
Obrigado!
Parabéns pelo blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics