quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Russo ou EUA, dia 15 de dezembro será dia histórico para o Japão!?

  Ao caro leitor

  Dia 15 de dezembro em 2016 pode ser dia histórico para o Japão.

  É o dia em que ocorrerá a reunião de cúpula entre o Japão e a Russa.


  Ou seja, o primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe, e o presidente da Russa, Validimir Putin, vão se encontrar em Yamaguchi, a cidade natal do Shinzo.

  As mídias japonesas estão tratando sobre esta reunião com maior destaque nos últimos meses.

  Porque quatro ilhas que pertenciam ao Japão até fim da segunda guerra mundial podem ser devolvidas ao Japão em troca de cooperação econômica para Russa.

  Você sabe quais ilhas eu estou falando??

  São seguintes ilhas : Habamai, Shikotan ,Etorofu eKunashiri.

  Elas se localizam bem perto do litoral oeste do Hokkaidou, como você pode ver na foto deste post.

  ( A explicação em português é bem diferente da explicação em japonês.)

  O Japão se rendeu no dia 14 de agosto de 1945, aceitando a Declaração de Potsdam e terminou a segunda guerra mundial no dia 15 de agosto de 1945 para os japoneses.

  No entanto, a militar da união soviética invadiram nas quatro ilhas citadas acimas entre dia 28 de agosto e dia 5 de setembro, expulsando moradores japoneses dessas ilhas.

  E os soviéticos permaneceram nessas ilhas.

  Ao recuperar a relação diplomática com a união soviética em 1956, o governo japonês tentou se esforçar para conseguir quatro ilhas de volta, mas seu esforço terminou em vão infelizmente.

  E como dois países têm problema territorial, o que se chama de 北方領土問題(ほっぽうりょうどもんだい), o governo japonês ainda não conseguiu firmar o tratado de paz com o governo russo, mesmo passando 71 anos após o fim da segunda guerra mundial.

  Já teve chance de conseguir quatro ilhas de volta ao longo de 71 anos de história. Só que nossa solicitação nunca foi atendida infelizmente.

  Recentemente o governo russo ficou disponível para negociar sobre isso com o governo japonês pelas seguintes razões.

  Devido à invasão na Crimia em 2014, a Russa está sofrendo de sanções econômicas por parte dos países europeus e dos Estados Unidos e a economia russa piorou muito agora.

  Além do mais, os preços dos recursos naturais como gás têm caídos muito nos últimos anos, o que gravou ainda mais a crise econômica na Russa.

  Receber a ajuda financeira e técnica alta das empresas japonesas ficou muito importante no sentido de impulsionar a sua economia.

  E o presidente Putim tem poder absoluta e ele pode decidir uma coisa tão complicada como essa por sua conta própria, já que ele é muito popular entre os russos.

  Entretanto,  muitas mídias japonesas estão prevendo que o governo russo dificilmente devolverá 4 ilhas de uma vez e talvez possa devolver 2 ilhas no primeiro momento.

  Mesmo devolvendo algumas ilhas, os russos que já residem nessas ilhas continuam morando nessas ilhas.

  Então, o conteúdo do tratado também é muito interessante, já que a convivência com os russos será inevitável.

  Talvez o governo russo admite que as ilhas pertencem ao governo japonês, mas o governo russo continua administrando ilhas talvez.

  Para se justificar que o governo russo não “roubou” as ilhas sob a confusão logo após o fim da guerra, o governo russo deve usar palavra “doar” em vez de “devolver” as ilhas.

  Tudo isso é técnica diplomática para nenhum dos dois governos não se sair mal.....

  Aliás, o governo japonês tem que considerar o que o governo americano pensa ao respeito.

  Há russos morando dentro do território japonês????

  Como há base militar americano no Japão, talvez isso não seja aceitável para o governo americano.

  No final das contas, o Japão é “protegido” pelos Estados Unidos.

  Aprofundar “amizade” com o governo russo, que é “inimigo” dos Estados Unidos vai trazer a consequências positivas para o Japão!????

  Pensando assim, a devolução de quatro ilhas, dois ilhas ou nenhuma não é apenas uma “devolução”.

  Através do conteúdo do que será anunciado no dia 15 de dezembro, você pode prever como será o cenário político no mundo nas próximas duas décadas....

  Fique atento à reunião de cúpula entre o Japão e a Russa!!

  Acredito que isso é muito mais importante do que o resultado da eleição presidencial dos Estados Unidos.

  Eu estou muito curioso e estou com muita expectativa.

  ;)

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu ouvi falar que os russos estavam dispostos a devolver duas ilhas mais próximas mas isso não é de hoje e o Japão sempre recusou. Um fator complicador que surgiu recentemente, foi quando Dimitri Medevedev anunciou a construção de uma base de foguetes numa dessas ilhas.
É interesante notar que houve movimentação pelo lado chinês também quando eles começaram a construir ilhas artificiais próximo as Filipinas, provavelmente para consolidar a posse de algumas ilhas que eram reivindicadas pelas Filipinas e que toda essa movimentação ocorreu após o Japão anunciar a compra da ilha de Senkaku de um proprietário japonês, o que enfureceu os chineses que reivindicam a ilha como sua que eles chamam de Diaoyu.
Há também uma ilha que os sul coreanos tomaram posse no Mar do Japão, da qual o Japão reivindica a posse chamado de Takeshima ou Dokdo para os sul coreanos. É outro ponto de atrito entre os dois países.

Anônimo disse...

E pelo visto nada aconteceu! Decepção geral. Putin é um espertalhão e joga o xadrez pra vencer e não pra perder ou seja, ele veio ao Japão pra negócios e não pra negociar as ilhas embora ambos os lideres tenham falado em "um passo de cada vez". A eleição de Donald Trump parece ter deixado o lider russo mais aliviado, inclusive chegou ao Japão com três horas de atraso. Trump pode derrubar o embargo do Obama, o que traria alívio para a economia russa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics