quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Por que os brasileiros nunca assistem a luta de Sumô!?

  Ao caro leitor

  Você já assistiu a luta de sumô?

  A grande maioria dos meus alunos brasileiros conhece sumô.

  Contudo, só minoria assistiu a luta de sumô pelo canal NHK ou pelo Youtube.

  Por que será?


  Quando morava junto com meus pais no Japão,eu assistia as lutas de sumô pelo canal NHK mesmo sem querer, já que o meu pai escolhia o canal NHK na época em que realizava campeonato profissional de sumô.

   Aliás, os idosos japoneses adoram lutas de sumô e eu me lembro de que o meu avô sempre assistia as lutas de sumô sentado na frente de TV, das 16 horas até às 18 horas, durante campeonato, cuja duração é de 15 dias seguidos.

   No entanto, eu nunca tinha visto luta de sumô ao vivo no local onde se realiza campeonato.

   Para dar opinião sobre qualquer coisa, eu acho que é importante ver isso com próprios olhos.

   Portanto, quando eu viajei para o Japão em janeiro deste ano, eu fui assistir as lutas de sumô lá em tóquio.

   Kokugikan ( 国技館 ), o estádio onde se realiza campeonato de sumô, fica bem perto da estação Ryogoku ( 両国 ), um minuto a pé da estação.
 


   Como Ryogoku é bem perto da estação Akihabara, que levaria 10 minutos de trem,quem visitou Akihabara vale a pena visitar Ryogokou também.

   As lutas oficiais do campeonato inicia a partir das 8 horas da manhã.Rikishi ( 力士 ),os lutadores de sumô que estão participando nesse horários são de categorias básicas, considerados amadores por não terem recebido salário.Então, para um curioso como eu, não vale a pena assisti-las desde 8 horas da manhã.

   Eu te aconselho a chegar às 15: 30 no estádio, quando começa as lutas de sumo da segunda divisão ( Jyuryou, 十両 ), cujos lutadores são considerados profissionais.



   O preço do ingresso varia conforme seus assentos.O mais caro custa 14800 ienes ( 325 reais ).

   Eu comprei o ingresso mais barato por 2200 ienes ( 50 reais ), com o qual podia assistir as lutas da décima quarta (última) fila do segundo andar.

   Deu para assistir lutas com meus próprios olhos,sem problema, apesar de não poder enxergar os rostos dos lutadores.Só que eu te aconselho a comprar o ingresso de manhã no dia de campeonato só para garantir seu lugar.

   No dia em que eu assisti as lutas, havia muitos turistas estrangeiros nestes assentos mais baratos.

   Eu recebi um panfleto gratuito, no qual mostrava todas as lutas programadas com nomes de Rikishi de todas as categorias inclusive informações básicas tais como nacionalidade, origem,idade, resultado até então,etc.

   Aí eu fiquei sabendo que um terço dos Rikishis era estrangeiro.Havia até um brasileiro.

   Infelizmente os jovens japoneses estão querendo se tornar Rikishi cada vez menos.A profissão que eles visam é jogador de futebol e de beisebol, o que dá mais grana....


  ;)



Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Márcio disse...

Há poucos brasileiros que seguem o Sumô, como eu sempre gostei e pratiquei, criei um blog onde posto notícias sobre o Sumô (clicando no meu nome entra no blog).
Ah, o lutador brasileiro que você comentou é o Kaisei, ele é de São Paulo e está há quase dez anos no Japão. Abraço!

Anônimo disse...

Um vídeo de luta de sumô que achei interessante seria a série The Real Sumo Fighting: http://www.youtube.com/watch?v=OV5LF8dwd-8&list=UU3ggCra7hQ4irNwmAr993AA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics