sábado, 19 de abril de 2014

Quanto autores de mangas ganham!?

  Ao caro leitor

  Você sabe quanto mangaka ( autor de mangá ) ganha?

  Não!?

  Hoje eu gostaria de fazer a reportagem sobre o mercado de mangá no Japão.

  O mangaka mais sucedido na última década é Eiichiro Oda, o autor do ONE PIECE,sem dúvida,ne?


A estimativa da renda anual dele varia conforme fontes.Entretanto, independente das fontes, sabe-se que ele ganha no mínimo 2 bilhões de ienes ( 44 milhões de reais ) por ano.

Nossa!Como é que pode,ne!?

Dá para calcular royalty como autor ( 印税 ) facilmente.

4.05 milhões ( a venda do um volume de manga ) × 420 ienes ( o preço de um manga ) × 10 % ( taxa de royalty ) =  170 milhões de ienes ( 3.7 milhões de reais ).

  Como ele publica 4 volumes por ano, a renda só pelo royalty é de 14.8 milhões de reais.

  Além disso, ele ganha mais roylalties para filme,anime e jogo.

  E ele recebe remuneração por páginas desenhadas e mais salário anual da Editora Shueisha.

  Contudo, nós precisamos saber que ele é top no ranking de mangakas.

  Segundo Shuhou Sato, um mangaka famoso pelo “Black Jack ni yorosiku”, teve 5300 mangakas que publicaram pelo menos um volume de manga em 2009.


  A média da renda anual do primeiros 100 mangakas dos 5300 pelos royalities era de 70 milhões de ienes ( 1.5 milhão de reais ), enquanto a mesma dos mangakas restantes era de 2.8 milhões de ienes ( 60 mil reais ).

  A diferença financeira entre mangakas sucedidos e não sucedidos é enorme.Ainda vale lembrar que há inúmeros mangakas que nem conseguiram publicar nenhum episódio numa revista de mangá, e eles nem estão inclusos neste cálculo da renda dos mangakas.

  No manga Bakuman, que trata de dois garotos que querem ser mangaka profissional, um dos protagonista dizia que ser Mangaka é uma aposta. Isso é puramente verdade.


  Se seu mangá fizer grande sucesso, você pode se tornar bilionário que nem Eiichiro Oda. Entretanto, há muitos possibilidades de levar uma vida miserável, correndo atrás do seu sonho.

  Na minha opinião, o que se precisa para fazer sucesso é talento, dedicação e um pouco de sorte.Isso vale para tudo, na verdade,ne?

  Shuhou Sato citado acima que tem 12 anos de carreira como mangaka profissional está revelando sua renda detalhadamente no seu blog.

  Segundo ele, a remuneração por página desenhada é de 30 mil ienes ( 650 reais ). Como ele desenha 40 páginas por mês, a renda mensal fica 1.2 milhão  de ienes ( 26 mil reais ). Contudo, como ele precisa pagar os salários dos três assistentes,aluguel e as contas relacionadas ao escritório, ele gasta quase tudo.

  Então, a renda líquida dele seria royalty dos mangás vendidos.

100 mil ( a venda do um volume de manga ) × 590 ienes ( o preço de um manga ) × 10 % ( taxa de royalty ) × 2 ( número de lançamento por ano ) =  12 milhões de ienes ( 261 mil reais ).

Essa renda anual é mais ou menos triplo da renda média de japonês.


  O problema é que mangaka não tem estabilidade financeira, pois a editora manda terminar publicação de mangá a qualquer momento caso mangá perca popularidade entre leitores da revista.

Só que trabalhar na empresa privada também nem garante estabilidade financeira nenhuma hoje em dia.Talvez valha a pena arriscar sua vida caso você goste de criar história e de desenhar mangás.

;)

Comentários
7 Comentários

7 comentários:

Anônimo disse...

Adoro esse blog, gostaria que fizesse um post sobre os crimes mais chocantes do Japão e suas consequências p/ os criminosos e como eles estão hoje(se estiverem vivos) , comparando-os com as consequências no Brasil, entre eles o caso Furuta Junko.

Luana Wanderley disse...

Nossa, obrigada pelo post! Eu conheci o blog agora, então você vai me ver muito aqui comentando a partir de agora, ok?
Sempre quis saber quanto os mangakás ganhavam. Me lembro que quando a JBC trouxe Fairy Tail para o Brasil (o meu mangá preferido :3), eu comprava os volumes todos os meses. Quando um dia, minha amiga perguntou: "Luana, por que você gasta dinheiro comprando esses mangás, sendo que você pode ler online?" ai eu respondi: "Eu quero ajudar o meu mangaká, não quero que ele passe fome."
Não que ele vá passar fome, mas sabe, se gosto do trabalho dele, acho que tenho obrigação de comprar. E você comprar mangás assim, ajuda eles virem mais para o Brasil. Eu já perdi as contas de quantos mangás eu já li na minha vida (mesmo que eu só tenha 15 anos!). Porque eu realmente, leio qualquer genero, e se tiver em inglês para mim, eu leio.
Bem, acho que eu fugi meio do assunto né? Mas é isso! Eu adoro o trabalho do Oda-sensei! Eu e meu irmão brincamos dizendo que One Piece nunca vai terminar.
Até a próxima!

Igor Lourena disse...

Poderia comparar com Mauricio de Souza, pois ele não ganha milhões pelo quadrinho em si, é pela propaganda pelo exemplo de alimentos, higienes, materiais escolares e etc.
O Eiichiro Oda também fatura muito atraves da animação e produtos licenciado.

Igor Lourena disse...

E uma pergunta: smartphones dos japonês são muito mais avançado que do ocidentes?

Yuki disse...

Hoje em dia, smartphones no Brasil são mesmas coisas no Japão.
;)

Geist12 disse...

Então a vida de uma mangaka não é nada fácil. Isso me parece ser extremamente estressante, sem contar o sufoco emocional que um autor passa quando o seu mangá é cancelado.

Sugestões: Poderia falar sobre o 2chan. Na wikipédia diz que é o maior fórum do Japão e que exerce grande influência.

Alyne disse...

Ok, seu blog é até legal. Mas seus textos não fazem o menor sentido. Você deveria tentar ter uma linha de pensamento e se firmar nela. Até entendo alguns erros de português, afinal, você não cresceu aprendendo português. Mas o que não dá é a discrepância de opiniões em uma única frase.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics