quarta-feira, 6 de julho de 2011

Onde tem mais brasileiros no Japão?

   
  Ao caro leitor
   
  Eu já conheci vários alunos que queriam viver no Japão. Além de gostarem a cultura e a sociedade japonesa, eles justificaram seus desejos por não ter gostado de viver num país como o Brasil, onde não tem segurança pública, empregos, bem estar, boa educação etc.
   
  Talvez eles estejam certos, talvez não.
 
  Enfim, esteja onde você estiver,  você precisará enfrentar vários problemas e não tem como escapar dos problemas. Eu sei disso, pois morei no Brasil há 13 anos e estou morando...
   
  Sem dúvida, o Japão também não é exceção.
   
  Viver no outro país não é nada fácil. Não adianta só ter emprego bem remunerado. Precisará se adaptar a cultura e o costume daquele país onde você reside.

  Diferente do Brasil que é composto de imigrantes vindos de vários paises, os estrangeiros são minorias lá no Japão ( bem menos de dois por cento da população ). Vamos ver quantos estrangeiros estão morando no Japão na tabela a seguir.

        

Nome do país
Número

Nome do país
Número
1
China
606,889
6
Estados Unidos
51,851
2
Coréia
593,489
7
Tailândia
41,384
3
Brasil
316,967
8
Vietnã
36,860
4
Filipina
202,592
9
Indonésia
25,620
5
Peru
59,696
10
Índia
20859



11
Outros
197,036
Soma
2,152,973


  Como você vê na tabela, o brasileiro está colocado no terceiro lugar da lista dos estrangeiros que moram no Japão,  só atrás dos chineses e coreanos. Ou seja, entre os estrangeiros, a comunidade brasileira no Japão é relativamente grande e significativa na sociedade japonesa, comparando com as comunidades de outras nacionalidades.

   Então, vamos ver em quais províncias residem mais brasileiros!



Província
Número

Província
Número
1
Aichi
80,401
6
Nagano
15,783
2
Shizuoka
52,014
7
Shiga
14,342
3
Mie
21,717
8
Kanagawa
14,107
4
Gifu
20,912
9
Saitama
13,950
5
Gunma
17,158
10
Ibaraki
11,404


  Para quem não conhece o Japão, acredito que deve estar meio perdido no sentido geográfico. Só para facilitar sua compreensão, vou colocar a mapa do Japão indicando a localidade de 10 províncias que estão na lista com o mesmo número.




  
  Só para matar sua curiosidade, a matriz da Toyota fica na província Aichi. Por isso, há muitas fábricas de carro de Toyota e de outras marcas em Aichi. E essas empresas de automobilismo contratam muitos brasileiros como operários para trabalharem nas fábricas.

  Aliás, a região Tokai que abrange primeiros quatro colocados da lista ( Aichi, Shizuoka, Gifu e Mie) é reconhecida como uma das regiões industriais do Japão e é famoso por produção de automóveis.

  Como muitos brasileiros moram nessa região há décadas, os governos locais já oferecem certas informações úteis e serviços em português, o que facilitaria as vidas dos brasileiros recém-chegados que não entendem japonês. Isso não quer dizer que essas  atendimentos diferenciados estão no nível satisfatórios, mas, imagino que está melhorando cada vez mais pelo menos, apesar não conhecer bem a realidade da região.

  O ex-aluno meu está trabalhando no governo de Shiga como assistente social agora e me informou pelo e-mail que está transmitindo notícias da região na TV local como apresentador de notícias. O programa tem como objetivo passar informações úteis destinados para os brasileiros para eles se adaptarem a cultura e costume do local.

  
  
  É legal,ne? Viu? É mais uma prova de que está melhorando....
   
  Segundo o siteoficial da Shiga, o programa de TV em português é inédito no Japão.
   
  Acredito que este programa ajudaria brasileiros que moram lá em vários sentidos, pois é difícil viver no outro país, como eu comentei acima. Espero que este iniciativa da Shiga espalhe pelas outras regiões onde tem grande comunidade brasileira.

  Aliás, o que é importante na sociedade é solidariedade entre as pessoas, independente das nacionalidades. Com certeza, muitos japoneses aprenderam isso após grandes terremotos e Tsunami que ocorreu em dia 11 de março deste ano.

  Nós estamos vivos para ajudar os outros, não acha?

  ;)

Comentários
18 Comentários

18 comentários:

Anônimo disse...

Eu talvez vá para komagane, em Nagano...meu esposo está lá. Acho que a maior dificuldade será a lingua e conviver com as 2 chinesas que moram na mesma casa que ele, 4 pessoas com habitos diferentes é fogo ainda mais 3 delas sendo mulher ne '-'

Liziane Zimmer disse...

Olá Yuki!

Eu gosto muito de conhecer culturas diferentes e adoro viajar. Certamente gostaria de passar um tempo morando no Japão para conhecer o país, mas não morar definitivamente. Acho que por mais que o Brasil tenha problemas, somos um pouco responsáveis por isso,portanto, ao invés de reclamar, deveríamos fazer a nossa parte para tornar o Brasil um lugar melhor.
Você conhece a praça Província de Shiga aqui em Porto Alegre? O que você acha dela?

Yuki disse...

Obrigado pelos comentários.
Acho que é melhor viver no lugar onde cada pessoa se sente bem.
Falando nisso,os jovens japoneses gostam mais de viajar dentro do Japão do que viajar pelo exterior, pois eles estão bem satisfeitos com vida no Japão e não quer se envolver nos problemas no exterior.
Eu lamente por isso.
É uma geração que deve sair do seu pais para conhecer outra cultura e sociedade....
;)

Julia-Sama disse...

Realmente morar no japão é sonho de qualquer Otaku brasileiro... como eu XD.

Eu sei que como todo lugar haverá dificuldades (principalmente não sendo descendente.) e que meu sonho de ser mangaka é impossivel... bem, mas não custa sonhar né?

Yuki disse...

Oi,Julia!
Eu também queria ser mangaka quando eu tinha 14,15 anos.
Mas, desisti.
Quem desiste nunca vai realizar sonho...
Eu sou bom exemplo.
Precisamos viver com determinação como Saiko do Bakuman!!

;)

Anônimo disse...

Por mais estranho que isso possa parecer, morar no Japão é muito bom, mas quanto menor o número de brasileiros por perto melhor a qualidade de vida. É bom no sentido da estrutura, pois há mais mercados brasileiros, as prefeituras tem tradutores e placas de indicação. Eu morava em Shizuoka e lá tem muitos brasileiros( agora deve ter menos devido a crise). Ou seja, brigas nos danchis, nas fábricas, um horror. Eu amo o Brasil, mas a atitude de alguns brasileiros é que fazem os japoneses terem tanto preconceito. Meia dúzia sujam o nome de toda uma comunidade.

eduardo disse...

gostaria de ter casado com uma japonesa, pois gosto da cultura japonesa,seus conhecimentos na agricultura, paisagismo e arte me facinam. quero conhecer o japao. eduardo mg.

C.F. disse...

Isso é verdade. Brasileiro é uma praga pelo mundo, infestam muitos países e o pior é que também vai gente da pior qualidade. Acabam sujando o nome da nação e criando preconceitos contra nós. Ridículo.
O brasileiro tem muito menos cultura que muitos países desenvolvidos mas culpam isso ao acaso. Ao invés de entenderem essa inferioridade e quererem melhorar, sofrem de soberba intelectual, são arrogantes enquanto ignorantes. Não melhoram e decidem ir incomodar por aí.
Admiráveis nesse sentido - pra variar - são os japoneses. Povo de grande tradição, cultura e conquistas que APESAR DISSO age com humildade e sede de aprender o que cada país tem de bom para oferecer.

Anônimo disse...

A unica coisa que eu nao gosto no povo Japones e o preconceito aberto.
Apesar dagente gostar deles,eles nao gostam de nos estrangeiros,e o preconceito nao e crime.
Se nao fosse por isso seria um povo perfeito.
Nao estou dizendo que deve abrir a porta pra tdos estrangeiros mas que ao menos aceite mais.
Pq o povo japones pode morar onde quiser e no Japao os estrangeiros sao maltratados?

Anônimo disse...

Desculpa, mas uma coisa que eu não costumo ver aqui é preconceito aberto. Sabemos que ele existe, mas raramente é aberto. No meu caso, aconteceu uma única vez e, de boa, foi muito chato. Mas, eu era mais discrminado no Brasil por ser gordinho do que sou no Japão por ser estrangeiro.

Nas áreas onde vivem muitos brasileiros, há discriminação, sim. E, infelizmente, é das duas partes. Muitos brasileiros imigrantes não gostam de lidar com japoneses. Acho que esperam ser recebidos como japoneses (eles são descendentes), mas isso não aconteceu. Por isso, rola uma frustração. Além disso, muitos não falam a língua satisfatoriamente e, por isso, acham que estão sendo discriminados quando não estão. Por fim, sabemos que muitos brasileiros são mal educados, baderneiros etc. Eles fazem merda e os japoneses - aí, sim, com preconceito - tratam o todo a partir do comportamento ruim de uma minoria. É muito ruim morar em cidades onde vivem muitos brasileiros porque, infelizmente, por causa da exclusão social, da falta de estudos, de envolvimento da família etc, há muitos jovens brasileiros envolvidos em crimes. Para mim, essa é a falha do governo japonês: de não ter tentado integrar os imigrantes nas escolas e na sociedade desde o começo.

Além disso, os japoneses também são muito discriminados no exterior. Quem mora na Europa pode dizer melhor que eu. E, ainda, no Brasil, na época da imigração, até a língua eles foram proibidos de usar. Então, é bom as pessoas se informarem antes de falar besteira.

Anônimo disse...

Yuki, eu acho que falta aos jovens japoneses um incentivo para conhecer o mundo. Se você se forma na universidade e sai em viagem, quando voltar não consegue mais emprego. Isso é muito ruim. Além disso, há algo na educação japonesa que coloca um medo do mundo nos japoneses... Não entendo o que é, não passei pelo sistema educacional de base no Japão. Mas, de fato, meus colegas japoneses têm medo de sair do Japão. Essa cultura do 'anshin - anzen' acaba criando jovens com medo de se arriscar.

Marcio disse...

Que interessante isso, eu tinha vontade de passar um ano no Japão, me parece que seria muito legal essa experiência.

押田 ~龙 disse...

Concordo com o sensei acho que muitos japoneses tem medo por que no exterior e perigoso entre outros aspectos que contam aqui na mídiaM.
E sobre a comunidade brasileira no japão tmbm acho que uma minoria mancha a imagem de pessoas de bem e prefiro observar de longe me dei bem com japoneses e não estou na pele de outros, mas eu nunca sofri preconceito muito menos aberto ele existe, mas também discordo de dizer que discriminam quem gosta deles ao contrario reparei uma coisa em japoneses, ADMIRAÇÃO por pessoas interessadas em sua cultura. Se vc e dedicado e principalmente mostra que gosta eles te retribuem em dobro pelo menos vejo isso na mídia com estrangeiros e por experiencia própria. E acho que a comunidade brasileira tem que se misturar mais aos japoneses a maneira deles aqui, brasileiros esperam de japoneses o mesmo calor, mas não funciona assim acho que deveriam ser mais flexíveis entender a diferença e conquistar esse espaço para poder viver bem aqui ao invés de falar em preconceito.
Se vc tem caráter passa por cima dos preconceituosos e recebe admiração do que reconhecem seu esforço. Gosto do Japão tenho amigos fofos e amáveis e so saio daqui se esse pais rachar hehe o que espero que não aconteça...

Hugo disse...

Ah não sabia que o Geronimo foi seu aluno. Eu sou amigo da Dziane, a reporter antiga do programa.Mulher esforçada ela, veio pequena ao Japão e terminou o koukou, coisa rara pois a maioria dos brasileiros desistem antes para trabalhar ou acabam entrando em escolas brasileiras.

Sobre esses números já estão desatualizados, esses se referem a antes da crise de 2008. Tem um site que não lembro qual que mostra mais dados atualizados, e a população de filipinos já estava colada com brasileiros.

Apesar dos brasileiros estarem em terceiro no numero de residentes, eles são o segundo em número de trabalhadores, atrás dos chineses.

Uma coisa que sempre tive dúvida.
Esses 600 mil coreanos são o que? Existe imigração atual de coreanos no Japão? ou esses são os zainichi chouseijin/kankokujin e seus descendentes? (já que ouvi dizer que tem muitos deles que não se naturalizam por orgulho mesmo)

Matheus Henrique disse...

Eu tenho 14 anos vou fazer 15 dia 27 de junho quero morar no Japão quando empregado, cara eu acho que o Japão deve ser maravilhoso sem assaltos, bem estar, quando eu terminar meus estudos e tiver um emprego quero fazer um curriculo aprender a língua e morrar lá, eu aprecio muito as mulheres japonesas eu acho elas lindas super sexys sinceramente eu acho o Brasil rídiculo se comparado com o Japão, não me orgulho de ser brasileiro as mulheres aqui so são bonitas de corpo, de rosto prefiro as japonesas muito linda, meu sonho e morar la não vejo a hora
Japon S2 !!!

Vanessa disse...

Preconceito, em toda parte e em qualquer lugar você encontrará, sendo ou não estrangeiro!
Da minha parte eu sofro - e ainda passo por isso - muito preconceito pelo fato de surda. Ou seja, mesmo brasileira, sendo diferente, posso ser alvo de preconceitos. Assim, o mesmo ocorre nos demais países. Tenho o sonho de passar uma temporada no Japão e estou me organizando para ir para lá. Ao invés de aprender inglês e ir, estou aprendendo a língua deles, a cultura deles e os costumes deles, assim como gostaria que quem vivesse comigo aprendesse a Libras e entendesse o mundo dos surdos. Falar de preconceito é muito fácil - difícil é se colocar nos dois lados para compreender! O brasileiro tem um jeito liberal que muitas vezes, infelizmente, estragam a imagem dos demais; mas se olharmos bem, a culpa é nossa se nos vêem como um bando de gente que só pensa em carnaval. Por outro lado, já conheci muitos estrangeiros do Uruguai, Alemanhã, Arábia, Espanha. Todos eles são unânimes em afirmar que o brasileiro é um povo acessível, amigo e caloroso! Pelo menos nisso, sei que todos nós podemos nos orgulhar.

Nicholas disse...

Uma coisa que realmente gosto no Brasil é a receptividade do povo. Os brasileiros não se incomodam em ter estrangeiros por perto e recebem a todos de forma aconchegante. Sou descendente de japonês e, apesar de me chamarem de Japa, chamam sem insultar e não se importam nem quando um japonês é patrão de um brasileiro.

Porém, como já disseram, o problema é que alguns poucos brasileiros sujam a imagem de toda uma comunidade. Mesmo que o rosto de alguns seja igual, alguns brasileiros no Japão são mestiços culturais, portanto muitas vezes não se importam em aprender o idioma nipônico nem os costumes de lá. E pior é que alguns ainda são bastante mal educados, arrogantes e irresponsáveis, além de cometerem crimes. O preconceito contra brasileiros não é a toa, apesar de ser um pouco exagero, os japoneses tem seus motivos para repudiarem brasileiros.

Unknown disse...

"Nós estamos vivos para ajudar os outros, não acha?"

O que você escreveu me lembrou uma coisa muito importante que o meu professor disse um dia desses:
"Sabe qual é a nossa missão no mundo?"
E os alunos ficaram quietos esperando a resposta. E então ele respondeu:
"Estamos no mundo para fazer quem está do nosso lado felizes!"

Isso nos faz pensar.. quem está do nosso lado? Qualquer pessoa! Afinal, todos os dias passamos do lado das pessoas... pelas ruas... na escola, no trabalho... E as vezes nem nos damos o trabalho de dizer "Bom dia!".

Obrigada pelo seu blog Yukipoa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics